Muromets de Uvas - o que é conhecido e quais características devem ser consideradas ao cultivar

Pin
Send
Share
Send

Quando o verão está a todo vapor e os jardineiros já fizeram tudo o necessário para conseguir uma colheita, todos começam a esperar: que tipo de frutas pode ser degustado primeiro. Em uma ampla variedade de uvas entre jardineiros experientes, as uvas Muromets são conhecidas há muito tempo como uma das primeiras. Produtores experientes sabem - essa variedade amadurece primeiro. Graças a essa propriedade, Muromets não perde sua popularidade na jardinagem amadora há mais de meio século.

A história da criação da casta Muromets

Muromets de Uvas foi obtido no Laboratório Genético Central (CTF) deles. I.V. Michurin em 1962 cruzando as variedades Severny e Pobeda. O CHF foi criado em 1935 com base em um viveiro de frutas, fundado por Michurin.

Os autores da variedade I. M. Filippenko e L. T. Shtin. Muromets herdou resistência à geada e maturidade precoce da variedade de uva do Norte, e o alto rendimento e sabor das bagas foram transmitidos a partir do segundo "progenitor" (Pobeda). Muromets está em testes de variedades estaduais desde 1977 e foi incluído no registro de realizações de seleção da Federação Russa em 1988.

Descrição e característica

Variedade Muromets é uma tabela e pertence ao grupo de uvas pretas. Desde o início da estação de crescimento até o início da maturação total do fruto, passam de 105 a 110 dias, o que o caracteriza como extra-precoce. Na maioria das regiões, as bagas amadurecem no início de agosto.

O período de maturação pode variar para cima e para baixo. Sua duração é influenciada pelas condições climáticas e climáticas. Há evidências de que no clima do sul, com clima quente e seco constante, os frutos estavam prontos para uso na primeira quinzena de julho. Nas regiões do norte, durante o tempo frio e chuvoso, o amadurecimento das bagas pode ser adiado até a segunda quinzena de agosto ou início de setembro.

O amadurecimento precoce é a principal vantagem da variedade Muromets; é difícil encontrar castas pretas com o mesmo período de maturação precoce. Nas latitudes do sul, é claro, pode haver alguma alternativa a essa variedade devido à grande variedade de uvas para um clima quente. Mas nas regiões do norte, Muromets é a única variedade que permite saborear uma deliciosa baga em um período tão cedo. Portanto, é muito comum na zona norte da viticultura.

A variedade é dividida em regiões do Cáucaso do Norte, Baixo Volga e Ural, mas também na jardinagem amadora também é difundida na Rússia central, região de Moscou, região noroeste, Sibéria e Extremo Oriente.

Os arbustos vigorosos das uvas Muromets são caracterizados pelo excelente amadurecimento dos brotos, quase 100%. Uma característica distintiva da variedade é a tendência de fasciação da parte inferior da parte principal.

Fascinação da fuga (da fáscia latina - bandagem, tira) - uma manifestação de deformidade, na qual a forma do caule muda. Os brotos se tornam em forma de fita e achatados, sua ponta bifurca - como resultado, dois pontos de crescimento são formados. Não é possível colher estacas de tais brotos.

Nas uvas Muromets, o fascínio dos brotos é freqüentemente observado

Os aglomerados são bastante grandes - 400 a 500 gramas, podem atingir um quilograma. Sua densidade é média, a forma é cônica.

Um cacho de uvas Muromets grande, forma cônica

As bagas são grandes, pesando 4-5 gramas, oval alongado. Ao desbaste de bagas em cachos, pode-se aumentar seu tamanho. Roxo escuro, quase preto, a pele é coberta com uma espessa camada de primavera.

Pruin é uma fina camada de revestimento de cera que protege as bagas dos efeitos adversos de fatores externos, tais como: condições climáticas, danos mecânicos, microorganismos.

Grandes bagas da variedade Muromets são ovais e cobertas com uma mola

A polpa é densa, crocante e suculenta. A pele é fina, rasgando. Dentro da baga de uma a quatro sementes pequenas. De acordo com algumas análises, as sementes podem estar faltando. Com excesso de umidade durante o amadurecimento, as bagas são propensas a rachaduras.

