Jacinto é uma flor bonita e graciosa, florescendo no início da primavera, quando os primeiros raios do sol aquecem a terra após a hibernação.
Graciosos e suaves, jacintos surpreender com abundância e variedade de tons de cores, de pálido (amarelo, rosa, branco) e terminando com plantas roxas escuras e até pretas.
É uma flor universal que pode viver em casa e também se sente muito bem em áreas de jardim aberto.
Nas pessoas, o jacinto é chamado a flor da chuva. A planta pertence à família dos lírios e existem 30 espécies. Sua terra natal é o Mediterrâneo e o sul da Ásia.
Na Europa, uma planta surgiu no início do século VI e imediatamente ganhou o reconhecimento das camadas de elite da sociedade graças ao aroma maravilhoso e à rica cor azul.
No século seguinte, os jacintos já eram cultivados em larga escala e, desde o século XVIII, já havia mais de 2 mil variedades (simples, perfumadas, terry etc.).
Hoje, os principais fornecedores de fábricas de lâmpadas são a Holanda e o Reino Unido.
Jacintos de plantio
Para o pouso de jacintos, os bulbos são normalmente usados, embora a propagação de sementes também seja possível.
É melhor selecionar bulbos de tamanho médio (grandes são recomendados para forçar), resilientes e densos, não afetados por doenças ou pragas.
O plantio deve começar em outubro: se for plantado mais cedo, então, sob a condição de clima quente, os bulbos começarão a germinar e morrer nas primeiras geadas.
Mas muito apertado com o pouso também não faz sentido: eles não se enraizarão e florescerão mais tarde.
O site deve estar aberto e ensolarado. Não plante a planta perto de árvores e arbustos grandes: suas raízes interferirão no jacinto, tirando a maior parte dos nutrientes do solo. O local pode ser plano ou ligeiramente com um viés: assim, a umidade será drenada e não estagnada.
O solo deve ser preparado com antecedência: para fazer fertilizantes minerais e húmus, as notas não são de modo algum adubo fresco.
Antes de plantar o bulbo do jacinto, recomenda-se proteger contra doenças e pragas mantendo-os por 10-15 minutos na seguinte solução:
- 0,2% da suspensão de topsin-m;
- 0,1% decis;
- 0,1% do actar (1 comprimido por 10 litros de água).
Para desinfetar as lâmpadas, você pode usar um remédio diferente e mais conhecido: uma solução fraca de permanganato de potássio.
Depois disso, os bulbos são imediatamente plantados em buracos rasos (10-20 cm) a uma distância de 10-15 cm.
Entre as linhas, deixe cerca de 20 cm, despeje a parte inferior do buraco com areia de rio limpa (5 cm) e pressione a lâmpada nela.
Em seguida, polvilhe levemente a areia por cima e cubra com o solo. Assim, a lâmpada será protegida de forma mais confiável contra a cárie e várias infecções.
Antes do início do frio e do congelamento, é melhor cobrir o plantio com serragem, turfa seca, húmus ou lapônia. Não se esqueça de abri-los cuidadosamente com os primeiros raios do sol da primavera, pois os brotos de jacinto aparecem bem cedo.
O primeiro é melhor plantar variedades posteriores, embora a diferença entre a floração das variedades precoce, média e tardia seja de apenas uma semana.
Cultivo de jacintos
Os jacintos requerem cuidados cuidadosos: só então eles vão agradá-lo com floração luxuriante. O solo ao redor das plantações deve estar limpo, solto; no período seco, deve ser umedecido a uma profundidade de 15-20 cm.
No período vegetativo, recomenda-se três vezes o curativo superior do solo. Como medida preventiva, é necessário sacrificar as plantas (2-3 vezes), cortando as hastes doentes com uma faca afiada ou rasgando flores no final da floração.
Os fertilizantes são aplicados de forma seca ou dissolvida, tendo umedecido o solo previamente. O primeiro penso superior é aplicado no início do crescimento da flor (uma solução de 20-25 g de salitre e 15-20 g de superfosfato por 1 metro quadrado do local).
