Espargos - encantadoras árvores de Natal em casa

Pin
Send
Share
Send

O aspargo é uma planta perene com folhas macias e estreitas. De longe, folhetos podem ser retirados para agulhas, mas eles não têm nada a ver com espinhos. Embora possa florescer, é valorizada precisamente pela folhagem aberta. A planta pertence à família Espargos. Algumas espécies são realmente comestíveis, como os espargos notórios, mas as variedades decorativas são mais populares na cultura. Eles estão distribuídos por todo o mundo, em várias zonas climáticas. Pátria de certas espécies de aspargos é a Europa Ocidental, EUA, Índia, Japão, Egito. Em nosso país, a planta é comum na cultura interna. Com os devidos cuidados, o aspargo forma densos matagais verdes.

Descrição da planta

O aspargo é um perene perene na forma de um arbusto ou trepadeira. O rizoma desenvolvido vai fundo no solo. Primeiro, um poderoso tiro subterrâneo é formado a partir do rim, e somente então um monte de processos terrestres cresce a partir dele. A planta tem caules macios e gramados. Brotos verdes flexíveis de até 1,5 m de comprimento participam ativamente da fotossíntese. Eles são cobertos com folhetos escamosos, geralmente pouco desenvolvidos. O que as pessoas comuns confundem com folhagem estreita é na verdade galhos curtos em forma de agulha (tesouros). Eles crescem em cachos em um broto mais longo. Na base dos tesouros, pode-se considerar folhas escamosas rígidas com esporas duras.








As flores de brotos jovens florescem sozinhas ou em pequenas inflorescências de corimbose. Dentro de casa, a floração é extremamente rara. As flores crescem nas axilas das folhas. Um nimbus simétrico é bissexual ou do mesmo sexo. É composto por seis pétalas pequenas que crescem em duas camadas e o mesmo número de estames filamentosos. O ovário de três ninhos no centro da flor possui uma coluna curta com um estigma. Quando as flores desbotam, pequenas bagas arredondadas com sementes pequenas amadurecem. A carne suculenta está escondida sob uma fina pele vermelha.

Bagas de espargos não são comestíveis! Como brotos, eles são venenosos, então é melhor que crianças e animais não se aproximem da planta.

Variedades de espargos

O gênero dos espargos é muito diverso e numeroso. Inclui mais de 200 espécies de plantas.

Espargos cirros (plumezus). O habitante das florestas subtropicais e tropicais da África cresce na forma de um arbusto com brotos encaracolados. As hastes nuas fortemente ramificadas são cobertas com folhagem triangular escamosa de até 5 mm de comprimento. Os rebentos em forma de linha (filocládio) crescem 5-15 mm de comprimento em grupos de 3-12 peças. Graças aos processos laterais no plano horizontal, um rebento separado se assemelha a uma folha de samambaia com vários cortes. Pequenas flores brancas florescem individualmente. Após a polinização, as bagas preto-azuladas com 1-3 sementes amadurecem.

Espargos cirros (plumezus)

Espargos Meyer. Os arbustos crescem brotos únicos de até 50 cm de comprimento, densamente pubescentes e cobertos por todo o comprimento com clodos verdes brilhantes, semelhantes às agulhas. Os brotos crescem em todas as direções. Externamente, cada sessão se assemelha a um pincel macio.

Espargos Meyer

Espargos Sprenger (densamente florescido). Um arbusto rastejante vive nas encostas úmidas da África do Sul. Hastes ramificadas nuas afundam no chão e crescem até 1,5 m de comprimento. Folhas escamosas subulosas com feixes surround de até 4 mm de comprimento de 2-4 filocladies retas ou curvas de até 3 cm de comprimento. Flores rosa ou brancas macias com um aroma agradável são coletadas em inflorescências frouxas de corimbose. Após a polinização, as bagas vermelhas e maduras amadurecem.

Espargos Sprenger (densamente florido)

Aspargo crescente (falcate). A variedade tipo Lian cresce hastes flexíveis de até 15 m de comprimento e até 1 cm de espessura.Em condições internas, o comprimento da liana não excede 4 m. Grandes processos em forma de foice, com cerca de 8 cm de comprimento, estão localizados nos brotos a uma grande distância um do outro. A planta tolera a poda melhor do que outras e forma processos laterais. Floresce em panículas soltas e perfumadas, com pequenas flores cremosas.

Espargos Crescentes (Falcous)

Aspargo officinalis (comum). O clima temperado é originário do norte da África. Seus brotos gramíneos crescem de 30 a 150 cm e a superfície lisa do processo é coberta por cachos de revestimentos filamentosos. Na sua base, folhas escamosas com esporas crescem.

Espargos officinalis (comum)

Os espargos são piramidais. Brotos em um arbusto com uma altura de 50-150 cm crescem verticalmente. Eles são densamente cobertos por filocleves verdes escuras e curtas, localizadas em um plano. Embora as folhas sejam suaves ao toque, à distância podem ser confundidas com zimbro.

Aspargos piramidais

Métodos de criação

Em casa, o aspargo é propagado por sementes, estacas e divisão do rizoma. As sementes são extraídas de frutos maduros e imediatamente plantadas em vasos com solo solto e fértil. Eles são polvilhados com uma fina camada de terra, molhados e colocados em um local quente e iluminado. Para evitar que a umidade evapore muito rapidamente, cubra o recipiente com um filme. Após 2-3 semanas, as mudas aparecem. O filme é removido, mas o solo é pulverizado regularmente. Quando as hastes crescem 7-10 cm, as mudas mergulham. Inicialmente, as plantas se desenvolvem lentamente, mas gradualmente se transformam em uma exuberante nuvem verde.

