Variedades de espécies de primulas afetam tanto o número de espécies quanto a variedade da forma da flor. Este gênero tem 550 espécies, e o trabalho de cientistas para desenvolver novas variedades não pára. A fim de restaurar a ordem nesta abundância, é necessário dividir as variedades de primulas em seções. Cada um deles combina variedades, semelhantes em certas características.
- A seção de prímula mealy
- Seção OREOPHLOMIS
- Seção de auricula
- Seção de prímulas cortiase
- Seção de primulas ameixadas
- Seção de Julia
- Seção Muscarioid
- Seção Primrose
- Seção de prímula de candelabro
- Classificação de espécies de primrose
- Em forma de pique
- Guarda-chuvas
- Encabeçado ou esférico
- Longline
- Em forma de sino
A seção de prímula mealy
Esta seleção inclui cerca de 90 espécies de plantas, cuja característica distintiva é a placa pulverulenta amarela ou branca nas folhas, especialmente a parte inferior. As flores são lilás, roxo, amarelo ou branco.As pétalas das flores são geralmente mais curtas do que as pétalas do cálice. Plantas são bienais. Basicamente, a pátria de muitas espécies é a Ásia. A planta cresce bem em solos drenados ricos em húmus e com alta umidade. Plantas precisam de abrigo para o inverno. A seleção inclui esses tipos básicos:
- A primula norueguesa (R. finmarchica) é uma planta perene com uma altura de até 20 cm, as flores são lilás ou rosa, dispostas em longos pedúnculos 3-5 em inflorescências umbadas. As folhas são coletadas em uma roseta basal. Cresce da Europa Oriental para a zona da tundra. O período de floração é de junho a julho.
- O primula é mealy (R. farinosa) - uma planta perene do gênero primroses. Ela cresce 15-20 cm de altura. Folhas com 8 cm de comprimento, finamente dentadas nas bordas, com um revestimento branco. Flores de diâmetro 1 cm formam um guarda-chuva. Sua cor pode ser lilás ou branca com um centro amarelo. Período de floração maio-junho. Usado na medicina popular para dermatite e para aumentar o crescimento do cabelo.
- Primula daryal (R. darialica);
- Iniciador de Haller (R. halleri);
- Primula do Hungen (R. chungensis);
- Primula escocesa (R. scotica);
- Primula de folhas grossas (R. frondosa);
- Neve de Primula (R. nivalis);
- Primula Siberian (R. sibirica);
- O primula é frio (R.algida) e outros.
Seção OREOPHLOMIS
A seção inclui espécies perenes de primulas com uma flor pequena e média. O período de floração cai no início da primavera. Uma característica distintiva destes são folhas lisas com pequenos dentículos ao longo da borda e flores rosa com um ponto médio amarelo. O representante desta seção é
- Primula rosa (R. Rosea) - uma planta com pequenas flores de cor rosa em pedúnculos de 12-15 cm de altura. A floração ocorre em maio. As folhas começam a crescer intensamente somente após a floração e adquirem uma cor verde clara. Prefere o solo pantanoso, multiplica-se dividindo o arbusto na primeira metade do verão ou por sementes.
Seção de auricula
A seção reúne 21 espécies de primulas, a casa da qual é a Europa. As plantas são subdimensionadas com flores rosa, lilás, roxas com um centro branco ou amarelo. As folhas são suculentas, e as hastes e flores são cobertas com um revestimento em pó. As plantas multiplicam sementes, que são semeadas no outono, e germinam na primavera ou segmentos de rizomas. Sementes após a semeadura são recomendadas para polvilhar com uma fina camada de areia. Vamos considerar os principais representantes desta seção:
- Cera ou aurícula Primula (R.auricula L.) - uma planta despretensiosa e resistente ao inverno. Prefere um jardim úmido, solo fértil, rico em cálcio e um lugar ensolarado ou semi-manchado. A planta foi mais amplamente espalhada na Inglaterra. As folhas são perenes, densas, com dentículos ao longo da borda. A aparência natural tem flores amarelas e híbridos - uma variedade de cores.
- O primula é pubescente (P. x pubescensJacq.) - é um híbrido de cera de orelha primulae. Desta espécie, um grande número de primulas de uma variedade de cores foi derivado. Esta espécie é dividida em prímulas belgas (sem depósitos mealy, uma ou duas cores com olhos amarelos), inglesas (com flores de mealy, flores com um olho branco e saída das tiras centrais), terry.
- Prímula de Delescluosis (R. clusiana);
- Primula é hard-horny (Primula hirsutaAll, P. rubra F. Gmel.);
- Primrose carnioliana (R. Carniolica);
- Prímula pequena (R.minima);
- Fronteira de primula (P. Marginata).