O segundo - durante a formação de gemas (30-35 g de superfosfato mais 15-20 g de sulfato de potássio). A terceira alimentação é realizada no final da floração (30-35 g de superfosfato mais a mesma quantidade de sulfato de potássio).
Cuidado depois de floração e armazenamento de bulbo
Lâmpadas de fabricantes europeus são melhor deixados para invernada no chão. Em nossas condições, podem com sucesso o inverno, mas as flores serão piores todos os anos, e consequentemente perecerão em absoluto.
Os especialistas recomendam que eles saiam imediatamente quando o amarelinho sair. O final de junho é considerado o melhor período para o início da preparação do jacinto para o inverno.
A escavação também permite que você inspecione cada lâmpada, calibre com o processamento subsequente para evitar a proteção contra várias pragas e doenças.
O armazenamento de bulbo é uma condição importante para o cultivo bem sucedido de jacintos. É neste momento no bulbo que uma nova vida nasce: o processo de formação das inflorescências começa.
É importante observar todas as etapas de armazenamento de cores futuras:
- os bulbos cavados precisam ser ventilados e secos em uma sala escura a uma temperatura de 20ºC (5-7 dias);
- então eles devem ser limpos de solo, crianças calibradas e separadas;
- Recolha as lâmpadas selecionadas em uma gaveta em duas camadas. Se as lâmpadas forem pequenas, você poderá armazená-las em um pacote assinado em papel.
O armazenamento adicional de lâmpadas é dividido em 2 etapas:
- cerca de 2 meses você precisa armazená-los em uma sala a temperatura elevada (25-26º);
- no último mês a temperatura cai para 17º.
É necessário manter a umidade na sala e ventilar regularmente. A baixa umidade pode causar a secagem das lâmpadas.
Todo o período de armazenamento leva aproximadamente 95 dias. Outra nuance importante: antes de plantar, você precisa segurar as lâmpadas em uma sala fria para que elas estejam acostumadas a baixas temperaturas.
Por via de regra, os brotos de raiz formam-se em volta do bulbo, portanto deve plantá-lo muito cuidadosamente, sem os danificar. Se não houver rebentos, é necessário causar a sua formação, limpando a base da lâmpada com um pano limpo e seco.
Reprodução
Jacinto reproduz principalmente por crianças, ou seja, cebolas pequenas.
É possível e sementes, mas na jardinagem este método quase não é praticado. Cada bulbo adulto forma anualmente até 4 crianças.
Eles estão nitidamente separados da mãe no verão e plantados no chão no final de agosto. Em 2-3 anos os bulbos crescem e começam a florescer.
Doenças e pragas
Cuidados incorretos levam ao fato de que a planta começa a doer. Por exemplo, muita rega, iluminação insuficiente e correntes de ar provocam o amarelecimento precoce das folhas.
Quando regar, não derrame água no botão não aberto: ele ficará doente e não será aberto. Reduzir a vida útil pode retardar o crescimento da planta.
Às vezes os jardineiros se deparam com o fato de que a planta não floresce. Isso pode acontecer por causa de erros cometidos ao sair. Por exemplo:
- bulbos muito pequenos foram plantados;
- lâmpadas armazenadas a temperaturas muito altas;
- realizado em um sol brilhante cedo demais.
O jacinto é mais freqüentemente afetado por cáries bacterianas amarelas, transformando bulbos em muco e possuindo um odor desagradável e agudo.
Essas lâmpadas devem ser destruídas e o buraco é gravado com uma solução de formalina ou água sanitária a 5%.
Depois disso, a planta pode ser plantada neste local somente depois de alguns anos.
Para jacintos satisfeitos com floração exuberante e rápida, observar todas as fases de plantio, armazenamento e cultivo de plantas.
Neste caso, o seu canteiro de flores se transformará em um tapete perfumado multicolorido, que deixará uma impressão inesquecível por um ano inteiro.