Klivia ou lírio kafrian pertence à família de Amaryllis. Esta flor perene na natureza encontra-se no território da África do Sul, e hoje apenas três variedades desta planta são conhecidas.
Devido às qualidades decorativas, despretensão e facilidade de cuidado, a clivagem é muito popular na horticultura. Essa beleza atrai sua aparência tanto durante a floração como durante sua ausência. Se você decidir crescer um clivel em casa, cuidar dele será um verdadeiro deleite.
- Tipos populares de Cleavia em casa floricultura
- Jardim Clevedia
- Clivia cinábrio
- Clevia é linda
- Condições ótimas para o cultivo de lírios Kafrian na casa
- Localização e iluminação
- Condições de temperatura
- Características de cuidado para o decote durante a floração
- Rega e Umidade
- Quando e como se vestir
- Características de cuidado no período de descanso
- As sutilezas de um transplante de clavia
- Reprodução do decote em casa
- Clivagem de sementes
- Método vegetativo
- Possíveis problemas no cultivo da clivagem
- Cleavia não floresce
- Folhas secas
- Folhas ficam amarelas.
- Luta contra doenças e insetos
Tipos populares de Cleavia em casa floricultura
Klivia - uma flor única que combina o brilho das flores campanuladas e a suculência das folhas verdes escuras crescendo em um ângulo de 180 °, formando uma espécie de pirâmides. Clivia cresce lentamente as folhas (5-10 peças por verão), mas elas não as jogam por muito tempo.
Blossom flores por cerca de um mês, abrindo botões por sua vez, porque parece que a planta floresce por muito tempo.
A forma decorativa é uma planta de baixo crescimento, enquanto as flores silvestres atingem um tamanho gigante. Nem todas as formas da Cleavia são adequadas para o cultivo de uma casa, apenas certas espécies se encaixam harmoniosamente no interior da sala.
Jardim Clevedia
O nome em latim é Clivia Gardenii. Cresce até meio metro de altura, tem folhas longas e pontiagudas, cor de couro e semelhantes a cintos, nas extremidades de uma cor verde escura. Floresce na segunda metade do inverno com sinos vermelhos agrupados em uma inflorescência umbellada. O pedicelo atinge uma altura de 50 cm.
Clivia cinábrio
O tipo mais comum de clivagem decorativa. O segundo nome desta flor é a Cleavia Miniat, em latim - Clivia Miniata.Enquanto a flor está em estado de repouso, é impossível distingui-la de uma clivagem: suas folhas também têm uma forma semelhante a um cinto, uma cor verde escura e um comprimento de 70 cm.
A diferença é perceptível quando a clypeia cinnabar floresce - suas flores são vermelho-laranja, na base das pétalas amareladas. Esta espécie floresce em fevereiro-maio e forma até 20 flores no pedúnculo. Foi a clivagem de cinábrio que se tornou a base para a criação de novas variedades desta bela planta.
Clevia é linda
O nome em latim é Clívia Nobilis. Tem as mesmas folhas de cinta, apenas o comprimento é ligeiramente mais curto - 40 cm.Em floração, um espigão de meio metro de comprimento com flores longas, em forma de funil, de cor vermelho-claro, recolhidas em 30-60 peças na inflorescência, é expulso. As pétalas da Cleavia distinguem-se pela sua bela vegetação nas pontas. O período de floração é a segunda metade do inverno.
Condições ótimas para o cultivo de lírios Kafrian na casa
Além da luxuosa floração e despretensão, os méritos da clivia incluem sua longevidade. Se você sabe tudo sobre o decote e sabiamente cuidar deste sulista, então pode admirá-lo por mais de uma década.
Localização e iluminação
Primeiro de tudo O clivia ama a luz difusa brilhante e sofre da luz solar direta.
As direções oeste e leste das janelas são mais adequadas. Se você colocar uma flor no lado sul, você deve cuidar do seu sombreamento. No lado norte, também não é recomendado colocar um decote - ele vai crescer lentamente e pode não florescer em tudo.
No verão, é aconselhável expor o enema do quarto ao ar fresco: no terraço ou varanda, mas não se esqueça da proteção do sol.
Condições de temperatura
Se você está pensando em como fazer o enema florescer em casa, crie uma temperatura adequada para isso. Durante o período de crescimento, deve ser + 20-25 ° C, e do outono à primavera - + 12-14 ° C. Com a diminuição da temperatura, a planta passa a um período de descanso e coloca os rins na próxima estação.
