Iberis é uma planta herbácea com flores nativa do Mediterrâneo. Pertence à família Cruciferous e é representado por ervas anuais que amam o calor e arbustos perenes resistentes ao gelo. Iberis também pode ser encontrado sob os nomes "stennik" e "heterossexual". Durante a floração, densos brotos verdes são cobertos com um boné de neve com inflorescências de guarda-chuva. As plantas decoram efetivamente o jardim e os terraços, enchendo o ar com um agradável aroma de mel. Devido à sua beleza e facilidade de tratamento, o Iberis é bastante popular entre os jardineiros. Aqueles que ainda não prestaram atenção a esta flor devem definitivamente olhar para ela.
Descrição botânica
Iberis é uma planta perene e anual com um rizoma de haste. As hastes verticais ou alojadas são cobertas com folhas e formam um denso broto verde escuro, com 25 a 35 cm de altura, e as folhas sem folhas verde-claro ou verde-escuro ficam novamente no caule. São de 4 a 7 cm de comprimento, e a chapa tem uma forma estreita, oblonga ou dissecada por cirros, com uma borda arredondada.
Em junho-julho e, às vezes, na primavera, no topo dos brotos, densas inflorescências de guarda-chuva florescem até 5 cm de diâmetro.Eles consistem em muitas flores pequenas com um diâmetro de 1-1,5 cm.A corola inclui 4 pétalas de diferentes tamanhos de branco, amarelo, lilás ou rosa . O núcleo da flor é amarelo brilhante e consiste em estames e ovários curtos, mas grossos. A floração de Iberis é tão abundante que, durante esse período, as plantas são comparadas com nuvens ou calotas de neve. Também é acompanhado por um forte aroma agradável. A planta é uma excelente planta de mel. Após a polinização, pequenas vagens oblatas com duas folhas amadurecem. No interior são pequenas sementes marrons.
Espécies e variedades decorativas
O gênero Iberis possui mais de 30 espécies de plantas. Além disso, os criadores criaram várias variedades decorativas, o que permite criar composições incomuns no jardim.
Iberis é sempre-verde. O arbusto perene vive no sul da Europa e na Ásia Menor. Sua altura é de 30 a 40 cm e as folhas perenes de cor saturada estão localizadas em todo o comprimento do caule. O tamanho de uma única placa oval não excede 7 cm Em junho, muitas flores de guarda-chuva florescem. O diâmetro da flor é de cerca de 1,5 cm Se você cortar as flores murchas, em meados de agosto voltará a florescer. Variedades decorativas:
- Little Jam - uma cobertura de solo com até 12 cm de altura, floresce flores brancas como a neve;
- Floco de neve - cortinas densas de verde escuro com 20 a 25 cm de altura e até 45 cm de diâmetro com flores brancas.
Iberis é um guarda-chuva. Neste caules anuais ramificados crescem 40 centímetros de altura. Eles são cobertos com uma casca lisa verde-acastanhada e pequenas folhas inteiras. Em junho, muitas inflorescências densas de corimbose com flores perfumadas brancas como a neve florescem. Eles florescem por mais de dois meses. Variedades:
- Erupção vermelha - um arbusto com uma altura de cerca de 30 cm é coberto por inflorescências vermelho-carmim;
- Sonho rosa - muitas pequenas flores rosa brilhantes florescem acima de uma brotação verde escura baixa, esta planta resistente ao frio suporta geadas de curto prazo.
Iberis Gibraltarsky. Uma planta bienal subdimensionada, com vegetação menos densa e arejada, tem ramos ramificados. Eles são cobertos com folhas lanceoladas raras. A parte superior é decorada com inflorescências de guarda-chuva rosa ou brancas. As plantas são adequadas para paisagismo em áreas rochosas. Variedade muito popular é "Candy Tuft". No início da floração, um arbusto é coberto com um chapéu de flores lilás, mas gradualmente as pétalas brilham e ficam quase brancas.
Iberis é rochoso. Uma planta perene perene de até 15 cm de altura começa a florescer já no final de abril. As flores são preservadas por 1-1,5 meses. Durante esse período, a cobertura do solo com caules caídos é coberta com um sólido chapéu rosa ou branco claro de flores. Variedades:
- Pygmaea é uma cobertura de solo com até 10 cm de altura com pequenas flores brancas;
- Weiss Riesen - um arbusto esférico com 30 cm de altura é coberto por inflorescências brancas como a neve;
- Hyacinthin Blutig Riesen - uma planta com leves flores lilás.
