A madressilva é conhecida como uma planta decorativa desde o século 19, no entanto, começou a ser usada como uma cultura de frutas muito recentemente - no final do século passado. Em pouco tempo, a madressilva comestível conseguiu conquistar o amor dos jardineiros e encontrou seu lugar nas hortas. A variedade Lebedushka apareceu no mercado uma das primeiras, mas ainda está em constante demanda entre os jardineiros. Por que essa variedade é boa e quais são suas características distintivas?
Madressilva cisne - bonita e saudável
Madressilva comestível é uma novidade na parte européia da Federação Russa. Mas nos Urais e na Sibéria, esse arbusto cresce há muito tempo, eles conhecem bem suas propriedades benéficas. No final do século 20, os criadores também prestaram atenção à planta. Nas últimas duas décadas, mais de cem variedades de madressilvas comestíveis apareceram, todas resultantes do trabalho de cientistas russos.
Características da classe
Variedade Lebedushka registrada em 1999. Foi criado no Instituto Russo de Recursos Genéticos Vegetais em homenagem a N.I. Vavilova, onde foram criadas mais de uma dúzia de variedades de madressilvas. Madressilva Kamchatka - vitamina e saboroso, resistente a doenças e geadas, é considerado o "pai" da variedade.
Características distintivas da madressilva A madressilva interessará muitos jardineiros:
- A variedade é amplamente dividida em zonas, ou seja, adequada para o cultivo no sul e no norte. Não são necessárias medidas especiais de proteção.
- A planta é resistente ao inverno e resistente, resistente a surpresas climáticas.
- O período de maturação das bagas é o início de junho. A primeira colheita de cisnes pode ser colhida antes da maioria das variedades de morango.
- Bagas do cisne são perfumadas e refrescantes, têm um agradável sabor doce. A massa do feto é de 1,2 a 1,6 g, o rendimento do mato pode atingir 2-2,5 kg.
- Universalidade de aplicação. As bagas são adequadas para a forma fresca e enlatada, também podem ser congeladas. Sucos, compotas, compotas são preparadas a partir de madressilvas, adicionadas a iogurtes e recheios de torta. Mas é especialmente útil em sua forma bruta: os frutos contêm muitas vitaminas, além de um oligoelemento valioso - o selênio.
- Os arbustos do cisne são muito altos (até 2 m), mas nos primeiros anos crescem lentamente. Portanto, madressilva não requer grandes gastos de tempo e trabalho na formação da coroa.
Além disso, você deve prestar atenção a essas vantagens da variedade:
- Decoratividade. O principal valor do cisne são suas deliciosas frutas, mas o mato é bonito e espetacular, não apenas durante a frutificação. Será um achado real para quem valoriza as plantas, não apenas os benefícios, mas também a beleza.
- Transportabilidade. Uma característica distintiva da variedade é uma casca densa nas frutas, para que elas sejam armazenadas e transportadas sem perda na primeira semana após a colheita.
- As bagas não caem do mato por muito tempo. Isso é especialmente conveniente para quem não pode visitar a casa de verão e a colheita com frequência.
Seleção e plantio de mudas
A chave para o futuro desenvolvimento bem-sucedido da planta é uma atitude responsável em relação à escolha da variedade. Considere várias regras importantes ao comprar:
- Recomenda-se a compra de mudas em viveiros e de vendedores confiáveis.
- É melhor comprar plantas com um sistema radicular fechado, com três a quatro ramos com comprimento entre 35 e 40 cm.
- As fotos devem ser resistentes, sem danos e sem sinais de secagem.
Swan não é uma variedade feita por eles mesmos. Se a madressilva ainda não estiver crescendo no site, compre duas ou três variedades ao mesmo tempo (por exemplo, fuso azul, Kamchadalka, Malvina, Morena). Eles polinizam um ao outro, o que aumentará significativamente a produtividade.
Recomenda-se plantar novas plantas no outono, de setembro a outubro, pois durante o plantio da primavera os arbustos ficam doentes e levam mais tempo para plantar. Se houver necessidade de plantar ou transplantar a madressilva na primavera, isso deve ser feito por transbordo, transferindo a planta para um buraco preparado com um grande pedaço de terra.
O desembarque da madressilva inclui os seguintes estágios:
- Cavamos um buraco medindo 40 por 40 cm, uma profundidade de cerca de meio metro. A distância entre os arbustos deve ser de pelo menos um metro e meio.
- Enchemos o solo com uma mistura de composto (2 baldes) com 1 litro de cinza e um punhado de superfosfato, misturamos, formamos um pequeno monte na parte inferior do recesso (cerca de um terço da altura).
- Instalamos uma muda nesta elevação, espalhamos as raízes (se o sistema radicular estiver fechado, em seguida remova o filme, mas não viole o pedaço de terra formado).