Seção de prímulas cortiase
A seção une 24 tipos de primulas. Planta sem placa pulverulenta. As folhas têm pecíolos e as flores são em forma de funil. Essas espécies são fáceis de cultivar em solos férteis tanto no sol quanto na penumbra. Propagado por sementes, e a prímula de Zybold - pela divisão de rizomas. Os principais representantes desta seção são:
- Cortusóide de Primula (R. cortusoides) - é o representante mais comum desta seção e é encontrado da Europa para a Sibéria. Tem um rizoma horizontal curto. As folhas são ovais com uma margem serrilhada, colocadas em pecíolos longos. Em pedúnculos finos e pubescentes (10-40 cm), são colocadas inflorescências umbelas de cor vermelho-violeta. As flores têm um entalhe profundo no meio e não excedem 2 cm de diâmetro, sendo o período de floração de maio a junho por 35 a 40 dias.
- Primula rocha (R. saxatilis) - uma planta perene até 30 cm de altura.Flores lilás. As folhas têm margens dissecadas e uma estrutura enrugada. O período de floração é de abril a junho. Refere-se a resistente ao gelo. Gosta de solo argiloso, friável, umedecido e um lugar ensolarado. Usado frequentemente para decorar colinas rochosas. Se ingerido, pode causar envenenamento.
- Primula do multi-nervo (R. polyneura);
- Primula desviada (R. patens Turcz);
- Primrose de Zybold (R. sieboldii).
Seção de primulas ameixadas
Esta seção combina espécies de primulas, cujas flores são coletadas em uma inflorescência de cabeça grande. Os principais representantes desta seção são:
- Primula de dentes pequenos (R. denticulata Smith) - A China é o berço da planta. A planta é coberta com um revestimento amarelado amarelo. Frondosa roseta grande, verde claro durante a floração para ter um comprimento de 20 cm, e após a floração -. 40 cm Pedúnculos durante a floração atingir um comprimento de 20-25 cm branco, cor púrpura ou violeta .. O período de floração é de abril para 30-40 dias. Reprodução predominante por sementes. Refere-se a resistência do inverno. Gosta de um lugar ensolarado e penumbra.
- Primula primula (R. Capitata).
Seção de Julia
Apenas uma espécie e seus híbridos estão incluídos na seção:
- Prímula de julia (R. juliaeKusn) -. A altura da planta de 10 cm rizoma curto, agrupar-like, de cor acastanhada .. As folhas são de forma oval, verde claro com dentículos ao longo da borda, são colocadas em pecíolos longos. Pedúnculos finos - até 15 cm de altura. Flores de até 3 cm de diâmetro, estão localizadas uma a uma e têm uma cor lilás-púrpura. O tubo de flores tem um comprimento de até 2 cm e o período de floração é de abril a maio. Refere-se a espécies despretensiosas e tolerantes à sombra de primulas.
- Průhonice prímula (P. x pruhonicianahort.) - híbridos Julia que combinam muitas variedades de flores de cores diferentes.
Seção Muscarioid
A seção reúne 17 espécies, que diferem na forma da inflorescência na forma de cilindros pontiagudos.A terra nativa dessas espécies é a Ásia. Plantas referem-se a bienais, por isso, para a floração anual, é necessário plantar anualmente novas plantas. Cuidado envolve rega abundante durante a vegetação e abrigo para o inverno.
- Primula Viala (R. vialii) - refere-se a plantas perenes. Sua altura chega a 50 cm. Inflorescências spicate, lilás-rosa. As folhas são grandes e enrugadas. Período de floração - junho a julho, durante 30 a 40 dias. Prefere solos férteis, friáveis, bem humedecidos e um local ensolarado ou semitransparente. No inverno, precisa de abrigo.
- Primula muscular (R. muscarioides).
Seção Primrose
A seção combina simples em espécies crescentes de primulas sem pulverização catódica. Estas espécies multiplicam-se por sementes e pela separação de arbustos.
A seção inclui esses tipos:
- Primula primula (R. amoena) - refere-se a plantas perenes. Ela cresce no Cáucaso e na Turquia. Atinge uma altura de até 20 cm, com formato oval, até 7 cm, com pecíolos curtos e pequenos dentículos ao longo da borda. Acima - nu, de baixo - aveludado. O comprimento do pedúnculo chega a 18 cm e as flores de cor púrpura são coletadas em uma inflorescência unilateral de umbigo. Em um pedúnculo até 10 flores com um diâmetro de 2-2,5 cm.
