Prímula - cores brilhantes de prímula

Pin
Send
Share
Send

A prímula é uma planta delicada da família Prímula. Seu nome também pode ser traduzido como "prímula". No ambiente natural, a flor é encontrada nas encostas dos Alpes, bem como no clima temperado da Eurásia e da América do Norte. Um boné de flores delicadas em broto baixo aparece no meio da primavera e dura muito tempo. Hoje, a prímula é cultivada não apenas no jardim, mas também em casa como planta de casa. Existem muitas variedades com diferentes períodos de floração e aparência. Os floristas sabem como fazer essa beleza florescer na hora certa; portanto, quando as panelas com prímula colorida aparecem em abundância.

Descrição da planta

A prímula é uma erva perene e, ocasionalmente, uma erva anual. É de tamanho compacto. A altura durante o período de floração não excede 20-50 cm.A planta alimenta o rizoma ramificado fibroso, localizado nas camadas superiores do solo. Imediatamente acima da superfície da terra, uma roseta densa é formada. Ele contém folhetos sésseis ou pecíolos ovais, lanceolados ou ovóides. Eles são pintados em um tom cinza-esverdeado, sem um padrão. A superfície da folha é lisa ou em relevo, inchada entre as veias. As bordas das folhas são sólidas ou serrilhadas. Devido à pilha curta, a folhagem parece fofa e macia.

Um pedúnculo longo e nu cresce do centro da tomada. Sua parte superior é decorada com uma escova densa ou guarda-chuva, embora existam variedades com flores únicas nas pernas curtas. As corolas regulares consistem em cinco pétalas de forma oval com uma borda arredondada ou, inversamente, pontiaguda. Na base, as pétalas se fundem em um tubo longo e estreito e dobram-se bruscamente ao longo da borda. A cor da flor é muito diversa (lisa ou colorida) - branca, roxa, lilás, rosa e vermelha. O centro é quase sempre amarelo. As flores se sucedem por 3-8 semanas.









Após a polinização por insetos, cápsulas oblongas de sementes com bordas suaves amadurecem. O interior contém pequenas sementes alongadas com uma superfície lisa em marrom escuro ou preto.

Variedade de prímulas

Um gênero muito diverso de prímula inclui cerca de 400 espécies de plantas. Convencionalmente, eles são divididos em 38 seções.

Prímula comum (vulgar) ou sem haste (acaulis). Esta espécie é especialmente popular entre os jardineiros. A altura da planta é de 5 a 20 cm, e folhas ovais com superfície ondulada crescem em pecíolos curtos. Eles têm uma cor verde brilhante sem pulverização e crescem até 25 cm de comprimento, até 4 cm de largura. As flores em forma de funil com um diâmetro de 2-4 cm são distinguidas por uma cor diversa. Eles são agrupados em uma densa inflorescência de guarda-chuva e florescem entre abril e julho.

Prímula comum

Orelha de prímula. O habitante das encostas alpinas fica mais denso, com folhas ovais, com uma superfície lisa e brilhante e um pó acinzentado. No centro da roseta de folhas, há um caule cilíndrico de até 20 cm de comprimento com uma inflorescência densa em forma de espiga de 6-7 flores perfumadas amarelas.

Orelha de prímula

Prímula de dentes finos. Uma espécie bastante grande, com até 30 cm de altura, cresce largas folhas ovais com superfície enrugada e lados serrilhados. O comprimento da folha chega a 20-40 cm. Uma inflorescência esférica densa com cerca de 10 cm de diâmetro floresce em uma haste longa. Consiste em flores tubulares violetas, lilás, vermelhas ou brancas com um diâmetro de até 15 mm. A floração ocorre em abril e maio e dura até 40 dias.

Prímula de dente fino

Cônico inverso primitivo (obconica). Uma planta herbácea perene com muitas folhas redondas ou ovais cresce até 60 cm de altura. Pecíolos ondulados de diâmetro atingem 10 cm. Um grande guarda-chuva de flores brancas, rosa ou roxas se eleva acima deles.

