Muitas vezes acontece que as velhas macieiras ao longo do tempo começam a dar menos rendimento. No entanto, a realizar com a sua substituição, você está cometendo um grande erro: um grande risco de que a pequena semente não vai se acostumar com a frutificação mais ou menos abundantes vai esperar um longo tempo, e você nunca pode ter certeza que será para as maçãs. A poda rejuvenescedora das macieiras velhas, realizada corretamente, pode dar nova vida ao seu jardim, e você poderá desfrutar de muitas frutas bonitas e perfumadas por muitos anos.
- Como começar a podar uma velha macieira
- Características de poda de maçã madura
- Poda de uma velha macieira
- Métodos de poda de macieiras antigas
Como começar a podar uma velha macieira
Começar a podar uma macieira antiga é sempre necessário com um exame cuidadoso da árvore e fazer o veredicto principal - salvar ou excluir.
A poda de macieiras velhas é melhor feita no outono, de acordo com o seguinte esquema:
- Começamos removendo galhos secos, danificados e doentes. Agora, mais uma vez, examine cuidadosamente a coroa e tronco e remover tudo o que impede o crescimento de novos brotos (alguns ramos não crescem para fora e para dentro da coroa, eles precisam se livrar de).
- Queda poda é bom que, nesta fase é claramente visto em alguns dos ramos velhos não são formados e os frutos, respectivamente, que pode ser removido com segurança.
- Agora, mais uma vez, examinamos a árvore. Determine quais dos galhos antigos remanescentes se sobrepõem ao crescimento de jovens, já formados, e conduza limpeza apropriada.
- Em seguida vem a vez da coroa. A altura da maçã deve ser encurtado para medidores não mais de três anos e meio e diluir-la no meio, para os ramos jovens têm espaço para um crescimento forte e ao mesmo tempo todos os ramos que são deixados na árvore, são igualmente bem iluminada pelo sol.
- Examinamos os galhos jovens e removemos os brotos que seguem a ramificação principal.
- Agora é hora de lidar com os topos.
Características de poda de maçã madura
A poda regular é necessária para árvores frutíferas em qualquer idade, deve ser iniciada literalmente a partir do próximo ano após o plantio da muda. No entanto, a tecnologia de realizar esse procedimento à medida que cresce aumenta de certa forma.
Deste ponto de vista, a cada quatro a cinco anos, as maçãs maduras precisam ser radicalmente rejuvenescidas. O procedimento envolve a remoção do excesso de ramos da coroa, para que a árvore fique bem iluminada, e o seguinte princípio deve ser seguido: se houver uma escolha, é melhor deixar mais galhos jovens do que um velho. "Sob a faca" em primeiro lugar, é claro, deixe ramos secos, nus e desconfortavelmente crescendo (interferindo com os outros). Os galhos antigos na parte inferior da macieira, que começaram a cair, removemos antes da ramificação, de onde uma nova fuga começou no ângulo certo.
Se necessário, esta poda de rejuvenescimento pode ser feita em duas etapas (no outono deste ano e no próximo ano): na primeira etapa, lidamos apenas com galhos antigos, na segunda etapa, jovens e girando. Além do rejuvenescimento, é importante a chamada poda reguladora de macieiras antigas, que é realizada tanto no outono como na primavera. Este procedimento é necessário para as árvores que se formaram completamente e já começaram a produzir um grande número de maçãs. Para que a árvore possa lidar com a carga, e os frutos fossem lindos, grandes e saudáveis, na primavera é necessário cortar adequadamente as flores, deixando tanto quanto a árvore para "alimentar".
Poda de uma velha macieira
Mas e se a macieira não estiver ocupada há muitos anos e ela crescer, como pode? Aqui, é claro, é necessário trabalhar muito.
- Estamos nos preparando para o fato de que não será possível administrar uma vez o corte: a árvore terá que ser engajada constantemente, cortando-a na primavera e no outono. A macieira lançada precisa de um aparato rejuvenescedor e regulador para começar a formar um número suficiente de ramos frutíferos;
- a primeira poda é mais bem feita no início da primavera, antes do início do movimento da seiva, simplesmente removendo os galhos mortos e danificados;
- regular o número de botões florais, como descrito acima;
- Um erro é fazer imediatamente uma pequena árvore a partir de uma grande árvore: uma intervenção tão radical pode arruinar uma macieira, uma vez que se torna menos protegida antes de baixas temperaturas e várias infecções fúngicas.
Métodos de poda de macieiras antigas
Existem várias maneiras de rejuvenescer a poda das macieiras antigas, cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Primeiro de tudo, devemos distinguir entre dois métodos básicos de poda - encurtamento (poda) e desbaste (corte). No primeiro caso, o comprimento de todos os ramos diminui mais ou menos drasticamente, no segundo caso, alguns ramos são completamente removidos, outros são deixados, resultando em uma melhor árvore iluminada e aeração.
