Como crescer Roxane Damasco

Pin
Send
Share
Send

O damasco deixou de ser uma maravilha nos jardins não apenas do sul, mas também da parte central da Rússia. Mas, recentemente, surgiram variedades maiores, como Roxanne. Para que essa árvore fique no seu site, você precisará prestar um pouco mais de atenção. Isto é especialmente verdade por sua proteção contra doenças e preparação para o inverno.

Descrição da variedade Roxanne

O damasco Roxana (Prunus Armeniaca Roxana) é uma árvore de tamanho médio (até 3,5 m), que dá frutos no 3-4º ano após o plantio de uma muda de um ano de idade.

Roxana floresce um pouco mais tarde do que outras: nas regiões mais ao sul da Rússia - mais perto do final de abril, no norte - até o início de maio. Esse recurso aumenta suas chances de escapar de frequentes geadas de primavera.

A variedade é auto-fértil, amadurecendo no início e no meio do início - até o final de julho e início de agosto. Frutos de frutos grandes, dos quais os mais pequenos crescem até 60 g, os médios crescem até 70 g e, nas condições mais favoráveis, crescem até 80 g ou mais.Esta colheita produz frutos ovais, ligeiramente alongados e alaranjados, com transição para tons vermelhos. A polpa é laranja clara, densa e aromática, doce, mas com uma leve acidez.

A densidade dos frutos permite armazená-los por mais tempo do que as variedades moles. Essa qualidade ajuda a usar a colheita não apenas para consumo doméstico, mas também para transporte e venda.

Segundo avaliações de jardineiros familiares da região de Belgorod, a notável variedade Roxane tem características próprias, pelas quais ainda não é muito difundida. Esta não é a melhor resistência ao gelo - até -24 ... -25 ° C e uma pequena quantidade de rendimento de uma árvore - na prática, é possível coletar 4-5 kg. No entanto, a qualidade da fruta resultante vale a pena crescer.

O damasco Roxanne dá frutos em grandes frutos alaranjados. No processo de amadurecimento, um rubor vermelho começa a aparecer neles

Os criadores da variedade de damasco Roxanne

Variedades de Roxanne O registro de realizações de criação da Federação Russa não contém. E isso não é surpreendente: foi obtido relativamente recentemente - em 2008, no Instituto de Pesquisa de Frutas e Legumes Malatya, localizado na parte oriental da Turquia. Roksana (Kayısı Roxanne) pertence ao grupo de damascos afegãos. É colocado em um registro especial - a Lista Nacional de Variedades.

O Instituto de Pesquisa recomenda uma nova variedade para cultivo em climas temperados e de transição de todos os continentes. Segundo os criadores turcos, o damasco Roksana é ideal para a produção de sucos de frutas.

Cultivo de Roxana

O plantio de damasco deve ser realizado na primavera, no início de abril. Na maioria das regiões domésticas, o calor já está se aproximando neste momento. É perigoso perder tempo: se a temperatura começa a subir rapidamente, os brotos começam a acordar nas mudas e as chances de sua sobrevivência diminuem significativamente.

O local para a localização do damasco Roxane é melhor escolhido o mais aberto possível para o sol, mas fechado para ventos frios. O solo ideal para esta planta deve ser leve, respirável e fértil. A reação do solo é levemente alcalina.

É importante observar que a coroa de um damasco dessa variedade não cresce muito, de modo que a distância de outras árvores ou cercas não pode exceder 3 m No local especificado para o damasco, uma cova de cerca de 65x65x65 cm de tamanho com uma camada obrigatória de drenagem de argila expandida ou pequenas pedras.

A camada inferior do poço de aterrissagem deve ser de drenagem, seixos fundidos e tijolos quebrados podem servir como material para ele

Para a drenagem, você precisa preencher uma colina de solo. Na terra com húmus deve estar presente:

  • 500 g de superfosfato;
  • 2 kg de cinza;
  • 100 g de sal de potássio;
  • 200 g de nitrato de amônio;
  • 1 kg de limão.

Uma alternativa aos fertilizantes industriais é um balde de húmus e 2 xícaras de cinza de madeira.

