Plantio vertical de morangos: tipos, métodos, vantagens e desvantagens do método

Pin
Send
Share
Send

Em um plantio típico, os morangos (morangos de jardim) ocupam áreas significativas. E cuidar dela, incluindo a colheita, é um dos mais demorados e inconvenientes entre todas as culturas de jardim. Portanto, muitos estão interessados ​​em métodos alternativos de aterrissagem - em cumes altos, em quadrados cobertos com filme de cobertura com ranhuras, em racks. Um dos melhores, de acordo com a experiência já acumulada de jardineiros, é um método vertical de plantio.

Tipos de camas verticais

A coisa mais difícil com esse método de aterrissagem é criar uma estrutura de suporte. Essa tarefa não é agronômica, mas de construção, mesmo arquitetônica ou de design. Primeiro, você precisa escolher a opção certa para você. Já existem dezenas deles e, com o tempo, haverá ainda mais.

Todos os projetos podem ser divididos em três tipos:

  • panelas, garrafas ou latas de plástico cortadas, vasos de flores, localizados um acima do outro;
  • tubos verticalmente em pé com janelas cortadas;
  • prateleiras piramidais.

Todos os três tipos são fundamentalmente diferentes um do outro, portanto, cada um exige uma consideração detalhada.

Vasos e plantadores uns sobre os outros

Eles podem ser posicionados como você gosta:

  • colocando um no outro;
  • pendurado em paredes, postes e outras superfícies verticais.

A primeira maneira, como regra geral, é plantar um pouco de morangos - para você e para a beleza. O único requisito é que as plantas sejam bem iluminadas e não se ocultem. No entanto, com esse plantio, algumas das plantas aparecem inevitavelmente na sombra; além disso, o custo dos vasos aumenta o custo da colheita.

Colocar os morangos em vasos é mais adequado para decorar um site do que para uma colheita grande

O uso supereficiente do espaço caro da estufa é cultivar morangos em vasos pendurados em prateleiras. A saída de 1 km². m aumenta muitas vezes em comparação com os métodos horizontais convencionais. Esse milagre feito pelo homem parece um medronheiro.

Ao cultivar morangos em vasos, pendurados em prateleiras, economiza espaço na estufa

Da mesma forma, os morangos de jardim são cultivados sem abrigo. A rega manual de uma estrutura tão alta é muito difícil. Portanto, fornece mangueiras para irrigação por gotejamento automática.

Para morangos localizados em prateleiras verticais, é usada irrigação por gotejamento.

Encaixe de tubulação

O plantio de morangos é realizado em tubos dispostos vertical e horizontalmente (no último caso, eles são fixados em uma estrutura vertical de madeira ou plástico). O método tem suas vantagens sobre o plantio em vasos e plantadores:

  • alguns arbustos podem ser plantados em um tubo, para que você não precise de um grande número de recipientes separados;
  • mais fácil organizar a rega.

Os morangos nos canos são cultivados com mais frequência em uma estufa, enquanto os tubos industriais são usados.

Morangos de jardim plantados em canos são mais fáceis de regar

Em casa, esses projetos são feitos de tubos de plástico relativamente baratos para esgoto e ventilação, com um diâmetro de 18 a 25 cm, e os orifícios são cortados usando um bico de coroa.

Para fazer furos em um tubo de plástico, basta o poder de uma chave de fenda nas baterias

Ao aterrar em tubos localizados horizontalmente, é necessária uma estrutura. Pode ser fabricado em barras de madeira ou prateleiras de ferro. Existem plantas pré-fabricadas com um sistema de rega automático.

Ajuste vertical em tubos posicionados horizontalmente

Se desejado, um design semelhante pode ser feito com suas próprias mãos e como uma moldura para usar a opção mais simples - uma cerca de metal. Um sistema de irrigação com bomba pode ser adquirido separadamente ou substituído por irrigação por gotejamento.

  1. Os furos são cortados em um tubo com um diâmetro de 20 a 25 m, a uma distância de 20 a 25 cm, usando uma broca com um bico de coroa; suas bordas são cortadas com uma faca especial.
  2. Drenagem, solo fértil misturado com vermiculita e fertilizantes é adicionado aos orifícios.
  3. Plante mudas de morango.
  4. Fixe o tubo na cerca usando arame grosso ou fita especial.

