Lantana é uma flor tropical exótica que se adaptou com sucesso ao microclima em apartamentos modernos. Os amantes de plantas domésticas apreciam a abundância e a duração da floração. Os botões florescendo mudam gradualmente de cores, de modo que o lantânio parece muito incomum. Muitos cultivadores de flores hesitam em iniciar dificuldades exóticas e temíveis em sair, mas, de fato, a planta é surpreendentemente despretensiosa.
Como é a lantana?
Lantana (Lantana) - um gênero de plantas perenes que faz parte da família Verbenaceae. É comum na América do Sul e Central, algumas espécies são encontradas na África e no Sudeste Asiático. Segundo várias fontes, o gênero possui de 140 a 170 espécies.
O nome da planta foi dado pelo famoso organizador sueco Karl Linney. Os antigos romanos chamavam o Viburnum de "Lantana". Aparentemente, a forma característica de inflorescência corimbose influenciou a escolha do botânico.
Os amantes de plantas de interior apreciam a lantana por sua floração incomum. Além de longa (de abril a outubro), as pétalas mudam gradualmente de cor. Isso acontece literalmente diante dos nossos olhos, dentro de 2-3 dias. Ao mesmo tempo, no mato, você pode ver flores vermelhas, alaranjadas, amarelas brilhantes e brancas. Eles são coletados em inúmeras inflorescências densas na forma de um guarda-chuva ou de uma bola quase regular. Um aroma agradável é característico. Se o lantânio tiver luz suficiente, ele poderá florescer continuamente quase o ano todo.
Após a floração, pequenas bagas arredondadas aparecem, cada uma com duas sementes. Frutas verdes são verdes, você não pode comê-las, são venenosas. Bagas maduras, onde o lantânio cresce, são comidas, mais frequentemente adicionadas a várias sobremesas. O sabor lembra amoreira.
A planta se ramifica intensamente. Na natureza, é um arbusto ou árvore, atingindo 3 m de altura. O Lantana tem uma taxa de crescimento; portanto, em casa, ele precisa de poda regular. Você pode encurtar para uma altura de 30 a 50 cm e os brotos são cobertos com uma casca cinza-esverdeada suave, às vezes com picos frequentes.
Folhas opostas são ligeiramente pubescentes. O comprimento médio é de cerca de 4 a 5 cm e, ao toque, são bastante rígidos, ásperos, como se fossem de plástico. Em forma, as folhas lembram urtigas. A borda também é esculpida com cravo. As veias são claramente distintas.
As folhas também espalham um aroma azedo específico que nem todo mundo gosta. Nele são adivinhadas notas de menta, limão e cânfora, e algumas parecem cebola "âmbar". Para que se espalhe por toda a sala, basta um leve toque da flor. No entanto, outros realmente gostam do cheiro. As folhas secas de lantânio são usadas para fazer saquetas.
No paladar, as folhas também não são muito agradáveis, dão amargura. A planta secreta uma toxina especial, cobrindo-a com uma película fina. Esse recurso protege de forma confiável o lantânio contra ataques de animais de estimação.
Nos países onde o lantânio não é uma planta endêmica, esse é um desastre real. Cresce muito rapidamente, dominando novos territórios e expulsando a flora local. Contra o estrangeiro "invasor" do estado são forçados a tomar medidas duras. Por exemplo, na Austrália e na África do Sul é oficialmente proibido plantar lantânio em parques e jardins, mesmo em jardins particulares.
Lantana tem muitos apelidos. Chama-se "urtiga" (pelo formato característico das folhas), "palavra da menina", "rosa mutável", "flor que muda" (por "inconsistência" da cor), "ovos mexidos com bacon", "bandeira espanhola" (para um esquema de cores semelhante) . Outros nomes não oficiais são "rosa costeira", "grande sábio", "pequena baga".
Visualizações populares entre jardineiros amadores
Dos muitos tipos de lantânio, apenas alguns se adaptaram às condições domésticas. A maioria das plantas encontradas nos apartamentos de jardineiros amadores é híbrida, cujo “pai” é a lantana espinhosa. Muitos deles têm flores maiores e mais uniformes. Além disso, os criadores "corrigiram" outros parâmetros. Esses lantânio crescem muito mais lentamente e raramente atingem uma altura superior a 30 cm.
