Goryanka - uma incrível flor de elfos

Pin
Send
Share
Send

Goryanka é uma planta herbácea perene da família Barberry. Também é conhecido como epimedium ou flor élfica. A planta vive no sopé e nas clareiras da floresta do Cáucaso, Turquia, Alpes e Leste Asiático. Uma cobertura de solo com uma folhagem bonita é bastante popular na Europa Ocidental, mas nos jardins russos ainda é um hóspede raro. Sendo não apenas uma decoração do jardim, mas também uma planta medicinal eficaz, a goryanka merece um lugar de honra no jardim de flores. Além disso, dominar os cuidados dela é muito simples.

Descrição botânica

Goryanka é uma cobertura perene com um rizoma forte e ramificado. A altura dos brotos com flores é de 15 a 75 cm, o mato cresce rapidamente em largura, mas o núcleo morre gradualmente. No gênero Goryanka existem espécies perenes e decíduas. Em brotos finos e ramificados, cobertos com uma casca marrom-avermelhada suave, as folhas estão localizadas bem próximas. A distância entre eles é de 1 a 7 cm. Quanto mais próximas as folhas estiverem, mais espessa a cortina se formará.

As folhas verdes pecíolos têm uma forma em forma de coração, lanceolada ou elíptica. A folhagem dupla e tripla possui bordas lisas ou serrilhadas e uma extremidade pontiaguda. Às vezes, veias roxas são visíveis em uma espessa camada de couro.







Em maio, flores racemose friáveis ​​florescem sobre a cortina. Corolas com um diâmetro de 5-20 mm têm uma forma incomum. Eles consistem em duas fileiras de pétalas, 4 em cada. Em algumas espécies, esporas de gancho grossas estão presentes nas pétalas.

Após a polinização, os aquênios secos amadurecem em goryanka. O crescimento das sementes contém nutrientes que atraem formigas. São esses insetos que espalham sementes de goryanka por longas distâncias.

Tipos de amargura

O gênero Goryanka possui cerca de 50 espécies básicas e diversas variedades decorativas.

Goryanka é de flores grandes (grandiflorum). A planta tornou-se a base de muitos híbridos e variedades decorativas. Pode ser encontrada nas florestas de montanhas japonesas. A altura da cortina sempre-viva é de 20 a 30 cm. As folhas densas em forma de coração têm um complexo padrão de verde-bronze na superfície. As flores lilás são coletadas em pincéis de 4-15 peças. Eles são usados ​​na medicina para manter a saúde masculina e costumam ser chamados de "Viagra verde". Variedades:

  • Lilacinum - dissolve lindas corolas com pétalas branco-roxas;
  • A Rainha Branca - difere em grandes flores brancas como a neve;
  • Rainha Rosa - carrega inflorescências com botões rosa brilhantes.
Goryanka de flores grandes

Goryanka vermelho. A planta consiste em muitas hastes verticais de até 40 cm de altura e brotos fracos terminam com pequenas inflorescências. Botões com diâmetro de até 1,5 cm consistem em pétalas vermelho-amarelas e uma coluna espessada no centro.

Goryanka vermelho

Ponta de flecha de Goryanka. A fábrica está aberta há relativamente pouco tempo. Forma uma cortina de 25 a 30 cm de altura.Uma coroa densa consiste em muitas folhas alongadas e pontudas. Nas extremidades dos brotos, pincéis floridos com pequenas corolas florescem.

Arrowhead Goryanka

Goryanka chinês ou coreano. A folha perene decídua de até 15 cm de altura é coberta com folhas verdes brilhantes monofônicas. Na primavera, grandes flores lilás-brancas florescem sobre a cortina. A variedade distingue-se pela tolerância à sombra e resistência ao gelo, no entanto, cresce lentamente.

Goryanka Korean

Recursos crescentes

Para a reprodução de goryanka, são utilizados 2 métodos principais:

  • semeando sementes;
  • divisão do mato.