Cônica inversa primitiva

A prímula é chinesa. A planta forma uma roseta densa de folhas lobadas a céu aberto. Acima deles, há pedúnculos púberes marrom-avermelhados com 30 a 35 cm de comprimento e cada um carrega apenas algumas flores grandes (4 cm de diâmetro).

Prímula chinesa

A prímula é japonesa. Uma variedade de jardim perene com folhas lanceoladas alongadas que formam uma roseta simétrica. Os pedúnculos de 40 a 50 cm de comprimento contêm várias camadas de inflorescências umbelladas, dispostas em espirais. Esta espécie pertence ao grupo de prímula candelabro. O diâmetro das flores tubulares de vários tons de vermelho é de 3 cm.

Prímula japonesa

Prímula é alta. Um morador do sul da Europa cresce folhas ovais enrugadas com pequenos dentes ao longo das bordas. Os folhetos medem de 5 a 20 cm de comprimento e de 2 a 7 cm de largura, e lindas flores delicadas com um diâmetro de 2 cm têm uma cor amarela clara com um centro mais brilhante. Eles são agrupados em uma inflorescência de guarda-chuva de 5 a 15 unidades. A altura do pedúnculo é de 10 a 35 cm, a floração começa em abril e dura até dois meses. Variedades:

  • Colosso de prímula - flores maiores com pétalas de framboesa e uma estrela amarela no centro;
  • Duplex - faringe amarela escura é cercada por pétalas de cereja brilhantes.
Prímula alta

Com base nas prímulas das espécies, os criadores criaram muitas variedades prímula de terry. Eles diferem em um grande número de pétalas em comparação com as comuns. De longe, os botões parecem pequenas rosas com pétalas mais macias. Especialmente popular é a variedade Rosanna. Os arbustos com cerca de 15 cm de altura são cobertos com uma tampa densa de flores estreitas de branco, damasco, amarelo, rosa e vermelho.

Prímula

Métodos de criação

A prímula é cultivada a partir de sementes e também propagada dividindo-se o arbusto e as estacas frondosas. Deve-se notar que, ao semear sementes colhidas independentemente, as propriedades varietais de prímulas especialmente terry não são preservadas. As sementes perdem rapidamente a germinação e são semeadas o mais cedo possível.

Pré-crescer mudas. Para isso, em meados de fevereiro, são preparadas caixas rasas com uma mistura de grama, areia e solo de folhas. Sementes pequenas tentam distribuir uniformemente na superfície. Eles são apenas ligeiramente pressionados no chão. Para preservar a umidade, o recipiente é coberto com um filme e colocado no freezer por 25 a 30 dias. Você pode levar a caixa para a rua. A temperatura do ar durante esse período deve ser de -10 ° C.

Após a estratificação, as sementes congeladas são transferidas para o peitoril da janela iluminada, em uma sala com temperatura de + 16 ... + 18 ° C. As fotos aparecem logo e são heterogêneas. Quando as mudas atingem 2 semanas de idade, o abrigo é removido. Plantas com 2-3 folhas reais mergulham em outra caixa com uma distância maior. À medida que crescem, várias outras escolhas são realizadas. Para mudas de prímula a céu aberto, as mudas estarão prontas somente após 2 anos.

Recomenda-se que um arbusto de 4-5 anos seja dividido em várias partes. Isso permite não apenas obter mais plantas, mas também rejuvenescer as existentes. Faça isso em agosto-setembro. Anteriormente, as plantas eram bem regadas, desenterradas e cuidadosamente liberadas do solo. As raízes são lavadas em água morna e, em seguida, com uma faca, cortam as plantas em divisões com 1-2 pontos de crescimento. As fatias são tratadas com carvão vegetal e as flores são plantadas imediatamente em um novo local.

