Incubação de ovos de codorna ou como obter codornas jovens?

Pin
Send
Share
Send

Uma das características da codorna fêmea domesticada é que, como resultado da criação, eles perderam completamente o instinto de incubação dos ovos.

Alternativamente, você pode botar ovos codorna para pombos domésticos, galinhas-galinhas.

Alternativamente, use diferentes variantes de incubadoras para as conclusões de aves jovens.

Independentemente do tipo de incubadora que você escolher, os principais aspectos do processo de incubação permanecem inabaláveis ​​e inalterados sob quaisquer condições.

O processo de incubação de ovos de codorna não é difícil, é fácil dominar até mesmo um iniciante, se você seguir as regras básicas.

Critérios para seleção de ovos de codorna para incubação

O índice médio de eclodibilidade da codorna durante a incubação artificial é de 70%.

Muitos fatores afetam os resultados da incubação, os principais são: a qualidade dos ovos (peso, forma, idade das galinhas poedeiras e machos), ventilação, pressão, temperatura, umidade na incubadora, densidade de plantio de ovos.

A qualidade dos ovos para incubação depende em grande parte do conteúdo do plantel, da alimentação de machos e fêmeas, da idade dos pais, da proporção no plantel dos sexos.

Para obter ovos para incubação, é racional conter o chamado estoque de incubação (ou rebanho).

Os machos tribais são desejáveis ​​para escolher de outros rebanhos, pois estes pássaros são extremamente sensíveis a acasalamentos relacionados. A produtividade do acasalamento "estreitamente relacionado" é reduzida para 50%, e a taxa de mortalidade dos jovens é significativamente aumentada.

Femmes para fertilização são selecionados com a idade de 2 a 8 meses. No futuro, a postura dos ovos é preservada, mas a porcentagem de fertilização do ovo diminui, portanto, os ovos das fêmeas com mais de oito meses são mais bem utilizados como alimento.

O pico de produtividade dos machos dura três meses (a partir da idade de dois meses), após o que é desejável mudá-los para os jovens.

O estoque de incubação é formado pelo princípio de três a quatro fêmeas por macho. Esses números são os mais adequados, pois se o número de fêmeas por macho for maior, a fertilidade dos ovos diminuirá significativamente e, como resultado, o índice geral de eclodibilidade.

O acasalamento livre também não tem as taxas mais altas.

Peso ideal de ovos de codorna para incubação

Para a criação de codorniz carne direção (por exemplo, a raça faraó), os ovos devem ser tomados em peso de 12-16 gramas, e para produzir produtores de codorna (direção do ovo) - 9-11 gramas.

Ovos maiores, como os menores, produzem piores resultados durante a incubação e na criação de animais jovens. Ovos grandes podem ter duas gemas e, a partir de ovos pequenos, a codorna é menos viável.

Formas corretas de ovos de codorna para incubação

Não faça a incubação de ovos muito pequenos ou muito grandes. Os ovos devem ser selecionados corretamente, ovóides, não muito alongados. A presença de um grande número de crescimentos calcários não é permitida na casca. A casca deve estar com uma pequena quantidade de pigmentação, não muito escura. incubação de reconhecimento Ovos não devem estar sujos, como eles começam a deteriorar-se, como resultado da infecção de ovos vizinhos e uma diminuição na eclosão de animais jovens.

Se, no momento do penhora, o número necessário de ovos limpos não estiver disponível na incubadora, então os sujos podem ser limpos com uma solução a 3% de permanganato de potássio e deixados secar.

A qualidade dos ovos de codorna para uma incubadora pode ser avaliada usando um ovoscópio. Este é um tipo de raio X, que fornece informações mais detalhadas aos quailers. Com a sua ajuda, é possível descartar os ovos impróprios para incubação.Este grupo inclui:

  • ovos com duas gemas;
  • presença de várias manchas na proteína e na gema;
  • nas pequenas fissuras da casca;
  • se a gema ficou presa ao casco ou afundou na extremidade afiada;
  • Se houver câmaras de ar na extremidade ou lado agudo do ovo.

Cada um de nós pode projetar um dossel vegetal. Para fazer isso, você precisa pegar um pequeno cilindro com um diâmetro de ovo. Um papelão ou papel grosso ou uma lata vazia é adequado para fabricação. No final, instale uma lâmpada.

Os ovos devem ser armazenados a uma temperatura de 18 ° C. Para incubação bem sucedida, você não deve armazenar mais de sete dias, apesar do fato de que os ovos para comer, você pode armazenar cerca de três meses.

Se você armazenar ovos por cerca de dez dias, antes de colocá-los na incubadora, a porcentagem de eclodibilidade não será superior a 50%. Não é aconselhável coletar a quantidade necessária por um período mais longo, já que a parte principal dos embriões já morrerá no ovo, e a porcentagem de eclodibilidade a cada dia seguinte está diminuindo rapidamente.

Mas há também criadores que podem se orgulhar de pintos de raça fora do comum, comprados nas lojas de ovos de codorna.