A propagação de sementes consome mais tempo, pois requer estratificação em duas etapas e crescimento de mudas. Primeiro, as sementes são mantidas em temperatura ambiente por cerca de 3 semanas e, em seguida, colocadas na geladeira por um mês, depois o procedimento é repetido. E somente depois de retirar as sementes da geladeira pela segunda vez, elas são plantadas em areia e turfa. As culturas são cobertas com um filme e mantidas a uma temperatura de + 15 ... + 20 ° C. As sessões aparecem dentro de uma a duas semanas. As mudas estão se desenvolvendo rapidamente e são adequadas para transplante em campo aberto no final de maio. A floração é esperada em 3-4 anos.

Um arbusto grande pode ser dividido em várias partes e transplantado. O procedimento é realizado no início de setembro. É necessário escavar completamente a planta, livre da maior parte da terra e cortar a raiz com uma faca em várias partes. Cada dividendo deve ter 3 rins. As plantas resultantes são plantadas em um novo local, em buracos de 4 a 6 cm de profundidade.As mudas são regadas moderadamente e cobertas com folhagem.

Ao plantar arbustos de goryanka, é necessário manter uma distância de 30 a 40 cm entre eles.O solo da planta deve ser nutritivo e bem umedecido. Solos leves e soltos com alto teor de cal são adequados.

Cuidados com as plantas

Cuidar de um goryanka é bastante simples. Esta planta despretensiosa desenvolve-se igualmente bem à sombra ou ao sol aberto. A maioria das variedades é resistente a flutuações de temperatura, mas pode congelar em geadas severas.

Goryanka tolera bem o calor do verão, mas precisa de rega mais abundante e frequente. A planta gosta de hidratação regular. Será necessário regar um goryanka com bastante frequência. No entanto, as raízes são sensíveis à podridão quando a água estagna.

Para melhor penetrar o ar no rizoma, recomenda-se a cobertura do solo ou a remoção de ervas daninhas regularmente. No inverno, o rizoma é coberto com composto. Se forem esperadas geadas severas, a planta será adicionalmente coberta com folhas e ramos de abeto. Variedades perenes precisam de abrigo adicional de qualquer maneira. Depois que a neve derreter, você precisará remover a folhagem antiga e remover a cobertura morta. Em breve, folhas jovens e coloridas crescerão.

Goryanka não precisa de alimentação regular. Se o solo é fértil o suficiente, você pode ficar sem eles. Se necessário, os arbustos são alimentados com compostos minerais e compostos 1-2 vezes por estação.

Goryanka é resistente à maioria das doenças e parasitas. Na maioria das vezes, atira lesmas danificadas e ratos de campo. Armadilhas ou outros dispositivos repelentes são instalados contra pragas.

Propriedades curativas

Todas as partes do goryanka contêm alcalóides, saponinas, esteróides, glicosídeos e flavonóides. A planta é conhecida na medicina oriental e popular. É usado como tônico, colerético, diurético, estimulante ou restaurador. Por vários séculos, preparações à base de amargura foram usadas para:

  • tratamento e prevenção de distúrbios sexuais masculinos;
  • fortalecimento da imunidade;
  • luta contra fadiga crônica e estresse;
  • melhorar a circulação sanguínea e combater a hipertensão;
  • limpeza do corpo de toxinas após o uso prolongado de drogas e estimulantes.

Com a ajuda da amargura, você pode não apenas derrotar a doença, mas também rejuvenescer o corpo, mas a planta é contra-indicada em mulheres durante a gravidez e lactação, crianças e pessoas com doenças da tireóide.

Goryanka em paisagismo

Goryanka rapidamente cobre o chão com um tapete verde contínuo, portanto é amplamente utilizado para o paisagismo do jardim, bem como para áreas sob árvores. Nos jardins de pedra, jardins ornamentais ou cortinas grossas certamente atrairão atenção. Na primavera, quando não há tantas plantas com flores, a mulher com tesão cativa com inflorescências delicadas. Os melhores vizinhos para ela serão anfitriões, prímula, tiarella, medunica ou samambaia. Você também pode plantar goryanka perto de cereais ou pequenas plantas de bulbo.

Pin
Send
Share
Send