Variedades naturais:
- Lantana pontiaguda, pontiaguda ou abobadada (camara). As hastes são espinhosas, daí o nome. As folhas são de cor verde saturada, em forma de ovo ou coração, cobertas por dentro com uma "pilha" curta e macia de cor branca. "Aroma" específico, não muito agradável. Pecíolos são longos. A cor das pétalas muda de amarelo brilhante para escarlate ou de rosado para pêssego. A floração ocorre em maio-outubro. O diâmetro das inflorescências é de cerca de 5 cm.
- Lantana Sello (selloviana). Os brotos são finos, flexíveis, semelhantes aos chicotes. Folhas com uma ligeira margem nas costas. As flores são muito pequenas (3-5 mm de diâmetro), malva. A base das pétalas é amarela brilhante.
- Lantana montevidea (montevidensis). As sessões são tão flexíveis, encaracoladas, como no Sello lanthanum, amadeirado na base. As flores são mais brilhantes, lavanda ou roxas. As folhas são pequenas (2-3 cm de comprimento). O diâmetro das inflorescências é de 2 a 3 cm e são encontradas mutações naturais com flores brancas ou amareladas.
- Lantana enrugada (rugulosa). Arbusto de 1 a 1,2 m de altura, atira reto, coberto de pequenos espinhos. As folhas são verde escuro, a parte da frente é áspera ao toque. As flores são roxas pálidas.
- Sábio Lantana (salviifolia). Arbusto intensamente ramificado, com cerca de 2 m de altura, e os ramos são finos, encaracolados. Veias destacam-se muito acentuadamente. O tom das pétalas varia de rosa pastel a roxo pálido.
- Sangue de Lantana vermelho (sanguinea). A altura do arbusto é de cerca de 1,5 M. Os brotos são finos, eretos. As folhas são grandes (6-7 cm), ovais com uma ponta pontiaguda. As flores são vermelho-alaranjadas.
- Lantânio híbrido (hybrida). Arbusto compacto com altura de 70 a 80 cm, placa foliar "enrugada". Os botões amarelo-limão mudam de cor para vermelho-laranja.
- Lantana variegata. Distingue-se por folhas variadas, com manchas verde pálido, branco e prata. Essa modificação artificial enfraquece bastante a planta, por isso precisa de cuidados mais cuidadosos.
Galeria de fotos: Espécies caseiras “naturais” de lantânio
- A lantana variegada distingue-se não apenas pela floração abundante e prolongada, mas também pela folhagem variegada
- Híbrido de Lanthanum, apesar do nome - uma espécie natural
- Inflorescências monótonas vermelhas de sangue de lantânio
- O sábio da Lantana tem flores muito brilhantes
- O nome lantânio enrugado se deve ao aparecimento de placas de folhas
- Lantana monevidiana é muito semelhante ao violoncelo lantana, mas suas flores são mais saturadas
- Sello lantana tem flores muito pequenas e inflorescências não tão densas
- Lantana espinhosa é mais frequentemente encontrada em apartamentos de floristas
As realizações dos criadores são muito impressionantes. O material para a maioria das experiências é o lantânio pontudo.
Galeria de fotos: Conquistas dos criadores
- Rainha do Gelo Lantana, Neve, Anã Branca - flores brancas como a neve, sombra muito pura
- Lantana Tutti Frutti - o amarelo muda gradualmente para laranja, depois - para rosa e roxo profundo
- Lantana Tukan - as flores são amarelo pálido ou creme, florescem no início da primavera
- Lantana Esperanta Pink - pétalas de um malva muito delicado
- Lantana Calipso Gold - brilhante, como se pétalas amarelas cromadas
- Lantana Bandana Pink - flores rosa ou framboesa, entre todos os híbridos de reprodução que diferem em tamanho (até 80 cm de altura)
- Lantana Samanta - flores de limão brilhantes e borda de limão nas folhas
- Lantana Sonja - as flores brilham em diferentes tons de rosa e amarelo
- Lantana Naida - pétalas brancas como a neve, com uma base amarela brilhante
- Lantana Schloss Ortenburg - flores de açafrão muito bonitas
- Lantana Sunkiss, Coctail, Po - pétalas em tijolo vermelho, cobre ou terracota
- Aloha Lantana tem flores douradas pálidas
- Lantana Spreading Sunset - uma planta rasteira muito interessante, flores de diferentes tons de amarelo e laranja
- Lantana Pink Queen - amarela com botões de tons rosados e flores de framboesa rosa
- Lantana Cloud Of Gold e Goldensonne - Pétalas de rico amarelo dourado
Como criar um microclima ideal para uma planta
A Lantana é uma planta tropical, mas surpreendentemente bem adaptada ao microclima de apartamentos modernos, radicalmente diferente do microclima usual. Ela tolera calmamente baixa umidade. A única coisa que a planta precisa é de muita luz.
