Leaflet é uma samambaia de jardim muito bonita, que também pode ser cultivada como planta de casa. Ao contrário de outros representantes, possui folhas sólidas, portanto o folheto da foto parece muito brilhante e incomum. Muitas vezes, também é chamado de ossos ou filite. A planta vive no Mediterrâneo e no sopé das montanhas européias, em áreas sombreadas e úmidas.
Descrição do produto
O folheto da samambaia é uma planta perene da família Kostenets. A planta possui um rizoma reto, ligeiramente ramificado, de comprimento médio. As raízes são cobertas com pequenas escamas e formam uma pequena compactação na superfície do solo.
A parte do solo do mato consiste em folhagem pecíolo. Em pecíolos curtos e densos, que mal atingem um terço do comprimento da folha, existem folhas lanceoladas de borda inteira ou do tipo cinta. Seu comprimento é de 20 a 50 cm e a largura é de cerca de 4 a 7 cm.As folhas jovens aparecem na primavera e, a princípio, se assemelham a uma concha de caracol em turbilhão, com o tempo elas se endireitam. O lado superior do caminho é de couro verde brilhante. Na chapa, são visíveis tiras transversais, como o padrão delineado da folhagem dos cirros.
Os soruses estão nas costas, no lado mais escuro da superfície do vaya. Assemelham-se a listras transversais acinzentadas localizadas simetricamente. Numerosos esporos amadurecem neles sob uma película fina.
Variedades
No total, 10 espécies são registradas no gênero de folhetos, mas apenas uma pequena parte das plantas é usada na cultura. O mais comum é scolopendra ou folheto comum. É comum no sopé europeu e americano. A samambaia forma um pequeno arbusto, com até 60 cm de altura.A largura das folhas pecioladas é de 3-5 cm.A base da folha é em forma de coração e as bordas são levemente onduladas. A folhagem é reta e dobra ligeiramente para os lados. Escamas esverdeadas ou marrons são visíveis no pecíolo. Dentro desta variedade, várias variedades decorativas são criadas:
- undulata - vayas têm belas bordas onduladas;
- marginatum - distingue-se por veyi estreitado e lobado;
- cristatum - as bordas de toda a vaya têm formato de pente;
- crispa - uma variedade encaracolada com uma borda perfurada e folhas verdes brilhantes;
- Ramo Cristatum é uma variedade altamente decorativa, com folhagem ramificada e altamente ondulada.
Folheto japonês. A planta está espalhada na vastidão da Ásia: do sopé sombrio às margens de massas de água doce. Folhas de couro, semelhantes a cinturões lanceolados, formam uma ampla roseta. Eles se expandem bastante em largura, expondo a parte central da tomada. O comprimento da folhagem densa é de 20 a 40 cm.
Reprodução
O folheto pode ser propagado vegetativamente ou por sementes. Ao transplantar, basta cortar parte do rizoma com botões de crescimento. Seu comprimento deve ser de pelo menos 20 cm. O procedimento é melhor realizado no início da primavera, até que o jovem waiyi comece a aparecer. O local do corte é polvilhado com carvão moído e colocado em solo arenoso de turfa. A panela é coberta com papel alumínio e deixada em um local fresco e claro.
Folhas de samambaia saudáveis podem ser enraizadas da mesma maneira. É importante manter a umidade alta e pulverizar periodicamente o solo da pistola. O processo de enraizamento é bastante difícil e pode levar quase um ano. Nem todos os segmentos estão enraizados.
A propagação de sementes é considerada mais eficaz. Os esporos amadurecem em grandes volumes e retêm alta germinação por 5-8 anos. Tanques planos e largos com turfa são preparados para o plantio. Os esporos tentam distribuir uniformemente na superfície, não precisam borrifá-los com terra. A placa é coberta com filme ou vidro e exposta em um local quente e claro. Todos os dias o ar é ventilado por 15 a 30 minutos e, se necessário, pulverizado com água.
Após 2-5 semanas, a superfície do solo será coberta com verduras espessas de brotos jovens. As mudas cultivadas mergulham em pequenos vasos nos quais turfa, urze e areia são misturadas uniformemente. Após 2-3 semanas, a escolha é repetida. As mudas estão se desenvolvendo ativamente e até o final do primeiro ano elas têm a aparência de uma planta adulta.
Regras de cuidados
O folheto requer cuidados mais atentos em casa, mas recompensa brotos brilhantes e muito bonitos por seus esforços. O melhor lugar para ele seria uma área sombreada e úmida do jardim. Para o cultivo interno, vale a pena escolher uma sala fria com iluminação difusa. Com luz excessivamente brilhante, a folhagem do folheto fica amarelada, o que reduz sua atratividade. A samambaia pode ser colocada nas áreas mais escuras, onde outras flores se sentem desconfortáveis.
O leafer precisa de ventilação regular e ar fresco. A temperatura ideal é de + 20 ... +22 ° C. A planta não tem medo de correntes de ar e resfriamento noturno, mas o calor do verão é um verdadeiro teste de resistência. No inverno, as cópias internas precisam criar uma atmosfera mais fria (+ 12 ... +15 ° C). As plantas de jardim podem inverno com abrigo, elas não jogam folhagem brilhante.
O leafer precisa de rega regular. O solo não deve secar, mas a estagnação da água é indesejável. É melhor regar a samambaia diariamente ou em dias alternados em pequenas porções. Muitas vezes, é útil pulverizar waya, bem como colocar pratos próximos com seixos molhados ou argila expandida. Um bairro com um pequeno lago ou fonte é bem-vindo. No ar seco, as folhas podem secar um pouco. Como ressuscitação, você pode banhar periodicamente a samambaia sob um banho quente fraco.
Normalmente, um folheto obtém tudo o que ele precisa do solo. Os fertilizantes são aplicados apenas em terrenos empobrecidos. Uma vez por mês, de maio a setembro, metade da dose do complexo mineral para plantas decíduas é adicionada à água para irrigação.
A cada 2-3 anos, o folheto precisa de um transplante e a cada 8 anos no rejuvenescimento e divisão do mato. Para fazer isso, use um substrato pronto para samambaias. Você também pode fazer a mistura dos seguintes componentes:
- solo foliar (2 partes);
- areia de rio (1 parte);
- casca triturada (1 parte).
Uma camada espessa de drenagem é colocada no fundo do orifício ou vaso de flores. Os rizomas são colocados na superfície sem aprofundar os brotos apicais.
Possíveis problemas de atendimento
O folheto tem forte imunidade e não sofre ataques de parasitas. Os problemas só podem ser associados a cuidados inadequados. Vamos nos debruçar sobre os problemas mais comuns:
- o folheto vira folhas amarelas - ar muito quente e seco;
- a cor das folhas desbota - uma longa permanência na luz solar direta;
- retardo de crescimento ou atrofia - excesso, possível podridão do rizoma.
Use
O folheto parece espetacular em áreas rochosas e sob densos arbustos de árvores. Você pode plantar samambaias perto de matagais de coníferas ou ao longo da costa de um pequeno reservatório. Cachos decorativos de folhas adornam a sala e misturam-se bem com outras samambaias. Uma composição de várias variedades decorativas em uma panela grande ou em um canteiro de flores se tornará uma verdadeira obra-prima.