Vídeo: criando o design mais simples para plantar morangos em um cano

A rega dos morangos de jardim em um tubo horizontal pode ser organizada usando uma garrafa de plástico regular de cinco litros:

  1. Na rolha da garrafa, um ou dois orifícios são perfurados para uma drenagem lenta da água. Se o furo for muito grande e a água sair rapidamente, o plugue poderá ser substituído e o furo menor.
  2. O fundo da garrafa é cortado para encher a água no lugar. Você não pode cortar, mas simplesmente remova a garrafa, despeje e coloque no lugar. Mas então o mesmo buraco é perfurado no fundo e como uma rolha, caso contrário, um vácuo se formará no tanque e a água não sairá.

Esse leito de tubulação deve ser instalado com uma inclinação de vários graus, com uma diminuição do reservatório de água, para que a água possa gravitá- vel de molho no solo. É fácil verificar a inclinação com o nível habitual do edifício ou derramando um pouco de água em um tubo vazio - ele fluirá por todo o tubo se houver uma inclinação.

Uma garrafa de cinco litros para regar um cano de jardim com morangos durará muito tempo

Aterragem piramidal

O método piramidal ou degrau se assemelha ao pouso em terraços de montanha. Na maioria das vezes, essas pirâmides são feitas de madeira.

Galeria de fotos: tipos de camas piramidais para morangos de jardim

Vantagens:

  • o design simplifica muito a manutenção, economiza área;
  • fácil de fazer com suas próprias mãos. O material é bastante acessível - pedaços de tábuas, resíduos industriais, paletes de construção desmontadas, etc;
  • a árvore fornece o regime mais favorável no solo - passa ar e umidade, as raízes "respiram" bem e nunca apodrecem. Ao mesmo tempo, a árvore é capaz de inchar e acumular umidade, portanto, em um recipiente de madeira, o solo é mais ideal em umidade do que em plástico e outros materiais.

Contras:

  • a rega automática não é fornecida; portanto, você precisará regá-la com uma mangueira ou manualmente de um regador;
  • uma árvore em contato com a terra apodrecerá em 4-7 anos, dependendo da raça, umidade e atividade das bactérias putrefativas.

A pirâmide de morangos feitos de carvalho apodrece levemente da superfície do solo, mas pode servir por décadas.

Os anti-sépticos não devem ser tratados com madeira. Embora qualquer anti-séptico proteja a árvore destruindo todo o ambiente bacteriano, é sempre extremamente prejudicial a todos os seres vivos e, às vezes, apenas a venenos. Você pode proteger bem a árvore embebendo-a com óleo quente em óleos vegetais, uma solução de cobre ou sulfato de ferro - não haverá danos para as plantas com essas preparações.

Plantar morangos em pneus de carro não é recomendado. Eles contêm muitas substâncias tóxicas diferentes, que são especialmente ativadas quando aquecidas ao sol e, com o tempo, reações químicas imprevisíveis começam em pneus velhos.

Outros métodos de aterrissagem vertical

Existem outros métodos de plantio vertical de morangos de jardim, por exemplo, plantando em uma "cerca falsa" de papelão ondulado. Com este método:

  1. Os furos são feitos na ardósia ondulada usando um bico de coroa revestido de diamante.
  2. Prenda a ardósia na cerca principal a uma distância de 30 cm usando tubos de metal.
  3. Eles enchem toda a estrutura com solo fértil.
  4. Plante morangos nos buracos.
  5. Forneça a irrigação por gotejamento necessária todos os dias e a cobertura.

Vídeo: uma maneira incomum de cultivar morangos verticalmente

Regras gerais para aterrissagem vertical

Os requisitos para todos os tipos de aterrissagem vertical são os mesmos. Eles são praticamente os mesmos das plantações comuns, mas existem algumas diferenças.

Iluminação

Os morangos estão localizados em um local bem iluminado; os arbustos não devem se obscurecer. Embora a baga tolere leve sombreamento - por um curto período de tempo (por exemplo, de manhã ou à noite) ou na sombra difusa de uma rara coroa de uma árvore. Mas quanto mais sol e calor - mais açúcares na baga e melhor o sabor. E na sombra, a baga é azeda e pequena.

Quanto mais sol, mais doces os morangos

Quantidade necessária de terra e rega

Depois de escolher o tipo de plantio, você precisa conhecer a área de nutrição e a quantidade de solo necessária para cada arbusto de morango em qualquer construção de tipo vertical. São cerca de 3-5 litros de solo, ou o volume da panela tem 18 a 20 cm de diâmetro e 20 a 25 cm de profundidade - é nessa profundidade que o principal sistema radicular dos morangos fica durante o plantio normal no solo.

