Meça sete vezes, ou como cortar uma pêra

Pin
Send
Share
Send

A poda de pêra ocorre regularmente por muitos anos, porque a coroa está em constante crescimento, espessamento e envelhecimento. A árvore cresce de acordo com um programa estabelecido pela natureza, e uma pessoa ajusta esse processo para obter uma colheita, e de preferência anualmente.

O que é poda

Para árvores frutíferas, várias técnicas de poda são usadas, dependendo da época do ano, da idade da árvore e da finalidade pretendida.

Tipos de corte:

  1. Formativo - é crucial nos primeiros 5-6 anos, quando ocorre a formação ativa da copa da árvore frutífera; realizada na primavera.
  2. Diluição - operação permanente aplicada a uma pêra de qualquer idade; tops, brotos espessantes são removidos.
  3. Sanitária - realizada no outono; remova o crescimento inadequado (dentro da coroa, esfregando), galhos secos e doentes.
  4. Rejuvenescer - são necessárias árvores velhas, nas quais, geralmente, a metade superior do "tronco" seca; poda é feita para madeira saudável.

Quando é melhor cortar uma pêra

A poda é realizada na primavera a temperaturas de 0 ° C a estáveis ​​+ 5 ° C, mas antes do fluxo de seiva, quando os rins começam a crescer. O tempo por região é sempre individual, mas, em geral, esse período ocorre de março a abril.

No verão, a partir de junho, é realizada uma pinça - beliscando os topos de brotos jovens. Porque As forças para o crescimento dos rebentos de comprimento são direcionadas à formação de mudas, o amadurecimento do fruto é acelerado.

Do final de agosto a meados de setembro, quando o fluxo de seiva diminui, a poda de outono é realizada. Antes da geada, a madeira viva em cortes e cortes secará completamente e o risco de congelamento será mínimo.

Regras de corte:

  • use uma ferramenta afiada, desinfecte-a periodicamente;
  • os galhos são cortados em um anel sem deixar tocos que cicatrizam lentamente e também são cobertos com uma escova feita de piões (o que significa cortar em um anel? Na base de cada galho existe um anel cambial - um espessamento ou um influxo no ponto em que o galho se une ao tronco, um corte é feito paralelo à linha do anel com fora);
  • galhos grossos são cortados de diferentes maneiras:
    • na primeira abordagem, metade do ramo é cortada, depois o corte passa ao longo da linha pretendida;
    • o primeiro corte é feito de baixo, o segundo e o corte final de cima (para que o fragmento de corte não puxe a casca, o corte é suave e rapidamente arrastado);
  • se a árvore é negligenciada, o trabalho é realizado em várias etapas, para não esgotá-la;
  • os cortes são cobertos com óleo de secagem ou tinta à base, var de jardim, parafina ou Rannet (casca artificial);
  • remova um certo número de galhos, porque a poda excessiva provoca o crescimento de um grande número de piões.

A fatia corre ao longo da borda externa do anel cambial

Como as peras reagem à circuncisão

Às vezes, uma pêra não reage à circuncisão como você gostaria e cresce "na estepe errada". Essa desobediência depende da variedade e do seu tipo inerente de crescimento. Portanto, às vezes a poda fácil é combinada com outras técnicas, por exemplo, dobra.

Existem variedades com dominância apical (apical) de brotações; existem variedades com lateral. Há uma boa formação de brotos, uma má. Existem variedades com um ângulo reto de brotações descontroladas, existem com agudas (mesotônicas e basitônicas).
Variedades com um tipo de ramificação mesotônico com um amplo ângulo de ramificação são perfeitamente formadas: em memória de Yakovlev, orvalho de Augustow, andorinha. É um prazer formar essas variedades - cortamos as mudas jovens até a altura do caule + 20 cm e removemos brotos laterais desnecessários no verão - a árvore se forma. O padrão de formação para essas peras é esparso.
E uma variedade como a de Bryansk Beauty tem domínio apical. I.e. todo o poder de crescimento entra em uma única sessão, o que simplesmente obstrui o resto. É impossível formar uma árvore podando! Na poda, são obtidos um ou dois brotos, mas com cantos tão afiados que literalmente ficam paralelos ao tronco. Tais variedades são formadas por cordões horizontais. É quando uma sessão é iniciada e, em seguida, é dobrada. Os rebentos crescidos a partir dos pontos de flexão são afinados e novamente dobrados na direção oposta, etc.

