Dishidia - exótica tropical em casa

Pin
Send
Share
Send

Dischidia é uma videira que se espalha e vive nas florestas tropicais da Polinésia, Austrália e Índia. É uma epífita e se alimenta do suco da planta à qual está ligada. Em casa, a dishidia cresce bem em uma mistura de musgo e casca de pinheiro, deliciando-se com longos fios verdes e folhas incomuns e borbulhantes.

Características botânicas

Dischidia pertence a uma família numerosa da família Lastovnie. Liana tem muitas raízes filiformes, localizadas na base do mato, e também brotos laterais. O sistema radicular serve para consolidar e também para obter nutrientes do ar. As fotos têm grande flexibilidade e são coloridas de verde. Sob condições naturais, eles podem atingir um comprimento de 5 m.

Dischidia cresce dois tipos de folhas. Os primeiros são planos, têm uma forma arredondada ou alongada. Eles são montados em pecíolos curtos e cobrem densamente as hastes ao longo de todo o comprimento. As segundas são uma espécie de armazenamento, lembram um formato de coco ou jarro e atingem 5 cm de comprimento.As folhas são uma bolha espessa e oblonga com uma cavidade no interior. Os insetos costumam fazer passagens para o interior e coletar vários detritos de plantas. Sob a influência da umidade, as acumulações começam a decair e a formar um solo nutritivo. Com o tempo, as raízes aéreas crescem dentro da bexiga e a planta obtém acesso ao húmus em suas próprias caixas.







Várias vezes por ano, a dishídia floresce. É coberto com pequenas flores axilares em forma de sinos. Pétalas vêm em vermelho, rosa e branco. Os botões são agrupados em pequenas espirais de 2-4 peças.

Após o desbotamento das flores, formam-se pequenas vagens com sementes. Cada semente tem um guarda-chuva minúsculo que se parece com um dente de leão.

Tipos de disidia

In vivo, são encontradas mais de 120 variedades de disquídios, mas apenas algumas são usadas em cultura. Todos eles são adequados para cultivo interno, embora exijam muita atenção.

Disquidia de Ovato. A planta possui longos caules rosa-esverdeados, cobertos com folhas ovais. As folhas jovens primeiro têm uma cor rosa, mas gradualmente se tornam verde claro. Riscas esbranquiçadas são visíveis nas folhas, o que aumenta a decoratividade da planta. Esta espécie normalmente percebe correntes de ar e leve resfriamento.

Disquidia de Ovato

Russo-disquidia (Russifolia). Forma muito graciosa, com hastes longas, densamente cobertas por pequenas folhas em forma de coração. Para tal aparência, os cultivadores de flores costumam chamar de "dishidia um milhão de corações". Durante a floração, pequenas flores brancas como a neve aparecem nas axilas das folhas. A floração é acompanhada por um intenso aroma de mel.

Disquidias de folhas de russo

Disquídios recortados. Os caules rastejantes são densamente cobertos por raízes aéreas e folhas ovais. Os brotos são pintados em verde claro. Duas vezes por ano, a liana floresce com pequenas flores cor de rosa ou cereja.

Dischidia recortada

Vidalia dischidia. A variedade tem uma cor verde brilhante e muitas folhas arredondadas. Flores rosa claro aparecem 2-3 vezes ao ano.

Vidalia Dischidia

Disquidia de Hirsut. Uma variedade bastante rara, com folhagem arredondada e densamente pubescente. Em cada folha, veias de alívio são visíveis. Durante a floração, um grande número de pequenas flores roxas são formadas em pedúnculos curtos.

Disquidia de Hirsut

Raffleza Dischidia. A planta cresce brotos longos (até 5 m), cobertos com folhas oblongas e densas. Floresce em pequenas flores amareladas, que são coletadas em pequenos guarda-chuvas.

Raffleza Dyschidia

Folha de maçã Dischidia. Possui hastes mais resistentes e folhagem grande. Cada folheto assemelha-se a uma maçã e tem uma cor verde com manchas brancas.

Folha de maçã Dischidia

Métodos de criação

A dischidia é propagada semeando sementes ou estacas. Como forma muitas raízes aéreas, o processo de enraizamento é muito fácil. Basta cortar o broto apical com cerca de 10 cm de comprimento e enraizá-lo. Você pode primeiro colocar o talo em água fervida por vários dias. O líquido é trocado diariamente. É permitido plantar imediatamente uma parte aérea no solo. Para o plantio, use um substrato úmido de areia e turfa.

A planta precisa de uma sala quente, não inferior a + 20 ° C, além de alta umidade. Durante o primeiro mês, você pode cobrir a sessão com uma garrafa ou filme, mas não deixe de ventilar diariamente. Se houver uma bolha de folha madura ao lado do cabo, ela pode ter uma raiz pronta para o plantio. É necessário cortar a folha e transplantar a parte aérea em um recipiente separado.

Na propagação de sementes de dischídia, é usada uma mistura úmida de turfa e areia, na qual as sementes são aprofundadas. O recipiente é coberto com filme ou vidro e deixado em uma sala iluminada e quente. Os brotos começarão a aparecer em uma semana, mas as plantas são transplantadas da estufa somente após 3 meses. As mudas jovens são regadas suavemente e aumentam diariamente a duração da ventilação. Brotos crescidos são cuidadosamente transplantados sem mergulhar junto com um pedaço de terra. Qualquer dano ao sistema radicular pode levar à morte da planta.

Regras de cuidados

A dischídia é considerada uma flor bastante exigente e nem todo produtor consegue cultivar uma planta grande. Na verdade, ela não precisa de tanta atenção, basta escolher o habitat certo. Dischidia prefere lugares ensolarados e quentes com alta umidade. É melhor não colocá-lo na varanda, se à noite o ar ficar muito mais frio. Liana se sente bem em quartos com janelas orientais ou ocidentais.

A temperatura ideal do ar é + 25 ... + 30 ° C. Quando a floração é concluída, é necessário garantir o período de dormência da disquídia e transferir para uma sala mais fresca (+ 18 ... + 22 ° C).

Para o plantio, use um substrato leve para epífitas. A mistura necessária pode ser composta independentemente dos seguintes componentes:

  • musgo esfagno;
  • carvão vegetal;
  • casca de pinheiro picada;
  • areia;
  • terra de folha;
  • perlita;
  • turfa ou rizomas de samambaia.

O excesso de umidade é fatal para o sistema radicular da disquídia. Entre a rega, é importante secar completamente o substrato. Mesmo nos verões quentes, basta regar a planta 2 vezes por mês. No inverno, o solo é regado mensalmente em pequenas porções de líquido. Você pode combinar o procedimento de rega com o banho. A panela é transferida para o banheiro e regada com uma pressão fraca de água morna. É importante drenar completamente o excesso de líquido.

De grande importância é a alta umidade. Se a sala tiver ar seco, ao lado da planta coloque copos com água ou argila expandida úmida. Alguns jardineiros com uma janela no banheiro colocam a planta nesta sala.

Durante o período de crescimento ativo, os disquídios são fertilizados mensalmente com uma composição para suculentas. Basta fazer metade da porção indicada no rótulo.

Verduras suculentas atraem pulgões, cochonilhas e ácaros. Os parasitas podem matar rapidamente até mesmo uma planta adulta, portanto, você deve imediatamente realizar o tratamento com inseticidas (vermitek, sanmayt, acarin, arrivo, fitoverm).

Pin
Send
Share
Send