Durante a seca, em busca de umidade nas plantas adultas, as raízes podem descer até uma profundidade de meio metro e, em uma capacidade limitada, a planta é sempre mais dependente da rega do que do solo. Em um projeto feito pelo homem, a rega deve ser fornecida, como se costuma dizer, por padrão.

A quantidade de solo por arbusto pode ser reduzida para 2 l, se:

  • os morangos são plantados por um a dois anos;
  • o solo é composto corretamente, nutritivo e equilibrado, com adição de vermiculita.

Com nutrição insuficiente, a planta se desenvolverá e dará frutos, mas não com força total.

Características do solo

O solo do jardim vive em biogênese natural, reabastecido com nutrientes devido a vermes, resíduos deteriorados, um fundo bacteriano natural. O solo para um volume fechado é criado artificialmente, por isso é extremamente importante fazê-lo corretamente.
Dezenas de receitas foram desenvolvidas, mas os principais requisitos do solo são os seguintes:

  • friável, friável, não consome muita umidade para evitar cáries;
  • ligeiramente acidificado, com um pH de 6,0-6,5;
  • fértil.

    O solo dos desenhos para o plantio vertical de morangos deve estar solto e quebradiço

A fertilidade do solo, mesmo o menor, é garantida para fornecer a adição de 5 litros de húmus de estrume ou composto completamente apodrecido e 0,5 litros de cinza de madeira por 10 litros de terra.

Top vestir

Se o morango não se desenvolver bem, ele é alimentado durante o processo de crescimento, adicionando 10-15 g por 10 l de água à água para irrigação com sulfato de amônio (sulfato de amônio). Este é um fertilizante com um teor de nitrogênio de cerca de 20%. É aplicado exclusivamente no chão; o contato com as folhas pode causar queimaduras. Aumenta a resistência dos morangos, aumenta o número de flores e ovários. Você não deve ter medo de nitratos nas bagas nesta dose - a dose será rapidamente processada pela planta em frutose e sacarose, o que melhora o sabor das frutas.

Adubo especial para morangos aumenta o número de flores e ovários

Recursos de adição de terra a tubos verticais

Uma diferença significativa é apenas quando aterrar em tubos verticais. A terra neles está cheia acima. Primeiro até a primeira janela inferior. Então um arbusto é plantado nele, a terra é preenchida ainda mais, até a próxima janela. O próximo mato pousa, adormece novamente e assim por diante. Os principais requisitos não são encher as folhas e a roseta (seu núcleo deve estar no mesmo plano que o solo) e não deixar as raízes nuas.

Material de plantio para camas verticais

Para camas verticais, use:

  • bigode enraizado
  • arbustos para adultos
  • mudas de morango.

Bigode enraizado

Imediatamente após a frutificação, os morangos das plantações comuns deixam escapar um bigode. Às vezes eles mesmos, tocando a terra úmida e solta, formam raízes. E para obter uma grande quantidade de material de plantio, o bigode é intencionalmente polvilhado com terra. Em agosto, os bigodes enraizados se tornam um material de plantio completo. Eles já podem ser plantados em estruturas verticais neste momento, para que consigam enraizar-se bem até a próxima primavera.

Imediatamente após a frutificação, o morango inicia um bigode que se enraíza no chão.

Você pode plantar bigode enraizado do ano passado na primavera. De qualquer forma, a primeira colheita será apenas no próximo ano, e esse é um grande ponto negativo desse método. Caro em termos de mão-de-obra e custo, o design permanecerá ocioso por um ano. A exceção é o morango reparo. Ela pode começar a dar frutos até o final da temporada do primeiro ano.

Arbustos de adulto

Existe experiência em que, especialmente para o cultivo de material de plantio em estruturas verticais, é mantida uma plantação comum de morango. Pode crescer com um tapete contínuo, mesmo sem muito cuidado e avaliação da colheita, mas a partir daí você sempre pode cavar e transplantar um arbusto adulto em estruturas verticais. Se você transplantar um arbusto de uma plantação regular no início da primavera, ele produzirá uma colheita já este ano. Os morangos precisam ser desenterrados com um pedaço de terra, tentando não danificar as raízes, e sem demora, com o princípio de "do chão imediatamente ao chão". E então a primeira colheita será neste verão.

