Sparaxis

Pin
Send
Share
Send

Sparaxis é uma planta perene da África do Sul, capaz de encher o jardim com uma profusão de cores brilhantes já no início do verão. Cada flor combina vários tons contrastantes, como um pequeno arco-íris.

Características botânicas

O gênero sparaxis pertence à família da íris. Esta planta decídua possui um sistema radicular. As hastes elásticas carnudas de até 1 m de altura no ápice carregam uma inflorescência em forma de espiga. Em um clima temperado, raramente atinge proporções gigantescas, eleva-se acima do solo em apenas 15 a 20 cm.As folhas lanceoladas são muito alongadas e lembram fitas densas. A folhagem é verde escura, vigorosa, pubescente.

Em maio-junho, flores brilhantes florescem. Eles têm um núcleo contrastante de amarelo, roxo, bordô e outras cores e pétalas brilhantes. Existem plantas com rosa, vermelho, branco, roxo, bordô e outros tons de pétalas. Algumas variedades, além da cor lisa, têm um padrão de veias ramificadas mais escuras. Dependendo do tipo de flor, ela tem uma forma totalmente aberta ou em forma de funil.







O diâmetro médio das flores com seis pétalas é de 5 cm. No núcleo existem 3 estames fracamente torcidos e um pilão. Seu tubo se sobressai significativamente acima da flor.

Variedades populares

O gênero sparaxis não é muito diversificado, os cientistas distinguem apenas 6 variedades e cerca de 20 variedades de plantas. Em nosso país, apenas alguns deles são cultivados, devido ao clima exigente.

Sparaxis tricolorEle é tricolor (tricolor). As hastes e as folhas xifóides atingem uma altura de 40 a 50 cm, formando inflorescências de flores vermelhas, roxas, amarelas ou brancas. Seu núcleo é brilhante, difere em tom da cor principal das pétalas. Um anel escuro de cor marrom ou preto é visível entre o núcleo e as bordas das pétalas. Para esse recurso, a espécie recebeu esse nome, porque em cada flor existem três cores diferentes ao mesmo tempo. As transições entre eles são claras, não suavizadas. Com base nesta espécie, são derivadas as seguintes variedades:

  • senhor do fogo - pétalas escarlate com um meio preto;
  • grandiflora - uma variedade alta, com folhagem verde escura e inflorescências brilhantes de branco, roxo, lilás, amarelo, tem um aroma forte;
  • mistura subdimensionada - em hastes robustas de até 15 cm de altura, exibem flores vermelhas, amarelas e brancas;
  • bilbifer - inflorescências altas são decoradas com flores brancas como a neve ou amarelas;
  • listrado - As pétalas de cor laranja brilhante parecem brilhar com chamas e contrastar com o meio amarelo;
  • gracioso - uma planta em miniatura, de 10 a 15 cm de altura, é decorada com flores amarelas e alaranjadas.
Sparaxis tricolor

Sparaxis Superba difere em pequeno crescimento. Uma flor adulta atinge 25 a 35 cm e, na inflorescência em forma de espiga, existem 5 a 7 botões na forma de estrelas. O tamanho do botão aberto não excede 5 cm, as pétalas brancas, laranja, roxas e amarelas contrastam com um núcleo amarelo ou preto.

Sparaxis Superba

Como cultivar esparaxia a partir de sementes?

A Sparaxis é uma planta exigente o suficiente para crescer, exigindo experiência em jardinagem e destreza. As mudas são pré-cultivadas em cestas profundas com solo fértil leve. A planta prefere um clima quente e úmido, para que as culturas sejam mantidas em uma estufa ou em condições próximas a ela.

As sementes são colocadas no solo a uma profundidade de 5 a 10 mm e cobertas com um filme até que as primeiras mudas apareçam. As plantas jovens são afinadas imediatamente para obter uma distância de pelo menos 2 cm e as mudas são regadas regularmente e mantidas em local iluminado. Ao atingir uma altura de cerca de 6-8 cm, as mudas podem ser transplantadas para o campo aberto. A planta é muito sensível ao frio, por isso é importante que o perigo de geada seja ultrapassado.

