Plectranthus - brotos suculentos de hortelã

Pin
Send
Share
Send

Plectranthus é uma planta perene com belas folhas delicadas e brotos flexíveis. Pertence à família Lamiaceae. O local de nascimento da planta é a zona subtropical da Austrália, África e América Latina. Alguns estudiosos argumentam que inicialmente o plectrantus cresceu no delta do rio. Limpopo A flor é tão amada pelos habitantes da Escandinávia que costuma ser chamada de "hera sueca". Em nosso país, é mais conhecido sob os nomes "hortelã doméstica ou interna", "flor de esporos". Uma planta elegante com folhas decorativas é bastante despretensiosa e amada por muitos jardineiros.

Descrição da planta

Plectranthus é um arbusto sempre-verde ou planta herbácea com 60 a 80 cm de altura, e os brotos ramificados podem crescer verticalmente ou se espalhar pelo chão. O sistema radicular fibroso é raso. O caule com nervuras é nu ou pubescente, coberto com pele verde-clara ou marrom-avermelhada.

Folhetos opostos em pecíolos curtos crescem em pares transversalmente. Eles são bastante carnudos e têm uma forma ovóide ou oval. A placa da folha está nua ou densamente pubescente. As bordas das folhas são cobertas com dentes pequenos. Na superfície, o relevo da veia ou padrão colorido é claramente visível. Graças às glândulas aromáticas, as folhas do plectrantus exalam um agradável aroma a menta ou a especiarias.








A floração ocorre no verão. Inflorescências paniculadas curtas, mas densas, estão localizadas nas extremidades dos brotos. As flores bissexuais consistem em cinco pétalas que crescem juntas na base em um tubo. O nimbus de dois lábios é pintado de branco, lilás, azul ou roxo. No centro estão estames e ovários em miniatura. Após a polinização, os frutos carnudos amadurecem. Dentro deles há 4 porcas. O fruto amadurecido abre de forma independente.

Tipos de Hortelã

No gênero plectrantus, existem mais de 250 espécies de plantas, que às vezes são completamente diferentes umas das outras.

Plectrantus é koleusovidny. Os arbustos com brotos eretos de até 1 m de altura são cobertos com folhas brilhantes ovóides. A planta possui brotos tetraédricos. Hastes e pecíolos macios pubescentes. As folhas frondosas são pintadas de verde brilhante com manchas ou listras brancas ao longo da borda.

Plectrantus Coleiform

Plectrantus Ertendahl. Uma planta herbácea perene com brotos rastejantes de até 40 cm de comprimento é usada como planta de ampola. O pecíolo oposto à folhagem, com cerca de 6 cm de comprimento, tem uma forma ovóide ou arredondada e é pintado na cor verde escuro. Na superfície da folha, há um padrão ornamentado de prata ao longo das veias. Abaixo, as folhas são cobertas por vilosidades avermelhadas e curtas. No verão, o raceme floresce com até 30 cm de comprimento na parte superior dos brotos, e cada sino individual de cor púrpura ou branca cresce até 1,5 cm de comprimento.

Plectrantus Ertendahl

A variedade híbrida é muito popular. plectrantus Mona Lavender. O arbusto na vertical, com hastes marrom-marrom, é coberto por grandes folhas ovóides de cor verde escuro. A superfície das folhas serrilhadas é brilhante e na parte de trás é coberta com uma pilha roxa. No início de setembro, cresça inflorescências longas e densas com grandes flores tubulares de um tom azul-violeta com manchas azuis.

Plectrantus Mona Lavender

Plectranthus é com folhas de carvalho. As plantas têm caules eretos carnudos, cobertos com folhas serradas e coriáceas, que em forma lembram a folhagem de carvalho. As folhas são pintadas de verde escuro e cobertas com uma pequena pilha prateada. Se você esfregá-los entre os dedos, um rico aroma de coníferas permanecerá.

Carvalho Plectrantus

Como o plectrantus produz

Em casa, a hortelã interior se reproduz vegetativamente. Você pode executar o procedimento durante todo o ano, mas na maioria das vezes o plectrant é cortado na primavera, durante a poda. As estacas rapidamente se enraízam na água ou no solo úmido. Você pode colocá-los primeiro em água morna e purificada e após 4-7 dias as primeiras raízes aparecerão. Em seguida, as plantas são plantadas em solo leve e solto e regadas com cuidado. Uma flor enraizada cresce rapidamente e não causa problemas ao proprietário.