Tabela: Características agrobiológicas das uvas Muromets

SinaisIndicadores
Informação geral
OriginadorTGL eles. I.V. Michurina
Direção de usoQuadro
Bush
Poder de crescimentoAlto
Atira amadurecimentoquase até o fim do crescimento
Um monte
Massa0,4-0,5 kg (até um quilograma)
FormulárioCônico
DensidadeMédia
Berry
Massa4-5 g
Formuláriooval
Corroxo escuro com um toque de primavera
Propriedades de sabor
Caráter de gostosimples, harmonioso
Teor de açúcar18%
Acidez4,4 g / l
Sinais domésticos
Período de amadurecimentoMuito cedo (105-110 dias)
Funcionalidade de florBissexual
ProdutividadeAlta
A porcentagem de brotos frutíferos70-90%
Resistência ao gelo25-26 ° C
Imunidade a doençasMédio
TransportabilidadeBom
Keepiness1-2 meses armazenados

O sabor das uvas é simples, sem aroma. Alguns jardineiros observam que, quando totalmente amadurecidos, aparecem tons de "pétalas de rosa". Uma combinação equilibrada de teor de açúcar (18%) e acidez (4,4 g / l) o torna harmonioso.

Vídeo: Revisão da uva Muromets

As estacas são altamente enraizadas. Você pode cultivar mudas por conta própria na sua dacha e, se aplicar a colheita, não serão necessários preparativos para a formação de raízes.

Sementeira - uma técnica agrícola usada no cultivo de mudas. Acelera a formação dos primórdios radiculares e, simultaneamente, retarda a abertura dos olhos. Para fazer isso, a extremidade inferior da alça é colocada em condições de temperatura elevada (26-28 ° C) e umidade (85-90%), e uma temperatura mais baixa (0-5 ° C) atua na sua extremidade oposta neste momento.

Variedade Muromets é de alto rendimento, a proporção de brotos frutíferos é de 70 a 90%. De um arbusto, você pode coletar de 10 a 15 kg de frutas. Como a flor é bissexual, o ovário geralmente se forma bem. É necessário levar em consideração alguns fatores que podem afetar o rendimento. Quando sobrecarregadas, as bagas podem amadurecer na parte superior do cacho e, a partir do fundo, secar verde, por isso é recomendável aplicar o racionamento da colheita. Se o clima não estiver quente o suficiente durante a floração, pode ocorrer descamação.

Clima frio durante o florescimento das uvas Muromets contribui para as bagas

Se durante o amadurecimento da colheita o clima chuvoso se estabelecer e as bagas começarem a rachar, a colheita terá que ser removida verde. Frutas podem ser usadas para fazer geléia ou compota. Na ausência de chuva, os cachos podem permanecer nos arbustos por muito tempo, de acordo com as avaliações dos produtores de vinho de 1 a 1,5 meses, enquanto eles são bem preservados e ganham açúcar.

Quando uma colheita madura é colhida em tempo seco, é bem transportada. Você pode armazenar as uvas por um a dois meses em local fresco ou na geladeira.

Uma resistência ao gelo razoavelmente alta (25-26 ° C) da variedade permite que ela seja cultivada em muitas regiões sem abrigo, enquanto o risco de congelamento da videira é de 10 a 20%. Há informações sobre o cultivo bem-sucedido de uvas em forma sem cobertura a temperaturas de até -30 ° C. Em temperaturas mais baixas no inverno, os arbustos precisam ser cobertos. A variedade tolera bem a seca.

A imunidade da uva a doenças é média. Relativamente resistente ao oídio, e maior suscetibilidade ao oídio e podridão cinzenta. De pragas, tratamentos profiláticos padrão são suficientes. Esta casta é suscetível a danos por vespas.. Os pássaros não o tocam.

Vantagens e desvantagens da variedade

As uvas Muromets são populares devido às suas seguintes vantagens:

  • amadurecimento muito precoce;
  • grandes aglomerados;
  • grandes bagas cobertas com pruin;
  • sabor equilibrado;
  • boa transportabilidade;
  • alta produtividade;
  • flor bissexual (alta polinização em condições favoráveis);
  • aumento da resistência ao gelo (cultivada em muitas regiões sem abrigo);
  • resistência à seca;
  • bom enraizamento de estacas;
  • amadurecimento quase completo dos rebentos.

Mas a variedade tem um certo número de desvantagens que são muito importantes saber:

  • tendência a ervilha com falta de calor;
  • requer racionamento com inflorescências e bagas (propenso a sobrecarga por safra);
  • craqueamento de bagas com alta umidade durante o amadurecimento;
  • instabilidade ao oídio e podridão cinzenta;
  • danificado por vespas.