Instruções passo a passo para o plantio da cultivar Roxane:

  1. À noite, coloque as mudas em uma solução quente de qualquer bioestimulante. Você também pode adicionar manganês - isso ajudará a desinfetar as raízes. É importante que a concentração desta droga não seja muito alta - a solução de manganês não deve ser mais escura que a rosa.
  2. Formar uma colina fora do chão em um poço. Além disso, você pode derramar outra pequena camada (1-2 cm) de húmus. Isso ajudará as raízes jovens a ficarem mais fortes antes de começarem a entrar em contato com o fertilizante.
  3. Coloque o suporte para as mudas, pisando um pouco no meio e coloque o damasco no meio da colina de terra. As raízes são distribuídas uniformemente pelos lados do tronco e cobertas por pequenas porções de solo.

    É importante experimentar primeiro as mudas preparadas para o tamanho da cova de plantio.

  4. Depois de encher o poço de aterrissagem com o solo, o colo da raiz deve ficar cerca de 4 cm acima do seu nível. Para que a água não flua durante a irrigação, você precisa construir em torno do círculo de irrigação a partir do solo. A terra deve ser bem compactada à mão e derramada com água a uma temperatura não inferior a + 22 ... + 25 °. É recomendável usar pelo menos 2 baldes de água por 1 poço. No topo, você precisa colocar uma camada de cobertura morta de grama cortada, palha ou serragem de até 3-4 cm.

    Depois que uma muda é plantada, o solo ao redor é certamente regado e compactado à mão

  5. Fixe a árvore amarrando-a com material macio ao suporte. Você pode cortar todos os galhos em 1/3 - isso é necessário para preservar sua força. Se o sol brilhar demais neste dia, você poderá proteger as mudas com agrofibra branca.

Ao plantar cultivares de damasco Roxane, é importante levar em consideração a característica natural de sua localização no solo. O fato é que, na natureza, cresce em solos rochosos, muitas vezes até em encostas íngremes das montanhas. Essa variedade não requer a camada mais espessa do solo, mas as pedras devem estar localizadas abaixo das raízes. Somente esse “bolo de camada” permitirá drenar o excesso de água.

Recursos de Cuidados

Obter uma boa colheita de damasco Roxane é impossível sem a tecnologia agrícola adequada. Cuidar de uma árvore jovem inclui:

  • rega;
  • cobertura superior;
  • tratamento de superfície do círculo do tronco;
  • poda de brotos em excesso;
  • proteção contra pragas e doenças;
  • Preparação de damasco para o inverno.

Rega

Apesar de os damascos amarem a umidade, suas raízes se relacionam negativamente com a constante inundação do solo. A variedade Roksana tolera facilmente o calor e a seca; portanto, se o jardineiro tiver uma escolha: regar, por exemplo, antes de deixar o jardim seco ou não regar, seria mais prudente deixar o damasco sem regar. No entanto, uma longa seca (mais de um mês) levará à trituração de frutas.

O número de baldes de água para irrigação pode variar:

  • em mudas de até 1,5 m de altura - 2 baldes;
  • em uma árvore adulta - de 5 baldes, se a temperatura não exceder + 30 ° С, a 8, quando a seca permanece há muito tempo.

Normalmente, os intervalos de rega são determinados pela temperatura. Mas existe uma maneira comprovada de entender exatamente quando você precisa beber água para pousar. Para esse fim, faça um buraco profundo no joelho e tire uma amostra do substrato. Se for possível formar um nódulo no punho do solo retirado do fundo do poço, não será necessário regá-lo e isso é perigoso - as raízes podem apodrecer devido ao excesso de umidade.

Alguns amantes de damasco da nossa jardinagem usam sistemas de irrigação baseados no suprimento de gotejamento de água até as raízes para irrigação. Mas a maioria dos jardineiros abandonou conscientemente esse método, porque acredita que o damasco Roxana, nascido em áreas quentes e desertas, por sua natureza, não está adaptado à umidade constantemente recebida. E o regime de irrigação ideal para esta planta é a irrigação abundante, seguida pela secagem completa do solo.