Mudas

Se você plantar o seu tipo favorito de sementes de morango no jardim em dezembro ou janeiro, e na primavera plantar as mudas em uma estrutura vertical, a colheita será no primeiro ano. Se você plantar as sementes posteriormente, a colheita terá que esperar mais um ano (exceto os morangos remanescentes). Na primavera, você também pode comprar mudas prontas em viveiros e lojas especializadas. Mas então você deve definitivamente perguntar aos vendedores que tipo de variedade é, como é propagada, por sementes ou bigode, que idade e assim por diante.

As mudas de morango para plantio em estruturas verticais devem ser fortes e saudáveis.

Prós e contras

Prós:

  • economia significativa de espaço;
  • a oportunidade de criar condições ideais para o crescimento e obter altos rendimentos;
  • simplicidade na partida, ergonomia conveniente do trabalho - não é necessário abaixar-se;
  • as bagas não tocam o chão, não apodrecem e estão sempre limpas;
  • sem ervas daninhas e lesmas.

Contras:

  • grande dependência de irrigação artificial, cobertura e qualidade do solo composto;
  • Imediatamente você precisa prever o próximo inverno das plantas. O cache-pot e potes, caixas de madeira, pequenos tubos removíveis podem ser trazidos em um anexo. Na estufa, eles invernam sem problemas. Mas estruturas volumosas e pesadas terão que ser protegidas durante o inverno ou plantar novas mudas dessas variedades que podem dar frutos no primeiro ano de cada ano.

Variedades e tipos de morangos para plantio vertical

É indesejável plantar morangos de maneira vertical, exigindo um volume maior de solo (variedades com um arbusto poderoso, crescimento intensivo, projetado para 3-4 anos de crescimento). Os arbustos de ampel de morangos de jardim são ótimos para canos e pirâmides. Jardineiros experientes também recomendam variedades:

  • A rainha Elizabeth é uma variedade resistente e despretensiosa que é resistente a muitas doenças. Frutas de junho a início de outubro. Um arbusto pode produzir de 1 a 2 kg de bagas;
  • Alba é uma variedade precoce. Resistente, as frutas são doces, quase sem acidez. As bagas são bem toleradas e armazenadas frescas melhor do que muitas outras variedades. Pode produzir até 1 kg por arbusto;
  • A iguaria caseira F1 é uma variedade de ampelas para reforma. Bagas com acidez, bastante grandes, com até 3 cm de diâmetro. Pedúnculos longos estão localizados próximos um do outro, por causa dos quais as bagas ficam bem apertadas, o que parece muito bonito.

Galeria de fotos: Variedades de morango para cultivo vertical

Mas com a variedade moderna de variedades, é claro, você pode escolher outras opções.

Comentários

Tenho morangos invernando em caixas plásticas em uma estufa, em abril floresceu, apesar do clima terrível - estou na região de Leningrado. Eu escolho um método de cultivo vertical, enquanto o problema está em regar os canteiros verticais.

Alenad47 São Petersburgo

//www.asienda.ru/post/29591/

A experiência do meu vizinho no país foi observada no verão passado. Negativo. Em uma estufa de policarbonato 8 × 3 acima dos tomates, penduraram meio cano de polipropileno e plantaram morangos - eles queriam, como na foto, o bigode pendurado diretamente nas bagas. Eu avisei que a irrigação por gotejamento era necessária. E, apesar do verão frio e do ar das duas portas da estufa, é claro, os morangos secaram. Na parte superior da estufa está muito quente e, embora o vizinho estivesse regando as bagas, elas estavam invadindo o jardim. No final do verão, havia um herbário.

Oksana Kuzmichyova Kostroma

//www.asienda.ru/post/29591/

Hidrogel para ajudá-lo e crescer em prazer. Mas o que fazer com esse morango no inverno é uma grande questão. Se apenas um tubo com mudas for trazido para a estufa e coberto. Eu quero tentar em canos de esgoto. Verticalmente. Pouco espaço no jardim.

Onisciente

//otvet.mail.ru/question/185968032

Como você pode ver, existem muitos tipos de cultivo vertical de morango - do mais avançado ao primitivo. De qualquer forma, esse método pode ser considerado mais promissor do que nas plantações comuns, simplesmente porque muitas vezes aumenta o rendimento por unidade de área. Exige mão de obra e custos para a fabricação de estruturas, mas depois por um longo tempo e facilita significativamente o trabalho. Se desejar, todos podem tentar cultivar morangos verticalmente.

Pin
Send
Share
Send