Hoje vamos dizer-lhe os segredos de plantio e cultivo "árvore do dólar".
Você vai aprender as noções básicas de cuidados e de reprodução, bem - alguns fatos interessantes sobre a planta.
- Recomendações para o cuidado de uma árvore do dólar
- Requisitos para a composição do solo
- Temperatura de Conteúdo e Iluminação
- Regularidade de rega e humidade
- Adubação e cobertura de solo
- Características de transplante zamiokulkasa
- Reprodução em casa
- Divisão tubérculo
- Corte
- Reprodução por folha
- Problemas potenciais no crescimento, doenças e pragas de zmioculcas
- Poda de zamiokulkasa
Recomendações para o cuidado de uma árvore do dólar
Primeiro, aprendemos informações gerais sobre a árvore do dólar.
Zamiokulkas - Uma planta que pertence à família dos Aroides e se origina na África tropical.
A árvore do dólar tem um rizoma tuberoso espesso, folhas brilhantes.
Agora que aprendemos um pouco sobre zamyokulkas, você pode ir para as recomendações para o cuidado de plantas.
Requisitos para a composição do solo
Para descobrir que tipo de solo é necessário para zamiokulkasa, você precisa lembrar quais solos prevalecem em sua terra natal, na África tropical.
A flor requer solo solto, o que é bom para "respirar" e permitir a passagem da umidade. Você pode comprar um primer em uma loja de flores e adicionar um pouco de areia do rio. Alternativamente, você pode fazer um substrato para zamiokulkas, misturando em quantidades iguais terra turfosa, terra frondosa (obtida como resultado de decomposição de folhas caídas), turfa e areia de rio.
Você pode fazer uma "mistura" alternativa de chernozem, turfa e areia em proporções iguais. Ao misturar o solo, você precisa adicionar um esfagno picado a ele, que vai soltar o solo.
Temperatura de Conteúdo e Iluminação
Zamiokulkas é despretensioso para as condições de detenção. Pode ser colocado tanto na janela sul como na norte. Árvore do dólar não tem medo de rascunhos, na estação quente, ele se sente muito bem na varanda aberta ou no jardim.
No entanto, ao escolher um lugar para uma flor, cuide da iluminação. A falta de luz afeta a saturação de cor das folhas, além disso, novas folhas ficam fracas e inadequadas para a reprodução.
A árvore do dólar tolera silenciosamente temperaturas baixas e muito altas. O regime de temperatura ideal é 18-20 ° C. No inverno, sente-se bem a uma temperatura de + 16-18 ° C.
Assim, uma planta africana pode ser mantida em um apartamento sem criar um clima tropical quente. A planta não precisa prolongar o dia de sol instalando uma lâmpada adicional.
Regularidade de rega e humidade
Rega zamiokulkas não precisa de muito frequentemente. O solo não deve estar constantemente molhado, e mais ainda no inverno. Despeje a água na panela quando o solo na superfície ficar excessivamente seco. No inverno, a rega é feita quando o substrato na panela lembra um torrão de terra seca.
Vamos para a umidificação do ar. A árvore do dólar é ótima com umidade mínima. No entanto, não se esqueça de pelo menos uma vez por mês para limpar as folhas da planta com um pano úmido para que a poeira e a sujeira não se acumulem nelas.
Adubação e cobertura de solo
Se a planta dificulta o crescimento e desenvolvimento, então você precisa pensar sobre o que você pode alimentar uma árvore do dólar.
Fertilizar a planta durante a vegetação que você precisa uma vez por semana, alternando fertilizantes orgânicos com fertilizantes minerais. A concentração de fertilizantes deve ser 2 vezes menor, portanto, o curativo final pronto é diluído com água 1: 1.
Uma vez por mês, uma árvore do dólar precisa ser pulverizada com uréia ou fertilizantes complexos. Neste caso, pulverize o corpo da planta e não a camada superior do solo. Alimentando a planta de acordo com as instruções, você economiza a cor das folhas, prevenir doenças e acelerar o crescimento de zamiokulkasa.
