Gymnocalycium - charme colorido

Pin
Send
Share
Send

Gymnocalycium é uma planta espinhosa da família Cactus, que se espalhou por todo o mundo a partir das regiões desérticas da América do Sul e Central. O gênero se destaca por uma enorme variedade de cores, formas e tamanhos dos caules, sem mencionar as flores delicadas. Muitos espécimes só podem ser identificados depois de alguns anos; portanto, os cultivadores de flores preferem comprar vários hinnocalyciums de uma só vez e criar uma composição incomum em uma panela na forma de uma ilhota do deserto em sua própria casa.

Descrição botânica

O cacto Gimnocalicium é uma planta perene com raízes densas que penetram profundamente no solo. Na superfície há pequenas bolas achatadas. Mesmo em uma planta adulta, o diâmetro do caule não excede 4-15 cm e sua altura é quase metade disso. Sob condições naturais, predominam espécies com pele verde escura lisa. Às vezes, manchas marrons são visíveis na superfície.

Os criadores criaram várias variedades decorativas que se distinguem pela cor mais brilhante dos rebentos. Eles são amarelos, vermelhos ou laranja. Isso foi conseguido com a remoção da clorofila de suas células de cactos, no entanto, essa planta só pode se desenvolver em uma porção de suculenta verde.







Todas as hastes têm 12-32 costelas verticais pronunciadas cobertas com areolas. Cachos de espinhos na base são imersos em vilosos prateados curtos. O comprimento dos espinhos é de 1,3 a 3,8 cm, no centro são 3-5 agulhas retas e longas, e nas laterais há pontas radiais mais curtas.

O período de floração no hynnocalycium ocorre de maio a novembro. As flores estão localizadas no topo do caule. Copos fechados são completamente desprovidos de pubescência e espinhos. Eles consistem em sépalas lisas firmemente pressionadas uma contra a outra. Exuberantes flores em forma de sino têm várias fileiras de pétalas lanceoladas. No centro, há um tubo alongado, coberto de estames por dentro. A cor das pétalas pode ser amarela, creme, vermelha ou framboesa. O diâmetro da flor é 2-7 cm.

A fruta em forma de ovo é coberta com pequenas escamas, assim como o pedúnculo. Seu comprimento não excede 4 cm e a coloração pode ser vermelha, roxa ou verde.

Visualizações populares

O gênero do hymnocalicium é muito numeroso, mas apenas algumas variedades são usadas na cultura.

O gymnocalycium está nu. A haste na forma de uma bola achatada tem nervuras largas, como se estivesse inchada. Em uma superfície verde escura e lisa, existem aréolas raras com cachos de espinhos curvos de 1 a 1,3 cm de comprimento, pintados na cor cinza-marrom. A parte superior é decorada com uma grande flor branca ou creme.

Gymnocalycium nu

Gimnokalitsium Mikhanovich. Essa variedade é a mais comum. A haste esférica achatada não excede 5 cm de altura e as nervuras em relevo são cobertas com listras horizontais marrons. Espinhos de prata ligeiramente curvados separados. Flores rosa-esverdeadas ou framboesas na forma de um sino bem aberto estão localizadas na parte superior do caule. Foi o hynnocalicium de Mikhanovich que se tornou a base para os criadores no desenvolvimento de híbridos decorativos não clorofílicos de tons marrom-roxo, amarelo e vermelho.

Gimnokalitsium Mikhanovich

Gymnocalycium Salio. Uma haste esférica com um diâmetro de até 30 cm é coberta com uma pele áspera verde-acinzentada. Entre as ranhuras largas, há nervuras largas com areolas tuberosas. Espinhos curvos marrom-avermelhados direcionados para os lados. O comprimento pode chegar a 4 cm e o topo é decorado com flores brancas ou rosa claro.

Gymnocalycium Salio

Hymnocalycium jubarte. Um caule verde-azulado opaco desta espécie é coberto por espinhos retos e bastante longos. Existem espécimes com diâmetro de até 20 cm e altura de até 50 cm Durante a floração, cresce um pedúnculo alongado no topo, sobre o qual floresce uma flor branca ou bege.

Humpback Gymnocalycium

Gymnocalycium de Quel. Um cacto arredondado com uma coloração azulada não excede 10 cm de altura.Nas costelas estão aréolas tuberosas com pontas radiais firmemente pressionadas no caule. Uma flor grande com pétalas brancas tem uma borda vermelha no centro.

Quel Gymnocalycium

Gimnokalitsium mix. Este grupo é uma mistura de várias espécies em miniatura de diâmetro inferior a 5 cm, cultivadas em um único recipiente, combinando cor e forma.

