Quais são os tipos de clematis

Pin
Send
Share
Send

Clematis é capaz de surpreender e fascinar a todos - vegetação exuberante, belas inflorescências, várias formas, tons incomuns, um cheiro delicado. O habitante dos subtrópicos está bem aclimatado na Europa e possui mais de 300 espécies. Flor de milagre pode gostar de grama para decorar seu gramado, videira para trançar um caramanchão ou uma árvore para crescer em uma varanda. Clematis irá agradar-lhe com a sua floração 3-4 meses.

  • Clematis, descrição de flores
  • Classificação de acordo com o lugar da formação de flores
    • Flores nos tiros de passado e atual
    • Flores nos brotos do ano atual
    • Flores nos brotos do ano passado
  • Herbaceous, arbustos e semishrubs
    • Herbáceo
    • Arbustos
    • Semishrubs
  • Como distinguir clematis pelo tamanho de uma flor
    • Flor grande
    • De flor pequena
  • Divisão Clematis por cor
    • Azul
    • Branco
    • Amarelo
    • Pink
    • Vermelhos

Voce sabe Os antigos gregos chamavam qualquer planta trepadeira - "klema". É desta palavra vem o nome - "clematis". Entre os nomes populares são conhecidos - um warty, clematis, avô cachos, etc.

Clematis, descrição de flores

Clematis são populares - diferentes tipos de clematis com fotos e descrições podem ser encontradas em locais especializados e em literatura hortícola. A planta perene da família dos botões de ouro é representada em várias formas de vida (brotos herbáceos de 30-40 cm de altura, arbustos e meio-arbustos (até 140 cm), folhas-lianas (até 10 m). Em diferentes espécies, as folhas são simples e complexas, parodermorosa e ímpar-pinada, tripla e tripla, verde e púrpura. O sistema radicular é desenvolvido: ele pode formar "barbas" reais - 5 kg de peso e 1,5 m de diâmetro, podendo ser de haste única. Raízes têm um odor pungente.

Importante! Clematis são muito sensíveis aos ventos - eles quebraram e emaranharam brotos, flores danificadas.

A visão mais importante desta planta é flores e inflorescências! O tamanho da flor varia de 4 a 25 cm, a paleta de cores é ampla - existem dezenas de tons diferentes (de branco-azulado a azul-escuro, de rosado a roxo-escarlate, etc.). Uma cor especial é anexada ao clima de flor "aranha" - contrastando em estames de cor e pistilos, alastrando no centro. O tempo total de floração é de 3-4 meses, a flor individual vive de 10 a 21 dias.

A planta é fotofílica e requer rega abundante. Nos meses de inverno precisa de abrigo.

Importante! Clematis aparecem nos jardins da Europa no século XVI. - em 1548A folha de uva Clematis foi descrita pelo botânico inglês W. Turner. As primeiras variedades resistentes ao frio foram criadas em meados do século XX.

Classificação de acordo com o lugar da formação de flores

Não existe um sistema universal de classificação internacional para as clematis. Existem várias sistematizações baseadas em uma ou outra característica.

O local da formação de flores é uma característica importante de classificação. Nele distinguem-se três grupos de clematis, com floração:

  • no ano passado e novos brotos;
  • nos brotos do ano passado;
  • em novos brotos.

Flores nos tiros de passado e atual

Parte da clematite floresce duas vezes: no final da primavera - início do verão (brotos do ano passado) e a partir do meio do verão até setembro (em novos brotos). Períodos de floração clematis são diferentes. A primeira clematite deve ser duas vezes - após a primeira floração no verão e no outono (para encurtar os botões de flores).

Esta categoria inclui os seguintes grupos:

Clematis Woolly (criado na Escócia no século XIX, tem caules hexagonais, atinge 2,5 m. Flores (10-20 cm de diâmetro) são brancas ou lilás-delicadas). Na sua base eles foram criados variedades Madame le Adaptação, Sebold híbrido Lavsoniana etc.; A primeira floração é curta, há poucas flores,mas eles são grandes. A segunda floração é mais prolongada e abundante, mas as flores são menores.