Estacas de 8 a 10 cm de comprimento são cortadas na primavera. Eles estão enraizados na areia molhada sob uma cobertura clara. É necessário conter plantas com luz ambiente e temperatura de + 20 ... + 23 ° C. As mudas diárias são arejadas e pulverizadas. O caule será devidamente enraizado e adaptado em 1 a 1,5 meses, depois o abrigo será removido e os aspargos serão transplantados para o solo.

Na primavera, durante um transplante, um grande arbusto pode ser dividido. Os processos laterais com raízes próprias são geralmente cortados. Eles são plantados em pequenos vasos separados.

Plantio e cuidados com as plantas

As raízes e os caules dos espargos crescem rapidamente e, portanto, transplantam a flor anualmente. O melhor momento para manipulação é o início da primavera. O rizoma é removido da panela, a terra antiga é removida e parte dos processos subterrâneos é cortada. Ramos antigos também são excluídos. Breves brotos aparecerão em breve. A panela deve ser espaçosa o suficiente, porque às vezes os recipientes apertados chegam a rebentar sob a pressão dos rizomas. O solo para plantio é selecionado fracamente ácido, solto e nutritivo. Pode ser composto por tais componentes:

  • solo de folha;
  • solo de relva;
  • a areia

Iluminação Na natureza, o aspargo cresce à sombra das árvores tropicais e, portanto, seca sob a luz direta do sol. A luz deve ser brilhante, mas difusa. Em um quarto escuro, os cladodias ficam amarelados e desbotados. O vaso é colocado no fundo da sala sul ou no parapeito da janela da janela leste (oeste). Haverá pouca luz na sala norte e você terá que usar a luz de fundo.

Temperatura Sob boa luz, a temperatura ideal do ar é de + 20 ... + 24 ° C. Em um verão quente, é útil levar a flor para um local sombreado e protegido dos ventos fortes. Se isso não for possível, a sala geralmente é exibida. No inverno, com pouca luz do dia, o resfriamento a + 10 ° C não permitirá que os brotos se estendam muito.

Umidade. Os espargos podem crescer com a umidade normal, mas serão gratos pelas pulverizações e banhos regulares. Um banho quente remove a poeira e evita parasitas.

Rega. É necessário regar aspargos com frequência e em abundância. A água é bem defendida para se livrar do cloro. A terra não deve secar nem na superfície, mas a estagnação da água não é permitida. Com a falta de líquido no solo, as folhas dos aspargos ficam amarelas e caem. Quando a temperatura cai, a rega é reduzida para que o fungo não se desenvolva.

Adubo. Os espargos são alimentados apenas de abril a outubro. Use uma solução de fertilizante mineral para plantas decorativas e decíduas. É aplicado ao solo em vez de regar duas vezes por mês.

Formação de coroas. A atitude em relação à poda na maioria das espécies de aspargos é muito específica. Um rim subterrâneo se desenvolve inicialmente, a partir do qual uma brotação cresce. Se a haste for cortada no comprimento necessário, os processos laterais e filocladia não são formados e o desenvolvimento é interrompido. A planta começará a formar um novo broto. Apenas os espargos falciformes podem ser cortados. As espécies restantes são apoiadas e sugerem como torcer os rebentos de forma decorativa, não importa quanto tempo eles durem. Use uma escada, uma espiral decorativa, guias de uma linha de pesca ou deixe as hastes penduradas em uma panela. Em um arbusto antigo, os processos desencapados e de secagem são cortados.

Doenças e pragas. Somente com inundações prolongadas do solo e baixas temperaturas, o aspargo afeta a podridão das raízes. Outras doenças não são terríveis para a planta. A principal praga é um ácaro. Ele geralmente ataca quando o ar está muito quente e seco. Às vezes, basta lavar os brotos sob um chuveiro quente (até 45 ° C). Em casos avançados, inseticidas são usados.

Uso de aspargos

Aspargos verdes arejados e bonitos são muito populares entre os jardineiros. Vasos com plantas podem ser encontrados nos corredores e salas de edifícios residenciais, escritórios e agências governamentais. Além disso, galhos exuberantes em forma de árvore de Natal são cortados para decorar buquês.

Aspargos comuns são usados ​​como alimento. Este é um aspargo bem conhecido. É cultivada no jardim como uma colheita vegetal. As hastes subterrâneas são colhidas (cerca de 18 a 20 cm de comprimento) com um botão ininterrupto. Os brotos são ricos em vitaminas e elementos ativos. Eles são enlatados e cozidos. A gosto, o prato pode ser comparado com ervilhas verdes.

As raízes do aspargo contêm ácido ascórbico, saponinas, um alcalóide da asparagina, cumarinas, aminoácidos e sais minerais. Deles fazem decocções e infusões que ajudam a lidar com as seguintes doenças:

  • icterícia
  • infertilidade
  • gota
  • diabetes mellitus;
  • taquicardia;
  • epilepsia
  • reumatismo

Os medicamentos têm efeitos diaforéticos, analgésicos, antibacterianos, imunomoduladores. Vários povos os usam há mais de 2.000 anos.

Pin
Send
Share
Send