Características da poda de madressilva: quando e como realizar o procedimento

Pin
Send
Share
Send

Madressilva é uma planta despretensiosa. É conhecida por sua alta capacidade de fotografar a formação: numerosos brotos superiores e fortes brotos basais engrossam o arbusto, se não forem atendidos.

Preciso cortar madressilva

A fim de trazer uma colheita grande o maior tempo possível, para não ficar doente e agradar os jardineiros com uma aparência bem cuidada, a madressilva precisa de poda. Existem duas variedades deste arbusto:

  • decorativo - serve como decoração do jardim; a poda adequada dará ao arbusto uma forma bonita;
  • comestível - agrada a seus proprietários com uma colheita precoce de frutas saudáveis ​​e saborosas, após a poda começa a dar frutos em abundância.

Por que aparar madressilva comestível

A madressilva comestível deve ser cortada necessariamente, uma vez que a principal causa de frutificação ruim é o espessamento da coroa. As flores no meio dos arbustos ignoram as abelhas. Bagas que conseguiram amadurecer profundamente no mato tornam-se pequenas e azedas devido à falta de iluminação. A chave para uma boa colheita é o desbaste regular do mato.

A madressilva cresce muito lentamente, de modo que os primeiros dois a três anos após o plantio não recorrem à poda radical. É permitido remover galhos secos e doentes, bem como os que caem no chão ou que crescem profundamente no mato.

Um arbusto incircunciso de madressilva comestível produzirá poucas bagas devido a uma coroa muito espessa

A necessidade de aparar madressilva decorativa

A madressilva decorativa é cortada para dar a forma desejada. Dos arbustos é obtida uma cobertura densa. As formas lianóides são colocadas nas pérgulas, decoram os mandris, formam uma "parede viva" deles. Para cultivar madressilva decorativa na forma de um caule, os brotos, reunidos em um embrulho, são amarrados a um suporte de pé. Os velhos galhos inferiores no centro do arbusto são deixados para endurecer o caule, os brotos mais jovens são removidos.

Galeria de fotos: métodos para cultivar madressilva decorativa

Usando o acabamento em forma de madressilva decorativa, você pode criar várias formas de paisagem.

Vídeo: como cortar uma madressilva da madressilva usando poda

Quando madressilva

A edição da madressilva pode ser circuncidada apenas quando está em repouso. Na primavera - até que os botões acordem, no outono - depois que o arbusto descarta as folhas. Madressilva decorativa pode ser aparada durante a estação de crescimento.

Os brotos de poda acontecem:

  • sanitário;
  • formativo.

A madressilva é uma planta resistente ao frio, mas seus galhos podem ser danificados pela geada. Na poda sanitária, são removidos galhos mortos, brotos secos e quebrados, bem como galhos danificados por doenças fúngicas e pragas afetadas por baixas temperaturas. Corte para madeira saudável. Esta poda é recomendada todos os anos.

A casca esfoliante nos ramos da madressilva não é uma consequência da doença. Esta é a sua característica de espécie. Além disso, essa cultura é caracterizada pela presença de um grande número de pequenos galhos secos.

A poda formativa é realizada em plantas adultas. Corte galhos velhos que não dão frutos, retire os brotos, encurte galhos fracos. Essa poda é feita a cada 2-3 anos em madressilva comestível e uma vez por ano em decorativo.

Poda de madressilva de primavera

Na primavera, a poda é realizada em duas etapas.

  1. Antes do início da estação de crescimento, em março-abril - neste momento, recomenda-se limitar-se à poda sanitária, pois a formação danifica o mato e, se a madressilva comestível for submetida a ele na primavera, uma grande colheita não deve ser esperada.
  2. Depois que os rins se abrem, todos os ramos inviáveis ​​se tornam visíveis.

Vídeo: como cortar madressilva na primavera

Poda de madressilva no outono

No outono, a poda formativa é realizada no período de agosto a outubro. A hora é escolhida dependendo das características climáticas de uma área específica. Você pode começar a trabalhar quando as seguintes condições forem atendidas:

  • o arbusto perdeu a folhagem;

    A poda do outono é iniciada após o término da vegetação e o mato deixa cair as folhas

  • a temperatura noturna passou de zero;
  • não antes do que em um mês chegam geadas constantes.

A poda muito cedo pode causar a abertura prematura dos brotos, e se você cortar os brotos esqueléticos tarde, há uma ameaça de morte da planta devido ao congelamento das fatias.