O sistema radicular do damasco precisa de rega esparsa e abundante para que a água possa permanecer na superfície depois deles

A rega deve ser completamente interrompida cerca de um mês antes do amadurecimento dos damascos. Caso contrário, as frutas começarão a derramar e rachar, o suco sairá delas, o que levará necessariamente a uma rápida deterioração. Para evitar isso, você precisa calcular o tempo. O damasco Roksana nas regiões mais ao sul da Rússia começa a amadurecer até o final de julho, no norte - no início de agosto. Assim, a última rega de sulistas cai na última década de junho e damascos da faixa do meio - nos primeiros dias de julho.

Alimentação necessária

Se o solo no poço de plantio contiver todos os nutrientes necessários, esse estoque durará 1-2 temporadas. O damasco Roxane na natureza não cresce nos solos mais ricos, portanto, a adição de fertilizantes geralmente começa apenas no terceiro ano.

Assim que o solo derreter e aquecer, deve-se adicionar nitrogênio. Se a cobertura for aplicada como solução, a dosagem deve ser de 10 a 15 g por balde de água para uma árvore.

Após um mês, qualquer fertilizante contendo fósforo e potássio na composição deve substituir os fertilizantes nitrogenados, por exemplo: 2 colheres de sopa. eu superfosfato granular duplo e 1 colher de sopa. eu potássio em um balde de água e pelo menos 300 g de cinza.

Galeria de fotos: composição para a cobertura do verão

Processamento de Círculo de Barril

A terra ao redor do tronco de uma árvore jovem precisa não apenas de capina constante, mas também de afrouxamento. O procedimento é especialmente necessário no dia seguinte à rega, pois, caso contrário, o solo poderá ficar coberto com uma crosta contínua, o que impedirá a passagem de ar para as raízes. Ao cuidar dos damascos do grupo afegão após o afrouxamento, é útil cobrir o círculo do tronco com cobertura vegetal de qualquer grama seca, o que é suficiente nos jardins.

O círculo do tronco de uma árvore jovem deve ser coberto após cada rega e cultivo

Cortar brotos em excesso

Alguns jardineiros, quando o damasco atinge uma altura de cerca de 1,8 m, cortam o condutor central - esta técnica aumentará a exposição ao sol das frutas no futuro e simplificará o cuidado e a colheita, pois não requer uma escada muito alta.

Mas a peculiaridade da variedade Roxane é que a coroa em si não cresce muito. E se a poda durante o plantio é justificada pelo desejo de ajudar na sua adaptação, a poda de uma árvore cultivada não é mais necessária. Sua coroa é formada por ela mesma e o corte exigirá apenas galhos secos ou curvos.

Preparação de damasco para o inverno

Se você cultivar uma variedade Roxane de damasco termofílica na faixa do meio, ela precisará ser protegida do gelo.

Outono seco, antes de sair para o inverno, você precisará saturar o solo com a umidade. Até 3 baldes de água são consumidos por 1 árvore jovem, 6-8 baldes por adulto.

No outono, escavação rasa sob o damasco frutífero, será útil fazer:

  • não menos que um balde de húmus ou composto de grama;
  • 2 colheres de sopa. eu sulfato de potássio;
  • um punhado de superfosfato.

Nos primeiros 2-3 de outono, um jovem damasco de Roxanne é coberto para o inverno. Mas quando se torna adulto e começa a dar frutos, a necessidade desse procedimento não será mais. Além disso, pode danificar a planta - as raízes cobertas com cobertura morta não desejam penetrar profundamente no solo e não se preparam para o congelamento da camada superior do solo.

Mais perto do inverno, o tronco da árvore é embranquecido com uma mistura de argila, verbasco e limão. A receita para uma lavagem eficaz com base em 10 l de água:

  • 2,0-2,5 kg de cal abatida;
  • 250-300 g de sulfato de cobre;
  • 1 kg de argila oleosa;
  • 1-2 pás de estrume de vaca (opcional).

Muitos jardineiros adicionam cinzas à mistura.

