Cuidado e plantio de maçãs: as principais regras

Pin
Send
Share
Send

As maçãs são consideradas uma das frutas mais populares, são amadas por crianças e adultos. Para provar, eles são doces, azedo-doce, azedo, duro e macio, tudo depende da variedade.

De compota de maçà £ e gelà © ia cozidos, fazer compotas, bebidas de frutas, suco, marmelada e vinagre, tambà © m, eles podem ser comidos sob a forma de secagem e na forma crua.

Eles são vendidos durante todo o ano em lojas e mercados. Maçãs, dependendo do tempo de maturação, são armazenadas por um tempo muito longo. A macieira cresce em quase todos os jardins. E agora você aprenderá a cultivar uma macieira.

  • Qual macieira escolher (vantagens, desvantagens)
    • Escolha maçãs de diferentes tempos de maturação
    • O passo mais importante é a seleção de mudas de macieira
  • Vamos seguir em frente para preparar o solo
    • O principal é o poço certo
    • Também não se esqueça de fertilizantes
  • Agora você pode começar a aterrissar
    • Quais são os termos de plantio no outono, na primavera?
    • Em que profundidade plantar?
  • O cuidado adequado é a chave para uma boa colheita
    • Eu preciso fazer fertilizante?
    • Cuidar de macieiras no outono
    • Maneiras e tempo de molhar
    • Nós protegemos nossa macieira de pragas

Qual macieira escolher (vantagens, desvantagens)

Há muitas macieiras. Ao escolher uma macieira, temos muitas perguntas: o que devo procurar ao escolher variedades, quais mudas escolher - alto, anão ou coloniforme,e quando será possível coletar os frutos?

Seleção de variedades de maçã. Certifique-se de prestar atenção à resistência a pragas. Além disso, você precisa escolher as macieiras que produzem o maior rendimento, com altas qualidades de sabor, você deve prestar atenção à duração do armazenamento de frutas.

Escolha maçãs de diferentes tempos de maturação

No jardim deve crescer necessariamente maçãs de maturidade diferente, de preferência 3-4 variedades. As melhores variedades de verão podem ser chamadas: giz (fruta saborosa com polpa densa, tonalidade verde-amarelada, armazenada por muito tempo, não tenha medo de pragas); recheio branco (maçã verde-amarela, rendimento acima da média, tem boa resistência à geada); também populares são as limeiras, empanados, manto.

Pelo outono variedades podem ser atribuídas variedade Zhiguli, zakryanka, prazer, filha Vanger, glória para os vencedores.

Não é recomendado para plantar no jardim variedades de maçã, como a beleza de Akaev, anis escarlate e sulco. Eles dão uma colheita ruim, e não muito saborosa.

As melhores variedades de inverno que devem crescer no país são variedades como Antonovka, Golden Delishes (doce, suculenta, fruta amarela, árvores produzem altos rendimentos), mutsu, rubi, boemia, eliza e pinova.

O passo mais importante é a seleção de mudas de macieira

As mudas precisam ser compradas de um criador profissional, e então, pelo menos em vez de verão, você compra uma de inverno. Preste atenção especial ao sistema radicular. Dependendo do tamanho da horta, você deve selecionar os tipos de árvores que crescerão em você. Cada tipo de mudas tem seus prós e contras.

As vantagens das mudas altas incluem: as árvores dão frutos durante todo o seu ciclo de vida e são bastante longas; O sistema radicular está localizado sob o topo do solo e não requer irrigação freqüente; tolerar facilmente todas as condições meteorológicas.

As desvantagens são: não adequado para pequenas áreas; A água subterrânea deve ser tão baixa quanto possível (mínimo 2 m); É inconveniente recolher maçãs nos ramos superiores, por causa da altura excessiva, é difícil chegar a eles.

Além disso, devido ao fato de que a árvore dá muita sombra, o espaço livre entre as linhas não pode ser usado para o plantio de outras plantas.

As vantagens de um bonsai são: começar cedo a dar frutos, ocupar pequenas partes do jardim, elas não são tão sombrias como macieiras altas, e em filas você pode cultivar flores ou vegetais.As maçãs são muitas vezes grandes e muito saborosas. Desvantagens deste tipo são: são resistentes ao frio, requerem mais cuidado, especialmente para irrigação, não gostam de mudanças repentinas no clima. A árvore após 10 anos começa a dar menos frutos, seu ciclo de vida termina.

As macieiras em forma de cólon têm um sistema radicular superficial, depois de alguns anos dão a primeira colheita, são fáceis de cuidar, não são caprichosas. Minuses deste tipo são: medo de geada, exigem rega correta e oportuna, não toleram flutuações meteorológicas, têm um pequeno ciclo de vida.

Vamos seguir em frente para preparar o solo

Solo, antes de plantar árvores, é necessário desenterrar, soltar, eliminar todas as ervas daninhas prejudiciais, fertilizar e re-escavar. Deixe-o nesse estado por alguns meses, depois prossiga para cavar os furos de aterrissagem.

O principal é o poço certo

A preparação do poço de plantio é a etapa mais importante, que começa muito antes do plantio das mudas. Depois que o poço de plantio das mudas servirá de "casa" para os anos 5 ou 6, é uma fonte de nutrientes.

O poço começa a cavar cerca de 2 meses antes do início do pouso.

Os agrônomos são aconselhados a prestar atenção à profundidade do poço, deve ser duas vezes mais profundo que a altura da futura árvore, e a largura é aproximadamente a mesma que a profundidade.

Durante a escavação do poço, é necessário remover todas as raízes das ervas daninhas, o fundo deve necessariamente afrouxar. Terra escavada do poço é misturada com estrume ou húmus (2-3 baldes), adicionar cinzas, fertilizante mineral, cal ou giz.