É inegável que a eclodibilidade, bem como a viabilidade dos filhotes, dependem muito da qualidade e utilidade da alimentação da população de incubação. Na composição dos ovos, na formação e crescimento dos embriões, a viabilidade dos filhotes é afetada pela densidade de nutrientes da ração fornecida ao estoque uterino. O desenvolvimento embrionário apresenta defeitos na falta de atividade motora das aves em cativeiro, com escassez de forragem verde e ultravioleta, resultando em acasalamentos intimamente relacionados.

Modos de incubação de ovos de codorna - características de excreção

Se você encontrar informações na Internet que a eclodibilidade é 100%, não acredite em tais fontes.

Refutar este tipo de informação é muito simples, mesmo sob condições ideais de detenção, a taxa de fertilização dos ovos de codorna não é mais do que 80-85% e este é um fato indiscutível da atividade biológica das codornas.

O resultado da incubação artificial raramente excede a barreira de 70-80%. Esses fatores, além das razões acima, são influenciados por fatores como:

  • características estruturais da incubadora;
  • umidade;
  • temperatura;
  • ventilação;
  • pressão.

A incubadora pode ser de design e tipo diferentes, o principal é que ela é reparável, bem isolada e equipada com um termostato. É desejável que exista uma função de viragem de ovo automática, mas não há nada para se preocupar, se não houver, não é difícil fazê-lo.

O desenvolvimento embrionário ocorrerá bem se estritamente aderir ao regime necessário.

Preparação da incubadora - nuances necessárias

A incubadora em si, antes que o marcador seja preparado, isso é feito principalmente para prevenir doenças. Para fazer isso, ele deve ser lavado com água morna e limpa e depois desinfetado com uma lâmpada de quartzo ou com vapor de formaldeído, após o que deve ser completamente seco.

Próxima vez É desejável colocar a incubadora por 2-3 horas, para aquecer, é necessário pré-configurá-lo e verificar se está funcionando.

Como os ovos de codorna estão na incubadora?

Existem duas maneiras de marcar ovos de codorna em uma incubadora: vertical e horizontal.

A porcentagem de eclodibilidade, com esses dois métodos de bookmarking, é aproximadamente igual.Durante as capotagens, os ovos na posição vertical dobram levemente (30 a 40 ° C), enquanto os horizontais são necessariamente rolados de um lado para o outro.

A aba horizontal permite colocar mais ovos na incubadora e a menor na vertical.

Não faz sentido descrever em detalhes a aba horizontal, com este método basta simplesmente colocar os ovos na grade. Mas com o penhora vertical existem nuances.

Primeiro, para marcar precisa preparar bandejasporque um ovo não pode ser colocado de forma simples. Se não houver bandejas na incubadora, elas podem ser feitas a partir de bandejas de plástico convencionais para vinte ovos de codorna.

Em cada célula, faça um furo de três milímetros (é muito fácil fazer uma unha quente), em seguida, coloque os ovos com uma ponta afiada para baixo, se colocar o contrário, vai piorar a eclodibilidade.

Como botar ovos em uma incubadora depende de você, a menos, é claro, que esse aspecto esteja especificado nas instruções da incubadora. Tudo depende da presença ou ausência de um mecanismo de rotação, bem como do tamanho e tipo da incubadora.

Diferentes regimes de temperatura para incubação de codornas em diferentes épocas

Toda a codorniz período de incubação pode ser dividida em três fases: I - durante quente-, II - primária, III - período de chumbo para fora. Abaixo, vamos lidar com cada um deles em mais detalhes.

Número de dias: 1-3 dias

Temperatura: 37,5-38,5 ° C

Umidade: 60-70%

Lançando: Não

Airing: Não

Número de dias: 3-15 dias

Temperatura: 37,7 ° C

Umidade: 60-70%

Lançando: 3 a 6 vezes por dia

Airing: Existem

Número de dias: 15 a 17 dias

Temperatura: 37,5 ° C

Umidade: 80 -90%

Lançando:Não

Airing: Existem

O primeiro período de incubação é um período de aquecimento

A duração desse período é dos três primeiros dias. A temperatura neste momento na incubadora não deve estar abaixo da marca de 37,5 ° C, o máximo permitido é de 38,5 ° C.

Inicialmente, a incubadora vai aquecer lentamente, pois isso ocorre após a postura dos ovos frios. Você deve esperar até que os ovos quentes como completamente e só então ajustar termoreeegulyator fazê-lo anteriormente impraticável.

Nesse período, muito olhar para a temperatura. Se nas primeiras horas que foi definido no regulador de 38,5 ° C, em seguida, depois de um tempo, a temperatura pode subir para 42 ° C, o mais importante, que tais saltos foram vistos em tempo e em avicultores tempo ajustado.

Tais momentos dependem inteiramente da incubadora escolhida. A partir disso, nas primeiras etapas, defina a temperatura que foi ajustada durante o teste da incubadora sem ovos. Nesta fase, não há necessidade de ventilar e virar os ovos.

