A digital é uma bananeira perene da família da bananeira. Eles chamam assim por causa da forma das flores que parecem dedais em miniatura. Na comunidade científica, o nome "digital" é mais comum. As plantas nativas são o Mediterrâneo, o norte da África e o oeste da Ásia. Inflorescências exuberantes de digitálicos podem ser usadas para decorar efetivamente o jardim. Ao mesmo tempo, a planta é medicinal, mas em grandes quantidades, o suco da digital é um veneno. Isso deve ser levado em consideração ao projetar um jardim em que haja crianças e animais pequenos.
Descrição da planta
Digitalis é uma erva perene ou bienal com hastes verticais de 30 a 150 cm de altura e quase nenhum processo lateral é formado. Folhas pecíolo de forma oval ou lanceolada crescem novamente nos brotos e formam uma saída numerosa perto do solo. A chapa em relevo é pintada de verde escuro. Seu comprimento é de 10 a 30 cm e a largura de 6 a 11 cm. A folha é brilhante acima, coberta de protuberâncias entre as veias. O verso devido a uma pilha curta e grossa parece prateado ou cinza.
Em junho-agosto, o topo do caule é decorado com uma densa inflorescência na forma de um pincel. Nela, próximas umas das outras, em pedicelos curtos e flexíveis, florescem flores em forma de sino. Um copo estreito com pequenas bordas curvas pode ser pintado em roxo, rosa, branco, amarelo ou vermelho. Muitas vezes, a faringe é coberta com pequenos pontos. No interior, há estames com anteras espessas e um ovário.
Após a polinização, as caixas de sementes com sementes marrons claras muito pequenas amadurecem. Em 1 g de semente, existem até 10.000 unidades.
Espécies e variedades decorativas
No gênero digital, de acordo com a classificação internacional, existem 11 espécies de plantas.
A digital está enferrujada. A variedade tem altas propriedades decorativas. Forma um delgado rebento de 70 a 120 cm de altura, coberto com folhagem nua oblonga ou lanceolada. Inflorescências densas longas (7-15 cm) consistem em sinos com uma borda ondulada. Um cálice de até 4 cm de comprimento tem pontas de dois lábios que lembram flores de orquídea. A lapela inferior é claramente visível sobre eles. As pétalas são pintadas em um tom amarelo claro com um padrão rosa no lábio e um padrão marrom dourado dentro da faringe. A floração ocorre em junho-agosto.
A digital é roxa (roxa). Uma bienal, raramente uma planta perene de até 1,5 m de altura, consiste em caules eretos e de ramificação baixa. A parte inferior das folhas e brotos são densamente pubescentes. As folhas de pecíolo são ovais. Em junho, uma inflorescência unilateral ou piramidal na forma de uma escova floresce. Consiste em flores assimétricas de 8 a 13 cm de comprimento e pétalas de roxo ou branco na base são cobertas com pontos mais escuros. Variedades:
- Alba - pétalas brancas como a neve com pequenos pontos roxos escuros ou sem eles;
- Mirabelle - flores densas, inflorescências multicoloridas de creme ou cor rosa salmão.
A digital é de flores grandes. As hastes de 40 a 120 cm de altura às vezes formam um arbusto. Eles são cobertos por vilosidades glandulares duras. Ao longo de toda a extensão da sessão, a folhagem sem folhas lanceolada cresce em um tom verde claro. As folhas têm uma borda longa e afiada. As folhas crescem de 7 a 25 cm de comprimento e de 2 a 7 cm de largura.Em junho, um pincel solto de 6 a 25 cm de comprimento floresce no topo da parte aérea.Flores tubulares de 3 a 4 cm de comprimento estão localizadas nos pedúnculos caídos. em 5 pétalas dobradas. As flores são pintadas em tons de cinza-amarelo, pequenos pontos marrons estão localizados no interior.
A digital é confusa. Uma planta perene de 30 a 80 cm de altura forma uma roseta muito densa de folhas lanceoladas de cor verde azulada perto do chão. A folhagem ao longo da borda da parte inferior é coberta por cílios longos. Em julho, o pincel piramidal é aberto, no qual os cálices de dois lábios crescem densamente um para o outro. Pétalas e brácteas também são cobertas com uma pilha de feltro prateada. O comprimento do tubo é de 2 a 3 cm, as pétalas dobradas de até 1 cm se estendem além das bordas e as flores são pintadas em creme ou branco;
Existem muitos outros híbridos perenes de digital interespécies para cultivo no jardim. Os mais populares entre eles são:
- Tapsi - folhas cinza-esverdeadas adornam hastes retas de 40 a 80 cm de altura, em cima delas há pincéis grossos com grandes sinos de cor rosa ou framboesa;
- Merton - uma planta com 60 a 80 cm de altura é decorada com folhas longas verdes brilhantes; floresce em maio com grandes flores rosa-púrpura.