Tabela: condições ideais para o cultivo de lantânio
Fator | Recomendações |
Localização | Janela voltada para oeste, leste, sudeste, sudoeste. Lantana tem muito medo de correntes de ar frio. No verão, você pode levá-lo para a varanda aberta para o jardim, protegendo-o do vento e da chuva. |
Iluminação | Planta muito fotófila. Pode tolerar uma certa quantidade de luz solar direta (3-5 horas por dia), mas a melhor opção é a luz difusa brilhante. No inverno, você não pode ficar sem luz de fundo. Use phytolamps fluorescentes comuns ou especiais. |
Temperatura | No verão - 22-27ºС. Abaixo de 20ºС - é indesejável. Em repouso - 5-12ºС. Esta é uma condição indispensável para a floração abundante para a próxima temporada. Da "hibernação" do inverno, a planta é retirada gradualmente, proporcionando uma temperatura de cerca de 14 a 18 ° C no início da primavera. |
Humidade do ar | Existe calmamente no padrão 40-50%. No calor, recomenda-se a pulverização diária. Nesse caso, você precisa ter cuidado - o registro de água no lantânio é prejudicial. E certifique-se de que as gotas não caem nas flores. É possível aumentar os indicadores de outra maneira - coloque seixos molhados, argila expandida, musgo-esfagno em um palete, coloque recipientes com água ao lado e compre um dispositivo especial. |
Procedimento de transplante
Como o lantânio é notável por sua taxa de crescimento, o transplante é um procedimento anual para ele. O melhor momento para isso é o início da primavera, antes do início do período de vegetação ativa. Se você não pegar um vaso ou banheira volumétrica, um sistema radicular poderoso pode encher o tanque e em menos tempo, a planta precisará de um transplante "fora do horário". Indique claramente que a necessidade está madura, as raízes saindo dos orifícios de drenagem. Se você ignorar o sinal inequívoco, o lantânio simplesmente não florescerá.
A planta não possui requisitos especiais para a qualidade do solo. O principal é que ele seja suficientemente solto, passe bem pelo ar e pela água. O balanço ácido-base é neutro - pH 6,6-7,0. É um solo de armazenamento adequado para plantas de casa com flores. Às vezes, há um solo especial para os Verbenovs, mas raramente.
Você pode misturar o substrato você mesmo:
- relva fértil, terra arborizada, húmus, areia fina (2: 4: 1: 1);
- turfa, solo universal para floração de plantas de interior, areia grossa de rio ou perlita (1: 2: 1);
Se for difícil transplantar a lantana devido ao seu tamanho (é problemático extrair a planta da panela), limite-se a substituir a camada superior do substrato por uma espessura de 5-7 cm. Em outros casos, o transplante é realizado pelo método de transbordo, o caroço de terra é mantido intacto sempre que possível.
No processo de transplante, não esqueça que, no fundo da nova panela, é necessário criar uma camada grossa de drenagem (4-5 cm) e cortar com uma faca limpa e afiada 2-3 mm de raízes que caíram em uma "pilha" contínua. O lantânio transplantado é regado moderadamente e enviado à penumbra leve por 3-5 dias para minimizar o estresse recebido pela planta.
Os cultivadores de flores experientes recomendam o plantio de 2-3 arbustos de lantânio em uma panela. Em primeiro lugar, se eles são de variedades diferentes, esse multicolor parece muito elegante e original. Em segundo lugar, por uma razão desconhecida, estimula a ramificação - as plantas aumentam de volume em 1,5-2 vezes.
Nuances importantes do cuidado da flor
Para exóticos tropicais, o lantânio é completamente despretensioso. Na natureza, essa é uma erva daninha de verdade. O florista não será obrigado a organizar "dançando com pandeiros" ao redor da planta. Mas basta colocar a panela no peitoril da janela e esquecer que não vai funcionar.