Em áreas com invernos rigorosos, todas as manipulações para formar um arbusto de madressilva são recomendadas no início da primavera. É possível que, no primeiro ano após a poda, a colheita não seja muito grande, mas a planta cresça rapidamente mais forte após sofrer estresse e dará frutos bem no futuro.

Como podar madressilva

Nos primeiros 2-3 anos após o plantio, a madressilva comestível não é submetida à formação de poda. Após 5 a 6 anos, esse evento é obrigatório.

Madressilva que forma a poda

O corte é realizado em várias etapas:

  1. Remova os galhos na camada inferior do arbusto, tocando o chão.
  2. Cortar o crescimento jovem desnecessário.
  3. Corte as copas das árvores (crescendo verticalmente em galhos perenes dentro da coroa).
  4. Remova os galhos que entram no mato.
  5. Corte brotos fracos e finos.
  6. Corte as pontas dos brotos com um crescimento fraco.
  7. Remova velhos galhos grossos no centro do arbusto, sem dar crescimento.
  8. Não toque em sessões anuais bem desenvolvidas. É sobre eles que as bagas se formarão.

A bucha de borda da madressilva comestível é realizada em várias etapas.

No mato de madressilva comestível, deve haver cerca de 5 ramos esqueléticos poderosos. Galhos grossos velhos no centro do arbusto podem ser cortados até o ponto de crescimento da parte lateral. Os pontos de corte são untados com verniz de jardim ou polvilhados com cinzas ou carvão para proteger o arbusto da infecção por uma infecção fúngica e bacteriana.

Os galhos no local de poda são tratados com variedades de jardins para a prevenção de infecções

Jardineiros experientes recomendam que, ao podar, preste atenção ao fato de que a parte inferior do arbusto não está exposta demais e a parte central não fica mais espessa.

Após o corte, a planta deve ser alimentada. Na primavera - com fertilizantes nitrogenados, 2 baldes por arbusto; no outono, eles alimentam fósforo e potássio. Antes da cobertura, a madressilva deve ser regada.

Como fertilizantes nitrogenados na primavera, você pode usar uma infusão aquosa de verbasco ou fezes de frango; no outono, é preferível usar cinza de madeira.

Poda anti-envelhecimento da madressilva

Um arbusto com mais de 7 anos é sujeito a poda antienvelhecimento parcial. Corte seletivamente as hastes na base, deixando um toco com alguns centímetros de altura. Ao mesmo tempo, brotos saudáveis ​​começam a se formar. Se essa poda for realizada regularmente, a cada 3-5 anos, o período de frutificação abundante da madressilva pode ser estendido por várias dezenas de anos.

Um arbusto em funcionamento após 15 anos precisa de um rejuvenescimento radical (o esquema de cultivo é mostrado na foto).

Uma bucha de madressilva em funcionamento com mais de 15 anos é cortada a uma altura de 30 a 50 cm

A bucha é completamente cortada a uma altura de 30 a 50 cm do solo. Brotos jovens formarão um novo arbusto em dois anos. A poda anti-envelhecimento radical pode ser feita na primavera e no outono. Em áreas com climas rigorosos, esse procedimento é melhor realizado na primavera.

Características da formação de mudas de madressilva

Normalmente, mudas de dois a três anos são compradas para o plantio. Mudas de madressilva comestíveis não precisam ser aparadas - isso pode enfraquecer a planta e atrasar a entrada na estação de frutificação. Madressilva deve formar uma coroa dentro de 2-3 anos, após o qual você pode começar a aparar o arbusto.

Se a muda danificou as raízes, recomenda-se encurtar os brotos em um terço para melhor sobrevivência.

Para mudas decorativas de madressilva, a poda é desejável, pois encurtar os brotos contribuirá para sua ramificação.

Encurtar os rebentos de mudas de madressilva decorativa garante sua melhor ramificação

Alguns especialistas ainda recomendam cortar as mudas após o plantio, deixando brotos de 8 cm de comprimento, que, segundo eles, a preparação das mudas permitirá obter um arbusto mais exuberante. Se você plantar vários arbustos de madressilva comestível, esse conselho poderá ser testado na prática. Encurte algumas mudas e plante o restante sem cortar.

Madressilva, como qualquer frutificação ou arbusto ornamental, precisa de poda. Brotos adequadamente podados de madressilva comestível garantem uma rica colheita de frutas por várias décadas. Tal procedimento decorativo de madressilva é necessário para dar a forma desejada a esta bela planta.

Pin
Send
Share
Send