Chlorophytum - a onipresente fonte verde

Pin
Send
Share
Send

Chlorophytum é uma erva conhecida há muito tempo em uma cultura de ambiente. Várias décadas atrás, ele poderia ser encontrado em qualquer casa ou instituição, então a popularidade começou a desaparecer, mas de maneira absolutamente imerecida. A planta pertence à família Asparagus e vem da África do Sul. O nome em si é bastante comum, traduz como "planta verde". Perto do chão, a flor forma belos matagais de folhas longas variadas ou lisas. Pequenos botões florescem entre eles. O Chlorophytum dá frescor ao ambiente, preenche as cores dos olhos, limpa e hidrata o ar. Com ele estão associados sinais promissores de bem-estar familiar.

Descrição da planta

Chlorophytum é uma planta herbácea perene de até 50 cm de altura, praticamente sem caule e constituída por uma densa roseta de folhas basais. O rizoma em si é bem desenvolvido. Consiste em brotos brancos com uma superfície lisa e espessamentos alongados (tubérculos). Eles acumulam umidade, o que não permite morrer em um período de seca.

As folhas lineares são sésseis ou de folhas curtas. Eles têm uma superfície lisa e uma cor lisa ou heterogênea. O comprimento médio da placa foliar é de 15 a 60 cm e, no verso, a veia central está fortemente inchada.

As flores são formadas na primavera ou no verão em longos caules nus (bigodes). Sob condições favoráveis, uma planta de interior floresce várias vezes ao ano. Os botões são coletados em pequenos grupos em nós ou formam uma espiga densa, mas curta. As corolas pequenas são de cor branca ou creme e consistem em seis pétalas oblongas livres com uma borda estreita. Na parte central, há estames longos com anteras arredondadas amarelas e uma fina coluna de ovário.







No final da floração, as crianças desenvolvem o bigode. Primeiro, uma pequena roseta de folhas é formada e, em seguida, aparecem raízes aéreas que, quando em contato com o solo, criam raízes. Às vezes, as crianças são deixadas no ar, formando um grande arbusto com uma cascata de tomadas de ar suspensas.

Durante a polinização, o feto é formado - uma caixa de sementes secas de forma oblonga. No interior, é dividido em 3 slots.

Espécies e variedades

Chlorophytum une quase 200 espécies de plantas, mas apenas algumas e várias variedades decorativas são encontradas na floricultura doméstica.

Chlorophytum com crista. Planta perene com folhas longas e estreitas. A folhagem linear verde-clara é coletada em uma saída simétrica de até 40-50 cm de diâmetro. Dela crescem longas flechas com flores e crianças compactas, e é por isso que um arbusto adulto se assemelha a uma fonte verde. Variedades:

  • vittatum - no centro de uma folha verde escura há uma faixa branca estreita;
  • variegado - uma guarnição de prata está presente na chapa mais leve;
  • laksum - folhas variadas são dispostas em forma de leque e têm uma fina borda branca ao redor da borda;
  • o oceano - difere da variedade anterior no arranjo espiral de folhagem.
Chlorophytum com crista

Chlorophytum encaracolado (Bonnie). Uma aparência mais compacta com folhas torcidas em espiral. A superfície da placa central possui uma ampla faixa branca.

Chlorophytum encaracolado

Capa de Chlorophytum. As folhas verdes estreitas e lanceoladas claras crescem até 60 cm de comprimento e não mais de 3 cm de largura, formam rosetas densas e florescem pequenas flores brancas em pedúnculos curtos. A espécie não libera bigodes longos, portanto se reproduz com mais frequência dividindo a planta mãe.

Capa de Chlorophytum

Chlorophytum alado (laranja). Uma planta com 30-40 cm de altura é distinguida por folhas ovais mais largas em pecíolos curtos e carnudos. A placa da folha verde escura contrasta com a haste alaranjada e a veia central. Em um pedúnculo curto, uma inflorescência em forma de espigão, semelhante a uma orelha, é formada.

Chlorophytum alado

Métodos de criação

Obter novas plantas não é difícil. É mais conveniente usar métodos vegetativos de reprodução. Para se sentir como um criador, você pode cultivar uma flor a partir de sementes. Eles são obtidos de forma independente como resultado de polinização artificial ou comprados em uma loja. A germinação é baixa, apenas 25-40%.

Plantando sementes. Antes do plantio, as sementes são embebidas por um dia em um tecido úmido. É melhor plantá-las no início da primavera. Prepare vasos com areia e turfa, em que o material de plantio é aprofundado em 5-7 mm. A superfície da terra é pulverizada e coberta com um filme. Mantenha a estufa à luz ambiente e a uma temperatura de + 22 ... + 25 ° C. Areje as colheitas diariamente e pulverize-as conforme necessário. Os brotos aparecem com moderação, após 4-6 semanas. O abrigo não é removido imediatamente, acostumando gradualmente as mudas ao espaço aberto. Com o aparecimento de 2-3 folhas reais, os clorofitos mergulham em pequenos vasos separados.

Divisão do mato. Uma planta grande (com mais de quatro anos) é dividida em partes durante o transplante de primavera. As raízes são cortadas com uma lâmina afiada e polvilhadas com fatias de carvão moído. Depois disso, eles plantam imediatamente em uma panela nova. Mesmo uma pequena divisão com um único rim e um pequeno segmento da raiz é capaz de criar raízes.