Gymnocalicium mix

Métodos de criação

A reprodução do hymnocalicium é possível pelos métodos vegetativo e seminal. Propague vegetativamente de maneira mais simples e eficiente. Muitas plantas em processo de crescimento sem qualquer estímulo adquirem brotos laterais, que são facilmente enraizados. Só é necessário desaparafusar a parte aérea e secá-la por 24 horas no ar. Em uma tigela com turfa arenosa ou areia limpa, as estacas são pressionadas suavemente. Para que ele não caia, você pode apoiá-lo com fósforos. As raízes aparecem com rapidez suficiente, especialmente se você realizar o procedimento na primavera. No período de outono-inverno, é recomendável usar a luz de fundo.

Algumas plantas soltam brotos de raiz. Eles já têm raízes fortemente entrelaçadas com a planta mãe. É melhor plantar um bebê durante um transplante, separando cuidadosamente as raízes do solo. O transplante é realizado imediatamente no solo para plantas adultas.

A reprodução de sementes do hymnocalicium requer mais esforço, mas está provado que as mudas crescem mais tenazes e fortes. Uma caixa plana com areia fina e substrato de turfa é preparada para as culturas. Antes de usar, a mistura do solo deve ser assada no forno por várias horas. As sementes são dispostas suavemente na superfície do solo e esmagam-nas levemente. É preciso ter cuidado para que a terra nunca seque completamente. A uma temperatura de cerca de + 20 ° C, as mudas aparecem dentro de 10 dias. Um transplante em um recipiente separado é realizado somente após um ano.

Regras de vacinação

O Gimnokalitsium Mikhanovich, com hastes coloridas, não pode crescer independentemente no chão, por isso é enxertado em qualquer outro cacto verde. Além disso, com a ajuda da vacinação, você pode salvar sua planta favorita que sofre de podridão das raízes.

Em um cacto saudável com um sistema radicular desenvolvido (porta-enxerto), é feita uma incisão horizontal com uma lâmina desinfetada. O mesmo corte é feito no descendente. As plantas são pressionadas firmemente uma contra a outra e fixadas com um curativo com uma carga. Após cerca de uma semana, o tecido se funde e a trava pode ser removida com cuidado.

Transplante de Gymnocalicium

O transplante de Gymnocalycium é realizado a cada 1-3 anos no início da primavera. Este procedimento permite que você pegue uma panela mais solta e renove o solo. Um pedaço de terra velho deve ser removido por pelo menos metade. O pote é escolhido um pouco mais amplo e mais profundo que o anterior.

O solo para o hynnocalycium é feito de uma mistura de componentes:

  • terreno de folha (3 partes);
  • areia (3 partes);
  • turfa (2 partes);
  • relva (2 partes);
  • pedaços de carvão (1 parte).

A presença de cal no solo é inaceitável. Após o transplante, a planta fica limitada em rega por uma semana.



Recursos de Cuidados

O gymnocalycium não requer cuidados cuidadosos em casa, mas precisa de um local adequadamente selecionado. Seus brotos pequenos formam rapidamente uma cortina grossa e no verão eles se deliciam com lindas flores.

Iluminação A planta precisa de iluminação intensa. Normalmente tolera luz solar direta, mesmo com calor extremo. A duração do horário de verão durante todo o ano não deve ser inferior a 12 horas; portanto, no inverno, é útil usar uma lâmpada fluorescente.

Temperatura A temperatura do verão deve estar na faixa de + 20 ... + 24 ° C, mas mesmo a + 30 ° C, o hinocálcio será ótimo. No inverno, é necessário transferir a planta para um local mais fresco (+ 12 ... + 15 ° C), mas o resfriamento abaixo de + 8 ° C será prejudicial para ela.

Umidade. O ar seco para um cacto não é um problema. Às vezes, ele precisa ser lavado do pó sob um banho quente. O banho deve ser realizado na primavera e no verão.

Rega. Gymnocalicium deve ser cultivado em solo bem drenado. Raramente é regada, mas abundantemente. O excesso de umidade deve ser imediatamente drenado da panela. Entre molhar a terra deve secar completamente. No inverno, uma planta adulta é suficiente para 1-3 regas por temporada. A água deve estar quente e levemente acidificada.

Adubo. O cacto é alimentado exclusivamente com complexos minerais. Os fertilizantes são aplicados ao solo mensalmente. É necessário escolher composições especiais para suculentas com baixo teor de nitrogênio na forma de soluções ou grânulos.

Doenças e Pragas

Gymnocalyciums sofrem de podridão das raízes com inundações freqüentes do solo. As pragas de plantas mais irritantes são cochonilhas e carrapatos vermelhos achatados. É raro ver o parasita, mas manchas brilhantes de ferrugem ou borrifos esbranquiçados no caule não escapam aos olhos do cultivador atento. Nadar com um banho quente e tratamento com inseticidas (Aktara, Aktellik, Karbofos) ajuda a lidar com insetos.

Pin
Send
Share
Send