Abobrinha - como cultivar um vegetal macio e saudável

Pin
Send
Share
Send

Abobrinha delicada, saborosa e saudável tornou-se um produto indispensável para todos que levam um estilo de vida saudável. Muitos jardineiros se interessaram por esse vegetal e, apesar de a abobrinha ser muito termofílica, eles a cultivam em áreas com condições climáticas difíceis. Abobrinha tem muito poucos requisitos - umidade e calor suficientes. E a produtividade de um pequeno arbusto pode exceder qualquer expectativa.

Descrição de abobrinha

Aprendemos sobre abobrinha relativamente recentemente - nos anos 80. A princípio, esse vegetal com um nome incomum causou suspeita, mas, depois de provar esse vegetal mais delicado, os jardineiros rapidamente encontraram as camas mais ensolaradas para ele.

Abobrinha é um tipo de abóbora. Seu nome - abobrinha, vem da abobrinha diminuta, que em italiano significa abóbora. E as pessoas chamam esse vegetal de "abobrinha italiana".

Graças ao delicado sabor da abobrinha rapidamente ganhou fãs

Abobrinha é uma planta anual. Tem um arbusto compacto, sem ramificação. É por isso que a abobrinha é convenientemente cultivada em pequenas áreas, pois ocupa pouco espaço. As folhas são levantadas para cima, não rastejam no chão. Eles parecem decorativos - uma lâmina de folha grande dissecada tem uma superfície enrugada e às vezes é coberta com um padrão de malha de prata. Nas hastes e pecíolos, a pubescência está praticamente ausente. A cor das folhas é verde, profunda e suculenta. As flores de abobrinha são grandes, pintadas em uma cor amarelo-laranja brilhante, que atrai muitos insetos polinizadores.

Abobrinha - um pequeno arbusto que é conveniente para crescer em qualquer canto ensolarado do jardim

A fruta é oblonga, mas existem variedades com formas arredondadas. O tamanho ideal para a coleta é de 10 a 15 cm, o comprimento máximo que a abobrinha atinge é de 20 a 25 cm e a casca é pintada principalmente em verde escuro ou amarelo-dourado saturado. A superfície da fruta pode ser decorada com uma variedade de pinceladas, manchas e listras. A polpa é suculenta, firme, crocante, mas muito macia.

Frutos de abobrinha são muito parecidos com abobrinha, mas menores

Abobrinha, sem dúvida, é um vegetal universal. É frito, cozido no vapor, marinado, estufado, recheado - ou seja, sujeito a todos os tipos de processamento culinário. As frutas jovens são comidas cruas quando adicionadas às saladas vitamínicas (você nem precisa descascar a pele antes que ela fique macia). Contendo apenas 21 kcal de abobrinha em 100 g, é um excelente produto dietético indispensável para pessoas que desejam obter formas esbeltas.

Em muitas cozinhas do mundo, até as flores de abobrinha italiana são consumidas. Eles são recheados com queijo macio, camarão picado, frito em massa.

Flores de abobrinha recheadas - este nem é um prato, mas uma obra de arte culinária

Um vegetal maravilhoso também é usado em cosmetologia. As máscaras são preparadas a partir da polpa, que acalma, tonifica, hidrata e amacia a pele do rosto. Além disso, em combinação com vários ingredientes, a abobrinha é adequada para qualquer pele.

Abobrinha - extremamente útil. Na composição química, é próximo à abobrinha, mas, ao contrário, as substâncias contidas na abobrinha são absorvidas mais facilmente pelo nosso corpo. Você pode comer um vegetal para todos - velhos e jovens.

Nutrientes em abobrinha - tabela

Substâncias100 g de conteúdo
Esquilos2,71 g
Carboidratos3,11 g
Fibra alimentar1,1 g
Gorduras0,4 g

A composição mineral deve destacar um alto teor de potássio, além de fósforo e magnésio. Entre as vitaminas, A e C. são as líderes. Além delas, o vegetal contém vitamina B6 e elementos úteis:

  • ferro
  • cálcio
  • tiamina;
  • zinco;
  • sódio

Devido ao conteúdo diversificado de oligoelementos e vitaminas, a abobrinha é um produto indispensável para curar o corpo, prevenir, tratar e melhorar a condição de várias doenças. Este vegetal saudável ajuda a:

  • ativar processos de digestão;
  • melhorar a função secretora e motora dos intestinos e estômago;
  • remover toxinas e excesso de água do corpo;
  • aliviar a condição com gota, nefrite, urolitíase, pielonefrite crônica e distúrbios metabólicos no corpo;
  • melhorar a visão e condição dos dentes, cabelos, tegumento da pele.