A consistência da solução de cal deve assemelhar-se a creme azedo espesso e ficar plana na superfície do barril

Esse tipo de lavagem deve ser generoso, ou seja, a solução deve penetrar em todas as grandes e pequenas rachaduras no córtex. Só então essa técnica servirá como uma barreira ao gelo e a vários roedores.

Além disso, o material de cobertura é usado para aquecer o damasco.

É geralmente aceito que várias camadas de kapron, ou outro material de cobertura, que corta o cano contra danos, mas permite a passagem do ar, podem servir de proteção. No entanto, a experiência de nossa jardinagem sugere o oposto. O fato é que o damasco tem medo de esmagar. E esse envoltório de inverno em nylon pode danificar bastante a árvore durante o degelo. A experiência mostrou que a pintura comum, mesmo a tinta acrílica para jardim, lida com a tarefa de afastar os roedores da casca. Mas, para proteção contra o vento seco, é mais seguro usar sacos feitos de materiais sintéticos. Por fidelidade sobre os sacos, muitos usam coberturas comuns. A experiência dos jardineiros mostra que, mais perto da primavera, é imperativo recolher toda a neve. Não é difícil fazer isso, portanto, os damascos são protegidos de maneira confiável contra o aquecimento. Afinal, é precisamente o tapete que é o maior perigo para essas variedades tenras de damasco como Roxanne.

Vídeo: características do plantio e cuidados com o damasco

Doença de Damasco

As doenças mais comuns do damasco são os fungos. A variedade Roksana, como residente de um clima mais seco, pode ser afetada por elas durante chuvas prolongadas na primavera ou no verão. A alta umidade provoca doenças como:

  • cleasterosporiose;
  • verticilose;
  • moniliose e muitos outros.

Para se proteger contra eles, você precisará seguir as regras de prevenção e pulverizar árvores com fungicidas.

Acima de tudo, o damasco de Roxane pode ser prejudicado por moniliose ou queimadura monilial. A doença se espalha em condições incomuns para a variedade do sul, quando o frio permanece por muito tempo e chove. O período mais perigoso para a infecção de damasco com moniliose é o momento de sua floração. A árvore seca rapidamente. Se a infecção ocorrer mais tarde, a fruta morrerá de podridão.

A moniliose da doença fúngica (queimadura monilial) em damascos afeta folhas e frutos

Como lutar

O damasco Roxane é considerado resistente a doenças. Mas a planta deve ser inspecionada periodicamente com cuidado. Para não criar condições favoráveis ​​ao aparecimento de doenças, é importante observar sua prevenção:

  • realizar tratamento preventivo com 3% de líquido Bordeaux antes da floração e 1% depois;
  • monitorar constantemente as condições do tronco e do círculo do tronco.

Se a árvore ainda mostrar sinais da doença, os galhos e frutos devem ser removidos. Depois disso, o damasco deve ser tratado com drogas:

  • Topsin-M;
  • Portões;
  • Topázio

O trabalho deve ser realizado estritamente de acordo com as instruções especificadas. Para melhor cobrir os tecidos com uma solução, os jardineiros adicionam sabão em pó amassado e derretido.

Alguns anos atrás, nosso alperce estava infectado com moniliose. Olhando para o futuro, quero dizer que ele foi salvo. E aconteceu assim. Todas as frutas apodrecidas tiveram que ser colhidas e levadas para o fogo. As folhas estavam murchas, por isso também foram colhidas e queimadas. Mas os galhos foram examinados, não havia sinais da doença, então os pulverizaram com sulfato de cobre e não os cortaram. Na primavera seguinte, 650 g de uréia foram tratados com uréia para prevenção, e 50 g de sulfato de cobre foram adicionados a um balde de água, líquido a 3% de Bordeaux em 2 de abril, depois duas semanas antes da floração e após a pulverização com Horus. O mais difícil foi capturar o momento em que ainda não havia flores e a temperatura não era inferior a + 8 ... + 10 ° C, para que a árvore molhada secasse e não fosse coberta de gelo devido ao resfriamento noturno. Isso é tudo: o damasco se recuperou. Para a segunda temporada, inspecionamos especialmente os galhos que foram salvos na época - sem sinais da doença!

