Qual é a sarna das aves, quem é o agente causador da doença e como tratá-la?

Pin
Send
Share
Send

Favus, sarna (Favus) - doença infecciosa fúngica. O agente causador da doença é um fungo do gênero favus, que possui um estreito micélio ramificado.

A doença é crônica, caracterizada por danos na pele e seus anexos. Nas áreas afetadas da pele, aparecem alterações cicatriciais-atróficas, aparecendo no local das erupções cutâneas. Na maioria das vezes a doença afeta a pele, penas, garras e órgãos internos.

Patógeno sob o nome Trichophyton. T. gallinae Megnin causa doenças em animais domésticos e selvagens, assim como em animais e aves cultivadas na agricultura. Aves de capoeira é afetada por peru, frango e patos.

Qual é a sarna das aves?

Pela primeira vez, o fungo sarna foi identificado e estudado em 1839 pelo médico alemão Johann Lucas Shenlaine.

A biologia e a morfologia deste fungo foram cuidadosamente estudadas, os estudos foram publicados em literatura médica estrangeira e russa.

Os trabalhos mais completos sobre este tema são os trabalhos de Pik, Viryuzhsky, Unna e Kral. Em seus trabalhos, foi realizada pesquisa sobre o efeito de fungos em humanos, animais e aves.

O favus favus mais comum na Ásia e na América, mas mais ou menos ocorre em todos os países onde a avicultura industrial é desenvolvida. A fonte da doença pode ser infectada aves de capoeira, também é possível transferir indiretamente (com contato direto com objetos que contêm o patógeno).

Indicadores econômicos de danos causados ​​por crostas não são muito otimistas.

O dano consiste na perda de gordura das aves, diminuição da produtividade, solidez da doença e, finalmente, mortalidade por favus (com terapia adequada, a porcentagem de mortalidade é baixa). Uma parte significativa dos danos são os custos necessários para implementar medidas restritivas.

Patógenos da doença

Trichophiton Gallinae (Trichophyton, M. gallinae Megnin) é o agente causador de favus em aves de capoeira.

Quando o material patológico é absorvido, esporos multifacetados ou arredondados são revelados, que estão localizados na forma de um cluster ou em cadeias.

Ao estudar a crosta de cabelo afetada, é perceptível que os elementos do fungo estão localizados ao longo de seu comprimento. Nas áreas afetadas, pequenas gotas de gordura e bolhas de ar são encontradas.

São esses fatores que distinguem o fungo Achorone de dermatófitos semelhantes a ele. Uma característica é que o cabelo nunca é preenchido completamente com fungos.

Como resultado disto, o cabelo retém seu comprimento, não quebra, mas ao mesmo tempo muda de cor - fica cinza. Os filamentos e esporos do cogumelo favus estão fora do cabelo, afetando as penas das aves pelo tipo de ectotrix.

O aparecimento da doença contribui para o conteúdo excessivamente limitado da ave. Isso leva ao aumento do traumatismo de partes do corpo da ave. Em condições de aperto, a crosta se espalha lentamente, mas a quantidade da ave afetada pode ser significativa.

Sintomas e curso

O quadro clínico da doença difere dependendo das condições da infecção.

Com infecção natural, o período de incubação pode durar vários meses. Com infecção artificial, esse período é de apenas três semanas.

Aves de capoeira também podem ser infectadas por galinhas. No entanto, os sinais clínicos já aparecem em idade mais avançada. Normalmente, o processo começa na parte facial da crista, quase ocular, nos lóbulos das orelhas. Em perus, o processo começa, por via de regra, na área do bico e nele, e logo estende-se ao couro cabeludo e corais.

Se você examinar cuidadosamente as áreas afetadas através de uma lupa, poderá ver pequenos pontos esbranquiçados confluentes. Uma forte derrota é caracterizada pelo aparecimento de uma imposição calcária. Então as manchas brancas gradualmente adquirem uma tonalidade cinza-amarelada, as crostas têm uma forma côncava e consistência solta.

A presença de tal educação indica o último estágio da doença, em que a ave perde sua gordura, se esgota, anemia e diarréia. Caso a doença tenha sido transmitida pela via hematogênica, ocorrem complicações mais sérias - no processo, ossos e músculos são afetados, em casos raros - o cérebro.

Diagnóstico

Em caso de uma doença de favus, por via de regra, há um quadro clínico pronunciado, as lesões faciais típicas são facilmente identificadas.

Portanto, o diagnóstico diferencial e o diagnóstico não causam dificuldades especiais aos especialistas. Para distingui-las da tricofitose e da microsporia, a condição do cabelo, que perde a maciez e a cor, torna-se seca e facilmente removível.

Após um exame geral, é realizado um exame microscópico do material patológico, confirmando o diagnóstico. Primeiro de tudo, o favus é diagnosticado por mudanças características, que em aves de capoeira estão localizados na barba e crista.

Do material patológico, não é difícil isolar o fungo favus. As colônias fúngicas são caracterizadas por rápidas taxas de crescimento, leve levedura, um centro elevado e sulcos concêntricos localizados ao redor.

Os estudos anatômicos patológicos das aves de uma ave avícola mostram a seguinte imagem:

  • esgotamento;
  • anemia;
  • presença de locais não perpétuos;
  • crostas;
  • no bócio, intestinos, nos nódulos do trato respiratório superior e úlceras são encontradas;
  • cadáveres têm um cheiro pronunciado de murino.

Tratamento

Em granjas avícolas, a viabilidade econômica das atividades de acompanhamento é calculada primeiro.

Dependendo dos resultados, a ave é destruída ou tratada.

Para o tratamento desta doença, as seguintes manipulações:

  • tratamento com pomadas fungicidas;
  • griseofulvina no interior;
  • terapia restaurativa geral.

Os escudos resultantes são tratados com um unguento de creolino a 3% ou 5%, mais frequentemente o alcatrão e o enxofre são utilizados a partir de fungicidas.

Especialistas consideram o tratamento complexo mais conveniente com a ajuda de uma combinação de fundos.Por exemplo, o enxofre é usado com a adição de 10% de sulfato de cobre e 5% de ácido salicílico.

Medidas de controle e prevenção

Até o momento, apenas medidas de prevenção geral são realizadas, uma vez que não existem medidas preventivas específicas para prevenir a doença da sarna.

Se a doença for detectada em grandes empresas avícolas de um grupo inteiro de aves, o grupo infectado é destruído.

As seguintes medidas sanitário-veterinárias e outras medidas são realizadas para a prevenção da doença:

  1. a empresa é declarada imprópria;
  2. o isolamento das aves doentes e suspeitas é levado a cabo;
  3. introduzir a proibição da venda e exportação de aves doentes;
  4. instalações liberadas são completamente limpas;
  5. desinfecção com soluções alcalinas quentes, frescas de cal e uma solução de ácido carbólico;
  6. irradiação de aves afetadas com lâmpadas ultravioleta;
  7. tomar medidas para destruir pragas e parasitas.
Raça de galinhas Bielefelder - belas aves que podem decorar qualquer quintal.

Se você está interessado em germe de trigo, ou seja, como germiná-lo, então você só precisa ler isso!

A remoção de restrições ocorre 21 dias após a recuperação da última ave infectada. Antes da remoção de restrições, as atividades devem ser realizadas pelo menos uma vez a cada 10 dias.

Pin
Send
Share
Send