Haworthia - tipos de listrado, pérola e outros

Pin
Send
Share
Send

Haworthia veio da África do Sul para a Europa no início do século XVIII. A planta é cultivada em todo o mundo. A família Haworthy inclui mais de 150 espécies de suculentas perenes com folhas decorativas de couro, cobertas com listras e manchas. Na floricultura de interior, ela é valorizada por sua aparência e despretensiosidade originais.

Descrição da planta

Haworthia é uma planta baixa e com baixa taxa de crescimento. A maioria das espécies forma uma roseta basal. Eles são semelhantes ao aloe, mas mais compactos e eficazes devido à estrutura peculiar das folhas e cores. A cor das folhas varia do claro ao verde escuro, com tons de cinza, prata e marrom. A forma das folhas é lanceolada, a superfície é áspera. Traços volumétricos e manchas de cor branca ou verde escura dão à planta uma imagem pitoresca. Vale a pena considerar como a haworthia floresce.

Composição de Haworthia

Haworthia pode florescer a qualquer momento, mas mais frequentemente acontece no verão. Em um pedúnculo fino, pequenas flores esbranquiçadas aparecem. A floração de Havortia não é um valor decorativo e, em alguns casos, os pedúnculos são removidos para não enfraquecer a planta.

A despretensão permite que você use o haworthia para paisagismo de qualquer interior. Ela ocupa pouco espaço e cresce lentamente, por isso é frequentemente usada em composições suculentas em poços e em colinas pedregosas.

Informações adicionais! Haworthia recebeu esse nome em homenagem ao naturalista inglês Adrian Hardy Haworth (1768-1833). Ele estudou a flora e fauna da África do Sul por um longo tempo e fez uma contribuição significativa à ciência, descrevendo muitas espécies de plantas nessa região.

Variedades principais

Haworthia listrado e outras espécies: atendimento domiciliar

O gênero pertence à família Asphodelov. Devido à capacidade de formar híbridos dentro do gênero e com variedades relacionadas (Gasteria, Aloe). Este é um material fértil para criadores.

Preste atenção! Existem muitos híbridos e cultivares que diferem na cor, tamanho da saída, bem como no número e forma dos tubérculos nas folhas.

Tipos comuns de floricultura:

  • A listra (ou haworthia fasciata) é uma das espécies internas mais comuns. Haworthia fasciata tem uma roseta densa escura que é decorada com listras transversais claras de cor branca. As folhas são pontudas, ligeiramente curvadas. A maioria dos traços brancos está localizada na parte inferior da folha. Os cuidados com haworthia listrada em casa consistem em rega moderada e transplante oportuno.

Haworthia fasciata

  • A haworthia desenhada possui uma roseta de folhas triangulares alongadas, cobertas dos dois lados por pequenos tubérculos brancos. Os crescimentos decorativos são localizados aleatoriamente, às vezes se fundem em faixas.

Haworthia desenhada

  • Adesivo - um híbrido alto, atingindo 20 cm de altura. Pequenas folhas triangulares são côncavas e aninhadas umas nas outras. Eles crescem em três fileiras e formam colunas espetaculares que lembram escamas de cobra de longe. A cor acrescenta decoratividade - em algumas variedades, um tom avermelhado ou salmão é adicionado ao verde principal.

Sticky haworthia

  • A haworthia sinuosa se distingue por um pequeno tronco e pequenas folhas triangulares, cujas superfícies laterais são dobradas. A vista é coberta com pequenos pontos brancos.

Haworthia do enrolamento

  • O escafoide forma rosetas compactas de folhas carnudas verde-claras com pontas pontiagudas. As largas folhas côncavas lembram um barco. Existem áreas mais claras e levemente translúcidas - janelas frondosas. Seu objetivo é enfraquecer o efeito do sol escaldante. A vista rapidamente fornece tomadas para crianças e preenche o espaço livre;

Escavóide haworthia

  • A haworthia das pérolas se distingue pelas grandes rosetas de folhas verde-escuras, nas quais existem protuberâncias redondas brancas que lembram pérolas. Floresce, como a maioria das suculentas, com flores em forma de sino em miniatura em pedúnculos longos.