Reprodução digital
Na maioria das vezes, a digital é cultivada a partir de sementes. Eles podem ser semeados imediatamente em campo aberto ou mudas. Nas regiões sul, na segunda metade da primavera, as sementes são plantadas no jardim, em buracos a uma distância de 15 a 20 cm e enterradas de 5 a 10 mm. Em caso de resfriamento, as culturas são cobertas com material não tecido.
Como as mudas se desenvolvem lentamente, é aconselhável cultivar mudas. Antes do plantio, as sementes são embebidas por uma semana em água morna, que é trocada 2-3 vezes ao dia. As culturas são feitas em caixas com uma mistura de areia e turfa. As sementes são distribuídas na superfície do solo e pressionadas em uma prancha. O recipiente é coberto com vidro e mantido à temperatura ambiente e à luz ambiente. Após 10 a 15 dias, os primeiros rebentos aparecem. A princípio, seu desenvolvimento é muito lento. Quando um par de folhas verdadeiras é formado, a colheita é feita em copos descartáveis separados ou em outra caixa com uma distância entre plantas de cerca de 7 a 10 cm.
Para a reprodução vegetativa de digitálicos, brotações basais são usadas. É possível estimular sua aparência cortando uma inflorescência murcha. Em breve os processos laterais se desenvolverão. Um broto com 7-8 folhas e sua própria raiz é cuidadosamente desenterrado e plantado em um novo local. Já em setembro, ele se adaptará e estará pronto para o inverno, e na primavera lançará as primeiras flores.
Plantio e cuidado ao ar livre
As mudas de digitalis são plantadas em campo aberto no final de maio, quando as geadas definitivamente passaram e o solo aqueceu bem. É melhor plantar a flor em locais abertos e ensolarados ou com um leve sombreamento. As áreas sob a copa das árvores de folha caduca não são adequadas. Será muito úmido e pouco claro e, no outono, as folhas que caem interferirão no desenvolvimento normal da planta.
O solo para plantio deve ser solto, fértil e sem estagnação de umidade. Pré-escavar o site e fazer compostagem ou húmus. É mantida uma distância de 25 a 30 cm entre plantas individuais no jardim.Para não danificar o rizoma, o transplante é realizado pelo método de transbordo. A digital perene no primeiro ano não floresce, mas forma uma roseta espessa e frondosa.
Se o local da planta for escolhido corretamente, o cuidado será insignificante. Os digitálicos precisam ser regados regularmente, mas para que a água não fique estagnada nas raízes. O solo após a irrigação é afrouxado, caso contrário, uma crosta densa não permitirá que o ar penetre livremente nas raízes e o crescimento diminui. Você também precisa remover as ervas daninhas. Duas ou três vezes durante a primavera e o verão, eles são alimentados com complexos minerais líquidos. Eles são derramados no solo pelas raízes.
Para que as flores mantenham a decoratividade, é necessário cortar as inflorescências murchas em tempo hábil. No outono, as hastes longas são reduzidas pela metade, deixando principalmente a folhagem basal. Os rizomas nus são polvilhados com terra e cobrem toda a parte com folhas caídas ou ramos de abeto. Em tais condições, os digitálicos invernam bem e podem suportar até geadas severas.
As plantas são resistentes a doenças e pragas. Somente em casos raros, sofrem ataques de pulgões, mariposas e nemátodos. Com cuidados inadequados, é possível a infecção por oídio. A correção da tecnologia agrícola e dos inseticidas (Iskra, Vitaros) ajudará a lidar com todos os problemas.
Digital no jardim
No projeto paisagístico, o digital é usado em plantações individuais e em grupo no meio do gramado. Inflorescências longas são plantadas no fundo de canteiros de flores. Nos desembarques em fita, o digital funciona como um hedge durante o zoneamento do território. As plantas podem ser um bom pano de fundo para flores atrofiadas. Os parceiros de sucesso no jardim de flores para digital serão peônias, valerianas e rosas. Inflorescências brilhantes são boas no contexto de coníferas ou plantas decíduas decorativas. Variedades anãs adornam o meio-fio, e ao plantar em recipientes - uma varanda ou varanda. Além disso, variedades decorativas são usadas para fazer buquês brilhantes. As inflorescências cortadas ficam em um vaso por mais de uma semana.
As propriedades curativas dos digitálicos
A medicina tradicional há muito reconhece a eficácia dos medicamentos baseados em digital. Eles são usados para insuficiência cardíaca e problemas circulatórios. O medicamento com digital elimina os ataques de fibrilação atrial, melhora a circulação sanguínea nos músculos e combate a cardiosclerose, taquicardia, hipertensão e outras doenças do sistema circulatório. Além disso, na medicina popular, uma decocção de folhas é usada para combater a epilepsia, inflamação da pele, febre, dor e sangramento.
Apesar das propriedades medicinais significativas, mesmo uma leve overdose causa envenenamento grave, por isso é aconselhável comprar medicamentos prontos na farmácia e tomá-los conforme prescrito pelo médico, e não preparar os medicamentos e se automedicar.