Yri

//dacha.wcb.ru/lofiversion/index.php?t29694-400.html

Flexão

Você não pode ignorar esta técnica de nenhuma maneira - dobrando ou puxando os galhos para cima (para coroas de um tipo caído) para dar a eles uma posição horizontal. É nesses ramos que a maioria dos botões de flores é colocada. Ramos esqueléticos não dobram. A dobragem de brotos não-lignificados na primavera e no verão é mais produtiva, segura, fácil e leva menos tempo. Com a flexão da mola, os galhos assumem rapidamente uma nova forma, mas se você fizer isso no outono, a sensação será zero - você não poderá explicar para o galho adormecido que precisa consertar em uma nova posição. Os galhos lignificados também se dobram, mas este não é um exemplo mais difícil de fazer, são necessárias força física e extrema cautela para não interromper nada. O processo ocorre gradualmente, passo a passo, para que não funcione em uma estação.

Ângulos agudos de ramificação - zona de risco constante

Se o ramo deixar o tronco no ângulo desejado (não nítido) e, de repente, disparar para o céu, ele será rejeitado em uma posição mais horizontal. O laço do fio é preso a uma distância de 2/3 do comprimento do galho do tronco, a segunda extremidade é fixada a uma estaca ou tronco que é martelada no chão ou um espaçador é colocado entre o galho e o tronco. Ramos muito atraídos e desviados demais, que interferem na remoção de ervas daninhas, afrouxando o solo. Eles são fixados no tronco ou no poste, que está amarrado ao tronco. Um anel é anexado à extremidade superior do poste, através da qual uma ou mais ligas são passadas. Para que o barbante não corte a casca, um forro é colocado sob o galho. Caso contrário, o cordão ou becheva colidirá com a casca, interrompendo o movimento de nutrientes, o ramo resseca, torna-se quebradiço e morre.

Você pode dobrar um ramo de pêra de várias maneiras

A flexão é excelente para formar a coroa de uma pêra anã. Os galhos de 15 cm de comprimento são dobrados horizontalmente, os brotos são cortados em ângulo agudo e o caule é encurtado de modo a ficar 40 cm mais alto que o ramo superior.Na próxima temporada, os brotos horizontais resultantes de 30 cm de comprimento são deixados para os ovários, e são mais fortes e longos (40-50 cm) cortada em vários rins. Ramos dominantes mais fortes são cortados em um anel, o condutor central é novamente encurtado para a mesma altura de antes.

Pinças

Realizada em junho, com tesouras ou dedos. O topo de um crescimento jovem com 4-5 folhas está comprimido. Após 10 dias, o procedimento é repetido, ou seja, em um mês, as pinças passam três vezes. Beliscar inibe o crescimento da coroa em comprimento e fluxo de nutrientes para a fruta.

Vídeo: pêra pinça no verão

O segredo das peras de poda com diferentes formas de coroas

Em geral, a tecnologia de poda é a mesma para madeira com qualquer formato de coroa, mas há uma pequena nuance. Nas peras piramidais, a coroa é "desenrolada" - os brotos são cortados no botão externo, ou seja, localizados no exterior. Novos brotos crescem mais desviados, mais botões de flores são colocados sobre eles, a coroa fica mais magnífica, é melhor iluminada. É possível aparar os galhos crescendo, substituídos pelo downdraft.

Moldagem da coroa

A coroa de peras com brotos murcha é levantada: um corte em um galho passa acima do botão interno. No futuro, o crescimento é girado dentro da coroa e, por assim dizer, aumenta. Essa técnica não prejudica a frutificação, mas torna a coroa mais compacta e facilita o cultivo da terra em círculos próximos ao caule.

Pêra em forma de tigela

Eles dão à coroa uma forma correspondente serrando o condutor central de propósito ou quando está congelado, doente ou encolhido. Ramos esqueléticos de primeira ordem cercam o vazio resultante e, em geral, a imagem se assemelha a um copo. A vantagem dessa forma é que os galhos externos e internos recebem luz solar suficiente e são bem ventilados.

Moldando a coroa

Vídeo: os principais tipos de formação de peras

Podando uma jovem pêra na primavera

O objetivo de podar uma árvore jovem é formar gradualmente uma coroa ventilada e bem iluminada, capaz de suportar a carga do fruto.

O que é um Godasik?

Essa palavra afetuosa é freqüentemente chamada de mudas anuais. A propósito, jardineiros iniciantes podem ter dificuldade em determinar a idade das mudas. A resposta é simples: uma muda que viveu a estação é considerada anual. Ou seja, uma pêra plantada no outono passado ou nesta primavera é considerada anual.