Assim que aparecer o primeiro ponto de flor, a temperatura deve ser aumentada para + 18-20 ° C.
Características de cuidado para o decote durante a floração
Se você decidir cultivar essa flor, lembre-se que a Cleavia precisa de um solo especial, consistindo de folha, grama e areia, no resto, o cuidado em casa é a alimentação e a rega adequadas. É desejável que haja boa drenagem, que pode ser usada como pedras marinhas comuns.
Rega e Umidade
Klivia não é particularmente exigente para a umidade do ar, no entanto, a baixa umidade no inverno e a falta de iluminação levam ao fato de que a planta rapidamente se desvanece.
A pulverização deve ser feita de forma mais higiênica, em vez de aumentar a umidade. A poeira das folhas pode ser limpa com um pano úmido.
Klivia precisa de uma rega moderada - com excesso de umidade, as raízes começam a apodrecer, e o tronco e as folhas - entediam. Para a irrigação, é necessário usar água instável, não rígida. A rega é necessária após a secagem da camada superficial do solo, e o excesso de água da bandeja deve ser derramado.
Quando a planta libera a espiga de flores e as flores estão completamente desabrochadas, a frequência de rega é aumentada. Após as ceras de clivagem, a rega é reduzida. Durante o descanso, a flor praticamente não precisa de rega - apenas uma ou duas vezes por mês, para que as folhas não sequem.
No inverno, você precisa monitorar o estado das folhas - para cor e vitalidade.Se você notar uma mudança, inspecione cuidadosamente a planta para descobrir por que as pontas das folhas ficam amarelas no decote. Se você não notar as pragas, apenas umedecer o solo.
Quando e como se vestir
Desde o primeiro ano de vida, da primavera até agosto, é desejável fertilizar. Para fazer isso, use top orgânico ou mineral completo duas vezes por mês. É desejável alternar fertilizantes. No período de descanso, não é necessário alimentar a Clivagem.
Se você decidir usar fertilizantes prontos, então você precisa escolher plantas bulbosas e floridas. Neste caso, os floristas recomendam reduzir a concentração especificada na instrução.
Fertilizantes complexos são adicionados à água para irrigação.
Características de cuidado no período de descanso
Os experientes floristas são aconselhados a providenciar para a clínica de repouso um período de descanso - invernada. Existem certas regras para o cuidado após a floração.
No início do outono, o pote com a planta deve ser colocado em uma sala fria, cuja temperatura será de 7-12 ° C. Com o início do tempo frio, ele é devolvido ao quarto onde passará o inverno.
Para plantas jovens, dois meses de descanso são suficientes. Para adultos, o período de descanso deve durar mais - até março, quando a flecha da flor começa a crescer. Não há praticamente necessidade de regar e alimentar a clivagem durante o período de descanso. Lily sinaliza a falta de umidade deixando cair as folhas.
Depois de um inverno adequado, o lírio floresce mais e mais rico.
As sutilezas de um transplante de clavia
A Cleavia jovem precisa de um transplante anual, à medida que aumenta de tamanho. Plantas adultas devem ser transplantadas se as raízes não couberem no vaso - geralmente a cada 2 ou 3 anos. Um transplante é feito após a clivagem se tornar eflorescente.
Apesar do fato de que a clivia é paciente mesmo em condições desfavoráveis, o transplante é estressante. Portanto, você precisa seguir cuidadosamente as regras de transplante desta planta.
O solo para a clivagem deve ser ligeiramente ácido, friável e não monótono. Proporção ideal:
- relva - 2 partes;
- turfa - 1 parte;
- húmus - 1 parte.
O pote para o decote deve ser pequeno em tamanho - as raízes devem ser colocadas de perto. Para garantir a troca de ar e a drenagem adequadas no vaso, deve haver necessariamente orifícios de drenagem.
O tamanho do vaso para cada transplante subseqüente deve ser maior de 2 a 4 cm antes.
Para evitar a estagnação da água no fundo da panela, você deve colocar uma drenagem, e o pescoço da raiz durante o transplante deve se projetar (para evitar a deterioração das folhas).
Muitas vezes, durante o transplante, as raízes da fenda são danificadas, portanto os locais de vincos devem ser polvilhados com pó de carvão ativado ou cinza, e a água imediatamente após o transplante é impossível, já que o sistema radicular começará a apodrecer.
Flores muito grandes não são mais transplantadas, elas são atualizadas anualmente pela camada superior.
Reprodução do decote em casa
Como muitos lírios, a clivagem multiplica a semente e o modo vegetativo.