Rega
O lantânio em flor precisa de água em abundância. Mas também é impossível transformar o solo em uma panela em um pântano - a podridão se desenvolve rapidamente. Aguarde até o substrato secar 1-2 cm de profundidade. Lantana, que não tem umidade, deixa cair rapidamente os brotos. Se a rua não estiver quente, basta regar em 3-5 dias. Após 35-40 minutos, é absolutamente necessário drenar o excesso de umidade do palete.
Não se esqueça de outros procedimentos de água. Lantana gosta muito deles. Até a planta florescer, ela pode ser lavada no chuveiro o resto do tempo - limpe regularmente as folhas com uma esponja úmida ou um pano macio, removendo a poeira.
Aplicação de fertilizantes
A floração abundante consome muita energia do lantânio. Portanto, ela precisa de alimentação regular. Qualquer fertilizante universal para plantas de interior é adequado. Uma vez a cada 12 a 15 dias, é regada com a solução preparada, reduzindo a dose do medicamento pela metade em comparação com o fabricante recomendado. A alimentação não deve ser abusada, caso contrário começará a acumular intensamente massa verde em detrimento da floração.
Lantana responde positivamente à matéria orgânica natural. Você pode usar, por exemplo, uma infusão de esterco fresco de vaca diluído 1:15 em água. Esse curativo é melhor feito antes da floração. O excesso de nitrogênio pode interferir na formação de brotos.
Poda
A poda radical do lantânio é realizada no início da primavera, no final do período de dormência. Você pode combiná-lo com um transplante. Antes de tudo, eles se livram de brotos laterais antigos, que são feios, alongados e “carecas” por baixo. Do restante, cada beliscão em 2-3 folhas superiores - isso tem um efeito positivo na abundância de flores.
Durante o período de floração, não se esqueça de se livrar dos brotos secos. Em seu lugar, novos são formados.
O croant de lantânio é fácil de moldar. Aqui o cultivador de flores é limitado apenas por sua própria imaginação. As opções mais comuns são:
- Arbusto esférico. Encurte as sessões, criando a configuração desejada. Em seguida, remova cerca de um terço da extensão a cada ano e também elimine as gravações localizadas sem sucesso que claramente vão além do caminho selecionado.
- A árvore caule. Formado a partir de plantas a partir dos três anos de idade, nas quais os brotos são lignificados. Escolha um ramo mais forte na vertical, todos os outros localizados abaixo da altura desejada do "tronco" são cortados na base. Necessariamente precisa de suporte. Acima da coroa é formada de acordo com a configuração selecionada. O “tronco” é limpo regularmente de brotações laterais emergentes.
- Planta Ampel. Escolha variedades de lantânio com brotos rastejantes finos. Basta colocar a planta em uma panela e diminuir periodicamente os chicotes para o comprimento desejado. Para maior bushiness, corte a cada terceiro tiro ao meio na primavera.
As "árvores" parecem muito impressionantes, na coroa da qual são enxertados vários brotos de outras variedades. Uma variedade incomum de cores atrai imediatamente a atenção.
Período de descanso
Lantana precisa de um inverno frio. Este é um pré-requisito para a floração na próxima temporada. A partir de meados do outono, a rega é gradualmente reduzida (um procedimento é suficiente por 12 a 14 dias), o curativo deixa de ser aplicado.
Os requisitos de iluminação não mudam. O lantânio "em repouso" está procurando o lugar mais brilhante do apartamento. Na maior parte do território da Rússia, não há luz natural suficiente; portanto, é necessário usar phytolamps luminescentes ou especiais.
Alguns híbridos reprodutores florescem quase continuamente, portanto não precisam de inverno. Eles precisam ser reorganizados no parapeito da janela voltada para o sul, para que as folhas não toquem no vidro frio. Você não pode proteger da luz solar direta - neste momento, não é tão ativo.
Vídeo: aparência e importantes nuances dos cuidados com as plantas
Erros comuns de um cultivador iniciante
A maioria dos erros involuntários de floristas não mata Lantana. Mas eles afetam negativamente sua decoratividade. Uma planta pode se recusar a florescer completamente. Este é o sinal mais óbvio - algo não combina com ele. Mas existem outros sintomas perturbadores que precisam ser capazes de interpretar.