Antes de comprar uma muda de pêra de uma variedade favorita, a primeira coisa a avaliar é a condição do sistema radicular - ele deve ser fibroso, com dicas inteiras, umedecido. Se a planta for vendida com um sistema radicular fechado (em um saco), escolha levemente a casca com a unha. A camada inferior de verde indica que a muda está viva e saudável, se marrom - seca, não fará sentido.

A criança de um ano tem geralmente 80-100 cm de comprimento e parece um galho, geralmente sem rebentos laterais ou haverá um ou dois deles, mas muito curtos. Portanto, a poda na primeira etapa é a mais despretensiosa e não causará perguntas, mesmo para o "bule".

Cortamos uma pera anual

As mudas são plantadas de acordo com todas as regras em um local permanente, fixadas a uma estaca e imediatamente depois cortadas com uma poda. As peras enxertadas em um vigoroso estoque de sementes são cortadas a uma altura de 70 cm do solo diretamente acima do rim. E as mudas obtidas por enxerto em um porta-enxerto propagado vegetativamente (anão) são encurtadas para uma altura de 50 cm (nuances semelhantes são especificadas pelo vendedor). Se você tivesse que plantar uma pêra com raízes danificadas, ela será cortada um pouco mais, cerca de 10 cm, dando força para restaurar as raízes.

Metamorfose de mudas durante o primeiro ano

O caule encurtado (ou condutor central) ainda crescerá para cima, liberará o rebento do rim superior sob o corte, e vários rebentos laterais aparecerão. A princípio, eles serão gramados - verdes, macios e finos, e somente com o tempo se transformarão em poderosos ramos esqueléticos. O esqueleto, por sua vez, ficará coberto de galhos semi-esqueléticos com folhas, brotos e flores. Depois de algum tempo, a vegetação rasteira aparecerá abaixo do local da vacinação, que deve ser removida. Ele extrai parte dos nutrientes, cria uma sombra, mas não produz frutos de alta qualidade.

Aprendendo a podar um ramo corretamente

Poda de mudas de pera no segundo ano

Nas mudas bienais, geralmente ocorrem de 6 a 8 brotações laterais, a partir das quais os ramos esqueléticos são formados. Para fazer isso, deixe de 3 a 4 galhos (o restante é cortado em um anel), uniformemente espaçados em torno da circunferência e espaçados entre 15 e 20 cm um do outro.Para uma pessoa que faz jardinagem pela primeira vez, você pode imaginar um guarda-chuva onde o caule está o tronco e os raios são brotos laterais. Somente no nosso caso, esses raios, ou seja, brotos, não estão localizados em um nível, mas cada um é um pouco mais alto que o outro. O ângulo de desvio dos ramos esqueléticos do tronco não deve ser muito acentuado - 45-50 °. Em qualquer lugar da árvore, essas juntas afiadas com ventos fortes se dividem facilmente, deixando profundas e difíceis de curar feridas.

Um canto agudo é o mais não confiável para uma árvore; ele se divide facilmente

Os ramos esqueléticos são cortados em ¼ no rim externo, mas de modo que cada um deles seja ligeiramente menor que o anterior. Assim, o princípio da subordinação é cumprido - os ramos abaixo do crescimento não devem subir acima dos ramos de maior crescimento. Os ramos laterais nas extremidades dos ramos esqueléticos semelhantes às pernas dos pássaros tornam a continuação mais curta. O condutor central (tronco) é cortado de forma que se eleva 25 cm acima do restante. Se uma filmagem de um competidor crescer perto do condutor central (e ela crescerá definitivamente em um ângulo agudo), ela será cortada em um anel. Se a pera chegar rapidamente para cima, corte o condutor central no primeiro disparo lateral fraco e, para que cresça verticalmente, ela é puxada para o pino com um barbante.

Poda de pêra de dois anos

Os competidores também crescem em galhos esqueléticos (o final da sessão se assemelha a um monte), eles também são cortados em um anel. Após o corte, a fertilização com nitrogênio é excluída, de modo que a árvore põe toda a sua força na cicatrização dos cortes, em vez de construir massa verde. Acontece que um ramo cresce sobre o outro. No futuro, o superior obscurecerá o inferior, eles serão misturados e, portanto, um deles será excluído.

Poda de pêra com três anos de idade

Durante a primeira sessão, o condutor central é cortado em ¼ da altura, restam cerca de 25 cm do novo crescimento e o restante é cortado no rim interno (para que a coroa não se espalhe). Na próxima temporada, os concorrentes do condutor central e nos ramos esqueléticos se amputam. Os topos poderosos são cortados em um anel, e os topos finos são dobrados, encurtados em um quarto, transformando-os em ramos produtivos semi-esqueléticos. Remova todos os galhos com um ângulo de partida agudo, além de violar a estrutura harmoniosa da coroa. Se o caule estiver baixo e os ramos esqueléticos inferiores inclinarem-se para o chão, eles serão encurtados. Em geral, podar uma árvore de três anos é semelhante ao trabalho com uma muda de dois anos.

