arbusto hortênsia Lush é capaz de decorar qualquer site do país, ou um peitoril da janela, mas esta beleza às vezes pode prejudicar gravemente a doença. No jardim de flores e doença praticamente idêntico interior, de modo a seguir vamos estudar em detalhe como curar hortênsia, independentemente do seu tipo e do local de pouso.
- Como curar a clorose
- Podridão cinzenta: métodos de combate
- Câncer de flores: como tratar a doença
- Oídio
- Deformação das folhas: como curar manchas anulares
- O, nematode caule
- Podridão esclerótica branca
- Prevenção de doenças de hortênsia
Como curar a clorose
Hortênsia jardim pode ser afetado por muitas doenças, e um dos mais ferozes é a clorose. Por causa dessa doença, as folhas da planta ficam pálidas ou amarelas, enquanto as veias ficam muito escuras. Se você não prestar atenção a esses sintomas a tempo, com o tempo a planta perderá sua beleza, pois todos esses sinais são indícios de desnutrição, em especial, falta de ferro.
Portanto, onde quer que você plante uma hortênsia, alimente-a regularmente com fertilizantes especiais contendo elementos de ferro. Regue a flor com água mole recolhida durante a chuva. Além disso, você não deve plantar hortênsias de hortênsia em solos enriquecidos com cal e tentar minimizar o uso de húmus para sua fertilização.
Mas se a doença já se manifestou, recomenda-se que os arbustos de hortênsia sejam pulverizados com uma das seguintes preparações:
- Agricol;
- Quelação de Ferro;
- Anticlorose;
- Ferevit;
- Ferrylene;
- Micro Fe;
- Brexile
Podridão cinzenta: métodos de combate
A podridão cinzenta não é menos perigosa para as hortênsias, já que os caules e as flores afetadas tornam-se muito moles, aguados, o que acaba por levá-los a desaparecer. Neste caso, as lesões podem ocorrer nas folhas e caules com pontos que secam durante o tempo quente, deixando para trás buracos inestéticos.Se o tempo estiver úmido, então a doença se espalhará rapidamente, e sobre as áreas afetadas "lã cinza" também é formada.
É muito difícil se livrar da podridão cinzenta na hortênsia do jardim, já que esta doença é inerente a quase todas as plantas de jardim, e as hortênsias podem ser reinfectadas. No entanto, se você remover e queimar regularmente todas as áreas afetadas e pulverizar a flor com "Skor", "Pureza" ou "Fundazol", então todos os sintomas desaparecerão.
Câncer de flores: como tratar a doença
Esta doença começou a ocorrer nos canteiros de flores das hortênsias há não muito tempo, já que o câncer de flores na Europa chegou às nossas dachas junto com variedades importadas. Apesar disso, o câncer representa um grande perigo para as hortênsias e se manifesta por manchas marrons, sob as quais as úlceras se formam nas hastes. Quanto mais tempo você não prestar atenção a esta doença, mais ela progredirá - as feridas se tornarão mais profundas, as hastes morrerão primeiro em alguns lugares e depois completamente.O resultado é um - a hortênsia pode secar completamente.
As razões para a derrota dos arbustos podem ser um grande número de câncer: material de plantio contaminado, má alimentação, por causa de danos causados pelas parcelas de granizo, com muitos arbustos de plantio. Para lidar com o câncer, você precisa aplicar uma série de medidas:
- Nos primeiros sinais da doença, tente remover todas as áreas afetadas da flor e queimá-las.
- Se o câncer apareceu e nas raízes - o arbusto deve ser completamente removido e queimado.
- Fornecer flores com todos os elementos minerais e orgânicos necessários, o que aumentará a resistência das hortênsias a várias doenças.
Oídio
Quando aparecem pontos amarelo-esverdeados nas folhas da hortênsia, que eventualmente se tornam mais escuras e obtêm contornos claros, você deve se preparar para a luta contra uma doença como esta. oídioporque todos esses sinais são seus sintomas. É claro que tais folhas não podem permanecer por muito tempo nas hastes e logo começarão a cair.
Se um míldio de oídio vai atacar jovens brotos de hortênsias, eles são deformados e não serão capazes de se desenvolver o suficiente para sobreviver no próximo inverno.Nas fases iniciais do desenvolvimento da doença, recomendam-se os arbustos de hortênsia para pulverizar com fungicidas, que são representados pelas preparações Alirin-B e Fitosporina-M.