Para estacas, use uma folha com pecíolo e rim na base. Está enraizado em um substrato de turfa arenosa. Nesse caso, metade da chapa é removida imediatamente. Mantenha o talo em uma sala quente (+ 16 ... + 18 ° C) com luz brilhante, porém difusa. O surgimento de novos rins indica enraizamento bem sucedido. Depois disso, as mudas são transplantadas em vasos separados com solo para plantas adultas. Na primavera, eles podem ser enviados para o jardim.

Regras de desembarque

No campo aberto, a prímula é plantada na primavera ou no início do outono. A maioria das plantas é muito resistente ao gelo. Em climas temperados e regiões mais meridionais, eles normalmente invernam sob cobertura de folhas. O local de pouso deve ser protegido do vento e ligeiramente sombreado. As plantas são colocadas perto de arbustos ou sob a leve coroa de árvores de jardim.

O solo deve ser solto e nutritivo, sem estagnação da água. Prímula melhor desenvolvida em barro. Antes do plantio, o local é desenterrado e, se necessário, são introduzidos areia, esterco e musgo-esfagno. Dependendo da altura de uma variedade específica, a distância entre as plantas é de 10 a 30 cm.

A prímula deve ser replantada anualmente após a floração. Os arbustos cobertos de vegetação são divididos em partes. Como resultado, as folhas ficam mais brilhantes e florescem mais abundantemente. O solo para prímula é composto de turfa, folha e solo de turfa com a adição de areia de rio. Uma camada espessa de material de drenagem é necessariamente colocada no fundo da panela.

Cuidados com prímula

Com a escolha certa do local, cuidar da prímula não causará muitos problemas.

Iluminação A luz solar direta é contra-indicada para a planta, queimaduras rapidamente aparecem nela. É melhor mantê-lo em locais sombreados, onde o sol só fica de manhã cedo ou ao pôr do sol.

Temperatura A temperatura ideal para a prímula é de + 16 ... + 22 ° C. Na maioria das vezes as flores são mantidas ao ar livre ou arejam regularmente a sala. Para florescer mais, você precisa colocar as plantas em que a temperatura é de + 12 ... + 15 ° C.

Umidade. Normalmente, todos os tipos de prímula se adaptam bem à umidade natural. No entanto, eles respondem com gratidão a pulverizações periódicas. Com ar muito seco, as bordas das folhas se enrolam e secam.

Rega. O solo nas raízes da prímula sempre deve estar levemente úmido, mas não pantanoso. É melhor regá-lo frequentemente, mas pouco a pouco. A água deve ser macia e bem purificada. No final da floração, a irrigação é reduzida.

Adubo. Várias vezes durante a estação, as plantas são alimentadas com um complexo mineral com baixo teor de nitrogênio. Comece a fertilizar no início da primavera. Durante a brotação e a floração, a cobertura é interrompida e retomada apenas no final do verão.

Doenças e pragas. A prímula é sensível a infecções fúngicas (podridão das raízes, icterícia, ferrugem, antracnose, oídio). Também pode desenvolver manchas bacterianas ou o vírus do mosaico do pepino. A doença é evitada pelo regime de rega correto. Aos primeiros sinais de infecção, o tratamento com um fungicida ajuda (Fundazole, Topsin, Bordeaux líquido). Todas as áreas afetadas devem ser implacavelmente removidas e destruídas. Entre parasitas, pulgões, ácaros e lesmas são mais irritantes. O tratamento da vegetação e do solo com Actellic e outros inseticidas ajuda a se livrar rapidamente deles.

Em paisagismo

Prímula de jardim, graças a uma grande variedade de cores, permite que você crie um ornamento incrível no site. Como a floração varia muito em termos de tempo, você pode escolher variedades que, substituindo uma à outra, se deliciarão de abril a agosto. As flores são usadas para decorar uma rabatka, uma colina alpina, canteiros de flores à sombra de árvores, uma borda de uma borda, arbustos, uma costa alta de um reservatório. Eles ficam bem na vizinhança com muscari, tulipas, narcisos, íris, flox, sabonete. Algumas espécies com inflorescências em hastes longas são cortadas para fazer buquês.

Pin
Send
Share
Send