- Primula sem osso (R.vulgaris) - cresce na Europa Ocidental e Central, no Oriente Médio, na Ásia Menor e Ásia Central, no norte da África. As folhas da planta são lanceoladas, algumas delas permanecem no inverno. Pedículos com cerca de 20 cm de comprimento, que contêm flores simples de amarelo claro ou branco com uma cor zevus púrpura de até 4 cm de diâmetro, que floresce em abril por 25 dias. Talvez uma segunda floração em setembro.
- A primula é alta (R. elatior);
- Primula Abkhazian (R. abchasica);
- Prímula de Voronov (R. woronowii);
- Prímula de Pallas (R. pallasii);
- Primula Komarov (R. komarovii) e outros.
Seção de prímula de candelabro
A seção inclui 30 espécies de primulas. Em pedúnculos altos no verão há inflorescências, que estão localizadas em anéis, então a planta foi chamada de candelabro primula. Cuidado requer abrigo para o inverno. Esta seção inclui os seguintes tipos:
- Primula japonesa (R. japonica) - o berço da planta é o Japão e as Ilhas Curilas. Em um pedicel alto 40-50 cm flores de azulejos longos de carmesim ou branco. Essas linhas podem ter até 4-5 peças. A planta floresce em junho-julho. Prefere solo úmido fértil com um lugar na penumbra e sombra. No sol, as flores perdem seu brilho. No inverno, precisa de abrigo.O transplante de plantas é melhor realizado imediatamente após a floração - em agosto.
- Primrose primrose (R. pulverulenta) - a pátria da planta é considerada as áreas pantanosas da China. Uma característica desta espécie é um revestimento esbranquiçado nos pedúnculos e folhas da planta. Uma das prímulas candelabros mais decorativas.
- Primula Bissa (R. beesiana);
- Primrose Cockburn (P. coekburniana);
- Primula Bulleja (R. bulleyana) e outros.
Classificação de espécies de primrose
Produtores de flores alemãs recebem uma classificação espécies de prímula, na base da qual - a forma e localização de inflorescências primula.
Em forma de pique
Este grupo inclui espécies de primulas com pedúnculos individuais únicos, que se elevam ligeiramente acima das folhas da planta.
- Primula Voronova (R. Woronovvii);
- Primula prugonitskaya (R. x pruhoniciana);
- Primula prímula ou sem caroço (P. vulgaris = R. Acaulis);
- Primula de Julia (R. Juliae);
- Primula é pequena (R. Minima).
Guarda-chuvas
Aqui estão combinadas espécies de primulas, cujas flores são coletadas em um guarda-chuva unilateral. A altura do pedúnculo, que se eleva acima da roseta das folhas, até 20 cm.
- Primavera de Primula (R. Veris);
- Primula Zybolda ou rejeitada (R. sieboldii = R. Patens);
- Primula alta (R. Elatior);
- Prímula polyanthus ou primula multiflorous (R. Poliantha);
- Rosa de prímula (R. Rosea);
- Orelha de primula ou aurícula (R. Auricula).
Encabeçado ou esférico
Este grupo combina espécies de primulas, cujas flores são coletadas em densas inflorescências capitadas. O flower-stand é denso, e durante o período de floração seu comprimento chega a 20 cm, e no período de frutificação até 45 cm.
- Primula Primula (R. Capitata);
- Primula é finamente dentada (R. Denticulata).
Longline
Primrose deste grupo tem inflorescências globulares, constituídas por vários níveis. Pedúnculos fortes e semelhantes à forma de um candelabro.
- Primula Bissa (R. Beesiana);
- Primula Bulleia (R. Bulleyana);
- Primula primula (R. Pulverulenta);
- Prímula Japonesa (R. Japonica).
Em forma de sino
Este grupo inclui prímulas com flores penduradas, colocadas acima da roseta de folhas em pedúnculos de várias alturas.
Os mais famosos deles são:
- Prímula Florinda (R. Florindae);
- Primula Sikkim (P. Sikldmensis).
- Primula cortiose (R. Cortusoides);
- Primula Komarova (R. Komarowii);
- Primula Siberian (R. Sibirica);
- Primulae mealy (R. Farinosa);
- Primula de Ruprecht (P. ruprechtii);
- Orquídea ou frasco de Primula (R. Vialii);
- Primula primordia (P. Macrocalyx);
- Primula norueguesa (P. Finmarchica);
- Prímula de Pallas (R. Pallasii);
- Prímula delimitada (R. Marginata);
- Neve de Primula (R. Nivalis);
- Primula chionanta (R. Chionantha);
- Prímula fria (R. Algida);
- Primula Scottish (R. Scotica).
A prímula combina muitos fatores positivos: eles não são exigentes no crescimento, têm floração precoce e longa, são resistentes a resfriados e suas variedades satisfazem até mesmo o florista mais refinado.