Nick Pear é uma das variedades atraentes para jardineiros. As características da variedade permitem cultivá-la não apenas na faixa intermediária, mas também nas regiões norte da Rússia. O processo de plantio e cuidado não difere em nenhuma dificuldade e é bastante acessível, mesmo para iniciantes.
Descrição e características da variedade
A variedade de peras Nika é um híbrido de inverno que foi criado no Instituto de Michurin como resultado do cruzamento de duas variedades - Talgar Beauty e Daughter of Dawn. Uma árvore adulta tem uma altura média de 3-4 m, uma copa esparsa e esférica. Nick obteve a maior distribuição na região da Terra Negra Central. Os frutos têm uma forma oval, peso 120-200 g, pele lisa com um revestimento de cera que protege da secagem durante o armazenamento. A cor dos frutos quando removidos da árvore é verde-amarelo com manchas vermelhas. Durante o armazenamento, a cor muda e fica amarela clara com um blush marrom-vermelho cobrindo a maioria das frutas.
Polpa de pêra cremosa, consistência refinada, sabor de sobremesa, agridoce, sem adstringência. A variedade acumula até 10,2% de açúcares nas frutas, o que é um indicador bastante alto para essa cultura. As frutas podem ser usadas tanto para a preparação de alimentos enlatados quanto para o consumo fresco. O tempo de colheita é em setembro. Como em outras variedades de peras de inverno, o amadurecimento do consumidor ocorre em novembro. Depois de se deitar um pouco, os frutos adquirem um aroma de moscatel característico dessa variedade e um sabor rico. A pêra de Nick é armazenada por 3-4 meses. O melhor momento para o consumo é considerado de novembro a janeiro.
Vantagens e desvantagens
Para descobrir se essa variedade é adequada para plantar e cultivar no local do seu jardim, você precisa levar em consideração seus prós e contras. Nick Pear tem as seguintes vantagens:
- frutificação alta e estável;
- alta resistência ao gelo;
- com pequenos danos causados pela geada nos galhos, é rapidamente restaurado;
- boa transportabilidade;
- resistência a doenças típicas de uma determinada cultura de frutas;
- frutas lindas e deliciosas.
Mas existem variedades e desvantagens:
- plantar polinizadores é necessário para uma boa frutificação;
- a primeira colheita pode ser obtida por 5-6 anos após o plantio;
- a necessidade de formar frequentemente uma coroa.
Principais polinizadores
Embora a pera de Nick seja auto-fértil, mas para obter altos rendimentos, os polinizadores devem crescer nas proximidades. Como tal, existem peras que florescem ao mesmo tempo: Duquesa, Svetlyanka, Rogneda.
Plantando Nika Pear
Para que a pêra crie raízes bem após o plantio, é importante escolher o material de plantio certo e preparar o local para o cultivo.
Seleção de mudas
Muitas vezes, os jardineiros são confrontados com a compra de material de plantio nos mercados e com menos frequência nas lojas. A melhor opção seria comprar uma muda em um viveiro, mas nem todo mundo tem essa oportunidade. Para fazer a escolha certa de uma planta, antes de tudo, deve-se prestar atenção à sua aparência: não deve haver sinais de ressecamento ou murcha.
Cada muda deve ter uma etiqueta com informações sobre o fabricante, variedade com uma descrição de suas características. Se o material de plantio não estiver marcado dessa maneira, é melhor fazer uma compra em outro local, pois a qualidade de uma muda dessas será duvidosa.
Um bom sistema de enraizamento deve ter um sistema de raízes desenvolvido: pelo menos 5 raízes principais e 3 raízes adicionais com 30 cm de comprimento.Além disso, as raízes devem estar limpas e brilhantes, sem danos e sinais de deterioração. Para o plantio, é melhor comprar mudas de dois anos de idade, que podem ser julgadas pela coroa não formada.