A camada superior de terra fértil, que foi colocada antecipadamente em um saco, é enviada para o fundo do poço e a camada inferior é derramada em cima. As mudas plantadas devem ser cobertas com 20 cm de solo, para que o sistema radicular não seja exposto ao gelo e a macieira fique satisfeita com as excelentes safras.

Também não se esqueça de fertilizantes

O solo, sob o qual as macieiras crescerão, precisa do fertilizante certo. No solo, após o afrouxamento, pequenas valas são feitas, nutrientes são introduzidos lá: húmus (estrume), excrementos de pássaros, cobre vitríolo ou ácido bórico, e outros oligoelementos.

Agora você pode começar a aterrissar

Quais são os termos de plantio no outono, na primavera?

O período de plantio depende da variedade e do clima na área.Você pode plantar maçãs no outono, quando todas as folhas caem das árvores, ou na primavera, depois que a neve derreter. Há vantagens e desvantagens de plantio nessas estações.

É melhor plantar macieiras na primavera, mas você precisa fazer isso apenas depois que o ar e o solo se aquecerem. Afinal, o frio, não descongelado após a geada do inverno, tem um efeito negativo sobre as raízes das mudas. Os jardineiros experientes são aconselhados a começar a plantar árvores a partir de meados de abril.

Plantar mudas de maçã no outono recomendado em torno do final de setembro ou em meados de outubro. Este período é considerado uma estação chuvosa, a terra ainda está quente, que é a condição ideal para o plantio. Em novembro, não recomendo o plantio de pequenas árvores, é melhor cavar e sair até a primavera.

Em que profundidade plantar?

A profundidade do plantio de macieiras depende diretamente das raízes das mudas. O sistema radicular deve se sentir livre. A largura aproximada é de cerca de 2 metros, e a profundidade do poço deve chegar a 100 cm.

O cuidado adequado é a chave para uma boa colheita

Eu preciso fazer fertilizante?

No primeiro ano, os fertilizantes não contribuem praticamente, apenas precisam de rega atempada.É necessário remover ervas daninhas, soltar o solo. Durante os primeiros três anos, os fertilizantes nitrogenados são introduzidos no solo, isto é feito duas vezes por ano - na primavera e no outono.

Para as mudas, com um par de anos, os fertilizantes são introduzidos nos troncos próximos e nas macieiras que já dão frutos - e entre as fileiras.

Cuidar de macieiras no outono

No outono, as macieiras são alimentadas com fertilizantes contendo potássio, nitrogênio e fertilizantes complexos (nitrofos, amofos). Recomenda-se pulverizar, antes da introdução de substâncias úteis, o sulfato de cobre. Isso protegerá as árvores da podridão dos frutos. A adubação de macieiras é realizada por uréia, nitrato, sulfato de amônio. A falta de potássio no solo afeta os frutos, seu tamanho e cor. Deficiência de fertilizante de nitrogênio se manifesta no estado de raízes de maçã.

Aplicar fertilizante é necessário após o trabalho: poda de árvores, cavando o jardim, cobrindo o solo.

Na primavera, as macieiras precisam de pulverização - isso permite aumentar o rendimento das árvores. Para pulverizar, use boro, cobre, magnésio. No início do verão, é realizado o curativo foliar (sulfato de potássio e uréia). A regra principal permanece - terminar o trabalho em alimentar aproximadamente 20 dias antes do amadurecimento de frutos e colheita.

Maneiras e tempo de molhar

Qualquer macieira precisa de rega atempada, especialmente árvores jovens. Eles são regados cerca de 5 vezes da primavera ao outono. Cerca de um balde de água é derramado em uma árvore.

Árvores de macieiras, que crescem não no primeiro ano, devem ser regadas três vezes. A primeira vez regada quando a flor de maçã. Mas isso só é feito quando a primavera é quente e não chuvosa. A segunda vez regada, quando começa a formar o ovário e maçãs pequenas. É então que a macieira requer umidade adicional. A última rega final é produzida quando os frutos atingem um tamanho médio.

Existem várias maneiras de regar maçãs - é troncos, aspersão, sulcos, irrigação por gotejamento.

Nós protegemos nossa macieira de pragas

Existem muitas pragas na macieira, o principal é reconhecê-las a tempo e começar a combatê-las assim que aparecerem os primeiros sinais de dano.

Os pulgões da Apple atacam as folhas das árvores. No outono ela põe ovos e na primavera nascem larvas. Eles se alimentam do suco das folhas. Para tratar macieiras de parasitas nocivos, é pulverizado com infusão de tabaco.

Também são perigosos o carrapato vermelho e a seringa de maçã.Neste caso, as árvores são pulverizadas com preparações que contêm fosfatos e enxofre coloidal.

Para frutas, a mariposa da maçã é um perigo. Ela depura seus ovos em maçãs e folhas. E a macieira mosqueada afeta o ovário da fruta. Maçãs não têm tempo para amadurecer e cair verde. As árvores são pulverizadas com meios especiais.

Para pragas de árvores, macieiras, é possível transportar:

  1. Medynitsa
  2. Geléia de frutas. Medidas de controle - pulverização de árvores com benzofosfato ou carbofos.
  3. O pulgão da Apple se manifesta no aparecimento de uma placa nas folhas, ramos. Para desinfecção, o brometo de metila é usado e as árvores são pulverizadas com preparações especiais ("metafos").
  4. Uma florista de maçã. Antes da brotação, é necessário tratar as árvores com clorofos, carbofos.

Assista ao vídeo: Adubação Orgânica e Calagem para Frutíferas.

Pin
Send
Share
Send