Enraizando crianças. Rosetas no bigode (hastes de flores) com 4-5 folhas e uma pequena raiz arejada levemente enterrada no solo. Eles são regados e, após 2-3 semanas, quando o bebê se enraíza, eles são separados da parte aérea. Você também pode cortar imediatamente a tomada e colocá-la em um copo com uma pequena quantidade de água. O plantio no solo para plantas adultas é realizado quando raízes completas são formadas.

Home Care

Chlorophytum não é caprichoso, por isso é muito fácil cuidar dele. Sob condições confortáveis, deliciar-se-á com uma cascata verde exuberante e floração regular. É melhor planejar o plantio e o transplante para fevereiro-março. As plantas jovens são transplantadas anualmente e as mais velhas a cada 2-3 anos. A flor tem um rizoma poderoso e precisa de um vaso espaçoso; no entanto, é indesejável ter uma grande capacidade imediatamente. O sistema radicular pode apodrecer ou se desenvolver vigorosamente até que a parte do solo pare de crescer.

O material de drenagem (argila expandida, pedaços de tijolo vermelho ou poliestireno) é derramado no fundo da panela. O solo é constituído por:

  • solo encharcado (2 partes);
  • húmus foliar (1 parte);
  • areia de rio (1 parte);
  • solo de folha (1 parte);
  • casca de pinheiro picada (1 parte).

É preferida uma mistura com uma reação neutra ou levemente ácida. Ao transplantar, eles devem libertar a planta da maior parte do coma de terra e examinar as raízes. Segmentos podres e quebrados são removidos. No final do trabalho, os arbustos são regados e deixados em sombra parcial.

Para um crescimento normal, o clorofito precisa de iluminação bastante clara e longas horas de luz do dia. Da luz solar direta ao meio-dia, é necessária proteção. Na primavera e no verão, a planta é melhor na janela leste ou oeste. No inverno, é reorganizada no peitoril da janela sul. A flor não morre em um local pouco iluminado, mas se desenvolve lentamente e pode perder a cor heterogênea das folhas.

A temperatura do ar confortável é de + 22 ... + 28 ° C. No inverno, o arrefecimento é permitido até + 18 ... + 20 ° C, mas não inferior a + 10 ... + 12 ° C. À medida que a temperatura diminui, é necessário reduzir a rega e a umidade do ar.

Normalmente, o clorofito adapta-se bem à umidade normal da sala, mas com gratidão responde à pulverização periódica e ao banho de poeira. No ar muito seco ou no inverno, perto de aquecedores, as pontas das folhas secam e escurecem. Isso torna o arbusto menos atraente.

Na primavera e no verão quente, as plantas são regadas abundantemente, mas podem suportar longos intervalos entre a irrigação, de modo que o solo seca metade ou mais. Isso não prejudica as plantas, porque nas raízes armazena a porção necessária de líquido. A estagnação da água não deve ser permitida, para que a panela seja esvaziada 15 a 30 minutos após a rega.

Com um transplante regular, o clorofito pode passar sem fertilizantes. Para que os verduras cresçam especialmente violentamente, em março-agosto, duas vezes por mês, uma solução do complexo mineral para plantas decíduas é introduzida no solo.

Sujeitas a todas as regras para o tratamento da doença, as plantas chlorophytum não têm medo. Em baixas temperaturas e alta umidade, podem surgir doenças fúngicas (manchas, podridão das raízes, oídio). Todas as áreas danificadas devem ser cortadas. Que não seja assustador, pois o clorofito se regenera bem. Também é útil substituir completamente o solo e tratar com fungicida.

Em contato com uma planta infectada ou no verão na rua, o clorophytum pode ser favorecido por insetos, tripes, cochonilhas ou ácaros. Durante esse período, as plantas devem ser inspecionadas periodicamente. Quando os parasitas aparecem, os brotos são primeiro banhados sob um forte chuveiro quente e depois tratados com um inseticida ou acaricida.

O que é clorofito útil

Chlorophytum não é apenas bonito, mas também é útil em todos os sentidos da planta. Está provado que sua coroa produz voláteis, que desinfetam o ar. Também absorve os vapores nocivos aos seres humanos: monóxido de carbono, formaldeído, fumaça de tabaco. A massa verde libera uma grande quantidade de oxigênio e umidade, o que torna a atmosfera da sala mais saudável.

O Chlorophytum é acompanhado por uma série de superstições e sinais que dizem que a flor é muito útil para o conforto do lar e a felicidade da família. Esta fonte verde retira do proprietário um excesso de energia negativa, alivia a depressão e ajuda a resolver problemas na vida pessoal. Pessoas solitárias que têm essa flor em casa têm mais chances de encontrar o par. As famílias permanecerão entusiasmadas com os sentimentos.

Os floristas sabem que a maioria das plantas de casa precisa ser isolada de animais domésticos, pois suas folhas contêm substâncias tóxicas para elas. Mas o clorofito pode comer gatos, como a grama comum. Obviamente, os arbustos podem não ficar tão bonitos, mas isso é definitivamente bom para os animais. Eles receberão as substâncias necessárias e limparão o corpo de pedaços de lã.

Pin
Send
Share
Send