- Enchemos as raízes da planta com terra retirada do poço, regamos com um ou dois baldes de água, deixamos de molho e condensamos o solo. Em seguida, despeje uma camada de solo 10-15 cm, mas não a molhe mais.
- O arbusto não é recomendado para ser enterrado no solo abaixo do pescoço da raiz. Ou você pode omitir um pouco (de 5 a 6 cm), o que incentivará a formação de raízes adicionais.
- Após o plantio, a planta não é aparada, ou seja, deixada em paz por pelo menos um ano.
Ao escolher um local para plantar madressilva, lembre-se de que ela adora a luz e não tolera ventos frios frequentes. O lado sul da cerca ou uma fileira de árvores frutíferas é ideal para uma planta.
Honeysuckle Care
Como a madressilva vem de uma região bastante dura, não requer cuidados especiais. Os jardineiros iniciantes precisam seguir apenas as recomendações gerais para o cultivo de madressilva comestível. Não esqueça que as plantas precisam:
- rega em tempo seco (especialmente durante o período de formação de frutos);
- afrouxamento do solo perto do mato;
- remoção de ervas daninhas.
Todas essas medidas agrotécnicas são fáceis de combinar se você aplicar a cobertura morta no local. Como cobertura, você pode usar qualquer material à mão - palha, composto, filme e até jornais velhos.
A colheita é a parte mais agradável do trabalho, mas lembre-se de que os brotos jovens da madressilva Lebedushka são frágeis, portanto, você precisa ter cuidado. Caso contrário, novamente, será necessário podar os galhos quebrados, e isso é trabalho duplo. Sim, e a colheita do próximo ano diminuirá.
Arbustos de poda
Os arbustos espalhados de madressilva causam aos jardineiros o desejo de "colocá-los em ordem", cortados o mais rápido possível e completamente. Não vale a pena apressar-se nisso, uma vez que a variedade Lebedushka tem uma ramificação moderada geneticamente. Nos primeiros dois ou três anos, a poda pode ser omitida, mas os galhos secos, danificados e crescentes ainda precisam ser removidos.
Nos próximos cinco a sete anos, o corte da madressilva pode ser realizado na primavera ou no outono, de acordo com as seguintes regras:
- O melhor número de galhos no mato é 12-15, o restante é cortado.
- Você deve cuidar de brotos anuais jovens que dão uma colheita, mas crianças de dois anos podem ser encurtadas para melhor ramificação.
- Plantas com mais de dez anos são rejuvenescidas por poda radical: a maioria dos ramos é removida sob a raiz, o que estimula o surgimento de brotos jovens.
- A poda do outono é feita tarde, quando as primeiras geadas chegam. Não é necessário podar grandes ramos esqueléticos com força - isso reduzirá a resistência à geada do mato.
- A poda de desbaste da primavera é feita se não for possível afinar o arbusto no outono, e apenas nos brotos do sono. Seguindo o conselho de jardineiros experientes, a madressilva de poda é melhor para transferir para o outono.
Tesouras e tesouras de jardim devem ser muito afiadas - isso permitirá que você faça um corte suave e uniforme e cause menos danos à planta. Todas as superfícies expostas (seções) devem ser tratadas com var.
Plantas fertilizantes
O curativo de madressilva é realizado três vezes durante a estação de crescimento:
- No início da primavera, após a poda, os arbustos são alimentados com fertilizantes nitrogenados (1 colher de sopa.colher de colher de uréia por balde de água debaixo do arbusto).
- No verão, fertilizantes orgânicos e composto são aplicados sob as plantas.
- Em agosto ou outono, você pode derramar meio litro de cinza sob os arbustos da madressilva ou cobrir o solo com húmus.
Vídeo: madressilva dicas de crescimento
Comentários de Grade
Sou a madressilva varietal. Eu tenho um cisne. Saboroso, me lembra mirtilos. As bagas são grandes.
demiga//forumodua.com/archive/index.php?t-2347449-p-15.html
Para mim, o gigante de Leningrado acabou sendo o mais doce. O cisne é pequeno em estatura, mas há mais frutos do que folhas. O fuso azul é colhido, este ano o mais antigo (gosto com amargura), dá frutos por 2 semanas. Karina não é muito produtiva, mas a baga é muito grande, agridoce, ainda não totalmente amadurecida.
Lilia Lagdan//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?p=911760
As variedades de madressilva com frutos grandes são as melhores. São eles: Altair, Cisne, Ômega, Ninfa, Violeta. Seus frutos não desmoronam por muito tempo.
FreddieT [3,5K]//www.bolshoyvopros.ru/questions/77597-kakie-sorta-zhimolosti-ne-osypajutsja.html
Madressilva atraiu a atenção não faz muito tempo. Muitas de suas variedades são de interesse dos jardineiros, incluindo Lebedushka. Esta planta deve ser plantada em seu jardim, não apenas para o benefício e sabor agradável das bagas, mas mesmo simplesmente por causa de sua beleza e pitoresca.