Patens ou Clementis Spready (Até 3,5 m, grandes flores individuais (15 cm) de branco, ciano, azul e tons de várias formas). Muitas variedades - com flores duplas.

Importante! Você pode usar a recepção da guarnição regulamentar para prolongar o período de floração - encurtado no início do verão alguns rebentos até dois nós mais baixos.

Flores nos brotos do ano atual

A maioria das variedades Clematis formar botões no novo crescimento de julho a setembro (floração de pico em agosto). Esses grupos incluem:

Jacquemane (Criado na Inglaterra em meados do século 19, comprimento 5-6 m, com cores (8-20 cm) de várias cores (exceto branco) entre as variedades mais populares -... Cardinal Rouge, Star of India, de Bell et al.

Viticella (Atinge o comprimento de 4-6 m, as flores de pequeno (3-5 cm), flores (100), simultaneamente, para as diferentes cores (azul, violeta, púrpura), entre os tipos conhecidos -. Ville de Lyon, Viola, Espírito Polish et al.

Integropholia ou clematis de folhas inteiras (S erecto caules, altura - 1,5 m, flores -. Sinos azul, vermelha, cor de rosa e outras cores). As variedades mais populares são Durana, Värava, Memória do Coração, etc.

Voce sabe Para descobrir qual grupo de clematis você pertence, você precisa cortar brotos no outono - um completamente, alguns um pouco (10-15 nós). Na nova temporada, você verá em quais brotos as flores aparecerão.

Flores nos brotos do ano passado

Isso inclui clematis com floração nos brotos do ano passado. Essas plantas são mais adequadas para o cultivo em contêineres. Estas são, antes de tudo, variedades do grupo Atragene (frequentemente chamado de príncipes):

Alpina (até 3 m de comprimento, as flores são amplamente aneladas rosa, branco, cor de creme.) Gosta de lugares sombreados). Variedades populares - Artagena Franks, Albina Plena, Pamela Jackman e outros.

Flórida (lianas até 3 m, luz solitária grandes flores, como solos umedecidos). As variedades populares são Vivyan Pennel, Kid, Jeanne d'Arc.

Clematite da montanha (uma enorme liana (até 9 m), com hastes roxas, flores (em inflorescências de 2 a 5 peças) são brancas e rosa). Classifica - Rubens, Montana Grandifora, etc.

Voce sabe Todos os tipos de clematis são boas plantas de mel.

Herbaceous, arbustos e semishrubs

Outro critério comum para classificar as clematis é como a clematis se parece, qual é o grau de seu entupimento.Por conseguinte, as formas herbáceas, arbustivas e semishubulares são distinguidas.

Herbáceo

Clematis neste grupo são despretensiosos, rack e não requerem cuidados especiais por si. Entre clematis herbáceas Clematis fica direto: altura - de 1 a 1,2 m, se assemelha Noite Violeta: flores, estrelas com 4 pétalas. O pico da floração é de junho a julho. Este é o tipo mais perfumado de clematis.

Arbustos

Arbustos Clematis distinguem brotos lignificados. Um representante típico deste grupo - Clematis integrifolia: a partir de 60 cm a 1 m, com um sino-flores (pétalas são curvados para fora) .. Para a flor, o suporte é necessário - as hastes são muito finas.

Semishrubs

Klematiov característica deste grupo - a parte inferior da planta (perene) rígida superior - morre anualmente. Tipos principais:

Clematis do Texas (ideal para um pequeno jardim - até 40 cm, as flores lembram tulipas em miniatura);

Clematis Tangutsky (30 cm - 2 m, ela forma uma camada densa de planta, de cor amarelo dourado flores);

Clematis Borscht (0.5-1.5 m de altura, flores azuis parecem jacintos).

Como distinguir clematis pelo tamanho de uma flor

Flores - esta é a resposta para a questão de por que a liana clematis é tão popular.Dependendo do tamanho do diâmetro da flor da clematis, distinguem-se flores grandes (de 5 cm e mais) e de flor pequena (até 5 cm).

