Hoya - uma maravilhosa planta cerosa

Pin
Send
Share
Send

Hoya é uma planta perene requintada da família Kutrovy. É representado por trepadeiras e arbustos flexíveis. Geralmente, o hoya escolhe uma árvore forte para apoio. Folhas suculentas, caules e até pétalas da planta são cobertos com uma pele lisa e brilhante, como cera. Portanto, o hoya é frequentemente chamado de "hera de cera". Sua terra natal são as brilhantes florestas tropicais do leste da Ásia, Polinésia e Austrália Ocidental. Até o final do século XVIII. a planta foi trazida para a Europa, de onde se espalhou para conservatórios e estufas. Hoje, o cipó é cultivado em muitas casas, graças à bela folhagem e flores, com um agradável cheiro de perfume.

Descrição da planta

Hoya é uma videira perene ou arbusto perene com brotos carnudos e flexíveis. O comprimento das hastes pode atingir 10 m. Primeiro, a parte superior nua cresce, coberta com uma pele marrom-violeta suave e, com o tempo, fica verde e se torna folhagem. Com umidade suficiente, as raízes do ar aparecem nos nós. Ainda mais tarde, o caule é lignificado.

Ao longo de toda a extensão dos brotos, há folhas pecioladas de forma oval com uma borda pontiaguda. Eles são espessados, o que aproxima a planta das suculentas. A superfície das folhas jovens é brilhante, gradualmente se torna opaca. A placa em si fica mais fina com a idade. O comprimento da folha é de 5-8 cm e a largura é de 3-5 cm.

Hoya floresce em junho e pode durar até outubro. Isso acontece em ondas. Um batedor separado dura até 3 semanas. As inflorescências são formadas em ramos de flores especiais, sem folhas. Lindas flores bissexuais são coletadas em guarda-chuvas densas, planas ou arredondadas. Corolla consiste em 5 pétalas ovais com uma borda pontiaguda. No centro, há uma coroa em miniatura de anteras unidas. Cada flor se assemelha a uma estrela de cera em miniatura, com um diâmetro de 1-2 cm, cuja cor é branca, roxa, vermelha ou creme. A coroa geralmente contrasta em tom ou saturação com as pétalas.








As flores Hoya exalam um aroma intenso e agradável. Ele é projetado para atrair insetos. Eles também produzem muito néctar, que se acumula em gotas densas. Após a floração, o broto não pode ser removido, pois cresce e dissolve novos brotos.

Espécies e variedades decorativas

O gênero hoya inclui mais de 50 espécies de plantas. Na cultura, apenas uma parte deles é usada.

Hoya carnuda (carnosa). Esta liana sempre-verde e lignificada cresce a uma altura de 6 m e se arrasta ao longo dos suportes verticais próximos. Nas hastes esverdeadas e maduras, folhas carnudas ovais de cor verde escura florescem. As inflorescências do guarda-chuva de 10 a 15 botões florescem sobre pratos frondosos e macios. As flores em forma de estrela exalam um aroma forte e são pintadas de branco ou rosa. A coroa é mais escura, vinho tinto. A floração ocorre em junho-outubro e pode ser repetida 2-3 vezes por ano. Variedades:

  • variegado - uma folha verde escura é delimitada por uma faixa de creme irregular;
  • manchas tricolor - rosa e creme estão presentes nas folhas verde-escuras;
  • compacta - uma variedade com folhas minúsculas na superfície das quais é visível um padrão de mármore;
  • minibel - folhas verde-escuras com pontos claros crescem até 19 cm de comprimento e 2 cm de largura e, acima deles, são visíveis guarda-chuvas esféricos de 20 flores com diâmetro de até 18 mm. As corolas rosa peludas estão decoradas com uma coroa branca brilhante com um ponto vermelho no centro.
Hoya carnuda

Hoya, a bela (Bella). Brotos flexíveis e ramificados formam um arbusto exuberante, mas sem apoio, perdem a atratividade. A folhagem cresce densamente. Entre eles, brotos alongados inflorescências multiflorais de guarda-chuva florescem. As flores brancas, creme ou rosa da forma correta consistem em pétalas dobradas para dentro e uma coroa contrastante no centro.