Cultivar e plantar Iberis
Na maioria das vezes, Iberis é cultivada a partir de sementes, embora as espécies perenes possam ser propagadas vegetativamente. As sementes são semeadas imediatamente em campo aberto ou anteriormente para mudas. A floração geralmente começa 2-3 meses após a emergência. Em campo aberto, as sementes são semeadas em meados de abril. Para prolongar a floração, os jardineiros praticam a semeadura em várias etapas, com uma frequência de 3-4 semanas. Então, as plantas com floração precoce serão substituídas por culturas posteriores. Você deve escolher uma área aberta e bem iluminada, com solo fértil e solto. As sementes são distribuídas uniformemente em sulcos rasos e cuidadosamente polvilhadas com terra. Se necessário, regue o solo. Quando os brotos aparecem, eles são diminuídos para que a distância entre as plantas seja de 12 a 15 cm.
Caixas rasas com areia e turfa são preparadas para o cultivo de mudas. Pequenas sementes são distribuídas na superfície e pressionadas com uma placa. Polvilhe por cima não é necessário. O recipiente é coberto com vidro e colocado em um local quente e bem iluminado (+ 15 ... + 18 ° C). Periodicamente, você precisa ventilar e pulverizar as lavouras. Os tiros aparecem dentro de 1-4 semanas. A partir deste momento, o abrigo é removido. As plantas cultivadas mergulham em vasos separados.
As mudas são plantadas em campo aberto em meados de maio, quando o perigo de geada noturna desaparece. No sul, você pode fazer isso antes. O solo deve ser bem drenado, argiloso ou argiloso. Solos preferidos com uma reação neutra ou alcalina. Se necessário, é adicionado cal ao chão. Durante o plantio, é importante não danificar os rizomas frágeis da Iberis. A distância entre as plantas depende da variedade e é de 15 a 25 cm.Você não precisa aprofundar o pescoço da raiz. Então o solo é compactado e cuidadosamente regado.
Os arbustos perenes grandes e cobertos de vegetação no início da primavera podem ser divididos em várias partes. Para isso, a planta é desenterrada e cortada na base. Plante imediatamente o delenki no solo.
Durante o verão, as estacas apicais podem ser cortadas e enraizadas. Para fazer isso, corte brotos de 8 a 10 cm de comprimento e enraíza em solo úmido sob um capuz. Quando brotos jovens começam a aparecer, o abrigo é removido e as plantas com um grande pedaço de terra são transplantadas para um local permanente. Mentir brotos no processo de crescimento dar raízes, eles podem ser separados e plantados em um novo local durante a estação quente.
Cuidado ao ar livre
Iberis é uma planta despretensiosa que se desenvolve bem mesmo com jardineiros preguiçosos. Ele precisa pegar uma área aberta e bem iluminada. Mesmo na sombra parcial, a floração se torna menos abundante. A planta normalmente tolera correntes de ar e resfriamento periódico.
Deve ser regada com moderação para que a água não se acumule nas raízes. Em tempo chuvoso, há chuvas naturais suficientes. Iberis fertiliza duas ou três vezes por temporada. Formulações minerais complexas como Kemer são comumente usadas. Você também pode alimentar flores com a solução Verbasco.
No final da floração, os topos dos brotos devem ser aparados. Uma vegetação tão bonita adquirirá uma aparência mais bem cuidada, lembrando um gramado comum. No final dos processos, novos botões de flores podem ter tempo para se formar, o que significa que em agosto é possível repetir a floração.
Possíveis dificuldades
Em solos muito pesados e úmidos, Iberis sofre de doenças fúngicas. Se outros representantes da família Cruciferous cresceram no local antes, a probabilidade de contaminação do solo com quilha de repolho é alta. Ele permanece no chão por vários anos e é prejudicial às raízes. Antes do plantio, é aconselhável realizar o tratamento do solo com fungicida.
Das pragas, Iberis pode ser afetada por cochonilhas, pulgas e pulgões. Quando furos e perfurações aparecem na folhagem, é urgente o tratamento com inseticidas (Aktara, Fitoverm, Mospilan).
Uso de plantas
O Iberis é bom em desembarques de grupo em encostas rochosas, em jardins ornamentais e em colinas alpinas. Também é usado para decorar bordas e em recipientes - nas varandas. Os arbustos floridos da Iberis ficam ótimos no fundo das coníferas. No jardim, podem ser combinados com sinos, gazania, flox, malmequeres.
Inflorescências em hastes altas, características de variedades médias, podem ser cortadas para fazer buquês. Em um vaso, eles permanecerão por 7 a 10 dias. Em alguns países, brotos jovens são consumidos. Eles são de sabor adocicado e lembram brócolis.