O vegetal é útil para pessoas que sofrem de:

  • hipertensão
  • aterosclerose, hepatite;
  • colecistite;
  • doença de cálculos biliares;
  • doença cardiovascular;
  • úlceras duodenais;
  • anemia.

Talvez a única contra-indicação, além da intolerância individual, seja a doença renal, na qual a eliminação do potássio do organismo é prejudicada.

As substâncias benéficas encontradas na abobrinha são absorvidas muito rapidamente e isso torna o vegetal saudável

Como a abobrinha difere da abobrinha

Apesar da semelhança e dos laços familiares, abobrinha e abobrinha têm muitas diferenças.

  1. Sinais externos. Ao contrário de abobrinha, abobrinha tem um arbusto grande e brotos longos ramificados. A cor da abobrinha não é tão colorida, sua casca é verde pálida, às vezes quase branca. Uma flor é menor e com cores mais modestas que a abobrinha.
  2. As frutas. A abobrinha tem a mesma forma que uma abobrinha, mas a fruta tem um tamanho maior - até 40 cm. A polpa de abobrinha é mais densa e grossa. As sementes de abobrinha são pequenas, não amadurecem por muito tempo, portanto, as frutas rasgadas não precisam ser limpas a tempo. A abobrinha tem o oposto - há muitas sementes, são ásperas e devem ser removidas ao cozinhar.
  3. Condições de crescimento. A abobrinha é muito quente e fotofílica, mas a abobrinha pode facilmente suportar um pouco de sombreamento.
  4. Taxa de amadurecimento e período de frutificação. Abobrinha amadurece quase um mês antes de abobrinha. Mas a abobrinha pode dar frutos por mais tempo, por exemplo, as variedades posteriores são colhidas no final de setembro.
  5. Armazenamento. Abobrinha é um vegetal perecível. Mas a abobrinha, graças à pele densa, pode ser armazenada por um longo tempo, se todas as condições forem atendidas.
  6. Produtividade Todo mundo sabe que a abobrinha é um vegetal frutífero. Mas a abobrinha, apesar do tamanho pequeno da fruta, é quase duas vezes mais produtiva.

Abobrinha e abobrinha - quais são as semelhanças e diferenças - vídeo

Variedades populares

A popularidade da abobrinha despertou o interesse dos criadores. Muitas variedades com diferentes características e cores nasceram. Vamos considerar alguns deles.

Tsukesh

É admitido para cultivo nas regiões Central, Médio Volga e Extremo Oriente. Recomendado para estufas de filmes de primavera. O amadurecimento técnico do fruto atinge 51 dias após a germinação das sementes. O arbusto não tem brotos laterais. O chicote principal é curto. Uma grande folha verde escura fortemente dissecada tem uma forma de cinco lóbulos. O fruto é de forma cilíndrica, com até 40 cm de comprimento, peso médio de 890 g e a pele é fina, lisa, verde escura com pontos verdes claros. A polpa é branca, suculenta, tem excelente sabor. A produtividade é boa - até 12 kg a partir de 1 m². A podridão cinzenta é afetada em um grau moderado.

Abobrinha Tsukesh - uma variedade popular que amadurece cedo

A nova variedade de abobrinha de Tsukesh se distingue pela sua maturidade e é exatamente isso que eu gosto. Não tenho muita terra e cada peça vale o seu peso em ouro; portanto, a aparência dessa variedade permite que você colete uma área significativa do jardim.

Pomidorchik

//forumsadovodov.com.ua/viewtopic.php?p=6136

Ébano

Em 2007, ele foi incluído no Registro Estadual das regiões Norte do Cáucaso e Extremo Oriente. A estação de crescimento é curta - 43 dias. O arbusto é compacto, com pequenas folhas fortemente dissecadas. A superfície da placa é irregular, com leve pubescência. O fruto é de comprimento médio, de forma cilíndrica e de pequeno diâmetro. A pele é verde escura com manchas difusas. Peso de 400 a 900 g. Excelente sabor. A produtividade é boa - 464 - 777 kg / ha. Tem resistência relativa a temperaturas mais baixas.