Olhar pérola

  • Reinvardt - forma um caule de até 20 cm de altura, no qual folhas curtas verde-escuras com um ápice pontudo são firmemente plantadas, se sobrepondo. Eles têm tubérculos convexos decorativos.

Haworthia reinwardtii

  • Sem corte ou haworthia retusa - possui uma ampla saída de folhas duras carnudas com pontas truncadas. Cor de verde brilhante a avermelhado, com falta de iluminação, a tonalidade vermelha se intensifica. Visível nas folhas vividas.

Haworthia retusa

  • O xadrez (xadrez) forma rosetas sem haste com folhas triangulares carnudas dispostas em espiral. No topo da chapa, há um padrão quadriculado, composto por uma grade de linhas claras e escuras. O verso é coberto com pequenos tubérculos. As bordas das folhas às vezes são decoradas com cravo. O xadrez haworthia é capaz de formar brotos de estolões subterrâneos. Nesta espécie, uma roseta filha pode aparecer a uma distância de vários centímetros da planta-mãe.

Xadrez variedade de haworthia

Freqüentemente, nas lojas de flores, a flor haworthia, cujas espécies são muito diversas, é apresentada como uma "mistura haworthia". Ao mesmo tempo, várias variedades são plantadas nos vasos que compõem a composição espetacular.

Haworthia, atendimento domiciliar

Euonymus Alado, Fortuna, Europeu e outras espécies

Haworthia é uma das poucas plantas que tolera calmamente o sombreamento. No habitat natural, essas suculentas são quase completamente imersas na areia, geralmente apenas as pontas das folhas permanecem na superfície. Além disso, devido à epiderme dura, a planta praticamente não está sujeita a deterioração.

Preste atenção! O Succulent é adequado para fazer composições no florário - um recipiente transparente dentro do qual as plantas estão localizadas.

Haworthia Florarium

Modo de temperatura

O ar ao redor da planta não deve estar abaixo de +5 ℃. No inverno, a temperatura é mantida entre 10 e 13 ℃ acima de zero. No verão, condições confortáveis ​​a uma temperatura de 20-25 ℃. Taxas mais altas de haworthia não são assustadoras.

Rega e alimentação

Raramente regada no inverno. O resto do ano - um regime moderado de irrigação. A planta é umedecida quando o solo está completamente seco, geralmente 1-2 vezes por semana. É desejável que a umidade não entre no centro da saída, pois isso pode causar apodrecimento.

A flor haworthia, como muitos cactos, é resistente ao ar seco. A umidade ambiental não desempenha um papel significativo. Durante o crescimento ativo, da primavera ao outono, o fertilizante é aplicado uma vez por mês. Aplique cobertura para suculentas ou uma solução fraca de fertilizante mineral. No inverno, a alimentação não é realizada.

Importante! Uma planta transplantada não precisa de fertilizante nos primeiros três meses. Em uma mistura de solo fresco, existem nutrientes suficientes para o desenvolvimento ativo.

Poda e transplante

Se a saída se tornar muito grande para o vaso de flores ou se houver muitas filhas crescidas, a planta será transplantada. Baixa capacidade adequada.

É melhor transplantar plantas na primavera. Neste momento, a vegetação começa e a flor se adapta facilmente a novas condições. A haworthia suculenta cresce bem em uma mistura de areia grossa e terra nutritiva, tomada em proporções iguais.

Nota! Para manter a aparência, as folhas obsoletas são removidas. Após a floração, os caules das flores são removidos.

Métodos de criação

Sala Euphorbia - veias brancas, ciprestes e outras espécies

Haworthia se propaga por sementes ou caule vegetativo e, às vezes, por estacas frondosas. Algumas espécies podem produzir brotos laterais - estolões. Eles também são adequados para reprodução.