Tabela: como o lantânio responde a erros de florista
Como é a planta | Que a razão |
Falta de floração. | Falha em fornecer as condições certas (especialmente a temperatura) para o período de descanso, falta de nutrientes no solo. Ou a flor não é transplantada há muito tempo. |
As folhas estão desbotando, ficando pálidas, os brotos estão diminuindo. | Déficit de luz. |
As pontas das folhas ficam marrons, secas, as chapas são torcidas em um tubo. | Rega muito escassa e / ou umidade muito baixa na sala. |
Manchas pálidas e embaçadas nas folhas. | Queime da luz solar direta. |
As folhas ficam pretas. | Rega abundante combinada com baixa umidade na sala. A flor precisa ser pulverizada com mais frequência e a rega, pelo contrário, é reduzida. |
Folhas caem. | O outono "queda de folhas" é um fenômeno natural. Durante o período de vegetação ativa, pode ser desencadeada pelo calor ou baixa umidade. |
A base dos brotos escurece, o molde fica mofado. | Baixa temperatura combinada com alta umidade. O desenvolvimento da podridão é quase inevitável. |
Doenças comuns e pragas
Não possui pragas específicas de lantânio. Por alguma razão, das plantas que comem insetos, as moscas-brancas são especialmente indiferentes a ele. O aparecimento de fungos patogênicos freqüentemente provoca o próprio florista, regando demais a planta.
Qualquer problema é mais fácil de prevenir do que lidar com consequências desagradáveis. Medidas preventivas simples ajudarão a minimizar o risco de infecção:
- colocar em quarentena cópias recém-adquiridas da coleção por 3-4 semanas;
- inspeção semanal das flores (mesmo possível com uma lupa) e isolamento imediato daquelas que apresentavam sinais suspeitos;
- colocar panelas no parapeito da janela sem aglomerar excessivamente;
- arejamento regular da sala e esfregando as folhas do pó;
- use apenas substrato esterilizado, ferramentas limpas e panelas;
- rega adequada das plantas (uma vez a cada 2-3 semanas, você pode substituir a água comum por uma solução rosa pálida de permanganato de potássio);
- remoção de folhas e brotos secos, poda sanitária regular;
- irradiação semanal de folhas com uma lâmpada de quartzo em ambos os lados (dois a três minutos são suficientes).
Tabela: Doenças e pragas típicas do lantânio
Doença ou praga | Manifestações externas | Medidas de controle |
Podridão da raiz | A base dos brotos escurece, manchas da mesma cor aparecem nas folhas. O solo está coberto de mofo, dele há um odor desagradável e putrefativo. | A doença é tratável apenas nos estágios iniciais de desenvolvimento. Então a flor só pode ser jogada fora.
|
Podridão cinzenta | Manchas bege nas folhas, cobertas com uma camada de "pilha" acinzentada e macia, com pequenas manchas pretas. Então essas seções de tecido amolecem, as folhas caem, os brotos ficam pretos. |
Para prevenção, a cada 2-3 meses, você pode pulverizar as plantas com uma solução a 0,1% de Fundazole, Bayleton, Topsin-M. |
Ferrugem | Pequenas "almofadas" ovais de cor amarelo-laranja na parte inferior das folhas, acabando ficando cobertas por uma camada de "pólen" da mesma tonalidade. |
|
Mancha marrom | Manchas de oliva claras na parte da frente das folhas. Primeiro, os mais baixos sofrem. Gradualmente, a placa da folha fica amarela, um revestimento cinza-marrom aparece no interior. |
|
Pulgões | Pequenos insetos de cor verde-amarelo ou marrom-preto, grudados na parte inferior das folhas, brotos de brotos, botões de flores. |
|
Mealybug | Manchas de revestimento esbranquiçado, a planta é como se fosse interrogada com farinha. Folhas, flores e brotos secam rapidamente, caem. |
Para profilaxia uma vez por mês, aplique suavemente nas folhas quaisquer preparações à base de óleo de árvore de Neem. |
Mosca branca | Pequenas borboletas esbranquiçadas flutuam da planta com o toque mais leve. |
|
Galeria de fotos: Doenças e pragas que afetam o lantânio
- A mosca branca por razões desconhecidas é muito parcial para o lantânio
- Mealybug parece uma praga inofensiva, mas não é de todo
- O pulgão é uma das pragas mais "universais" das plantas de interior; também não recusará o lantânio
- Todas as folhas afetadas por manchas marrons precisam ser cortadas e destruídas.