Abobrinha ébano tem excelente sabor

A mulher negra é verde escura, brilhante, a fruta é alinhada, alongada, o sabor é o melhor de tudo que tentei na aparência, parece um aeronauta, mas não tão grande

amplex

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=1186&start=795

Zolotinka

Em 2010, foi admitido para cultivo em todas as regiões do país. Recomendado para terrenos abertos em parcelas subsidiárias pessoais. Carrega frutificar em 40 - 45 dias depois da emergência. A planta é de dobra média, com folhas fortemente dissecadas de tamanho médio. A superfície da placa é verde escuro, com uma mancha fraca. A fruta tem a forma de um cilindro, com nervuras médias ou fortes. A pele é amarela, há pequenos pontos. A polpa é macia, densa, tem um sabor levemente adocicado. A massa do feto é de 700 g a 1 kg. Produtividade 5,2 kg / m².

Abobrinha Zolotinka devido à sua casca densa é bem armazenada

Eu cresci essa variedade várias vezes. A produtividade é realmente muito boa. Mas não posso dizer isso sobre resistência a doenças. Muito mais frequentemente afetado pela podridão em comparação com abobrinha verde escura.

masko4

//chudo-ogorod.ru/forum/viewtopic.php?f=63&t=1927#p13234

Filhote de tigre

O ano de inclusão no Registro Estadual de 2008, admitido para cultivo em todas as regiões. É recomendado para cultivo em parcelas subsidiárias pessoais. Do estágio de germinação à frutificação, passam de 60 a 65 dias. A planta é um arbusto ligeiramente ramificado com pequenas folhas fortemente dissecadas. A fruta é longa, curvada, de forma cilíndrica. A superfície é nervurada, a cor é caracterizada pela alternância de listras verde-escuras e verde-claras e manchas difusas fortes. A polpa é densa, macia, tem uma agradável cor creme clara. A massa da fruta madura é de 720 g a 1,2 kg. Produtividade 5,7 - 7,4 kg / ha. É caracterizada pela tolerância à seca.

Filhote de tigre de abobrinha - variedade tolerante à seca

Abobrinha é apenas para alimentos, como filhote de tigre e Murzilka. Eu planto em 2 barris com vazamento 2 arbustos cada, mas de preferência 1 arbusto cada, enquanto eles se esmagam

Galas

//flower.wcb.ru/index.php?showtopic=14318&st=40

Birdhouse

É permitido antes do cultivo na região Central e Volga-Vyatka em 2009. Recomendado para parcelas subsidiárias pessoais. O período entre a germinação completa e a maturação técnica é de 46 a 57 dias. A planta é espessa, compacta. As folhas são médias, ligeiramente dissecadas. Tendo atingido a maturidade técnica, o feto adquire uma forma curvada em forma de pêra. A superfície é ligeiramente nervurada, verde, decorada com um padrão manchado. A polpa é de densidade média, macia, com excelente sabor. O peso do feto é de 700 g a 1,1 kg. A produtividade é superior às classes padrão - 580 - 735 kg / ha. É caracterizada pela seca e resistência ao frio.

Abobrinha Skvorushka suporta períodos de frio e seca

Semeado Squash este ano - algum tipo de horror. Não apenas NÃO suave, mas eu realmente não tive tempo de florescer, mas a pele já estava de madeira. E eu plantei cerca de 3 anos atrás - foi meio que mais suave.

MurziK

//chudo-ogorod.ru/forum/viewtopic.php?f=63&start=20&t=633

Aeronauta

As regiões de tolerância são Central, Volga-Vyatka, Noroeste, Baixo Volga, Ural, Extremo Oriente, Leste da Sibéria. Ano de inscrição no Registro Estadual de 1987. Desde a germinação completa até o período de coleta, passam 46 dias. Uma planta de mato compacta, com broto principal curto e alguns cílios. A fruta é cilíndrica, com uma superfície lisa de cor verde escuro. Há um desenho na forma de pequenos pontos de cor verde claro. A carne é crocante, densa, suculenta, macia, de cor amarela esbranquiçada. O sabor é anotado como bom. O peso do feto é de 1,3 kg. Produtividade 7 kg com 1 m². A resistência a doenças virais é forte, e o oídio está acima da média. Tem excelente transportabilidade.