Aterragem e cuidados

Plectranthus plantado em vasos de tamanho médio por transbordo, para não danificar o rizoma. Se a condição da planta não for muito boa, é necessário limpar parte do solo e verificar as raízes quanto à podridão. Todas as áreas danificadas são cortadas. A panela deve ter aberturas para drenar a água e o material de drenagem é derramado no fundo a 1/4 da altura do tanque. O plantio do solo deve ser leve e respirável, com uma reação neutra ou levemente ácida. Pode ser composto dos seguintes componentes:

  • grama (2 partes);
  • húmus decíduo (1 parte);
  • terreno de folha (1 parte);
  • areia grossa (1/2 parte);
  • turfa (1/2 parte).

Posteriormente, o transplante é realizado um ano depois, no início da primavera.

Iluminação Plectranthus não gosta da luz solar direta nas folhas. Cresce bem em sombra parcial. No outono e inverno, raramente precisa de iluminação adicional. Mesmo durante o período de floração, apenas algumas horas de luz solar são suficientes para ele.

Temperatura Hortelã prefere conteúdo moderadamente quente. Durante a estação de vegetação ativa, a temperatura do ar interior deve ser de + 18 ... + 25 ° C. Recomenda-se levar as plantas para fora no verão, mas é necessária uma proteção confiável contra correntes de ar. No inverno, deve ser assegurado um período de dormência frio a uma temperatura de + 12 ... + 16 ° C. Sem esse resfriamento, é necessária iluminação adicional.

Umidade. Plektrantus se sente bem com a umidade normal. No inverno, especialmente perto de radiadores, recomenda-se a pulverização periódica das folhas. Várias vezes por ano, uma flor é banhada por um banho quente de poeira.

Rega. A flor deve ser abundantemente e frequentemente regada. No entanto, entre as irrigações, a superfície do solo deve secar de 1 a 2 cm e o líquido estagnado é inaceitável. A água para irrigação deve ser cuidadosamente limpa e defendida.

Fertilizantes Na primavera e no verão, os plelectrans são alimentados duas vezes por mês. Use cobertura mineral e orgânica para plantas decorativas e decíduas. A solução de fertilizante é aplicada ao solo. No inverno, um suplemento mineral por mês é suficiente.

Poda. Os brotos de Plectrantus crescem muito rapidamente. Ao mesmo tempo, sua parte inferior pode ser exposta e perder seu efeito decorativo. Para manter a flor bonita por mais tempo, ela deve ser cortada regularmente. A poda é combinada com um transplante. Encurte os brotos pelo menos pela metade, também belisque regularmente as pontas dos processos para obter uma maior ramificação.

Doenças e pragas. Plectranthus é resistente a doenças de plantas, mas sofre de podridão das raízes devido à rega excessiva. Ocasionalmente, os ácaros se depositam em suas folhas, que podem ser rapidamente eliminadas com a ajuda de inseticidas.

Benefício e superstição

Além de uma coroa atraente, o plectrantus ajuda a fortalecer a saúde. Serve como diurético eficaz, anti-inflamatório e expectorante, além de ajudar a acalmar os nervos. Para fins terapêuticos, são utilizados os topos de brotos jovens com brotos. Chá medicinal é fabricado a partir deles.

As folhas perfumadas de Plectrantus são usadas como tempero para carnes, aves e molhos. Folhetos de diferentes tipos têm cheiro de menta, tomilho e orégano, o que permite que você faça toda a composição.

O aroma rico repele alguns insetos, não é à toa que o plectrantus também é chamado de "toupeira". Sacos com folhas secas são colocados perto da roupa para evitar o aparecimento de mariposas. Se você esfregar a pele com suco de planta fresco, os mosquitos se incomodarão muito menos.

As pessoas que acreditam em sinais e superstição recomendam plectrans para cultivo em ambiente interno. Como as folhas de algumas espécies se assemelham a moedas pequenas, a planta é chamada de "árvore do dinheiro". Acredita-se que atrai riqueza para a casa e também protege a família contra insônia, ansiedade e maus pensamentos.

Pin
Send
Share
Send