Com um número significativo de vantagens dessa variedade, deve-se levar em consideração que algumas de suas desvantagens podem levar à perda de rendimento. A principal desvantagem das uvas Muromets é sua suscetibilidade ao oídio e à podridão cinzenta. A tendência a rachaduras e danos por vespas contribui para o desenvolvimento dessas doenças, uma vez que bagas com integridade da pele prejudicada se tornam mais vulneráveis ​​a microorganismos.

No entanto, muitos jardineiros, seguindo todas as recomendações para o cultivo dessa variedade, lidam com sucesso com todas as suas fraquezas e obtêm altos rendimentos de deliciosas bagas precoces.

Características das uvas de tecnologia agrícola varietal Muromets

A variedade de uva Muromets possui vários recursos, portanto, ela deve ser fornecida com os devidos cuidados. Depende muito das condições climáticas, mas uma boa colheita pode ser obtida em qualquer região, sujeita a recomendações para o cultivo.

Aterragem

Ao plantar Muromets, você deve considerar que é melhor plantá-lo em solos levemente ácidos e neutros (pH 6-7). Solos com alta calagem não são adequados. O local de pouso é escolhido no lado sul com uma inclinação de até 10 °. Uma inclinação suficiente contribuirá para uma boa ventilação da vinha e para impedir a estagnação do excesso de umidade.

A disposição recomendada dos arbustos é de 1,25-1,5x2,5-3 m, caso contrário, não há requisitos especiais para o plantio dessa variedade. Quanto a outras variedades vigorosas, são preparadas com antecedência fossas de 80x80x80 cm, nas quais é feita a drenagem. Solo fértil temperado com fertilizantes orgânicos e minerais é derramado em caroços umedecidos e as plantas são plantadas.

Você pode plantar uvas Muromets no outono e na primavera. O plantio de outono não é recomendado para as regiões do norte devido ao risco de congelamento de mudas.

Moldar e aparar

Formações para uvas Os muromets podem ser usados ​​de maneira diferente, enquanto todos os métodos devem criar condições favoráveis ​​para a ventilação máxima da videira. No caso de cultivo não cultivado, os arbustos são formados na forma de um cordão horizontal bilateral; também é utilizado o cultivo no arco (caramanchão) e na viseira. Note-se que, com a retirada das videiras no pico e no arco, são obtidos os maiores cachos e bagas. Se a planta estiver planejada para ser coberta, use uma formação sem ventilador nas mangas 4-6.

Galeria de fotos: Métodos de formação de arbustos de videira de Muromets

O design sem ventoinha, com várias mangas e sem haste facilita o abrigo das uvas durante o inverno. Os brotos amarrados em cachos friáveis ​​são colocados em trincheiras e isolados com material natural (serapilheira, mantas, juncos, tapetes de palha), cobertos com uma película em cima.

Vídeo: formação de quatro braços de um arbusto de videira de Muromets, com dois anos de idade

A poda da videira de frutificação é realizada para 8 a 10 olhos, enquanto a carga total no mato é de 40 a 45 brotos. Duas ou três inflorescências são formadas nos brotos, por isso é necessário normalizar a colheita. Recomenda-se deixar uma inflorescência por tiro.

Rega

Atenção especial deve ser dada ao regime de rega da uva Muromets, pois o excesso de umidade durante o período de amadurecimento pode provocar rachaduras nos frutos e na doença com podridão cinzenta, o que pode ser fatal para a colheita. Com relação à rega dessa variedade, não há recomendações uniformes, tudo depende das condições climáticas específicas, mas uma rega de outono com carga úmida é necessária para qualquer região.

Se o clima for árido, sem rega suficiente, não haverá frutos grandes e uma colheita grande. Nessas regiões, as uvas são regadas na primavera imediatamente após a abertura da videira e durante a estação de crescimento uma vez a cada duas semanas antes do início do amolecimento das bagas. Depois disso, a rega é interrompida antes da colheita.

Em climas úmidos, você pode limitar-se ao regime de irrigação padrão para as primeiras variedades. Além da recarga da água no outono, as plantas devem ser regadas durante a brotação e após a floração. Se as chuvas no verão são inferiores à norma climática, o número de irrigações aumenta.

Top vestir

Muromets é alimentado com fertilizantes padrão para uvas e em horários normais. A cobertura melhora o amadurecimento das culturas, especialmente sob carga pesada.