Aeronauta de abobrinha apreciado pela resistência a doenças

Em geral, o Aeronauta gostou mais - eles cresceram mais cedo do que qualquer outro, muito produtivos e saborosos.

Teixo

//chudo-ogorod.ru/forum/viewtopic.php?f=63&start=20&t=633

Plantação de abobrinha

Abobrinha pode ser cultivada de duas maneiras - mudas e sementes. Cada um deles tem suas próprias características.

Plantio de mudas

Uma cultura tenra e calorosa em regiões de agricultura de risco é melhor cultivada por mudas. Mas é melhor não correr para as mudas, principalmente se você mora em regiões com clima frio. Como regra, a semeadura é realizada em meados ou no final de abril, esperando que o transplante no solo ocorra em 25 a 30 dias.

As sementes de abobrinha não perdem a capacidade de germinar por 10 anos. Mas a mais alta qualidade são as crianças de 2 a 3 anos.

Sementes de 2 a 3 anos apresentam boa germinação

Mudas no peitoril da janela

Antes do plantio, trate as sementes para melhorar sua germinação. Mas primeiro resolva-os separando as sementes vazias. Aqueça o material selecionado. A maneira mais fácil é embrulhar as sementes em um pano de algodão e colocar uma bateria de aquecimento central, deixando-a por 3 dias. Mas você pode mantê-los por 4-6 horas a uma temperatura de 50-60 ° C no forno.

Na minha opinião, esse método é mais dúbio. Existe o risco de simplesmente fritá-las ou não aquecê-las o suficiente, porque nem todo forno mostra com precisão a temperatura desejada.

E então você precisa mexer um pouco, mas o resultado vale a pena.

  1. Para desinfetar as sementes, mantenha por meia hora em uma solução fraca de permanganato de potássio. Enxágüe.
  2. No dia seguinte, as sementes gastam em uma solução de ácido bórico (0,002%). Este procedimento aumentará a germinação, aumentará o crescimento inicial, aumentará o rendimento em 10 - 20%. Você pode comprar vários estimuladores de crescimento em uma loja especializada, eles também oferecem excelentes resultados.
  3. Depois segue o endurecimento. Deixe as sementes embrulhadas em tecido úmido primeiro à temperatura ambiente por 6 horas. Em seguida, por 1,5 dias, coloque na prateleira inferior da geladeira.

Para que as sementes sejam agradáveis ​​com mudas amigáveis, elas devem ser processadas antes da semeadura

Enquanto as sementes estão sendo processadas, não perca tempo em vão, mas prepare tudo o que você precisa para semear. Prepare a mistura do solo, misturando em proporções iguais o solo do relvado, o húmus, a areia grossa e a turfa com baixa acidez. Não se esqueça de desinfetar a composição preparada cuspindo com um permanganato de potássio cor rosa claro. Se você não tem os componentes certos à mão, pode comprar o solo das mudas em uma loja de flores, mas ainda deve adicionar areia a ele.

É aconselhável plantar sementes em recipientes separados, pois raízes delicadas podem ser danificadas durante um mergulho. Você pode preparar qualquer recipiente na ponta dos dedos - copos descartáveis ​​(mas não os menores), mudas, copos de turfa ou comprimidos especiais para o plantio, depois de mergulhá-los em água.

Aterragem e cuidados

  1. Encha o recipiente com a mistura de terra preparada. Derrame generosamente e plante 1 a 2 sementes em cada recipiente. Perto de uma profundidade não superior a 3 cm, coloque as sementes achatadas.
  2. Cubra os copos com um saco plástico e coloque no lugar mais brilhante. Para germinação normal, as sementes precisam de uma temperatura na faixa de 20 - 22 ° C.
  3. Após 5 dias, as sementes germinam. Quando todas as mudas saírem, a bolsa poderá ser removida para que as mudas não sofram alta umidade.
  4. Para evitar o alongamento das mudas nos primeiros 10 dias após o surgimento das mudas, diminua a temperatura - durante o dia de 15 a 18 ° C, à noite, de 12 a 15 ° C. A umidade não é inferior a 60%, mas não superior a 80%.
  5. Água moderada, mantendo o solo úmido, mas não inunda. Água somente com água morna (25 ° C)!
  6. A iluminação deve ser maximizada para que as mudas não se estiquem.