Seleção e preparação do local
Primeiro você precisa considerar que a pêra requer uma área bem iluminada. Caso contrário, é provável que se reduza o teor de açúcar da fruta e reduza a produtividade. Apesar do tamanho médio da pera Nika, o plantio entre outras árvores deve ser evitado. Você precisa escolher um local para o plantio com antecedência, para que depois não seja necessário transplantar a planta, principalmente porque a pera não gosta disso.
A pêra não tolera a estagnação da água, por isso não é plantada nas planícies. As águas subterrâneas devem ocorrer pelo menos 2-2,5 m.
Para a cultura em questão, os solos arenosos, florestas cinzentas, argilosos ou chernozem são considerados mais adequados. É melhor preparar o poço de aterrissagem desde o outono (outubro a novembro). Durante o inverno, a terra se estabelecerá e será fertilizada.
Uma cava é escavada com um diâmetro de 60 a 80 cm e uma profundidade de cerca de 1 m. No processo de escavação, a camada superior da terra é lançada para o lado - será necessária ao plantar uma muda e o solo a partir da profundidade não será necessário. Os seguintes componentes são derramados no fundo do poço:
- 3 baldes de húmus;
- 2 baldes de areia grossa;
- 1 colher de sopa. superfosfato;
- 3 colheres de sopa. eu sulfato de potássio.
Todos os componentes são completamente misturados com a adição da camada superior de terra. Em seguida, o poço é preenchido com água, para a qual 2 colheres de sopa são dissolvidas em um balde. farinha de dolomita e despejada em um poço, após o qual outros 2 baldes de água pura são despejados. Uma camada de solo fértil é derramada no topo e um buraco é deixado nesse estado até a primavera. Se esse procedimento não tiver sido realizado com antecedência, ele deve ser realizado pelo menos 1-3 semanas antes do pouso.
Plantando uma muda
A pêra é plantada no final de setembro-início de novembro ou final de abril-início de maio até que os botões se abram. O processo consiste nas seguintes etapas:
- Parte da terra é removida do poço de aterrissagem e é introduzida uma cavilha de madeira, que servirá de suporte para as mudas jovens.
- O solo é derramado no poço para formar uma pequena colina.
- A muda é plantada com cuidado, espalhando as raízes.
- O sistema radicular é preenchido de forma que o colo da raiz fique 4-6 cm acima do solo, após o que o solo é ligeiramente compactado.
- Um aterro é feito a partir do solo ao longo da borda do poço de plantio, para que, ao regar a água, não se desloque para o lado.
- 2-3 baldes de água são derramados sob as mudas.
- Quando a água é absorvida, o solo é coberto com serragem ou turfa com uma camada de 5 a 10 cm.
- A muda é amarrada a um pino com uma corda. Para que não cresça em uma árvore, a casca é envolvida com borracha.
O colo da raiz é o local onde o tronco transita para o sistema radicular da muda.
Vídeo: como plantar uma pêra
Se, após o plantio, o clima estiver quente e seco, a rega deve ser feita a cada 10 dias.
Características do cultivo e sutilezas do cuidado
O cuidado adequado da pêra de Nick envolve várias atividades agrícolas, como rega, cobertura e poda.
Rega
É dada especial atenção à rega pela primeira vez após o plantio de uma muda, de modo que o sistema radicular normalmente se enraíza. A irrigação subsequente deve ser pouco frequente, cerca de uma vez por mês. No entanto, vale a pena considerar as condições climáticas: se houver clima quente e seco, a rega deve ser mais frequente. O procedimento, apesar da aparente simplicidade, deve ser realizado corretamente. A árvore não deve ser regada com água fria e diretamente sob a raiz. Caso contrário, as raízes são lavadas e é provável que a planta morra. O fluxo de água deve ser de 2-3 baldes por 1 m² de círculo do tronco.
