Provavelmente todo mundo sabe que fruta deliciosa dá amoreira, mas muitos acreditam erroneamente que cuidar dela requer habilidades especiais. Vamos dissipar esse mito, porque amora pode ser cultivada com sucesso e nós temos, e não há nada de exótico nisso.
- Condições necessárias para o cultivo de amoreira
- Iluminação
- Temperatura
- Solo
- Como plantar uma amoreira?
- Características do cuidado da árvore
- Regras de recorte
- Cuidado do solo
- Como preparar amoreira para o inverno?
- Quando e como colher?
- Reprodução de amoreira
- Sementes
- Estacas
- Inoculação
- Camadas
Condições necessárias para o cultivo de amoreira
Plantar amoreira e cuidar mais dela é tão simples que é popularmente chamada de "árvore para os preguiçosos". Todos podem cultivá-lo em sua própria trama e sem fazer muito por isso. É muito despretensioso para o meio ambiente. Mesmo aquela amora, cultivada e cuidada, que ocorre no cinturão do meio, produzirá um rendimento pequeno, mas estável, anualmente.
Iluminação
O plantio de amoreira deve estar em locais com boa iluminação, onde os ventos do norte e do leste não sopram. Se necessário, você pode criar proteção improvisada contra eles.
Temperatura
A árvore cresce rapidamente, é resistente à seca e não sofre nem de geadas severas. Pode suportar o frio a -30 ° C.
Solo
A amoreira pode ser plantada em 90% do solo. Mas, é claro, produzirá frutos apenas em solos férteis e ricos em nutrientes e substâncias. É estritamente proibido plantar essas árvores em áreas úmidas e planícies úmidas. A opção mais adequada será o solo com boa drenagem e alta capacidade de reter umidade. Plantando amoreiras, leve em conta que com o tempo elas crescem, então a distância entre as mudas deve ser de até 6 m.
Como plantar uma amoreira?
A amoreira em crescimento, como qualquer outra árvore, começa com o plantio, o que é melhor gastar no meio da primavera, ou seja, em abril, até que o fluxo de seiva tenha começado. A segunda opção é o meio do outono, antes do início da estação chuvosa.
Se o solo em que a árvore é plantada é pobre em nutrientes, a cava precisa ser ampliada e mais profunda para que até 7 kg de composto misturado com 100 g de superfosfato possam ser colocados no fundo. Então os fertilizantes são cobertos com uma camada de solo. Sua espessura deve ser tal que as raízes da planta não entrem em contato com fertilizantes.
Duas semanas depois, você pode plantar amoreira. Suas raízes devem ser endireitadas e prikopat, sacudindo o tronco. Isto é necessário para remover do chão os vazios. Quando as raízes e a cova estão completamente cobertas, o solo deve ser compactado e a muda deve regar 20 litros de água. Quando a água é completamente absorvida, é necessário engrossar o círculo do coto.
Como mencionado acima, a amoreira é plantada duas vezes por ano: na primavera e no outono. Aterrissar nesses períodos é quase idêntica.Mas normalmente no outono cavam uma cova de fundação do plantio, põem nele nutrimentos e o deixam até a primavera. Mas em abril eles terminam o pouso.
Características do cuidado da árvore
Quando a árvore é plantada, você precisa saber como cuidar da amoreira. O principal é realizar abundante rega da árvore no período de desenvolvimento ativo, especialmente quando os botões estão se abrindo. Também é importante fertilizar a planta.
Regras de recorte
Como qualquer outra árvore, a amoreira precisa de poda. É melhor fazer isso durante períodos de descanso. A poda mais indolor da amoreira ocorre na primavera. Desde o final de abril até o início de maio, quando os rins ainda não floresceram, dois tipos de podas são realizadas: formar e rejuvenescer. A terceira - poda sanitária é realizada no outono, quando todas as folhas já caíram. Mas a temperatura do ar não deve ser inferior a -10 ° C. Diferentes tipos de amoras precisam ser cortados de maneiras diferentes. No musgo da amoreira, por via de regra, a coroa é thinned e os tiros e filiais encurtam-se.
Quando chega a hora de preparar a amoreira para o inverno, a poda sanitária é realizada. Durante este procedimento todos os pacientes, ramos mortos e muito fracos e tiros são cortados. A poda sanitária geralmente não é necessária a cada ano.
Cuidado do solo
Para amora menos doente e suas pragas não prevaleceram, os troncos das árvores são tratados com fungicidas e inseticidas para fins preventivos. É melhor fazer isso no início de abril, enquanto os rins ainda não estão acordados e em outubro após o final do período vegetativo. Um bom remédio para doenças e pragas é Nitrafen.
Na primavera, é melhor trabalhar a árvore e adicionar 7% de uréia ao solo.Ele irá destruir todos os elementos patogênicos e larvas de insetos, que estão enterrados no chão e na casca da amoreira. Além disso, a planta será alimentada com fertilizante de nitrogênio, que é tão necessário para amoreira nesta temporada.