Semeando sementes para mudas - vídeo

Cultivo mudas na janela sul. O sol da Criméia brilha intensamente; portanto, sempre sombreio mudas ao meio-dia. Refratando no vidro da janela, os raios podem levar à secura das plantas delicadas e à secagem excessiva do solo.

Durante o crescimento das mudas, alimente-o duas vezes. A primeira vez que as mudas mudam de 8 a 10 dias, a segunda - após 2 semanas. Fertilizantes complexos são geralmente usados ​​como cobertura. Você pode preparar uma solução de superfosfato - 2 g por 1 litro de água.

Mudas na estufa ou sob o filme

Se você seguir todas as regras acima, em uma estufa ou em um filme, poderá cultivar mudas fortes em copos. Claro, você tem que mexer, especialmente em dias quentes. Para que as mudas não bloqueiem, será necessário abrir os abrigos, mas faça isso apenas do lado de sotavento. Mas então essas mudas serão mais temperadas que internas.

Transplante de mudas para o solo

O tempo para o transplante de mudas para um leito aberto deve coincidir com as condições climáticas adequadas. Mudas delicadas não suportam o frio, portanto a terra deve ser aquecida até 12 ° C a uma profundidade de 10 cm. Esse clima chega no final de maio - início de junho. Não se esqueça de endurecer as mudas domésticas de 1,5 a 2 semanas antes de transplantar no solo, retirá-lo para a rua e aumentar gradualmente o tempo gasto no ar.

Se você é guiado por sinais folclóricos, o momento de plantar mudas é determinado pelos dentes-de-leão floridos.

As camas de abobrinha são preparadas de maneira especial. Escolha a área mais iluminada, pois a planta deve receber a quantidade máxima de calor e luz. Graças a isso, as mudas rapidamente começam a crescer e superam até as abobrinhas de rápido crescimento.

  1. A abobrinha italiana prefere mariscos com acidez baixa ou neutra, cuja principal vantagem é a fertilidade e boa friabilidade. No outono, eles limpam o local escolhido dos restos de vegetação. Descreve a direção das camas - de sul para norte. Padrão de aterrissagem - 70/70 cm.
  2. De acordo com o esquema planejado, as cavas são cavadas com uma profundidade de 25 a 30 cm e uma largura de 40 a 40 cm.No fundo do poço, são depositados resíduos de plantas coletados - capim, capim, folhas caídas, galhos. Não use sobras de plantas doentes! Esse substrato durante a decomposição não apenas aquecerá o sistema radicular, mas também se tornará uma fonte adicional de nutrientes.
  3. Na primavera, quando são formadas condições favoráveis ​​para o transplante de mudas no solo, tome 1 colher de sopa. eu superfosfato duplo, uréia, sulfato de potássio (você pode sem ele), um pote de meio litro de cinza de madeira. Tudo está bem misturado com o chão e encheu os poços. Acontece um pequeno monte.
  4. O meio da colina é derramado com uma solução quente de permanganato de potássio (1,5 g por balde de água), a terra assenta e as mudas são plantadas em uma massa cremosa. O transplante é realizado por transbordo, para não danificar as raízes frágeis.
  5. Depois de cobrir o filme de pouso. Mas, sob o filme, a condensação geralmente se acumula e a umidade aumenta. Para mudas, isso é desastroso, por isso é exibido regularmente, levantando o filme na hora quente do dia.

Transplantar mudas em campo aberto - vídeo

Torno um pouco mais fácil na minha opinião. Para fechar as camas, você precisa de muito filme. Portanto, planto mudas em garrafas plásticas de 6 litros debaixo da água, depois de cortar o fundo delas. Mergulhe cada garrafa no chão enquanto estiver molhado, é muito fácil de fazer. Para arejar as mudas, apenas retiro a tampa. Quando a planta jovem se enraíza e fica mais forte, retiro a garrafa.