Características de transplante zamiokulkasa
Além de alimentar e regar, os zmiokulkas devem ser regularmente transplantados em vasos novos para que a planta seja resistente a doenças e tenha uma aparência saudável. Quando é necessário transplantar uma árvore do dólar para não ferir uma planta?
Transplante zmiokulkasa realizada em abril ou maio. É importante transplantar a planta juntamente com o solo de uma panela velha. Assim, você deve abandonar imediatamente potes menores que a antiga "casa" ou que são idênticos em tamanho a ela.
Transplante a planta em um vaso maior (3-4 cm maior que o antigo em diâmetro), enquanto os topos dos tubérculos radiculares não são cobertos com o solo, para que não haja um umidecimento excessivo do sistema radicular. 2 dias após o transplante, a planta deve ser regada abundantemente.
É melhor transplantar uma planta em um pote de plástico com um fundo estreito. Ao mesmo tempo, não deve ser tão alto que no próximo transplante você não precise dividi-lo.
Como você pode ver, transplantar zamiokulkas em casa é bastante simples.
Reprodução em casa
Muitos pensaram em como multiplicar zamiokulkas em casa. Nesta seção, vamos responder a essa pergunta e descrever em detalhes o procedimento para a reprodução de uma árvore do dólar.
Divisão tubérculo
Não é difícil propagar zamiokulkas com tubérculos, desde que o próprio tubérculo se compartilha no processo do crescimento. Você só tem que separar uma parte do tubérculo com um transplante de planta planejado.
O local de separação deve ser polvilhado com migalhas de carvão ativado e deixado para secar. Depois desta planta a planta em uma panela com um primer nutriente, depois de cobrir o fundo da panela com a drenagem.
Este método de divisão não é o melhor, já que existe risco de morte da planta mãe. Além disso, um tubérculo separado pode não se estabelecer. Vale a pena lembrar que as plantas jovens não são transplantadas desta forma devido à falta de um número suficiente de tubérculos.
Como você pode ver, enraizar uma árvore do dólar com tubérculos é muito simples, este tipo de criação está disponível mesmo para floristas inexperientes.
Corte
A reprodução por estacas tem suas vantagens, já que, primeiramente, as estacas contêm mais nutrientes que facilitam o enraizamento de uma nova planta, e em segundo lugar, estacas podem ser propagadas mesmo quando a planta possui apenas 2 a 3 ramos, que podem ser utilizados na forma estacas.
Como regra geral, não é difícil tirar uma conseqüência de uma árvore do dólar. Isso não requer ferramentas especiais, é importante seguir apenas as instruções.
Para a reprodução, escolha uma haste robusta do tamanho ideal (se você escolher muito pequena, ela se enraizará por mais tempo).O processo selecionado é separado com uma faca da planta mãe e colocado em água (também adicionar carvão ativado para desinfecção).
Existe outra variante de propagação, na qual a planta é colocada no solo. Depois de cortar a parte aérea, o local de separação é tratado com carvão esmagado e deixado por um dia sem ser colocado em água ou em um substrato. Isto é feito para assegurar que o cortador feche os canais co-condutores no corte e forme uma camada de cortiça.
Após um lapso de um dia, o pedúnculo é colocado em solo nutritivo leve e umedecido com a adição de turfa e microelementos. Para que o talo melhore, você pode instalar um capô de estufa sobre ele (para isso, você pode pegar um pote de vidro comum), que às vezes deve ser removido para ventilação.
Assim que a primeira folha com um filme avermelhado aparece na planta, o talo começou. Regue a planta jovem para que a água não bata no rim (é melhor derramar água em volta do perímetro do vaso de flores).
Reprodução por folha
O tipo mais simples de reprodução, que não requer muito tempo e outros recursos. Ao propagar uma folha, é importante entender que a folha é o ramo inteiro que cresce do solo. O tronco do zmioculcus está no chão e é um tubérculo com raízes. Então, para a reprodução, use folhas pequenas, que são parte de uma folha grande.