Para irrigação, use água morna, que é aquecida durante o dia em barris ou baldes. Além disso, ao redor da árvore, você precisa cavar uma vala rasa e gradualmente alimentar a água. Após a conclusão do procedimento e a absorção de água, a terra ao redor da árvore é solta, o que elimina a formação de crosta no solo. Essa técnica melhora a troca de ar, melhorando o fluxo de oxigênio para o sistema radicular.
Para garantir a retenção de umidade no solo, recomenda-se a cobertura da superfície dos sulcos do tronco após o afrouxamento.
Vídeo: como regar uma pêra adequadamente
Top vestir
Como o sistema radicular de uma pera é profundo, os fertilizantes são aplicados superficialmente na maioria dos casos. Pela primeira vez, os nutrientes são introduzidos no poço de aterrissagem. Então Nick é fertilizado no outono, para o qual eles usam componentes orgânicos ou minerais. Note-se que no outono, o nitrogênio não é necessário para a árvore, pois contribui para o crescimento da massa vegetativa. Com base nisso, a matéria orgânica fresca deve ser excluída. Nesse caso, eles usam fertilizantes minerais (fósforo e potássio), mas em solos pobres em húmus, as substâncias orgânicas não podem ser dispensadas. Portanto, depois de fazer os minerais, o solo é coberto com turfa e húmus em proporções iguais, borrifando o círculo próximo ao tronco com uma camada de 15 a 20 cm.
No outono, os fertilizantes podem ser feitos sob escavação ou na forma de uma solução nutritiva. A cobertura superior na forma líquida é introduzida no solo através de sulcos com uma profundidade de 20 a 30 cm (a profundidade depende da idade da árvore). Em escavação, faça:
- 30 g de superfosfato granular;
- 15 g de cloreto de potássio;
- 150 ml de cinza de madeira.
Os valores são baseados em 1 m². Os mesmos componentes são usados para preparar a solução nutritiva, com exceção das cinzas. Os fertilizantes minerais são diluídos em 10 litros de água e introduzidos em sulcos rasos no círculo próximo ao tronco com rega preliminar (2 baldes por 1 m²). Na primavera, a pera precisa de nitrogênio para construir uma coroa exuberante. Nesse caso, a cobertura pode ser realizada com uma das seguintes composições:
- 200 g de uréia por 10 litros de água por 2 peras adultas;
- 30 g de nitrato de amônio por 10 l de água - 2 peras;
- 500 g de fezes de pássaros por 10 litros de água - insista por dia e regue 5 litros por 1 árvore.
No período de verão, para a formação de frutas, a cultura precisa de mais potássio e fósforo, além de oligoelementos. Ao alimentar, você pode aderir à seguinte norma:
- substâncias contendo fósforo - até 300 g por balde de água;
- sal de potássio - até 100 g por balde de água;
- compostos de boro - até 20 g por balde de água;
- preparações contendo cobre - até 5 g por 10 l de água;
- significa com magnésio - não mais que 200 g por 10 litros de água;
- sulfato de zinco - até 10 g por balde de água.
Poda e cuidados
Para ajustar o rendimento, o tamanho da fruta, bem como para impedir o desenvolvimento de doenças, a pêra deve ser cortada. Na primeira vez em que esse procedimento é realizado durante o plantio: os galhos das mudas são encurtados em 1/3 do comprimento. Isso contribuirá para uma colocação mais rápida da coroa. Recomenda-se cortar a pêra de Nick anualmente no início da primavera, antes que os botões comecem a florescer. Se a broca for completamente removida, o cânhamo não precisará ser deixado. Os galhos, que com frutos descem ao chão e se deitam sobre ele, também estão sujeitos a remoção. Além disso, a árvore precisa ser afinada a cada ano - não permita o espessamento da copa. Deixe apenas brotos fortes e eretos e remova os fracos e curvos. A guarnição não deve exceder 1/4 da massa total dos galhos.