Para obter sementes, as espécies mais interessantes do ponto de vista de um jardineiro são polinizadas entre si. Em caso de polinização bem-sucedida, as sementes amadurecidas são coletadas e plantadas em um substrato úmido, principalmente arenoso. Para criar um microclima quente e úmido, cubra com um filme. Mantenha uma temperatura de +20 ℃. As plantas se desenvolvem lentamente; uma amostra desenvolvida para adultos pode ser obtida em dois anos.

Para propagar suculentas com estacas de caule e folhas, elas são secas antes do plantio. Esse processo, dependendo do tamanho da alça, pode levar de um a dois dias. Em seguida, as estacas são colocadas em areia grossa úmida ou perlita, onde ocorre o enraizamento.

Propagação por estacas

As tomadas filhas são separadas durante o transplante. A fatia é polvilhada com carvão vegetal e as plantas jovens são plantadas em vasos separados. Essa opção é a mais simples e permite obter rapidamente uma saída bem formada.

Interessante saber! Os nativos da África do Sul consideram Haworthia uma planta curativa e milagrosa. Eles plantam haworthias nos telhados e decoram suas casas com suculentas em vasos, esperando que as plantas protejam as casas dos raios e da influência de energias negativas. Especialmente apreciado pelos curandeiros haworthia limifolia (haworthia limifolia).

Em alguns lugares, a demanda por plantas úteis é tão alta que, para satisfazê-la, eles estão considerando a questão da haworthia por propagação microclonal.

Problemas crescentes

Escurecer e apodrecer nas folhas é uma consequência do excesso de umidade. Ao mesmo tempo, a rega é interrompida, as partes afetadas da planta são removidas e a saída é tratada com um fungicida.

Podridão de Haworth

As suculentas são menos danificadas pelas pragas do que outras plantas de interior. No entanto, às vezes em um haworthia, podem ser vistas secreções brancas de algodão de uma cochonilha. Na maioria das vezes, eles estão localizados nas axilas das folhas ou no ponto de crescimento. Em manchas de pó são ovos de pragas e suas larvas se desenvolvem. Um cotonete embebido em água e sabão remove vestígios de insetos.

Às vezes, protetores de cera ovais ou redondos de cor marrom aparecem na planta. Sob eles estão as larvas dos insetos, um inseto que suga a seiva das plantas. Os escudos são cuidadosamente removidos com uma escova e tratados com água e sabão.

Haworthia, plantada no verão em campo aberto, sofre com o ataque de lesmas. Pragas roem folhas jovens, a planta perde a sua decoratividade e seca. Se houver poucas lesmas, elas são coletadas manualmente e destruídas. No caso em que a invasão de pragas é maciça, o metaldeído ajuda.

Informações adicionais! Com uma forte disseminação de pragas, eles recorrem a pesticidas. O tratamento com um actélico ajuda a se livrar do verme e da crosta.

Apesar do haworthia ser uma planta despretensiosa e resistente a pragas e doenças, você não deve negligenciar medidas preventivas, porque a doença é sempre mais fácil de prevenir do que de tratar. Medidas preventivas:

  • inspeção das plantas na compra - as folhas das plantas suculentas devem ser densas, sem danos e resíduos de pragas (pontos pretos, teias de aranha, placa);
  • quarentena de espécimes recém-adquiridos - as flores jovens são colocadas separadamente da coleção principal e monitoradas por duas semanas; se nenhum sinal de dano for encontrado, coloque a planta no espaço fornecido;
  • lavagem regular de plantas.

É fácil cuidar de materiais dignos, para que mesmo os jardineiros iniciantes possam lidar com o cultivo. Os amadores experientes terão prazer em experimentar, fazendo composições de diferentes espécies, cultivando haworthia em recipientes de vidro ou criando jardins em miniatura.

Pin
Send
Share
Send