Em vez de cobrir o material, garrafas plásticas podem ser usadas.

Em regiões com condições climáticas severas ou em áreas com solo argiloso pesado, recomenda-se plantar abobrinha em canteiros altos. Nessas estruturas, o solo se aquece mais rapidamente, o que significa que a abobrinha se sentirá confortável.

Plantando sementes no chão

Este método de aterrissagem é bastante adequado para as regiões sul e para Midland.

  1. Para cultivar abobrinha semeando sementes, selecione um local de acordo com os mesmos critérios usados ​​para o plantio no método de mudas. Mas prepare o terreno de maneira um pouco diferente. Obviamente, é melhor fazer isso com antecedência - no outono.
  2. Cavar a terra pré-limpa até a profundidade da baioneta, adicionando simultaneamente nutrientes por 1 m² - 5 kg de orgânicos, 25-30 g de sulfato de potássio e superfosfato duplo cada.

    No outono, cave os nutrientes

  3. Cavar o solo uma semana antes de plantar novamente, adicionando 20 g de nitrato de amônio por 1 m².
  4. Alise a superfície da trama com um ancinho para que não haja grumos.

    Na primavera, antes do pouso, nivele o local

As sementes antes do plantio passam pelo processamento descrito acima, mas antes de plantá-las no solo, elas precisam eclodir para acelerar o processo de emergência das mudas. Para fazer isso, embrulhe as sementes tratadas em um pano úmido, de preferência gaze, e deixe por alguns dias em temperatura ambiente. Certifique-se de controlar para que as sementes não cresçam mais. Você precisa plantá-lo no chão assim que um pequeno broto verde aparecer do nariz da semente. Sementes crescidas, nas quais aparecem os rudimentos das folhas cotilédones, são menos desenvolvidas.

Sementes para incubação brotam mais rápido

A semeadura em um canteiro aberto começa no final de maio e no início de junho, quando o solo está quente o suficiente. O padrão de aterrissagem é o mesmo.

Processo passo a passo

  1. Adicione um punhado de húmus e cinzas ao buraco cavado, misture bem com o chão e derrame com água.
  2. Até 2 sementes podem ser colocadas em um buraco.
  3. A profundidade da semente tocou o solo depende de sua densidade. Em solo solto, uma semente pode ser aprofundada de 5 a 6 cm Se o solo for denso e pesado, o plantio é feito em uma profundidade mais rasa - até 4 cm.
  4. Após o plantio, cada poço deve ser coberto com terra seca, para que a umidade evapore mais lentamente.

Em solos soltos, você pode plantar uma semente mais profunda, em denso - pelo contrário, não é recomendável aprofundar

Ao escolher um local para plantio de mudas ou sementes, não se esqueça da rotação de culturas. Bons antecessores são:

  • repolho;
  • solanáceo;
  • ervilhas.

Mas após o plantio de abóbora não é recomendado, pois o solo acumula doenças que ameaçam a abobrinha.

Zucchini Care

A abobrinha italiana não é uma planta muito caprichosa, mas precisa de boa umidade.

Cuidados com mudas de transplante

Abobrinha é um vegetal que adora umidade, portanto, a rega deve ser oportuna. Não deixe o solo secar sob o arbusto, caso contrário a abobrinha jogará fora os ovários. Mas não vale a pena encher a terra, raízes sem acesso ao oxigênio podem começar a apodrecer.

Em cada região, o regime de irrigação varia de acordo com a precipitação e o número de dias ensolarados, mas a irrigação padrão é realizada uma vez a cada 5 dias. Durante a frutificação, aumenta - 1 vez após 3 dias. A norma da água sob o arbusto é de 10 a 12 litros.

Água somente com água morna. Tente para que a umidade não caia nas folhas e no ovário, então despeje sob a raiz. É aconselhável realizar o procedimento de manhã cedo.

Despeje a abobrinha apenas com água morna sob a raiz

O primeiro curativo é realizado 2 semanas após o transplante. Adubos minerais complexos são usados, aplicados estritamente sob a raiz após umectação preliminar. Abobrinha muito responsiva aos orgânicos. Uma solução de verbasco 1/10 ou excremento de frango 1/20 será muito útil durante a floração. Mas se não houver esse fertilizante, a cinza de madeira ajudará. Durante a formação dos frutos, a abobrinha precisa de fertilização com fósforo e potássio. A solução de trabalho é preparada de acordo com as instruções.

