Ruscus é uma planta perene da família dos espargos. É comum no Cáucaso, no Mediterrâneo e no sul da Crimeia. Nas regiões mais ao norte, o ruscus é cultivado como uma cultura doméstica. Atrai com densas folhas verdes brilhantes e uma dispersão de frutas vermelhas. Entre os cultivadores de flores é mais conhecido sob os nomes "agulha" ou "rotação do mouse". Pode ser usado para decorar uma sala, fazer buquês e para fins medicinais.
Descrição da planta
Ruscus é um arbusto sempre-verde, com uma altura de crescimento de 30 a 60 cm, alimentado por um rizoma superficial rastejante. Os brotos formam muitos galhos desde a base. Eles são cobertos com casca escamosa verde escura com sulcos longitudinais expressivos.
Folhas ovóides densas são na verdade brotos reduzidos. Os botânicos os chamam de "filocladies". A folhagem praticamente não possui pecíolos. Está localizado nas hastes novamente. No final de cada folha, há uma coluna afiada.
As flores crescem diretamente de um prato de folha. Eles têm pedicelos curtos. Uma corola esbranquiçada ou lilás com um diâmetro não superior a 1 cm não difere em beleza especial. A floração ocorre em abril-maio. Existem variedades que florescem no inverno.
Ruscus é uma planta dióica, portanto, para o aparecimento de frutos decorativos, é necessário ter uma flor masculina e feminina por perto. Como resultado da polinização bem-sucedida, os frutos arredondados de cor vermelha brilhante são amarrados. Cada fruta carnuda contém 1-2 sementes. É importante ter cuidado, porque as bagas são venenosas e impróprias para consumo.
Tipos de Ruscus
Hoje, 8 espécies estão registradas no gênero Ruscus. Considere 4 deles.
Iglitsa colchis (ruscus colchis). Um arbusto extenso consiste em brotos flexíveis de até 55 cm de comprimento, e as filocladies de couro são pintadas em verde escuro. Uma flor pequena se esconde parcialmente sob o bráctea lanceolada. A floração longa ocorre em outubro-janeiro. Após a polinização, as bagas arredondadas com duas sementes amadurecem com um diâmetro de 8 a 10 mm. Os frutos desta espécie podem ser consumidos.
Agulha de Pontic (espinhosa). Arbusto de 60 a 100 cm de altura consiste em brotos longos e eretos. Eles são cobertos com folhagem verde-azulada lanceolada com espinhos nas extremidades. No filocládio, são visíveis pequenos folhetos membranosos ou subulados. Pequenas flores únicas estão localizadas em um pedúnculo denso. Eles florescem em fevereiro e abril. Em novembro-dezembro, as bagas redondas com duas sementes amadurecem.
Ruscus italiano (agulha da folha). A planta se distingue por brotos longos e verticais, com folhagem lanceolada esmeralda. A altura do arbusto é de 40 a 50 cm, e flores em miniatura florescem no final do inverno. Suas pétalas são pintadas em azul claro ou branco.
Ruskus hyrcanic. O arbusto se forma na vertical e rasteja de 25 a 40 cm de altura e cobre completamente o solo com um tapete pontudo verde escuro. O comprimento do filocládio é de 1,5 a 3 cm e a veia central se distingue por uma cor e relevo mais claros.
Reprodução
Para propagar o ruscus, é necessário plantar as sementes ou dividir o mato. A semeadura das sementes é realizada em fevereiro, em recipientes com mistura de turfa-areia ou em pastilhas de turfa. As fotos aparecem desigualmente e muito lentamente. Sementes individuais podem germinar até um ano. Para acelerar o processo de germinação, é necessária a estratificação a frio. As culturas durante a semana contêm a uma temperatura de 0 ... + 10 ° C, pode cobrir o recipiente com uma tampa de neve. Depois disso, os vasos com sementes são levados para uma sala iluminada e quente (+ 20 ° C). Quando a altura das mudas atinge 7-8 cm, elas são mergulhadas em vasos separados.
Na primavera, ao transplantar, você pode dividir um arbusto grande em várias partes. Em cada dividendo deve haver uma seção de rizoma e várias brotações. O enraizamento é bastante fácil. Em algumas semanas, novos brotos aparecerão nas mudas.
Recursos de Cuidados
O quarto Ruscus é despretensioso, é fácil cuidar dele. Mesmo um cultivador iniciante pode se dar ao luxo de obter esta planta bonita. Adapta-se a quase todas as condições adversas. Mas flores e frutos, bem como brotos extensos, podem ser obtidos sob certas condições.
Iluminação A agulha precisa de uma longa luz do dia e de luz difusa. Ele deve ser colocado a alguma distância da janela. No verão, a luz solar direta pode queimar as folhas. No inverno, você pode reorganizar a planta no peitoril da janela sul ou usar a luz de fundo.
Temperatura Ruscus é cultivado à temperatura ambiente. No verão, o mato é recomendado para levar ao ar fresco. No inverno, a refrigeração é permitida até + 13 ... + 15 ° C. No entanto, não há necessidade de fornecer especificamente uma diminuição dessa temperatura.
Umidade. A planta se adapta à umidade do ar interno, precisa de pulverização periódica. Nos meses mais quentes, também é necessário banhar os arbustos sob um banho quente.
Rega. A agulha é regada com moderação. O solo entre a irrigação deve secar de 3 a 4 cm Durante a formação do novo filoclad, a rega deve ser aumentada.
Adubo. Em abril-outubro, Ruskus é alimentado mensalmente com fertilizantes minerais universais. A solução é aplicada ao solo. No inverno, a cobertura não é realizada.
Transplante O transplante de Ruscus é realizado na primavera, conforme necessário. Se você pegar um pote muito mais amplo, os processos laterais aparecerão mais rapidamente. Ao transplantar, um caroço de terra velho é limpo e cortado raízes secas. A escolha de um contêiner profundo não é necessária. Uma camada de drenagem é derramada no fundo da panela. O solo para o ruskus deve ser leve e fértil. Para sua compilação, use grama e solo frondoso, além de areia.
A doença Ruscus não é suscetível a doenças de plantas. Suas raízes têm propriedades bactericidas. Eles podem suportar até algumas infecções por fungos e bactérias.
Pragas. Na maioria das vezes, o ruskus é afetado por ácaros, insetos escamados, tripes e percevejos. Para se livrar rapidamente dos parasitas, use os inseticidas apropriados.
Use
Ruscus é usado para decorar quartos. Sua folhagem brilhante e frutas vermelhas são boas em qualquer época do ano. Os arbustos são adequados para salas de paisagismo, vestíbulos frios e locais públicos. Os arbustos cobertos com bagas podem ser apresentados em vez de um buquê. Hastes cortadas também são usadas para fazer buquês.
Raízes e bagas de Ruscus têm propriedades medicinais. As matérias-primas secas são fabricadas e tomadas por via oral para combater manifestações hemorróidas, fortalecer veias e combater a estagnação do sangue nas extremidades inferiores.