Aparar uma pêra de três e de dois anos é muito semelhante

Poda de pêra com quatro anos de idade

Nesta idade, o segundo nível é estabelecido, observando as regras já conhecidas:

  • evite ângulos agudos de partida do galho do tronco;
  • remoção de concorrentes;
  • subordinação - a camada superior não deve se sobrepor ao condutor central inferior por mais tempo que os ramos.

Os crescimentos anuais das peras de quatro anos não diminuem, para não ativar os processos de crescimento. Ramos retirados do padrão geral são cortados em um anel de árvore ou madeira frutífera; eliminar tops.

Aparar uma pêra de quatro anos também se resume ao desbaste e à eliminação de brotos de concorrentes

Árvores maduras

Aos cinco anos de idade, a coroa da pêra é considerada formada e por vários anos não requer intervenção especial. Uma árvore de 6 a 8 anos de idade é como uma burguesia auto-suficiente com uma rotina de vida sem pressa. O encurtamento de filiais é minimizado, porque seu crescimento anual é visivelmente reduzido. A poda visa principalmente manter uma boa condição sanitária da árvore.

Com o tempo, a coroa de peras adultas engrossa gradualmente e os galhos crescidos recebem menos luz solar. Nesse caso, é realizado o desbaste, que é prolongado por 2-3 anos. Por que tanto tempo? Manter um equilíbrio entre a coroa e seu "reflexo" - as raízes. O procedimento de desbaste começa na primavera. Em uma sessão, ramos grossos de dois anos de idade, cujo diâmetro é metade do diâmetro do condutor central, são cortados dentro da coroa para um nó de substituição. Não mais de dois ramos são removidos por vez.

Cortar um nó de substituição ajuda a substituir galhos antigos por novos

O galho é encurtado para um galho frutífero e o broto localizado abaixo é cortado em dois brotos - este será um nó de substituição. A propósito, quando dizem "cortados em dois ou cinco, etc. rins", isso significa que, no tiro mais curto, esse número de rins permanece. No ano seguinte, brotos crescem a partir dos botões abandonados no nó de substituição. Eles desempenharão as funções do ramo anterior, portanto também são chamados de substitutos. O tronco ou o condutor central é encurtado para 3-3,5 m. Os lugares próximos às seções são cercados por uma brotação de brotos jovens (futuros topos) dos brotos despertados, e são quebrados no final de maio.

É bom ensinar aos outros quando na própria pêra, debaixo da janela, reza (agora eu sinto isso) para ser "penteado". A árvore tem 10 anos, na aparência lembra cipreste, altura 3 m.Frutas em um ano, o peso mínimo da fruta é de 250 g, ninguém se lembra do nome da variedade. Portanto, neste caso, é necessário remover os competidores do condutor central, subjugar os ramos esqueléticos e cortá-los no rim externo. Tendo conjurado no Paint, obtive uma versão bastante agradável da pêra atualizada.

A remoção de vários concorrentes e a remoção de galhos laterais devem incentivar a ramificação lateral

Vídeo: podando uma pêra adulta

Poda velha pêra

Uma árvore de 15 anos ou mais é considerada mais velha e requer um rejuvenescimento cardinal. Um sinal para isso é uma diminuição no crescimento para 15 a 20 cm. A poda antienvelhecimento das peras é realizada gradualmente ao longo de duas a três estações, e o trabalho começa na primavera antes da abertura dos brotos. O rejuvenescimento é melhor depois de um ano magro, quando uma abundância de botões de flores se forma na árvore.

Após a poda antienvelhecimento, os galhos carecas crescem demais com os galhos

Se houver vários galhos secos e grossos, eles são cortados várias vezes por ano, as feridas são cobertas com variedades de jardins. Em seguida, os cortes são embrulhados em um filme escuro até setembro, para que as fatias sejam puxadas 2-3 vezes mais rápido. O crescimento anual é reduzido em ¼ do seu comprimento total. Ramos "irregulares" também são cortados - crescendo para dentro, verticalmente e se cruzando.

Podando árvores congeladas

Dependendo do grau de dano causado pelo gelo, a poda apropriada é realizada. Se a parte superior de uma pera anual plantada no outono for congelada, ela será cortada em 1/3 do comprimento. No entanto, esta operação é mostrada a todas as mudas anuais, portanto a geada não parece causar muitos danos.