Para amoreira adaptar-se à geada severa, deve ser regada da primavera ao meio do verão, somente quando o tempo estiver seco. Depois de regar deve ser interrompido. Se a primavera é rica em chuvas, então não é necessário. Ao mesmo tempo, a amora deve ser alimentada. No início da primavera, fertilizantes com um componente de nitrogênio devem ser adicionados ao solo e no verão - com fertilizantes de potássio e fosfato.
Como preparar amoreira para o inverno?
Prepare a amora para o inverno já no meio do outono, dobrando os galhos no chão. Este procedimento não será difícil, uma vez que a amoreira jovem é suficientemente flexível. Mas, uma vez que a amoreira cresce o suficiente, mais tarde os ramos esqueléticos devem ser colocados horizontalmente, e apenas galhos jovens devem ser dobrados.
Nos primeiros três anos é desejável envolver o tronco e os ramos principais com material de cobertura em várias camadas. Depende da gravidade das geadas de inverno. Então você precisa jogá-lo no caule, colocando sob ele um veneno para os roedores de inverno, o que pode prejudicar bastante a árvore.Para que os ventos não sejam demolidos com revestimento protetor, ele deve ser esmagado com algo pesado, por exemplo, canos, tábuas ou tijolos. Retire o abrigo da amoreira em maio, quando as geadas da noite da primavera terminam.
Se você não levar em conta a curvatura de galhos jovens e a manipulação da camada protetora, o cuidado com a amoreira e sua preparação para o inverno não é diferente da agrotecnia habitual das macieiras.
Quando e como colher?
Os primeiros frutos da amoreira já dão no terceiro ano. Apenas as bagas são pequenas. Eles se tornam maiores depois de outros cinco a seis anos. Mas você pode acelerar esse processo. Na primavera, a muda deve ser enxertada no útero.Coletar a colheita de amoras é o maior prazer, porque você não precisa subir em uma árvore. Quando as bagas amadurecem, elas caem de si mesmas. No chão, debaixo da árvore, você só precisa espalhar um tecido denso, por exemplo, spunbond. As bagas de amora são muito suculentas e doces, podem atingir 5 cm de comprimento. Tudo depende da variedade.
Reprodução de amoreira
A amoreira reproduz as duas sementes e vegetativamente.
Sementes
Reprodução de sementes de amoreira é a maneira mais simples para todos os tipos desta árvore. Você só precisa pegar um punhado de bagas da variedade selecionada, colocar em um recipiente e colocar no sol para passear. Então, na água, você precisa mudar completamente as sementes e drenar a água com as conchas vazias. Depois de novamente derramar água e passar por um coador com uma malha fina. Em seguida, limpe novamente e enxaguar. Repita até que apenas as sementes puras sejam deixadas sem polpa.
Depois eles devem ser bem secos e colocados em um saco de papel e armazenados em local seco até o início da primavera. 45 dias antes da semeadura, as sementes umedecidas devem ser colocadas em uma prateleira sob o freezer para estratificação ou três dias na água. Semeie as sementes da amoreira até uma profundidade de 1 cm no ponto mais claro. A água geralmente precisa de uma futura amoreira, mas não a preenche.
Também vale a pena observar que a planta jovem não estragou as geadas da primavera. As primeiras brotações devem ser protegidas da exposição direta aos raios UV. O plantio espesso deve ser diluído na fase do quinto folheto. Folhas esparsas são deixadas no campo para crescer até a idade de dois anos. Os sinais da planta mãe quando se propagam por sementes não são transmitidos. Essas mudas são usadas para inocular uma amoreira varietal.
Estacas
De que outra forma a amoreira se propaga? A melhor maneira de se multiplicar no verão são as mudas. No início do verão, com um broto saudável deste ano, cortes com dois ou três rins são cortados. As folhas inferiores devem ser removidas e, no restante, metade das placas, para que o pedúnculo cresça e se desenvolva mais tarde.
Estacas de plantas em uma estufa, você pode até improvisar, sob um filme translúcido a uma profundidade de 3 cm. São criadas condições nas quais as estacas se enraizam qualitativamente.Eles precisarão de rega moderada, arejamento frequente das instalações e adubação com fertilizantes minerais. O fato de o talo estar enraizado será entendido em um mês, quando novos brotos aparecerão. Essas mudas são exatamente como uma árvore mãe.
Inoculação
A amoreira é moída em quase todas as formas conhecidas. O mais fácil e, mais importante, o sucesso é copular. A amoreira pode ser plantada em ambientes fechados no inverno ou com o início do início da primavera. Mais rápido, enraizar as estacas que foram vacinadas antes do fluxo de seiva.
Cópula simples é o mesmo corte oblíquo na frente e no fundo, de modo que as camadas cambiais são encaixadas mais claramente. As seções são feitas entre os rins. Quando as fatias estiverem alinhadas, a junta deve estar bem coberta com uma bandagem de polietileno macia.
Camadas
O ramo inferior é usado como um contorno. Ela se inclina e fica fixa na superfície do solo, depois é coberta de terra. Para que o enraizamento ocorra melhor, o ramo deve ser quebrado na curva ou retirado do anel da casca. Com a ajuda de tal método, a formação de raízes é estimulada. O procedimento deve executar-se na primavera e pelo outono nas camadas já haverá raízes.