Tabela: datas e tipos de molho de uvas Muromets com fertilizantes minerais

Tempos de alimentaçãoTipos de fertilizantes
Primavera (no início da estação de crescimento)Nitrogênio e fosfórico
Antes da floração (duas semanas)Fósforo e nitrogênio (a quantidade de fertilizantes nitrogenados é reduzida em comparação com o curativo de molas)
No vencimentoFosfórico
Após a colheitaPotassa

Após a cobertura líquida, o solo ao redor do tronco é coberto com materiais orgânicos (feno, serragem podre, grama cortada etc.), que protegem o solo da secagem e das ervas daninhas.

Os fertilizantes orgânicos em solos férteis são aplicados em conjunto com a escavação no outono uma vez a cada 3 anos. Como orgânicos, você pode usar húmus, esterco e composto.

Doenças e Pragas

De acordo com a descrição do autor, as uvas Muromets aumentaram a imunidade ao oídio e são instáveis ​​ao oídio e à podridão cinzenta, como evidenciado pelas respostas dos viticultores que cultivaram essa variedade.

Oídio (oídio) é causado por um fungo patogênico que infecta as partes verdes do solo do mato. Folhas, brotos verdes, inflorescências e bagas são cobertas com revestimento em pó, que com o tempo adquire um tom acinzentado. Então as folhas e inflorescências caem e as bagas param de crescer e secam nos cachos.

Galeria de fotos: partes afetadas por oídio da sarça

As medidas de prevenção de doenças são:

  • formação adequada, proporcionando boa ventilação dos arbustos;
  • controle sobre a dosagem de fertilizantes nitrogenados, uma vez que o excesso contribui para o desenvolvimento da doença.

O enxofre e seus preparados são mais utilizados na luta contra o oídio. As plantas infectadas são tratadas com pó seco ou pulverizadas com fluidos contendo enxofre.

Se no ano anterior houve um oídio nos arbustos, a primeira pulverização de 1-2% com caldo calcário é realizada no início da primavera, antes da abertura dos brotos. Durante a estação de crescimento, são utilizadas suspensões de enxofre coloidal ou pó de enxofre no solo seco. A ação do enxofre após o tratamento dura 10 dias, após os quais após 5 dias novos esporos do fungo podem germinar. Com um forte surto da doença, o tratamento é repetido a cada 15 dias. Geralmente, um ou três tratamentos são suficientes. Entre o último tratamento de plantas com enxofre e a colheita, pelo menos 56 dias devem passar.

Nenhuma doença menos perigosa das uvas é a podridão cinzenta. Seu agente causador é o mofo, que pode afetar todo o arbusto, mas as bagas causam mais danos durante o período de maturação. A propagação da doença contribui para o aumento da umidade e a violação da integridade da pele. Sinais de podridão cinzenta são bagas viscosas com placa em pó.

Afetados por uvas podres, as bagas são cobertas com revestimento em pó, tornam-se mucilagens

Lidar com a podridão cinzenta é muito difícil. Os produtos químicos mais conhecidos para combater esta doença ou não são tóxicos o suficiente para esporar o parasita ou afetam a qualidade dos frutos e não são inofensivos.A partir dos meios recomendados por especialistas para combater a podridão cinzenta, as plantas podem ser pulverizadas com fungicidas: benlat, ftalan e euparen. Eles fazem isso antes da floração e após a sua conclusão, bem como quando as bagas atingem o tamanho de uma ervilha. Se necessário, os tratamentos são repetidos, mas é importante lembrar que eles são interrompidos 40 dias antes da colheita.

O método de controle agrotécnico é a prevenção da doença e a remoção mecânica das partes infectadas do mato. É necessário aplicar uma formação com uma haste alta (sempre que possível) para melhorar a permeabilidade ao ar da bucha. Em formações em forma de leque, os grupos não devem tocar no chão, devem ser amarrados. É muito importante não abusar dos fertilizantes nitrogenados e não sobrecarregar os arbustos com a colheita. Se a podridão cinza ocorrer durante o período de maturação, você deve colher imediatamente a colheita, mesmo que ela ainda não tenha amadurecido. Também é necessário destruir folhas e frutos infectados a tempo.

Das pragas, as vespas podem causar o maior dano à colheita de Muromets. Para a variedade Muromets, é muito importante evitar danos às bagas, pois uma violação de sua integridade pode provocar a doença com podridão cinzenta. O controle de vespas pode ser realizado de várias maneiras. Existem métodos que levam à morte de vespas:

  • destruição de ninhos de vespas;
  • o uso de várias armadilhas com iscas que emitem um odor intenso;
  • o uso de iscas envenenadas.