- "Pólen" nas folhas - esporos patogênicos de fungos
- As folhas afetadas pela podridão cinzenta secam rapidamente e caem
- A podridão radicular pode ser tratada apenas nos estágios iniciais da doença
Propagação em casa
A maneira mais fácil de cultivar um novo lantânio, enraizando estacas. Material de plantio (mesmo em abundância) que o cultivador de flores recebe no processo de poda. Raramente é propagado por sementes devido às dificuldades associadas à sua aquisição. Em casa, eles são amarrados com pouca frequência; além disso, os caracteres varietais característicos de "pais" raramente são transmitidos aos "descendentes".
Estacas
Estacas de lantânio - parte superior de uma parte semi-lignificada de 8 a 12 cm de comprimento, cortadas apenas a partir de plantas perfeitamente saudáveis.
- Deixe as fatias secarem por 2 a 3 horas ao ar livre.
- Pulverize-as com qualquer estimulante em pó (Zircon, Heteroauxin) e plante-as em pequenos vasos cheios de turfa úmida, com 2-3 cm de profundidade.Alguns cultivadores de flores recomendam o enraizamento de estacas em perlita ou vermiculita pura. Pré-remova as folhas inferiores interferentes.
- Coloque os recipientes na mini-estufa doméstica ou crie estufas usando garrafas ou sacos plásticos. Forneça uma temperatura constante de cerca de 20 ° C e luz difusa brilhante por 10 a 12 horas por dia. Ventile regularmente as plantações e pulverize o substrato de secagem da pistola. Após uma semana, abaixe gradualmente o indicador para 12-15ºС.
- Quando as mudas se enraizarem e começarem a crescer, remova a estufa.
- Para maior compactação e "arbusto", belisque as mudas regularmente a cada ano, removendo o ponto de crescimento e as 1-2 folhas superiores a cada 2-3 meses.
Vídeo: enraizamento de estacas de lantana
Germinação de sementes
As sementes são semeadas a qualquer momento, desde o Ano Novo até o início da primavera.
- Por 2 horas, encha as sementes com água quente (55-60ºC) com a adição de um comprimido de carvão ativado ou vários cristais de permanganato de potássio. Em seguida, coloque na solução de qualquer bioestimulante (ácido succínico, humato de potássio, Epin, Kornevin).
- Enrole-os em um pano úmido ou gaze, umedecendo-o enquanto seca.
- Encha recipientes rasos com uma mistura de migalhas de turfa com perlita, vermiculita. Hidrate e alise o substrato.
- Plante as sementes quando os brotos aparecerem. Polvilhe levemente com areia fina por cima, cubra com vidro e filme plástico. Forneça-os com uma temperatura de 22-25ºС e um aquecimento mais baixo. Pulverize o solo enquanto seca.
- As mudas aparecem em 10 a 15 dias. Quando um par de folhas verdadeiras se formar, abaixe a temperatura para 14-16ºС. Quando atingirem uma altura de 8 a 10 cm, plante-os em vasos separados, preenchidos com solo adequado para plantas adultas. Tome cuidado como sempre. Após duas semanas, o campo de transplante é recomendado para beliscar e alimentar a planta pela primeira vez.
Os lantânio jovens são mais remanescentes de plantas herbáceas do que arbustos ou árvores. Eles florescem mais e mais abundantemente do que espécimes adultos. Portanto, muitos cultivadores de flores, em vez de brincar com um transplante, preferem rejuvenescer a planta.
Comentários de Florist
A sala de lantânio pode crescer em qualquer tamanho. Claro, não como nas ruas de países quentes, mas mesmo assim. Se eu não a beliscasse, ela seria um "cavalo" e feia, mas um arbusto exuberante era assim. É verdade que agora ele está quase careca, já que o lantânio deixa cair as folhas para o inverno. Seu sistema radicular é superficial. Mas a própria planta, crescendo, ocupa muito espaço.
Pavel
//forum-flower.ru/showthread.php?t=729
Eu realmente gosto de flores de lantânio, você olha para elas e se cobra de positivas, e elas cheiram bem. Mas a planta em si é tão espinhosa, é difícil trabalhar com ela, isso, na minha opinião, é um sinal de menos.