Hoya é linda

Multiflora de Hoya (multiflora). A videira carnuda é coberta com folhas ovais mais estreitas de cor uniforme. Nela, inflorescências densas e com várias flores florescem. As pétalas de cada flor são fortemente dobradas para trás. No centro são esporas arqueadas. A cor é dominada por tons de branco, creme e amarelo.

Hoya multi-florescido

Hoya côncava (lacunosa). A planta epifítica ramificada com hastes flexíveis forma uma bela cascata de folhas verdes escuras e espessas na forma de um losango. Seu comprimento chega a 6 cm e as bordas são enroladas para dentro. Pequenas flores brancas ou creme são reunidas em guarda-chuvas densas. As pétalas são cobertas com grandes vilosidades e dobradas para o centro, fazendo o botão parecer uma bola fofa. Variedades:

  • picolé - as folhas são cobertas com um padrão de mármore mais claro e as flores em forma de bolas fofas brancas são coroadas com uma minúscula coroa amarela;
  • tova - cresce folhas verdes claras.
Hoya côncava

Hoya Kerry. Hastes de suspensão flexíveis são decoradas com folhas suculentas em forma de coração. As flores consistem em pétalas de creme pubescentes e uma coroa vermelha ou rosa brilhante, com a qual pendem gotas de néctar escuro. Eles são coletados em guarda-chuvas na forma de um hemisfério de 15 a 25 unidades.

Hoya Kerry

Hoya Calistafilla. Hastes longas e finas são cobertas com folhas verdes claras com veias mais escuras. O comprimento da folhagem é de 15 a 17 cm e a largura é de 7 a 9 cm.Os guarda-chuvas consistem em 15 a 20 flores com um diâmetro de 5 a 10 mm. Pétalas de cera marrom-amarela cercam a coroa branca.

Hoya Calistafilla

Hoya Kumingiata. A videira carnuda, com pequenas folhas em forma de ovo, de um tom verde claro no verão, é densamente coberta por densas guarda-chuvas amarelas com coroas marrons.

Hoya Kumingiata

Hoya pentaflebia. Brotos flexíveis e encaracolados são densamente cobertos com folhas verdes brilhantes e brilhantes, com até 16 cm de comprimento. Cinco veias filamentosas são claramente visíveis na folhagem. Os guarda-chuvas multi-floridos são compostos de flores amarelas com uma coroa branca.

Hoya pentaflebia

Hoya gracilis. Folhas ovais com até 6 cm de comprimento crescem em brotos finos. No verão, guarda-chuvas planas com pequenas flores rosa florescem em caules nus. A coroa escura é coberta com manchas amarelas.

Hoya gracilis

Hoya publicado. Uma videira de crescimento rápido, com folhas estreitas e ovais, dissolve os guarda-chuvas hemisféricos com flores rosa. A variedade Silver Pink se distingue por uma estreita borda prateada ao redor da borda das pétalas.

Hoya publicou

Hoya Macrophyll. Grande videira suculenta é coberta com folhas ovais de cor variada. Faixas claras no centro são visíveis em uma superfície verde escura. Os guarda-chuvas esféricos consistem em flores rosa claro com uma coroa vermelho-branca ou roxa.

Hoya Macrofilla

Hoya Mindorensis. A liana é coberta com folhas ovais de couro com até 11 cm de comprimento, na sombra são pintadas de verde escuro e ao sol ficam avermelhadas. Pequenas flores vermelhas enferrujadas com pétalas pubescentes são coletadas em uma inflorescência esférica.

Hoya Mindorensis

Métodos de criação

Em casa, o hoya é propagado vegetativamente. Para isso, são utilizadas estacas apicais com folhas de 8 a 10 cm de comprimento. A seção inferior é tratada com "Kornevin" e colocada em um copo com água ou enterrada no primeiro nó do solo turfa. Topo você precisa cobrir o pedúnculo com filme ou vidro. A temperatura ideal do ar é + 20 ... + 22 ° C. O processo leva 10-15 dias. Depois disso, o caule é plantado em uma pequena panela com solo para plantas adultas.