Mantenha as camas com abobrinha italiana limpas. Remoção de ervas daninhas e afrouxamento após a rega são as regras de cuidados, que não devem ser negligenciadas. E não se esqueça das propriedades benéficas da cobertura morta. Isso ajudará a manter um nível de umidade normal no solo e a proteger as raízes do superaquecimento.

Abobrinha adora camas limpas

Cuidar de abobrinha a partir de sementes

Quando os brotos aparecerem, a planta mais forte deve ser deixada no buraco. Fraco deve ser cortado ou arrancado. Se você tentar puxar, faça-o com cuidado para não danificar as raízes das mudas restantes. Um mês após o plantio das sementes, a fertilização é aplicada ao solo - 40 g de fertilizante mineral complexo dissolvido em 10 l de água. Caso contrário, o cuidado é realizado da mesma maneira que nas plantas cultivadas a partir de mudas.

Regras gerais de cuidados

Quaisquer que sejam os métodos que a abobrinha tenha sido plantada, existem regras gerais para cuidar dela.

  1. O rendimento de abobrinha depende do trabalho de polinização de insetos - abelhas, abelhas. Para atraí-los, prepare uma solução fraca de mel (1 colher de chá. Dissolva em um copo de água) e pulverize os arbustos floridos da planta de manhã cedo. Com a polinização insuficiente, o ovário fica amarelo, seca e cai. Isso geralmente acontece com alta umidade, quando o pólen fica grudado ou em clima muito quente - o pólen perde sua capacidade de fertilizar. Em condições em que os insetos não voam, você pode conduzir o processo de polinização manualmente. Corte a flor masculina e, cortando ou dobrando suas pétalas, aplique pólen no pistilo da flor feminina. Uma flor masculina é suficiente para a polinização de 2 a 3 fêmeas.

    Às vezes, a abobrinha precisa ser polinizada manualmente

  2. Apesar do abobrinha crescer de forma compacta, no meio da estação de crescimento, uma grande massa de folhas se forma na planta. Ele interfere no processo normal de arejar o meio do mato e na polinização, não permite que a luz do sol aqueça o solo. Para melhorar a iluminação, aquecimento e ventilação, remova 2 a 3 folhas do meio. Além disso, é necessário cortar constantemente as folhas inferiores que ficam no chão e impedir que os frutos se desenvolvam.
  3. Se os frutos entrarem em contato com a terra úmida, eles podem começar a apodrecer e a mofar. Para evitar isso, um pedaço de madeira compensada ou uma prancha pequena colocada sob a fruta ajudará.

Colheita e armazenamento

Para apreciar o sabor da abobrinha, eles precisam ser coletados na hora. Frutas que atingiram 10 ou 15 cm de tamanho são as mais deliciosas. Eles têm a polpa mais delicada e sua casca é tão fina que pode ser comida.

Uma característica da abobrinha é o fato de que, se você não colher a tempo, novas frutas não serão amarradas.

Como regra, frutas maduras são removidas a cada semana. Mas no meio do verão, isso deve ser feito com muito mais frequência. Corte a abobrinha com o caule, quanto mais tempo, mais tempo o vegetal pode ser armazenado.

Abobrinha deve ser recolhida a tempo

Para armazenamento, selecione apenas frutas inteiras, cuja casca não apresenta sinais de lesões mecânicas ou outras. As variedades maduras precoces geralmente são consumidas imediatamente. Mas as variedades com uma pele densa (Squorushka, Zolotinka) podem ser armazenadas quase todo o inverno, dispostas em uma camada. O principal é que eles não se tocam. Condições de armazenamento:

  • temperatura de 3 a 10 ° C;
  • umidade 60 - 70%;
  • ventilação constante da sala.

O local de armazenamento não deve ser exposto à luz. Portanto, se as frutas estiverem em uma caixa na varanda, devem ser cobertas com um pano denso.

