Em chernozems frutíferos, uma variedade de cereais e outras culturas têm crescido muito, incluindo o milho.
Antes de processar e tornar-se um produto alimentar de pleno direito, o milho percorre um longo caminho, que começa com a colheita, continua como armazenamento e termina com o próprio processamento.
É muito importante minimizar tanto o risco quanto a perda da própria cultura, a fim de obter o rendimento máximo do produto acabado.
Um dos aspectos-chave no uso de, em princípio, qualquer cultura, é a questão do armazenamento. Todas as sutilezas deste processo estão descritas neste material.
Existem vários modos de armazenar a safra de milho - é o armazenamento de grãos secos ou a massa de grãos em um estado de baixa temperatura.
Existem outras maneiras, mas estas são as mais comuns e conhecidas.
Além do próprio regime, técnicas preparatórias preliminares também são usadas, por exemplo, limpeza e secagem da colheita. Se o armazenamento de milho implica o seu conteúdo na forma de grãos, então primeiro todo o material coletado é necessário sujeitar a purificação primária, isto é, remover grandes impurezas do monte geral.
Depois disso, o grão é secado em vários tipos de equipamento, e o grão seco deve ser limpo em separadores de pequenas ervas daninhas e impurezas de grãos. Se o milho é armazenado na espiga, então não é necessário limpá-lo, mas é necessário apenas secá-lo, e em uma camada fixa na plataforma acima da qual há um dossel.
Quanto à tecnologia, o armazenamento a seco é baseado em um nível crítico de umidade, ou seja, o milho seco não se deteriorará e mudará durante todo o período de armazenamento devido ao processo extremamente lento de alterações fisiológicas no contexto da ausência de água em uma forma livre.
Se o teor de umidade do grão de milho não ultrapassar a faixa de 12-14%, e também se não houver evidência de infecção por vários parasitas, então, nesta forma, a colheita pode ser armazenada por mais de um ano.
O princípio de armazenar o grão em uma forma resfriada é baseado na redução da temperatura, portanto, todos os processos vitais são muito mais lentos.
Mas desta forma, o milho não pode ser armazenado por muito tempo, pois mesmo nas condições mais estéreis, o grão pode se deteriorar rapidamente devido a ameaças ocultas - vários tipos de pequenas pragas.
Você pode armazenar o milho de várias maneiras, isto é, em diferentes tipos de estoque. Se considerarmos a questão da designação, neste caso, as instalações de armazenamento são divididas em alimentos, forragens e sementes. De acordo com o método de armazenamento, as instalações são divididas em piso, ou seja, silos de grãos, silos e bunkers.
Armazenamento de chão é representado na forma de um edifício de um único andar, no qual existem as chamadas galerias de cima e de baixo, onde vários mecanismos para descarregar e descarregar grãos são instalados.
Em tais depósitos, pode haver pisos horizontais ou pisos inclinados. Em salas com piso horizontal, você pode armazenar grãos de milho de diferentes lotes. Se o armazém é feito de pisos inclinados, isso indica que a água subterrânea é muito baixa. O chão pode ser enterrado a um nível de 6-7 m, o ângulo da superfície é de pelo menos 35-40 °.
Bunker ou armazenamento isolado também permite armazenar grãos de vários lotes.
Eles têm compartimentos separados ou caixas. No caso de celeiro de bancas o piso pode ser posicionado em ângulo ou feito na forma de um cone, o que possibilita a descarga do material por meio de um desvio.
Silo - um tanque de armazenamento, em que a altura excede o diâmetro de mais do que 1,5 vezes. Na maioria das vezes, silos fazer 25-30 m de altura, com uma rodada, rectangular ou inferior poligonal em forma de funil ou em forma de cone, o grão pode ser carregado automaticamente.
Mas tanto o piso quanto o armazenamento de silagem têm suas desvantagens. Por exemplo, no caso de armazenagem exterior das camadas superiores do grão será muito seco e frio devido a muito grande área de acesso para o grão durante a ventilação do depósito.
No caso de armazenagem do silo para a construção de tais instalações será custos mais elevados, mas estes custos são compensados por um processo totalmente mecanizada de carga e descarga, bem como devido ao menor custo de trabalho.
Milho na espiga pode ser armazenado em kosheOu seja, em um pequeno armazém em que as paredes são feitas de treliças.