O segundo ou principal estágio de incubação de ovos de codorna

O começo do segundo estágio de incubação cai no terceiro e quarto dia, dura até o décimo quinto dia. Nesta fase, prevê-se a inversão regular, aspersão, arejamento dos ovos (se não houver funções automáticas na incubadora, então terá que fazer tudo sozinho, manualmente).

Criadores avícolas experientes são recomendados na segunda etapa de incubação vire os ovos de três a seis vezes por dia. É claro que, se houver uma função automática de rotação de ovos na incubadora, isso será fácil e, se isso não estiver disponível, essa freqüência forçará você a se acomodar perto da incubadora.

Descuidadamente refere-se ao procedimento de capotamento, pois é necessário garantir que o embrião não adira à membrana e, subsequentemente, não morra.

Deve-se assegurar que a temperatura não exceda 37,7 ° C-38 ° C.

Deve notar-se que a partir do sexto ou sétimo dia, os ovos são aquecidos individualmente e dar calor ao incubador por esta razão, o corte automático da incubadora podem engrossar a 38 ° C, e a temperatura pode mesmo subir para 40 ° C. Portanto, a temperatura deve ser ajustada para que o desligamento automático ocorra a 37,5 ° C, levando em conta o possível aumento da temperatura.

Se você usar o dispositivo pela primeira vez, pode causar dificuldades, o uso posterior trará uma valiosa experiência e compreensão de todos os recursos.

A porcentagem de eclodibilidade aumenta se os ovos periodicamente esfriam e ventilam durante a incubação. O resfriamento também é o processo de girar (se for feito manualmente).

Depois do terceiro dia A incubadora deve ser aberta várias vezes ao dia por curtos períodos de tempo. Inicialmente, por 2-3 minutos, suavemente, até o final do período de incubação, trazendo essa ventilação para 20 minutos. Não tenha medo desse processo natural, porque na natureza as fêmeas selvagens são forçadas a deixar seus ninhos para beber e comer.

Os embriões de codornas, em comparação com embriões de outras aves, são minimamente suscetíveis a longas interrupções na alimentação da incubadora de eletricidade.Em situações em que a temperatura na incubadora pode cair para 18 ° C por longos períodos, a quantidade principal do espeto eclodiu com sucesso, apenas um pouco mais tarde do que a seqüência esperada.

Você pode entender que em algum lugar no processo eles cometeram um erro, se a codorna não se retirou depois de dezessete dias. Para resseguro completo, não desligue a incubadora por mais cinco dias.

Também é interessante ler sobre codornas

Linha de saída - o terceiro período de incubação

Do décimo sexto ao décimo sétimo dia o período da dedução começa.

No décimo sexto dia, a partir do início deste período, os ovos devem ser movidos para a bandeja de saída (dependendo do design da incubadora).

Esses Bandejas não devem ser abertas de cima, como a codorna pode pular sobre os lados. Neste momento, a rotação e a aspersão dos ovos cessam completamente, e o regime de temperatura é estabelecido em 37,5 ° C.

Erros, permitida durante o período de observância do regime de incubação, são visíveis pelas características da perfuração da casca:

  • Se o manguito ocorreu na extremidade aguda, isso indica falta de troca de ar.
  • O pintinho não pode se livrar da casca por si só se houver um excedente de umidade.
  • O pintinho não choca do ovo, se a umidade estiver baixa, isso é explicado pelo ressecamento e dureza do casco da casca.

Se a incubação de codornas ocorreu sob condições ótimas, então a inscrição da casca será no círculo da extremidade romba. Não tente ajudar os filhotes a chocar, se eles não tiverem força suficiente para superar a própria casca, então é duvidoso que tal frango continue a sobreviver ou tenha boa saúde.

Nível de umidade: determinamos os parâmetros ótimos em diferentes períodos de incubação

No primeiro e segundo períodos de incubação, é necessário encher o tanque de água, se houver, fornecida no dispositivo da incubadora. Se não estiverem, então você precisa reformar esses tanques.

Durante o primeiro e segundo períodos, certifique-se de que há água nas bandejas e adicione-a regularmente.

Na segunda etapa, especialmente monitore cuidadosamente o nível de umidade na incubadora. O indicador não deve cair abaixo de 60-70%. Os ovos devem ser pulverizados uma ou duas vezes por dia. Isso pode ser feito durante a próxima virada.

Você não pode:

  • polvilhe para que a água flua.
  • Fazer aspersão quase imediatamente depois de abrir a tampa, em ovos quentes, isso será um choque para o embrião. Temos que esperar até que os ovos se acalmem um pouco. O período de capotamento também servirá como um pequeno resfriamento.
  • fechar a tampa imediatamente após a pulverização, a fim de evitar a formação de condensação, é necessário fazer minutos após um ano e meio, depois de uma leve neblina.

É importante durante o período de incubação garantir que a incubadora tenha uma alta umidade, cerca de 90%. A presença de recipientes abertos com água, durante a eclosão, pode causar a morte de pintinhos. A partir disso, tome cuidado para que eles não consigam uma codorna.

Assista ao vídeo: Pintinhos de codornas que nasceram e os que ainda vão nascer, Nova Brasilândia D´Oeste - RO

Pin
Send
Share
Send