Antes de multiplicar sua planta, prepare uma faca afiada e um recipiente com água. Cuidadosamente corte a folha da árvore do dólar e abaixe-a na água para que 2/3 da folha seja imersa na água. Ao cortar uma folha, você precisa pegar um pequeno pedaço de pecíolo.
A partir do momento em que você coloca a folha na água, e até que as raízes apareçam, pode levar cerca de 3 a 6 meses, portanto não ponha em folha ruim ou instruções erradas.
Em seguida, os pratos com a folha devem ser cobertos com vidro / jarro / polietileno. De tempos em tempos, a folha deve ser regada e ventilada. O tempo de germinação das raízes é o mesmo de quando a folha é imersa em água.
Problemas potenciais no crescimento, doenças e pragas de zmioculcas
A árvore do dinheiro é exposta a danos causados por pragas na maioria das vezes devido a cuidados inadequados. Os "visitantes" mais frequentes da planta são o ácaro e a sarna.
Vamos começar com ácaro aracnóide, que parasita a planta.
Um pequeno aracnídeo que se alimenta de sucos de plantas. O ácaro é muito pequeno e difícil de ver. O parasita inflige o mais forte dano à planta, por isso é necessário combatê-lo com urgência.
Destrua a praga pode ser uma solução de sabão (que precisa limpar todo o corpo da planta), ou usar meios especializados para combater o parasita - acaricidas.Também o aranhiço tem medo do álcool. Umedeça a solução de 96% de algodão e limpe toda a planta.
A segunda praga de uma árvore do dólar - bainha.
Blindagem refere-se a uma família de insetos semicirculares. Ele parasita em muitas plantas, então zamiokulkas não é exceção. Para a luta, você pode usar a mesma solução de sabão do sabão em pó, que é aplicado a todo o corpo da planta.
Após o tratamento com sabão, cubra com um saco plástico. O tratamento é realizado várias vezes até o parasita deixar a planta. Nós não recomendamos o uso de agentes químicos para combater a bainha, pois eles são muito tóxicos, e pulverizá-los em uma área residencial é proibida.
Além de parasitas, zamiokulkas também podem sofrer de doenças. Portanto, vamos lhe dizer como determinar a "dor" e curá-la.
1. Manchas escuras nas folhas. Há várias razões: solo encharcado, corrente de ar ou temperatura muito baixa. Reduza a quantidade de rega e mova o vaso de flores para outro local.Depois de um tempo, os zamiokulkas voltarão ao normal.
2. O caule está apodrecendo. A planta começa a apodrecer se for excessivamente regada a uma temperatura baixa. Isso resulta em um odor característico de putrefação. Além do caule, as raízes começam a apodrecer, então a situação precisa ser corrigida rapidamente para que a planta não morra.
Para salvar a árvore do dólar, ela é cavada e cortada em partes podres. As fatias das seções são tratadas com miolo de carvão ativado. Após a "ressuscitação", o corpo da planta precisa ser tratado com um fungicida e transplantado para outro pote com um novo primer.
4. Amarelecimento das folhas. Lembramos este problema acima quando estipulamos o regime de irrigação. Folhas amarelas aparecem na planta com excesso de umidade. Além disso, se raízes podres aparecerem nas raízes, as folhas ficarão amarelas.Para curar a planta, você só precisa secar o solo ou, se a planta estiver em um estado negligenciado, transplantada para um novo substrato seco.
5. Manchas no caule. Se os locais com manchas ao toque não estiverem molhados / moles, isso é apenas uma característica da planta. Além disso, manchas escuras deixam para trás os scutes. Manchas secas amarelas nas folhas aparecem após a queimadura solar. Nesse caso, basta mudar o local e a própria planta se recuperará.
Poda de zamiokulkasa
Com as principais pragas e doenças da árvore do dólar, descobrimos que agora começamos a podar o zamiokulkasa.
As plantas de poda são realizadas na primavera. Durante o crescimento rápido, o rim superior é cuidadosamente removido, o qual recebe mais nutrientes. Os brotos são cortados de modo que a coroa eventualmente se assemelhe a uma bola em forma. Após a poda, a árvore do dólar imediatamente forma os botões mais baixos, que depois se transformam em brotos jovens.