A primeira opção primitivamente simples: uma vez a cada dois anos para cortar cada ramo a um metro ou dois (dependendo do crescimento das árvores de maçã). Além disso, este método é que ele é adequado para não tinha idéia de práticas agrícolas iniciantes, pois eles não precisam se aprofundar as características da formação da árvore e escolher qual ramo de cortar, eo que deixar. Mas há uma desvantagem séria. O fato de que o fruto das velhas macieiras são formados principalmente nos topos dos ramos que apenas vão para aparar. E dado o tamanho potencial de uma árvore velha, o processo pode levar vários anos, durante os quais você terá que fazer sem as maçãs, mais do que isso, e depois da poda vai precisar de mais de um ano para restaurar a produtividade!
A segunda opção - radical: um tempo de cortar a nossa árvore do outro lado da coroa em um terço. Além disso, é que o processo não está atrasado por muitos anos, mas menos, como mencionado acima - um alto risco de morte da árvore da geada ou doença.Por essa razão, muitos jardineiros categoricamente não recomendam agir dessa maneira.
A terceira opção Envolve a remoção em fases de galhos antigos, sobre os quais nenhuma fruta é produzida. Selecionamos antecipadamente esses ramos e cortamos um ou dois este ano, outro casal - no próximo, etc. Assim, em poucos anos, conseguimos uma macieira rejuvenescida e afinada, sem causar muito dano. Quarta opção adequado para quem entende de tecnologia agrícola. Se sua árvore praticamente deixou de crescer, cortamos os ramos esqueléticos e frutíferos em uma árvore de três e quatro anos e em macieiras muito velhas - em um nível de dez anos. Ramos jovens são encurtados pela metade.
Repita o procedimento na próxima seção somente após a parte recortada da maçã não formar novos ramos de frutificação, e eles começam a dar um rendimento constante. Terá que esperar pelo menos quatro anos! Nesta fase, nós restringimos remoção da rama que apareceram após a poda inicial (ramos, que cresceram em um ângulo reto, com a reserva), e um pouco encurtar o ramo para o já cortado a árvore, para que ele seja novamente cheio de mato. Então, pelo mesmo esquema, gradualmente cortamos a macieira inteira em um círculo. Em paralelo, rejuvenescemos as raízes na mesma área da árvore. Para este fim, retirando-se a poucos metros de distância do tronco, você precisa cavar uma profundidade trincheira de 0,7-0,8 metros ao longo de todo o comprimento das macieiras aparadas. Todos os brotos de raiz, que estavam nus, corte (você pode usar uma serra ou pá afiada). Então, o mais poderoso "lascar" é recomendado para limpar a faca, para que eles rapidamente iniciar os ramos jovens. Depois disso, uma mistura fértil é colocada na trincheira.
Para preparar, o solo escavado a partir do poço, é adicionado o máximo de uma parte de composto ou húmus, misturados com fertilizantes e cinzas de madeira.Agora cortar uma parte da árvore ramos jovens começam a se formar com uma vingança.
Depois de um tal radical poda para aumentar o rendimento do unshorn árvore, e as maçãs crescer maior e mais saborosa.
Dicas Úteis
Cortando a árvore de maçã velha, consulte as seguintes dicas:
- Certifique-se de que a árvore pode ser salva (se necessário, consultar com um especialista);
- .. Se a árvore está doente, tem uma casca danificada, oco, etc. - você deve primeiro curar e rejuvenescer;
- como regra geral, poda deve ser feita quando a árvore está dormente, mas no que diz respeito às maçãs, se nós não estamos falando de um corte de cabelo radical, mas apenas sobre a remoção dos topos, pode ser puxado para cima para a formação dos botões;
- doentes ramos, quebrado e murchas pode e deve ser removido imediatamente, a qualquer momento da temporada, há um atraso só pode machucar a árvore, os ramos são removidos completamente na base;
- primeiro cortar os ramos maiores, então - menor, e, como já mencionado, é melhor deixar alguns ramos da jovem do que o antigo (o menor Spila - o melhor!);
- amarrado e dentro crescendo ramos - sob a faca;
- ramos muito grossos, tanto quanto possível, é melhor não cortar, porque abre com a ferida - portas abertas para a infecção;
- o corte é necessário adequadamente processo: limpamos cortar com uma faca e passar por cima de campo jardim, ele pode ser comprado em qualquer loja para jardineiros ou em um departamento especializado no supermercado).Você pode usar uma mistura de parafina, ceresina e óleo (petrolato), mas não pintar! Derrame de ramos grossos, além disso, antes da queda, embrulhamos um filme escuro (você pode usar uma bolsa de lixo). Então a árvore será mais fácil de recuperar;
- rebentos novos que aparecem após a poda precisam ser desbastados, deixando aqueles que crescem em um ângulo com o tronco, não mais do que um para cada 0,7 m da área, os restantes são removidos, dando-lhes crescimento inicial de cerca de 10 cm.