No caso de o oídio ter conquistado a maior parte da planta, a pulverização com tais preparações ajudará a salvar a flor:
- Pureza;
- Jato Tivit;
- Rápido;
- Topázio;
- Strobi;
- Cumulus
Deformação das folhas: como curar manchas anulares
O ponto de anel, que leva à deformação das folhas da planta, é a doença viral mais comum desta flor. A doença se desenvolve gradualmente: primeiras pequenas lesões na forma de manchas com contornos difusos do anel aparecem nas folhas das hortênsias, então elas secam e fazem com que elas se deformem, tornando-as assimétricas.
Quando o local do anel afeta fortemente a flor, ela pode até não florescer, ou a flor ficará muito fraca.Infelizmente, é impossível se livrar desta doença. A única medida que o ajudará a evitá-lo é a cuidadosa seleção de mudas para seu canteiro de flores.
O, nematode caule
Entre as doenças das hortênsias de interior, assim como seu parente de jardim, há um nematoide de caule. O nematóide é um verme muito pequeno que se desenvolve particularmente intensamente em um ambiente úmido, afetando não apenas os caules, mas também as raízes da planta, bem como suas folhas. Sob a influência de nematóides, o desenvolvimento normal da planta pára, com o tempo ela pode morrer.
Como as larvas dos nematóides são muito pequenas, não é difícil para elas percorrerem as raízes até os caules e brotos de flores, que danificam severamente. Este parasita também é capaz de deixar para trás substâncias venenosas que impedem o crescimento de brotos de hortênsias e causam inchaços desagradáveis em suas hastes.
Se a sua hortênsia também for afetada pelos nemátodes-do-caule, recomenda-se que a planta seja destruída, já que é quase impossível enfrentá-los, mas eles podem se mover muito rapidamente para outras plantas, incluindo as culturas. O fato é que os nematóides podem se espalhar com o solo, e através de vasos, e até mesmo gotas de água que drenam da planta após a irrigação, e usando o inventário durante o processamento.
Podridão esclerótica branca
Esta doença fúngica, que é freqüentemente encontrada em hortênsias. É muito difícil lidar com isso, uma vez que seus agentes causadores - esclerótia - são capazes de manter suas funções vitais em restos de plantas, esquecidas no solo após a colheita.
Esse tipo de podridão atua primeiro no sistema radicular das hortênsias, levando ao seu apodrecimento e à interrupção do suprimento de nutrientes para os caules das flores, que eventualmente se tornam marrons e secam completamente. Ao mesmo tempo, se a doença tiver afetado caules jovens, eles não apenas começarão a desbotar e queimar, mas a podridão também começará a progredir sobre eles, em cima da qual se forma uma placa branca semelhante à lã. Permitir a formação desta placa é impossível, pois sob ela serão formados escleródios, que podem infectar completamente todo o seu jardim de flores.
Assim, a hortênsia afetada pela cárie esclerótica branca é melhor removida imediatamente dos canteiros, interrompendo assim o desenvolvimento da doença.
Prevenção de doenças de hortênsia
Hortênsia flor interior gosta muito de solo bem umedecido, por isso precisa garantir regas freqüentes. Se por algum tempo você se esquecer de hortênsias, ainda pode vir a vida após a renovação do fornecimento de umidade. É verdade que experimentar com uma flor não é recomendado, pois a enfraquecerá muito e a tornará suscetível a doenças.
Para o crescimento normal das hortênsias, uma quantidade suficiente de luz também deve ser fornecida, embora não valha a pena colocar uma panela na janela sul. Quanto à temperatura, em uma sala muito quente e com muita rega, a flor pode começar a se livrar das folhas, além disso, a planta pode ter os primeiros sinais de míldio. O mesmo resultado pode levar ao seu crescimento em um rascunho.
Para a prevenção das doenças das hortênsias acima mencionadas, recomenda-se pulverizá-lo regularmente com uma solução de sulfato de cobre (15 g de água por 10 litros de água), e também regularmente transplantar e realizar a poda. É especialmente importante remover os arbustos e folhas já afetados, que devem ser queimados.
Se você notar doenças incuráveis na hortênsia - é melhor deixar a flor para sempre, caso contrário, os mesmos problemas serão encontrados em outros "animais de estimação" no futuro. As doenças da hortênsia e seu tratamento não vão incomodá-lo se você regularmente e corretamente alimentar a flor, e também pegar o lugar certo no parapeito da janela e canteiro de flores.