Em um local constante entre as flores deve haver uma distância de 15 cm (quando crescer sob uma fatia) ou 45 cm (ao decorar o jardim). No primeiro ano após a semeadura, geralmente não é esperado o florescimento, a planta cria raízes e cresce massa verde.

Plantio de bulbos de esparaxia

No outono, após a floração, as lâmpadas crescem e podem ser divididas em várias partes. Para fazer isso, eles desenterram e desmontam cuidadosamente, para não danificar as raízes. Os cormos são armazenados até a primavera em uma sala com uma temperatura do ar de cerca de + 9 ° C. Para permanecer viáveis, são cercados de serragem, mas fornecem um fluxo de ar. Portanto, a planta retém a germinação por até 3 anos.

Antes de plantar no chão, as lâmpadas juntamente com a serragem são transferidas para uma sala quente, onde a temperatura é de + 25 ° C. O plantio pode ser feito em vasos ou imediatamente em campo aberto. Para fazer isso, prepare um substrato leve com boa drenagem. São preferidos os molhos com adição de areia e fertilizantes orgânicos. No jardim, você precisa escolher um local bem iluminado e protegido das rajadas de vento frio.

Em um clima temperado, os bulbos são plantados em campo aberto antes de março. No outono, você pode plantar no jardim nas regiões sul. Os bulbos são aprofundados no solo em 10 cm, com uma distância de 15 cm entre as mudas. As plantações de outono florescem no início de maio e retêm flores até meados de julho. Nas plantações de primavera, a floração começa no meio do verão.

Recursos de Cuidados

Sparaxis é uma planta termofílica suave que não tolera geadas. Portanto, em um clima temperado, as lâmpadas são escavadas no outono e armazenadas secas em serragem ou turfa até a primavera. Na estação quente, eles são novamente plantados no chão.

A planta gosta muito de rega regular, mas sem estagnação da água, caso contrário as raízes podem simplesmente apodrecer. Em calor forte, os brotos do solo devem ser pulverizados com água morna, mas isso deve ser feito de manhã cedo ou à luz do sol poente, para que as gotas de água não provoquem queimaduras.

Para a formação de mais flores, é necessária uma primavera fresca e chuvosa. Você pode criar as condições apropriadas usando a rega regular.

As inflorescências e folhagens desbotadas são removidas, e então novos brotos se formam em seu lugar. Todo mês, as plantas são fertilizadas com fertilizantes minerais em um volume de até 20 g por balde de água.

Em agosto ou setembro, quando as flores desbotam, a planta começa um período adormecido. Despeja folhagem e desaparece completamente da superfície da terra. É importante não esquecer que os tubérculos permanecem no chão e não danificá-los ao capinar ou cavar.

O crescimento da esparaxia como planta de casa é bastante difícil. Ele precisa fornecer boa iluminação e alta umidade, enquanto o ar no inverno nos apartamentos costuma estar seco. As condições de um jardim de inverno ou estufa são ideais, onde a planta irá deliciar os proprietários com flores abundantes por vários anos.

Decoração de jardim estranha

Para que a esparaxia revele completamente suas propriedades decorativas, é necessário plantá-la em grandes maciços densos. Flores únicas podem se perder no jardim, mas plantações multicoloridas grossas permitem criar uma composição interessante exclusivamente a partir da esparaxia.

É importante lembrar que até o final do verão ele desaparecerá completamente e você precisará preencher o vazio com outras plantas. Bem percebe a vizinhança de tomilho, flox, tigridia, pedregulho. Combina com sucesso com grama e plantas verdes de cobertura do solo. Nesse caso, o efeito de um gramado natural é criado.

As variedades compactas são adequadas para o plantio em vasos para decorar um terraço ou varanda. Flores brilhantes também são plantadas em jardins de pedra ou decoradas com arbustos sempre verdes e árvores anãs.

Pin
Send
Share
Send