Flor grande

Clematis grandes flores diferem em flores grandes e espetaculares. Entre as grandes floridas - dezenas de variedades dos grupos de Jacquemann, Lanugingza, Viticella, Patens, Integrifolia, etc.

De flor pequena

Plantas de flores pequenas são abundantes em formas floridas e graciosas. Eles são semeados por sementes. Eles incluem muitas variedades de grupos: Atragene, Flamulla, Tangutika, Vitalba, Clematis italiano.

Divisão Clematis por cor

Uma certa popularidade é apreciada pela classificação das flores de clematis por sua pigmentação: azul, vermelho, branco, etc. Pode não ser uma abordagem científica, mas quando se trata de decorar um jardim ou um gazebo, a questão da cor vem à tona.

Importante! Flores de um tipo e variedade podem ter cores diferentes.

Azul

Apesar do fato de que jardineiros nos últimos anos trouxeram muitas variedades novas, as flores Clematis de puro (sem a mistura de tons) de azul são raras.

Durandi (a variedade apareceu em 1870. Ela cresce a 2 m, flores (de 7 a 14 cm) têm uma cor índigo pura única, resistente a geadas e doenças.

Azul multi (a variedade foi criada na Holanda em 1983.comprimento - 2 - 3 m Terry grandes flores de cor azul escuro.

Luz azul (também excretada na Holanda em 1998. Flores azuis com veias azuis).

Kiri Te Kanawa (criado na Inglaterra em 1986. Flores duplas têm uma cor azul-azulada).

Branco

A cor branca das clematis é representada por um grande grupo de flores primariamente duplas:

Joana d'Arc (comprimento até 3 m, flores em forma de disco, tolera facilmente geada, seca, sombra).

Quinn do Ártico (comprimento 2,5 m, flor - 18 cm Adora o sol, tem medo do vento.) Floresce duas vezes - em junho nas sessões do ano passado e em agosto nas atuais).

Alba Plena (as flores duplas distinguem-se pela cor branca pura).

Bella (altura - 2 m, as flores das estrelas florescem em julho - setembro (no início da floração elas têm uma tonalidade amarelada, então elas se tornam brancas).

Amarelo

A paleta de amarelo é representada por cores e tons puros - amarelo-esverdeado, branco-amarelo:

Clematis cultivar de pequeno porte Tangutika (florescendo abundantemente com pequenas flores amarelas brilhantes).

Arbusto f. Lâmina (até 1 m de altura, floração de agosto a setembro, as flores são amarelo dourado (4 cm)).

Sawclaw (até 3 m, cor de julho a agosto flores verde-amareladas (4 cm)).

Pink

As cores puramente rosa são poucas.Normalmente é rosa com lilás, tons roxos ou manchas.

Grandiflora trillium (altura 5 m, os brotos são decorados com flores rosa claro de três pétalas (4-5 cm.) Floração - maio-junho).

Kaiser F (a variedade foi criada no Japão em 1997 (1,5 m de altura, florescendo com grandes flores rosas de flor dupla em junho-julho).

Asao (popular no Japão, floresce duas vezes (em junho e final de agosto), o sol não gosta.) Flores (12-20 cm) são terry, rosa escuro.

Madame Barão Vilar (altura 3.5 m, flores - rosa com tons roxos, floresce do fim de agosto).

Vermelhos

As clematis vermelhas do grupo diferem em tons ricos:

Cardeal Rouge (criado na Polônia, altura - 2-3 m, floresce abundantemente com flores vermelhas (1-20 cm) de junho a agosto.

RyuTel (altura 1,8-2 m, floresce flores vermelhas brilhantes na forma de uma estrela de julho a novembro).

Westerplatte (criado na Polônia, uma flor grande (10-16 cm) - vermelho-borgonha, floresce em junho-agosto).

Voce sabe Clematis Armand e David cheiro de amêndoas, clematis reta - primoloy, clematis paniculate - jasmim.

Assista ao vídeo: Os 38 florais de Bach

Pin
Send
Share
Send