Clivagem de sementes
Não é o método mais comum de criar um clemente em casa, porque não é muito eficaz.No entanto, muitos jardineiros usam com sucesso.
Para obter as sementes, uma clivagem de floração é polinizada por um método cruzado. Em caso de polinização bem sucedida, um ovário verde aparecerá. Depois de amadurecer, a fruta adquire uma tonalidade avermelhada e fica macia.
O lírio Kafrskaya das sementes é cultivado de outubro a abril. As sementes são plantadas em um recipiente com substrato nutritivo (turfa, areia, grama) a uma distância de 2 cm uma da outra. Os germes aparecerão somente após seis meses.
Depois que as mudas crescem e começam a liberar as folhas, elas são transplantadas em pequenos tanques individuais (7 cm de diâmetro). O transplante subsequente é realizado à medida que a clivagem cresce. Nos dois primeiros anos os potes para transplante deveriam ser 3 cm maiores que os anteriores. Você pode adicionar uma parte do húmus ao substrato.
Em dois anos, desde o outono, a flor precisa ter um período de descanso, já que a clivagem começa a florescer no terceiro ou quarto ano de vida.
Método vegetativo
O método mais ideal de crescimento de um clivus é a reprodução por crianças. Eles são separados da planta-mãe no momento em que terão 4-5 folhetos. Dada a fragilidade das raízes, qualquer dano deve ser evitado.
Para brotos jovens, o recipiente é selecionado não mais de 7 cm de diâmetro. Quando uma flor jovem se adapta e fica mais forte, ela pode ser transplantada para o solo para um clivagem. A planta começará a florescer em 2-3 anos.
Possíveis problemas no cultivo da clivagem
Como resultado de cuidados inadequados para a limpeza, podem surgir problemas. Para que a flor satisfaça sua beleza por mais tempo, descreveremos os principais sinais de cuidado errôneo, as causas e as formas de eliminar os problemas.
Na maioria das vezes, o clivus sofre de um excesso de umidade, como resultado do qual o sistema radicular está apodrecendo e os sintomas dolorosos aparecem. Se a irrigação for insuficiente, o caule da flor pode ser muito curto.
Cleavia não floresce
Se é hora de o lírio Kafrian florescer e não florescer, então o período de descanso foi curto para ela. Neste caso, é necessário fornecer à planta um período completo de descanso, colocando-a em uma sala fria.
O clivus deixa de florescer e a alta temperatura ou luz insuficiente. Eles lutam com este problema simplesmente - o regime de temperatura necessário para a estação é criado e a luz dispersa é fornecida.
Outra razão para a falta de floração pode ser o excesso de nitrogênio. Neste caso, os fertilizantes nitrogenados são excluídos e o potássio ou orgânico são usados.
Folhas secas
Se o clivia folhas murchas, isso pode ser um sinal de encharcamento ou estagnação de água. A fim de salvar a planta, você precisa mudar o substrato e colocar a flor lá, depois de cortar as raízes podres e desinfetar as fatias.
Folhas ficam amarelas.
Cleavia pode responder com folhas amareladas a um transplante. Para corrigir a situação, é necessário regar a planta com água com a adição de algumas gotas do estimulador do crescimento da raiz (por exemplo, "Kornevin").
Rega insuficiente também pode afetar a cor das folhas. Neste caso, é necessário aderir ao regime de irrigação e garantir que a terra não seque.
Outra razão pela qual as folhas de Cleavia podem ficar amarelas é a falta de nutrição. Tudo é simples - você precisa observar o regime de alimentação.
Luta contra doenças e insetos
Com os devidos cuidados, a clivagem quase não é suscetível a doenças, mas às vezes é atacada por doenças.
A doença mais comum da clivia é a podridão cinzenta.Provocar sua aparência pode ser pote muito espaçoso. A podridão mostra manchas marrons nas folhas. O curado pode ser transplantado em um novo vaso com solo descontaminado, após a remoção das raízes afetadas e seu tratamento com carvão ativado em pó.
Quando a cochonilha surge, as folhas de Cleivia são limpas com algodão ou um pano embebido em álcool ou sabão e solução de tabaco.
Ataque à lata de limpeza e pragas, as mais perigosas das quais são:
- escudo;
- verme da mealy;
- um ácaro aranha;
- afídio.
Como você pode ver, não é difícil cuidar de uma fissura. No entanto, uma série de nuances precisam ser levadas em conta, de modo que o cultivo dessa beleza daria o máximo de prazer.