Se a pêra de Nick não for cortada, a coroa é rapidamente exposta e os frutos ficam pequenos.
No primeiro ano após o plantio de uma muda da variedade considerada, é recomendável colher a maioria das flores. Esta técnica melhora a taxa de sobrevivência da árvore. Nos anos seguintes, é necessário retirar apenas metade dos frutos estabelecidos, que atingem um diâmetro de apenas alguns centímetros. O objetivo perseguido de tal procedimento é o racionamento de culturas. Como resultado, os frutos que permanecem na árvore terão mais peso e a própria árvore se preparará melhor para o frio.
Apesar de a variedade Nika ser bastante resistente ao gelo, recomenda-se cobrir o círculo do tronco com húmus de cavalo para proteger as plantações jovens de invernos com pouca neve e altas geadas. Além disso, o shtamb deve ser envolvido com material não tecido, por exemplo, Agroteks. Dessa maneira, no futuro, é possível proteger as árvores substituindo a cal.
Vídeo: como cortar uma pêra
Doenças e Pragas
De acordo com o registro estadual, a pêra Nika é resistente a crostas e septórios. Apesar da alta imunidade, é recomendável tomar medidas preventivas que impeçam completamente o aparecimento de problemas. Essas ações incluem:
- cobertura oportuna da árvore, o que lhe permite lidar facilmente com possíveis doenças;
- cumprimento das normas de irrigação, pois o solo úmido é um ambiente favorável ao desenvolvimento de microrganismos fúngicos;
- poda oportuna de galhos, limpeza de folhagem e frutas caídas, além de escavar o círculo do tronco, ajuda a destruir a maioria das pragas que passam o inverno nas folhas, no solo e nos galhos danificados;
- branqueamento do tronco e ramos esqueléticos com argamassa de limão, a fim de proteger contra pragas e roedores;
- inspeção regular da árvore em busca de pragas e doenças e, no caso de sua detecção, o uso de drogas apropriadas.
Comentários de Grade
Nick plantou uma muda de dois anos de idade. No primeiro inverno, a árvore congelou um pouco e a primavera seguinte não floresceu. Mas um ano depois, ele se recuperou completamente, a pêra floresceu e até deu uma pequena colheita. Ou seja, ela começou a dar frutos já no quarto ano de vida. As frutas são cantadas até o final de setembro, raramente desmoronam. As peras são deliciosas, com polpa de grão fino suculenta e um toque de noz-moscada. Acontece que eles são armazenados apenas de 1,5 a 2 meses, já que eu não tenho um armazenamento especial. Embora a resistência à crosta seja declarada na descrição da variedade, no ano passado, Nika notou pequenas manchas em algumas frutas. Aparentemente, a resistência a esta doença pela variedade está sendo gradualmente perdida, portanto, a prevenção deve ser realizada.
Igor Viktorovich
//fermilon.ru/sad-i-ogorod/kustarniki/grusha-nika.html#i-6
Temos uma pêra Nick crescendo em uma casa de verão. Ela começou a dar frutos já no quarto ano. Todo outono cortamos galhos finos e a pêra cresce em largura na primavera, e no outono produz mais rendimento. Adubar com uma mistura que inclui: cinzas, chernozem, cabra, esterco de cavalo e vaca. A cultura é despretensiosa, mas adora o lado ensolarado. Como vivemos no território de Krasnodar, a pêra tolera bem as geadas de curto prazo. O sexto ano está crescendo.
Anthony
//selo.guru/sadovodstvo/grushi/sorta-g/zimnie-g/nika.html#bolezni-i-vrediteli
Pear Nika é uma excelente cultivar para cultivo em hortas particulares e em fazendas. Como a árvore é pequena, é conveniente trabalhar com ela tanto na colheita quanto na saída. Apesar de várias vantagens de Nicky, os jardineiros a apreciam principalmente pela despretensão e excelente qualidade de frutas com armazenamento a longo prazo.