6 dicas para ajudar você a montar uma linda estufa

Pin
Send
Share
Send

As plantas domésticas desempenham um importante papel estético no design de interiores, enobrecem a sala, tornando-a harmoniosa e aconchegante. Um belo canto verde ou uma estufa inteira pode ser feita não apenas em uma casa particular, mas também em um apartamento na cidade.

Criamos condições de efeito estufa

Uma estufa pode ser uma sala de uma casa, uma estrutura adjacente à estrutura principal ou uma estufa autônoma. O "alojamento" separado para plantas é posicionado de forma que o eixo longitudinal do edifício seja direcionado de norte a sul. Se estamos falando de criar um jardim de inverno na varanda de um apartamento da cidade ou dentro de casa, a melhor opção para as plantas é colocar um canto verde no lado sudeste.

Use luzes fluorescentes

Mesmo que sua estufa esteja em um local bem iluminado, no período de outono-inverno, quando começa a escurecer cedo, as plantas podem começar a doer. Portanto, cuide da instalação de fontes de luz adicionais na estufa, graças às quais você garantirá a duração ideal do horário de verão (cerca de 10 horas).

As lâmpadas incandescentes convencionais não são adequadas para esses fins: duram pouco, aquecem durante a operação e a cor azul que é vital para as mudas está ausente em seu espectro.

Para um canto da natureza, use lâmpadas fluorescentes. Eles não aquecem e não afetam a temperatura, a umidade na estufa. Monte os aparelhos na posição vertical ou horizontal.

Critérios para a escolha de lâmpadas:

  1. O vidro retém a luz ultravioleta; portanto, não deve haver sombras ou telas entre a fonte de luz e o ambiente.
  2. A presença de refletores e proteção contra umidade. Os refletores ajudam a aumentar a iluminação do jardim de inverno, e a proteção ajuda a evitar um curto-circuito como resultado da queda acidental de água no suporte da lâmpada.

Crie a temperatura certa

Um fator importante que afeta a saúde das plantas é a temperatura do jardim de inverno. O desempenho ideal depende do que as flores estão na estufa. Para os habitantes dos trópicos e subtrópicos será suficiente para manter uma temperatura de 10 ° C de calor, os "convidados" do equador precisam de condições quentes - pelo menos 25 ° C acima de zero. Para monitorar a temperatura, coloque um termômetro na estufa.

Instale janelas com vidros duplos na sala, deite no chão, paredes de lã mineral, placas de espuma de poliestireno - isso reduzirá a perda de calor. A estabilidade do microclima na estação fria ajudará a garantir a instalação de um sistema de aquecimento:

  1. Ar (armas, convectores, aquecedores elétricos). Permite aumentar a temperatura no jardim em alguns minutos, mas o ar esfria rapidamente após o dispositivo parar de funcionar.
  2. Aguado. O sistema consiste em uma caldeira de água, uma bomba de circulação, tubos (radiadores) e pode ser equipado com sensores que controlam automaticamente a temperatura na sala. Os canos são colocados a uma profundidade de 50 a 70 cm no chão em camadas ao longo do perímetro da estufa. O sistema de água aquece uniformemente o ar sem secar demais. A desvantagem deste método é a dificuldade de instalar tubos.
  3. O sistema "piso quente", composto por cabos ou fitas de carbono com filamentos depositados no solo, permite controlar a temperatura no modo automático, não ocupa muito espaço e garante aquecimento uniforme do solo e do ar. No caso de danos a um elemento ativo, todo o sistema falhará.

Em regiões com invernos rigorosos, é aconselhável fazer aquecimento combinado: por exemplo, coloque cabos no chão e instale um aquecedor na sala.

Preste atenção à umidade do ar

Se apenas suculentas e cactos vivem em sua estufa, um sistema de umidificação do ar opcional é opcional. Mas para plantas como araucária, trepadeira, orquídea, limão, oleandro, é necessário que a umidade do ar seja de 50 a 60%.

Você pode aumentar o indicador no canto verde pulverizando regularmente as mudas, instalando uma ou mais fontes decorativas, equipando um pequeno lago na sala ou usando dispositivos especiais - um umidificador, um gerador de neblina. Para controlar a umidade, instale um higrômetro na estufa.

Organize as plantas para que elas não interfiram entre si para crescer

Ao criar um jardim, lembre-se de que algumas flores têm requisitos radicalmente opostos para intensidade de luz. Portanto, antes de arrumar os vasos, estude as informações sobre a "natureza" das plantas e, de acordo com isso, escolha um local para cada muda.

É conveniente usar prateleiras localizadas em cascatas para um canto da natureza: nessa estrutura, as flores podem ser colocadas dependendo da sua altura, para que uma grande vegetação não bloqueie a luz e não suprima o crescimento de mudas menores.

Fique de olho na estética

O desejo de acomodar o maior número possível de plantas na horta é compreensível, porque cada flor tem uma beleza única e inimitável. Mas essa abundância parece insípida, ridícula e da variedade ondulará nos olhos.

Ao organizar um local para relaxar no jardim doméstico, considere cuidadosamente a escolha de elementos decorativos e móveis: em vez de poltronas luxuosas, sofás, tanques elaborados, cadeiras elegantes de vime, bancos e panelas de barro com pintura discreta serão mais apropriados.

Equipando uma estufa na casa, mantenha um microclima adequado para as plantas: instale um sistema de aquecimento, umidificação e fontes de luz adicionais na sala. A organização adequada do canto verde e cuidados regulares garantirão uma exuberante floração, crescimento e desenvolvimento de mudas.

Pin
Send
Share
Send