Maneiras pelas quais as vespas não morrem:

  • assustar pulverizando uvas com substâncias não tóxicas com um cheiro forte (vinho ou vinagre de mesa);
  • dissuasão química por pulverização com vespas não tóxicas (para as quais as uvas precisarão ser cuidadosamente lavadas antes do uso);
  • isolamento de cachos com a ajuda de sacos de proteção especiais feitos de malha (podem ser reutilizados por vários anos).

De todos esses métodos, o último é o mais ecológico e eficiente, mas ao mesmo tempo o mais caro e demorado. No entanto, deve-se lembrar que as vespas não apenas prejudicam as uvas, mas também se beneficiam - elas destroem ativamente insetos, lagartas e pulgões.

Proteger uvas de vespas com sacos de malha é um método demorado, mas o mais eficaz e ecológico

Para outras pragas, a variedade não mostra sensibilidade particular. Se necessário, você pode combinar a pulverização preventiva com inseticidas com o tratamento de plantas contra doenças fúngicas.

Comentários

Eu realmente gosto de Muromets. Vantagens: crescimento muito forte, coloração e amadurecimento precoce, coloca cachos nos enteados, com bom amadurecimento - muito doce, alta resistência ao gelo, excelente polinização, permanece no mato por muito tempo e coleta açúcar, não estourou. Contras: a resistência ao oídio e ao oídio é média, os brotos engordam e podem se romper se não amadurecerem - o sabor é gramado e, é claro - as vespas não voam.

Anatoly BC

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=559

Meu Muromets dá frutos por quatro anos. Bem polinizado. O sabor é agradável, tão discreto - você pode comer muito, não se incomode. Não notei muita dor em mim mesmo. Sempre amadurecida, mesmo com uma ligeira sobrecarga, no ano passado a colheita do enteado também amadureceu. Eu encontrei nas descrições que ele estava rachando com força, mas ele não observou em casa. IMHO é muito adequado para o nosso grau de zona

Evgeny_vrn

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=559

Muromets sempre tem uma folha muito grande, mesmo que você não alimente, aparentemente uma característica varietal. Começa comigo no chão e, se houver geada e neve muito severas, a colheita é modesta, aparentemente os brotos laterais não produzem uma colheita, e é muito bom e cedo (em julho, tudo é devorado). As estacas enraizadas imediatamente distribuem todos os brotos com a colocação de inflorescências, além disso, de grandes dimensões, então você precisa monitorá-las e limpá-las. Em tempo chuvoso, quando a floração ocorre, há um descascamento de frutos, mas isso não estraga, os frutos geralmente não têm sementes.

FTI

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=559&page=2

Muromets este ano amadureceu antes de todas as variedades de alto grau e estava totalmente pronto para 5 a 10 de agosto. A sustentabilidade é um pouco maior que no ano passado. Percebi um oídio nas bagas a tempo, o enxofre ajudou muito. Bush no gazebo (vacinação). No total, este ano, 30 clusters, um peso total de 20,4 kg, um peso médio de 680 gramas. Bush no telhado da varanda (vacinação, primeiro frutificação). No total, havia 8 grupos, um peso total de 6,0 kg, um peso médio de 750 gramas.

Anatoly BC

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=559&page=3

Gostei de Muromets pelo sabor, maturação precoce e resistência ao gelo. O sabor é simples, mas agradável, você pode comer muito com prazer. A carne é crocante, a pele, quando rachada, explode e tritura, absolutamente não interfere. Há mais um recurso. Já pode ser consumido no início da coloração, em contraste com outras variedades de cor escura eg / f. Mas todas essas qualidades positivas foram riscadas por rachaduras na minha área. Muromets instilou em três lugares diferentes em ações diferentes e o resultado é o mesmo. Rachei no meu site o primeiro e continua todos os dias por 2-3 bagas em um monte para estourar. Chovemos todos os dias.

Khaetskiy Igor Yuryevich

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=559&page=4

Eu tenho um Muromets desde meados dos anos 90. Durante o período passado não doeu. Este ano, existem variedades localizadas ao redor: First Swallow, Riddle of Sharov, Early Magaracha estavam muito doentes com mofo, mas Muromets não estava. Ele deu uma colheita maravilhosa. As bagas são grandes, bonitas, amadurecidas aqui na Sibéria no início de setembro. Os aglomerados, no entanto, são médios: gramas 250 a 300, mas a baga não é pior que um cardeal. E é bom comer, e foi preciso muito vinho. Com o quê, e estou muito satisfeito com Muromets. A propósito, a pele estourou durante a precipitação apenas uma vez. Eu pretendo expandir o pouso, embora isso não importe. E no ano passado, com frio para nós, ele foi o único que amadureceu bem. A resistência do inverno é magnífica, praticamente não congela. É verdade que você precisa cortar por muito tempo. Mas a carga pode ser ajustada na primavera. Como eu estava convencido, é melhor deixar uma inflorescência nas filmagens, embora possa suportar (ao alimentar) duas.