Abobrinha pode ser armazenada na geladeira, colocando-os em sacos perfurados. Então eles mentem um mês. O vegetal é perfeitamente preservado na forma congelada. Cortadas em círculos ou cubos e embaladas em sacos plásticos densos, as frutas podem repousar com segurança até a próxima colheita. E os tarugos de abobrinha são a melhor maneira de diversificar a dieta de inverno.

Os gourmets apreciarão o sabor da abobrinha enlatada

Doenças e pragas características da abobrinha

Se você atender adequadamente às condições de plantio e levar em consideração a rotação de culturas, será fornecida uma colheita saudável. Mas problemas com o clima e alguns erros de cuidados podem levar à disseminação das doenças mais características da abobrinha. Se você reconhecer a doença a tempo e aplicar urgentemente medidas de controle, nada de terrível acontecerá.

  1. Oídio Esta doença costuma causar problemas para os amantes de abobrinha. Aparece pela primeira vez de forma focal, na forma de pequenas manchas brancas na superfície da chapa. Em seguida, as manchas se fundem e cobrem toda a superfície, levando à secagem e fragilidade da folha. Movendo-se para as folhas vizinhas, o oídio oprime o arbusto, a floração e a formação de ovários cessam. A propagação da infecção por cogumelos contribui para o clima úmido e frio. Comece a luta contra a doença imediatamente:
    • corte todas as folhas afetadas e queime-as;
    • usar drogas Topázio, Fundazol ou Cineb;
    • se necessário, trate novamente após uma semana ou duas.

      Oídio afeta lâminas de folhas

  2. Bacteriose floral e apical. A doença começa com pilões de flores e ovários que apodrecem. A podridão passa para as hastes e depois para as frutas. A parte superior da abobrinha para de crescer, mas a parte inferior continua a se desenvolver ainda mais. Como resultado, o feto é deformado, com uma ponta enrugada e apodrecida. Para combater a doença, os ovários e frutas afetados devem ser cortados e o arbusto tratado com 1% de líquido Bordeaux.

    Bacteriose do ápice - a razão do declínio da produtividade

  3. Podridão da raiz. Afeta a planta em diferentes estágios de desenvolvimento. Na maioria das vezes, uma doença se desenvolve em uma estufa. O fungo afeta o pescoço, o caule e as raízes da abobrinha. Pontos amarelos de podridão aparecem neles. A planta desaparece rapidamente e morre. A podridão das raízes é acompanhada por mudanças frequentes de temperatura e aumento da umidade. A planta doente deve ser imediatamente removida do jardim e destruída. A luta contra a deterioração deve começar no processamento de sementes. Para fins de prevenção, o material da semente é embebido por 6 horas em uma solução a 1% de Planriz. A mesma solução pode ser usada para regar mudas com 3 a 4 folhas verdadeiras.

    Podridão da raiz leva à morte de toda a planta

Para prevenir doenças o mais raramente possível, os canteiros com abobrinha devem tomar medidas preventivas:

  • tratar o solo corretamente antes de plantar;
  • coletar restos de plantas;
  • siga o padrão de plantio - canteiros espessados ​​são mais freqüentemente afetados por doenças;
  • observar o regime de rega, principalmente com possíveis diferenças de temperatura;
  • Não overfeed abobrinha com fertilizantes nitrogenados.

Além de doenças, pragas podem incomodar a planta. As mais perigosas são as lagartas da colher, que penetram no caule e se alimentam ali, como resultado da qual a planta morre. Os problemas podem trazer colônias de pulgões e uma brotação. Para controlar pragas, eu uso o Fufanon. Como tratamento preventivo, os arbustos são tratados com infusão de rábano. Para fazer isso, moa as folhas ou raízes da planta em um moedor de carne, enche o tanque em 1/3 e adicione o volume restante com água. Insista em hora e filtro. Pulverizado à noite, para não queimar as folhas.

A lagarta de colher é perigosa porque infecta a planta por dentro

Conhecendo as características do cultivo de abobrinha, até um jardineiro iniciante pode obter uma colheita decente. E, dada a excelente frutificação da abobrinha italiana, você pode desfrutar de vegetais frescos durante todo o verão. E no inverno para preparar o pôr do sol delicioso. Algumas variedades, com condições adequadas de armazenamento, podem reabastecer o suprimento de vitaminas do corpo durante o inverno.

Pin
Send
Share
Send