Anele
//frauflora.ru/viewtopic.php?t=2304&start=120
Lantana das sementes cresceu sem problemas. Folhagem muito perfumada e inflorescências cheiram a algo como mel. Eu a modelei na forma de uma árvore. Muito fácil de moldar. Mas crescendo muito rápido. Eu tive que me separar dela. Eu não entrei em lugar nenhum.
Alegria
//forum.bestflowers.ru/t/lantana-iz-semjan.52037/
As sementes de lantânio devem ser cozidas no vapor em uma garrafa térmica hermeticamente fechada por duas horas a uma temperatura de 50 a 60 ° C. Depois, mergulhe por um dia em um estimulador, germine por cinco a sete dias e só depois semeie no chão sob vidro e filme. Cozinhei as sementes em uma garrafa térmica, depois removi os restos encharcados da polpa da baga e mergulhei-a em zircão. Em seguida, coloquei a panela com sementes semeadas em uma bateria quente. E finalmente, um mês depois, apareceu o primeiro broto tímido! Das dez sementes semeadas, quatro brotaram. A primeira vez que mergulhou quando as mudas eram quatro folhas. A uma altura de 10 cm, dois bebês mordiscavam os topos. No segundo transplante, uma surpresa me esperava - na panela encontrei mais três brotos!
Cereja
//www.floralworld.ru/forum/index.php?topic=22593.0
Lantana não é caprichosa, ela floresce sem problemas, se ao menos tivesse mais sol e água! Mas eu até floresci na janela norte. Lixo, no entanto, dessas flores! Eu rasguei minha impiedosamente! A Lantana cresce rapidamente novos galhos, se não for cortada, o comprimento dos brotos pode chegar a um metro! Onde você coloca assim? Por que cortar um terço? Como regra, dois ou três rins superiores despertam nela, então não faz sentido deixar um comprimento. Floresce com a aparência de iluminação suficiente, a minha já no final de maio, satisfeita com as flores, às vezes mais cedo.
Acadêmico
//iplants.ru/forum/index.php?showtopic=16847
Semeei as sementes de lantânio em maio do ano passado. Uma árvore com 30 cm de altura cresce há quase um ano. Ainda estou tentando dar a forma de um tronco, mas algo não está funcionando bem para mim. No inverno, joguei fora todas as folhas, mas agora as novas subiram.
Redflower
//iplants.ru/forum/index.php?showtopic=16847
No ano passado, dei lantana à minha mãe. Ela também não tinha onde colocar a flor, então a plantou no jardim da frente. Lantana floresceu maravilhosa durante todo o verão, e então chegou um inverno terrível. Mamãe não desenterrou, não me lembro se ela aspergiu com alguma coisa ou não, mas esse milagre começou a crescer a partir da raiz na primavera e até como floresceu no verão. Este ano, também, não cavou, vamos ver o que vai acontecer na primavera. Mamãe mora em Nalchik, onde as geadas do inverno passado chegaram a -20 ° C, no entanto, o local onde o lantânio cresce é protegido do vento.
Innushka
//iplants.ru/forum/index.php?showtopic=16847
Lantana - uma flor bonita, apareceu comigo há 2 anos. Esse milagre cresceu rapidamente. Propaga-se por sementes e brotos. Eu pego a parte superior, planto no chão e ela se enraíza muito rapidamente, uma nova planta independente é obtida. O lantânio adora uma rega abundante e um sol brilhante, é muito apaixonado pelo calor, pode crescer tanto na rua no jardim, formando um arbusto exuberante quanto em uma panela, mas deve ser formado, beliscando constantemente o topo para que cresça em largura, formando assim uma árvore. Após a floração, formam-se grânulos de bagas de cor verde no caule, que ficam pretos com o tempo. Essas bagas são venenosas, não podem ser comidas. As folhas têm um cheiro específico de mostarda. Eles se parecem com folhas de urtiga. Existem muitas cores de flores - vermelho-amarelo, amarelo-lilás, branco-amarelo, amarelo puro. Flor incrivelmente linda. Esse é um tipo de destaque em minha coleção.
Sanya32
//otzovik.com/review_1927057.html
Lantana é uma escolha maravilhosa para quem deseja obter uma planta interna original e despretensiosa. "Highlight" na forma de flores de diferentes tonalidades a ajudará a não se perder, mesmo na coleção mais extensa. Para quem comprou uma opção, é muito difícil resistir a novas compras - a variedade de cores é literalmente fascinante.