Como as raízes aéreas costumam ser formadas nos nós, a hoya pode ser propagada por camadas. Para fazer isso, uma pequena incisão é feita no caule e, em seguida, pressionada no solo ou um curativo com musgo úmido é fixado. Quando raízes fortes são formadas, a parte aérea é separada da planta principal. A vantagem deste método é que a floração ocorrerá menos que em um ano.

Aterragem e cuidados

Um vaso estável é preparado para o plantio da hoya. Em casa, a planta é transplantada a cada 1-3 anos. À medida que a coroa cresce rapidamente, é necessário um suporte confiável. O solo deve ser leve e solto, com boa permeabilidade à água e ao ar. Pode ser composto por:

  • turfa;
  • esfagno de musgo;
  • perlita;
  • solo do jardim.

Para admirar com frequência as cores, a capacidade é selecionada bastante apertada.

Iluminação Hoya precisa de uma luz difusa e brilhante. Ela estará bem no peitoril da janela oriental ou ocidental, bem como no centro da sala sul. Durante o período de brotamento, é muito importante não mover a planta. Mesmo girando em torno de seu eixo levará à queda de brotos.

Temperatura A flor não tolera calor. No verão, ele está confortável em + 17 ... + 25 ° C. No inverno, é necessário reorganizar a planta em uma sala com uma temperatura de + 10 ... + 15 ° C. Rascunhos e frio afetam negativamente a aparência, pois parte das folhas cai.

Umidade. Hoya se adapta bem à umidade habitual da sala, mas com gratidão responde à pulverização e ao banho regulares. Durante a floração, abster-se de procedimentos aquáticos. As folhas de cera devem ser periodicamente limpas do pó.

Rega. A água não deve estagnar na panela, no entanto, uma secagem forte do solo é indesejável. Recomenda-se regar o solo com água macia e sedosa, 1-2 vezes por semana.

Adubo. Duas vezes por mês, de março a outubro, a hoya é alimentada com um complexo mineral universal. A solução é derramada no solo a uma distância das raízes.

Formação de coroas. Uma videira longa ou um arbusto com ramos precisam de apoio. Para brotos flexíveis, anéis, espirais ou fios são usados. Você também pode deixar os cílios longos pendurados no cache-pot. Para caçar galhos, aperte as pontas.

Possíveis dificuldades

Hoya se distingue pela imunidade forte; portanto, as doenças das plantas praticamente não são afetadas. Somente em casos avançados é que um fungo se instala nele.

Em dias quentes, no ar seco, as plantas podem ser atacadas por pragas (ácaro vermelho, pulgões, insetos, escamas, nematóides, cochonilha). É necessário tratar as hastes e o solo com um inseticida. É muito difícil escapar dos nemátodes. Na maioria das vezes, as estacas de partes saudáveis ​​das plantas são cortadas e o restante dos brotos é destruído. O solo e o vaso são esterilizados antes do plantio.

Vários problemas podem ser eliminados alterando o cuidado com o hoya. Manchas nas folhas aparecem quando há falta e, às vezes, excesso de luz. Um crescimento muito lento, folhas finas e esgotadas indicam falta de fertilizante. Se as folhas ficarem amarelas, a sala estará muito quente.

Geralmente, a hoya floresce regularmente e abundantemente sem esforço extra, mas se isso não acontecer, conserte os cuidados com a planta. Ele precisa pegar um pote bem apertado. O inverno deve ser frio. Um banho quente e a imersão da panela em água morna por 1,5 a 2 horas ajudam a estimular a brotação. Quando os botões apareceram, você não pode mover a planta.

Sinais e superstições

Há tantas lendas conflitantes em torno da hera de cera que muitos jardineiros estão se perguntando: é possível manter um hoya em casa? Alguns atribuem isso ao cultivo de plantas. Dizem que o hoya sobrevive da casa de homens adultos (maridos e filhos). No entanto, não há evidências para isso. Existe uma crença inversa. Como se para fortalecer os laços familiares, a flor deve ser mantida no quarto.

Seja como for, esta planta exótica com uma vegetação brilhante e flores perfumadas incomuns merece atenção. Se a contemplação é agradável aos proprietários e torna sua vida mais confortável, por que não colocar o hoya no peitoril da janela?

Pin
Send
Share
Send