Nas árvores mais antigas que possuem um sistema de galhos desenvolvido, a poda é mais rigorosa. Primeiro, os galhos são inspecionados, revelando as lesões - a madeira nesses locais é marrom ou preta. Se o ramo estiver congelado na maior parte ou completamente, ele será cortado em um anel. As partes superiores afetadas são cortadas em madeira saudável.

O corte faseado de galhos grossos é conveniente para os seres humanos e não prejudica a árvore

Realizando essa poda, eles pensam antes de tudo sobre a saúde da árvore, a beleza da coroa é relegada ao fundo. É importante que os botões do sono acordem, o que dará um impulso ao crescimento de novos rebentos. E somente após o crescimento excessivo de "tocos" com galhos, será possível falar sobre a formação de uma coroa.

Características da poda de pera em várias regiões, incluindo na Sibéria

Numa zona de jardinagem arriscada, especialmente nos Urais, na Sibéria, a poda de pera é cultivada com um arbusto. Uma árvore dessa forma é mais fácil de abrigar em um inverno gelado. Para isso, forme uma altura padrão de 10 a 15 cm, os ramos esqueléticos são colocados em ordem aleatória. A formação de copas das árvores jovens é acompanhada por poda moderada dos ramos esqueléticos e afinamento dos ramos semi-esqueléticos. No quinto ano, o condutor central é encurtado no nível dos ramos esqueléticos superiores de primeira ordem. Acontece um arbusto de árvore com uma altura de cerca de 2-2,5 m, e não é necessário mais. A restauração da coroa é realizada às custas dos topos, encurtando-os em um terço do comprimento.

Nas regiões mais inadequadas, à primeira vista, elas praticam a forma stlan da coroa. As mudas são plantadas em um ângulo de 45 ° com a cabeça voltada para o sul e, dentro de três anos, formam 2-4 ramos esqueléticos com cerca de 1 metro de comprimento, dobrando-os constantemente. Então, em cada galho, restam 2 brotos verticais, cortando o restante.

Uma imagem completamente diferente está tomando forma na Crimeia, com um clima favorável. Aqui, a poda de pera pode ser realizada quase o ano todo, o risco de congelamento ocorre apenas em alguns anos, o que é raro.

O rejuvenescimento analfabeto de uma pêra crescida em um ritmo de Stakhanov por uma temporada (até 3-4 m de altura e diâmetro) é repleto de congelamento da árvore, mesmo em invernos amenos. E se você cortar a coroa gradualmente, todos os anos com 1-2 m de altura e largura, levará vários anos e todo esse tempo o rendimento será quase impossível. A partir da região Central, recomenda-se o uso de poda antienvelhecimento, de acordo com o método de V.I.Susov (Academia Agrícola de Moscou com o nome de K.A. Timiryazev). Sua essência é o afinamento gradual da coroa, começando pela metade mais iluminada pelo sol.

A parte cortada da coroa deve ter uma altura de 3 me uma largura de 2 M. Externamente, a imagem lembra um pedaço de uma torta da qual uma cunha foi cortada. Metade dos topos aparentes é cortada em um anel, o restante é encurtado e dobrado para estimular a formação de botões de flores. Todo esse tempo, as florestas restantes permanecem deliciadas com frutas grandes e suculentas.

Rejuvenescimento original de uma árvore frutífera de acordo com o método de V. I. Susov

Quando em 4-5 anos os topos começam a dar frutos, rejuvenesce a segunda parte da coroa e, ao mesmo tempo, rejuvenesce as raízes. Para fazer isso, no outono ou primavera do ano, a poda sob a parte cortada da coroa escava uma vala semicircular de 75 cm de profundidade a uma distância de 2 m do tronco, de acordo com a largura da coroa aparada. As raízes grandes e pequenas nuas são cortadas com um machado ou cortadas com uma serra. Esta operação estimula o processo de formação de raízes. (Observe que esses trabalhos exigem certas habilidades, se não domínio). A vala é coberta com húmus e a camada superior de terra escavada na proporção de 1: 1. Para solo pesado, adicione areia e seixos de rios em uma quantidade de 20% da quantidade total de terra escavada. A dureza do inverno da pera é mantida no mesmo nível e a vida útil é prolongada em 20 a 30 anos.

Vídeo: poda de coroa de pêra para jardineiros iniciantes

Decisivos para uma pêra são os primeiros 3-4 anos de vida, quando a coroa é formada. Os anos seguintes são dedicados principalmente a manter a coroa em "tom". A qualidade da poda e a saúde da pera dependem da técnica de corte correta, proteção do corte da serra, limpeza da ferramenta e trabalho oportuno.

Pin
Send
Share
Send