Galeria de fotos: Preparativos para damasco

Pragas de damasco

Os insetos mais perigosos para as variedades de damasco Roxanne são os pulgões e as mariposas.

Pulgões

Os insetos minúsculos são ativados com mais freqüência entre o final de maio e o final de junho.Começam na parte inferior das folhas de damasco e gradualmente extraem o fluido nutriente delas. As folhas enrolam-se rapidamente, secam e depois disso os brotos deixados sem folhas começam a morrer.

O pulgão aparece no fundo das folhas e se alimenta do suco

Como salvar uma árvore

O damasco de Roxane pode ser salvo, como outras variedades, por remédios populares comuns - infusões:

  • cascas de alho;
  • cascas de cebola;
  • topos de batata picados.

Os produtos químicos mais eficazes para o processamento de madeira:

  • Inta Vir;
  • Bi-58;
  • Acordo de Neoron;
  • Tabazol;
  • Fatrin;
  • Tsunami
  • Imidor
  • Sharpei.

Antes de pulverizar, é necessário umedecer a planta - para que ela se prepare para os efeitos dos medicamentos. Isso pode ser feito com água da mangueira, direcionando-a do fundo para as folhas.

As plantas com um aroma forte e repelente de pragas também são plantadas ao lado da árvore:

  • açafrão;
  • manjericão;
  • hortelã-pimenta etc.

    Para espantar as pragas, você pode plantar manjericão ao lado do damasco

Galeria de fotos: Produtos químicos contra pulgões

Traça

A lagarta, que aparece mais perto do final do verão, pode causar sérios danos à delicada variedade Roxane. Durante o período de maturação, ela come frutas e, depois de ganhar força, hiberna no chão debaixo de uma árvore, bem como sob a casca no fundo do tronco.

A mariposa pode matar todos os frutos, come sementes e polpa imediatamente após a formação do ovário

Como lidar com uma praga

Maneira comprovada de derrotar a mariposa de codling:

  • Solução de clorofos a 0,2%;
  • Solução de Entobacterina a 0,5%.

Você pode usar os medicamentos somente depois de estudar as instruções na embalagem - eles podem ser produzidos em diferentes formas e concentrações. O processamento é realizado 2 vezes, com intervalo por semana.

Uma solução para processamento de madeira é preparada a partir de Clorofos

Mas se as frutas já começaram a amadurecer no damasco, essas preparações não devem ser usadas. Deixe este trabalho para prevenção de outono e primavera.

Comentários de Grade

Vi damascos de Roxanne de conhecidos perto das minas. Eles o plantaram especialmente atrás do muro - para protegê-lo dos ventos do norte. Curto, crescendo por vários anos. Dizem que é gostoso, mas os damascos eram imaturos, embora já grandes. A única desvantagem - poucas peças em uma árvore - come tudo em algumas semanas desde os galhos.

Lyudmila Gerasimova

//vk.com/rastenijdoma

Minha avó cresce essa variedade, ele ama o sol e o clima quente, é realmente grande, suculento, o sabor lembra um pêssego, a cor não é muito brilhante. Mesmo damascos maduros têm uma forma elástica semelhante a um ovo, dão frutos em um ano e florescem a cada ano, a árvore tem uma grande floração densa)).

Daria Prokopyeva

//vk.com/rastenijdoma

Por alguma razão, a variedade de damasco da Roxane raramente é cultivada, provavelmente eles têm medo de congelar. Minha irmã na região de Rostov cultivou uma árvore, provavelmente já com cerca de 5 anos, e dá frutos pelo segundo ano - os damascos são grandes, quase com um ovo de galinha. Eles ficam na geladeira por muito mais tempo do que outras variedades, muito leves. Você pode vender, carregar, eles dizem, mas são poucos na árvore, eles mesmos comem tudo (.

lyudmi

//lyudmi.livejournal.com/65758.html#t221662

Apesar do grande damasco da nova variedade Roksana não ser encontrado em nossas áreas, sua fama entre os jardineiros está crescendo rapidamente. De fato, para cultivar esses frutos maravilhosos, basta seguir todas as regras desenvolvidas por experientes amantes de damasco.

Pin
Send
Share
Send