Também são conhecidos outros tipos de armazenamento, por exemplo, um reservatório ventilado (utilizado para o processamento e armazenamento de cultura recém-colhidas), elevador (torre de trabalho com o corpo de silagem, permitindo mecanização completa de todos os processos e o estado dos grãos pode ser observado no procedimento remoto).
Além das instalações, coberturas adicionais ou áreas comuns com pavimentação asfáltica são usadas.
Milho em diferentes formas deve ser armazenado de maneiras diferentes.
Em espigas de milho, o milho pode ser armazenado por tempo suficiente, até o momento em que é debulhado. Na maioria das vezes este produto permanece em sua forma natural durante todo o outono e inverno, mas às vezes é assim até maio-junho.
Muitas vezes, o consumidor já está vendendo milho em grãos. É muito importante após a colheita rastrear sua condição, isto é, verifique o nível de umidade, a quantidade de ervas daninhas no lote, e também verificar o milho para a presença de esporos de fungos e fungos.
Dependendo do teor de umidade do lote obtido, é necessário armazenar espigas de milho de diferentes maneiras:
- a um teor de umidade de grãos de até 16%, o produto deve ser armazenado em um armazém ou sob um dossel com um monte de 3,5 metros;
- umidade de grãos de 16-18% pode ser mantida em curtíssimo prazo em armazéns e sob copas com dutos de ventilação verticais e horizontais a granel com altura de até 3 m;
- grãos com um nível de umidade na faixa de 18-20% podem ser armazenados em locais especiais com ventilação de vários tipos na forma de um monte, cuja altura não deve ser superior a 2,5 m;
- grãos cuja umidade exceda 20%, podem ser armazenados somente em áreas especialmente projetadas com boa ventilação vertical e horizontal ou nas braçadeiras onde o ar é fornecido por motores especiais, montes com uma altura de 1,5-2 m.
Se não houver ventilação na sala, no local ou na sapata, onde as espigas de milho são armazenadas, então você precisa aterros de forma intermitente, enquanto a distância entre aterros vizinhos deve ser de pelo menos 1,5 m.
Antes de colocar as espigas de milho em uma instalação de armazenamento em cache, elas devem ser classificadas, todas as amostras com mofo e suspeitas de doenças devem ser removidas.
O resto do material deve ser debulhado e seco com urgência.
Precisamos vender este produto o mais rápido possível para que sua qualidade não piore ainda mais.
Para garantir que os aterros não colapsem e o grão não caia na espiga, é necessário tomar certas medidas.
Por exemplo:
- faça armadilhas especiais de madeira, para que você possa andar ao longo do monte;
- faça bandejas cercadas especiais até o comprimento inteiro do container;
- entre contêineres adjacentes para fazer depressões especiais, cobertas com uma treliça, onde o grão cairá durante o colapso do aterro.
O milho triturado, isto é, o grão, é mais suscetível a alterações e lesões durante o armazenamento. Um papel muito importante é desempenhado pelo nível de maturidade do grão, a quantidade de impurezas orgânicas e minerais nele contidas. Também deve ser estimado o número de grãos com danos mecânicos, com sinais de lesões fúngicas e outras.
Manter o milho nesta forma é um processo trabalhoso que requer atenção. Antes de colocar o grão no armazenamento, ele deve estar bem limpo de impurezas e grãos danificados. É desejável desinfetar o produto para evitar o desenvolvimento de fungos e mofo.
Você pode armazenar os grãos cujo teor de umidade é 14% ou menor. Mas mesmo neste caso é desejável ventilar o cofre de vez em quando e tratar infecções.
No inverno, a altura do montículo de grãos de qualquer umidade pode ser aumentada de 0,5 a 1. Se a abóbada tiver ventilação, o grão médio seco pode ser armazenado em aterros com uma altura de até 3 me grãos úmidos em montes de 2 m de altura.
O tempo de armazenamento depende do nível de temperatura e umidade.Se o grão estiver muito úmido, ele pode ser seco novamente, mas o produto deve esperar "não mais" por mais de 3 dias para adormecer no repositório.
O milho é um produto tenro, então você precisa tratá-lo de acordo. Caso contrário, você poderá perder a maior parte do cultivo.