legionário

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=559&page=5

Meu Muromets cresce no meu site há mais de 15 anos. Amadurece no início de agosto, antes da Beleza do Don. A cor é azul, as bagas têm 5-6 g de tamanho, de sabor simples, os pincéis são densos (por causa dos quais racham), pesando de 350 a 1,5 kg. Uvas maduras não são armazenadas nos arbustos, precisam urgentemente cortá-la. Responde bem ao curativo. Tem tempo para amadurecer até bolor nas folhas. Não havia outras doenças no mato. A produtividade é estável, alta, 10 - 20 kg e mais. Aparando de 6 a 8 botões, não deixe mais do que 2 pincéis na parte aérea (ele desenha mais, mas as bagas são menores, os pincéis também). Na sombra cresce mal. O favorito de pardais, moscas e vespas. Certifique-se de definir armadilhas para vespas, esticar linhas brancas de pássaros ao longo do arbusto. Mais de um dia não é armazenado. Ele tem uma característica das bagas inteiras (para moscas e vespas) que crescem 2-3 vezes em uma baga. Sem noz-moscada, maduras torna-se doces 16-18%, às vezes há bagas sem sementes. A videira amadurece muito bem, o mato está coberto de vegetação, as folhas são muito grandes. Ele adora regar, então quase não quebra. Resistência ao gelo -25g. Estacas são bem recebidas. Uvas para as regiões do norte.

Gukovchanin

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=559&page=6

Muromets tem boas qualidades. Por exemplo, resistência do inverno. E em solo bom e com umidade suficiente, proporciona uma excelente colheita (a propósito, se o arbusto estiver sobrecarregado com as colheitas, você pode remover as partes inferiores dos aglomerados e, assim, corrigir a situação - um dos arbustos teve que ser "cortado" este ano). No entanto, em anos chuvosos sem produtos químicos. tratamentos não podem ser feitos - caso contrário, até o final da temporada, você terá uma ajuda visual sobre o tópico "doenças fúngicas das uvas" no site. Você só precisa considerar os recursos dessa variedade. Em nosso lugar, Muromets consegue: área alimentar suficiente; boa ventilação; carga moderada (e nos primeiros anos não consegui me forçar a remover um balde de inflorescências de Muromets e, como resultado, fiquei "desonrado"). Neste ano seco para a nossa região, e mesmo depois de um inverno difícil, ele se mostrou notavelmente. Apesar de a variedade ser bastante dolorosa, ainda não vamos reduzir o número de arbustos, porque seu sabor simples não incomoda, e o amadurecimento precoce é uma enorme vantagem. Mas o mais importante - ele é descoberto.

Kirei Yuri

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=559&page=8

My Muromets tem crescido no mirante pelo oitavo ano. Para o inverno, o mato não cobre nossas geadas sem muita perda. Resistente a doenças para tratamentos da terceira temporada. Contras - vespas gostam muito, com chuvas longas que a baga explode, ossos grandes 3-4 na baga.

Vadim

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=559&page=10

Neste ano "terrível", devido à precipitação e às baixas temperaturas, um dos poucos amadureceu (obteve uma quantidade normal de açúcar - algo em torno de 17%). Cercado por mofo - não doente. A videira, apesar da alta carga, já amadureceu mais de meio metro. Bagas após geadas precoces não foram danificadas ao contrário de outras variedades. A variedade, na minha opinião, é muito decente para o norte, mas é atingida pelo oídio.

legionário

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=559&page=13

As uvas Muromets são conhecidas e amplamente distribuídas em várias regiões. Os jardineiros apreciam isso por sua maturidade precoce, alta produtividade e resistência ao gelo. Graças a essa combinação de propriedades, é simplesmente indispensável para as latitudes do norte. A variedade possui alguns recursos; portanto, ao cultivá-la, você precisará seguir cuidadosamente as recomendações. Para isso, você terá que fazer um esforço, mas o trabalho duro e a perseverança não serão deixados sem uma recompensa; será a oportunidade de comer frutas saborosas e saudáveis ​​o mais rápido possível.

Pin
Send
Share
Send