Black Moor: coloração original de tomate e bom gosto

Pin
Send
Share
Send

Quando criança, sabíamos que o tomate maduro deveria ser vermelho. Aconteceu que eles podem ser amarelos e rosa. E agora ... Agora, quase nenhuma fruta preta pode surpreender ninguém. Um pouco incomum, é claro, mas saboroso. Uma dessas variedades de tomate é o Black Moor.

Descrição da variedade de tomate Black Moor

A variedade Black Moor foi incluída no Registro Estadual da Federação Russa em 2000 e destina-se ao cultivo em estufas e em solo desprotegido. Deve ser usado por pequenos agricultores, jardineiros amadores, residentes de verão de todas as regiões climáticas. Obviamente, não é possível plantar uma variedade em campo aberto, mas em estufas é ótimo mesmo em climas frios. A julgar pelas avaliações disponíveis, é cultivado não apenas na Rússia, mas também nos países vizinhos: Bielorrússia, Ucrânia, repúblicas do Báltico, Cazaquistão e Geórgia.

A direção do uso das frutas é universal: até um documento oficial pressupõe tanto o uso do Black Moor em saladas quanto o consumo total de conservas. Isso se deve ao excelente sabor e às características geométricas dos tomates: eles são muito pequenos (pesando não mais que 50 g) e se encaixam perfeitamente em qualquer frasco de vidro comum. O suco de tomate também é saboroso, embora tenha uma cor um tanto incomum.

Provavelmente, você pode encontrar falhas e dizer que esses tomates e pretos não são realmente ... Bem, os mouros não têm cor de carvão!

De acordo com o Registro Estadual, a variedade é indeterminada, mas, na maioria das descrições, acredita-se que é mais correto considerá-la semi-determinante: embora o arbusto cresça bastante alto (até um metro e meio em estufas), seu crescimento ainda é limitado e para após a formação de um certo número de escovas de frutas (geralmente cerca de 10) As folhas do Black Moor são de tamanho médio, de cor verde escuro. O primeiro pincel de flores e, consequentemente, os primeiros frutos são formados sobre a 8ª ou a 9ª folha, a cada 2-3 folhas - a seguinte. O número de tomates na escova é grande: de 7 a 10 peças, e geralmente há muitas escovas nos arbustos.

Em termos de colheita, a variedade pertence ao meio da estação. Os primeiros frutos estão prontos para uso 115-125 dias após a emergência, a frutificação é prolongada. Os tomates são uniformes, ameixas ou em forma de ovo, macios, no estado amadurecido, têm uma cor de vermelho escuro a marrom ou quase preto. Eles contêm apenas dois ninhos de sementes e uma pele muito densa. Rendimento médio: a partir de 1 m2 São colhidos 5-6 kg de frutas de bom gosto. Eles se distinguem por um sabor extraordinariamente doce, carne suculenta e carnuda.

O arbusto requer formação e liga obrigatórias. A variedade é relativamente estável em termos de condições climáticas, mas muitas vezes sofre de várias doenças e, durante a seca, é altamente suscetível à podridão apical dos frutos. Apesar da necessidade de medidas preventivas para proteger a planta contra doenças, o restante da tecnologia agrícola dessa variedade é simples, mesmo o jardineiro mais inexperiente pode cultivá-la.

Vídeo: os frutos do tomate Black Moor

Aparência de Tomates

Os tomates da variedade Black Moor são difíceis de confundir com os outros: em primeiro lugar, não existem tantas variedades com frutos dessa cor e, em segundo lugar, a combinação de cor, forma e tamanho é típica, talvez, apenas para o preto Black Moor da De Barão.

A escova de frutas parece bastante impressionante, embora os tomates sejam pequenos

Esses tomates parecem interessantes nos arbustos: um grande número de frutas de cores variadas penduradas simultaneamente em cachos causa um clima festivo, porque parece que a planta parecia estar especialmente vestida.

Como a frutificação da variedade é esticada, ao mesmo tempo, frutas de cores diferentes ficam penduradas nos arbustos.

Vantagens e desvantagens, diferenças de outras variedades

Tomato Black Moor tem uma gama indiscutível de vantagens que explicam sua popularidade entre os jardineiros. Uma pequena lista de vantagens óbvias é assim:

  • excelente sabor de frutas de coloração incomum;
  • um conjunto útil de produtos químicos na fruta (a cor escura é devida à presença de antocianinas);
  • universalidade de propósito;
  • boa preservação da colheita, a capacidade de comer frutas verdes, que "alcançam" perfeitamente durante o armazenamento;
  • adaptabilidade às condições de cultivo: a capacidade de crescer tanto em estufas quanto fora delas, em todas as regiões do país.

A principal desvantagem da variedade é sua baixa resistência a doenças fúngicas. Além disso, as frutas são propensas a rachaduras, apesar da pele densa. Surpreendentemente, ele não protege os tomates de danos no transporte longo: a colheita não é altamente transportável. A produtividade também não pode ser considerada alta, embora um balde por metro quadrado seja um bom resultado para muitos tomates.

A principal característica da variedade deve ser considerada o sabor único do tomate, no qual existe um alto teor de açúcar e uma leve acidez. Do ponto de vista da estrutura da bucha, um internódio reduzido é considerado uma característica.

Há um grande número de variedades de tomate com frutos pequenos da mesma forma que os do Black Moor, mas a principal diferença entre as variedades deles consiste precisamente na cor incomum. Os frutos da variedade De Barão preto parecem semelhantes, mas dão frutos um pouco mais tarde, e o mato de De Barão é mais alto que o do Mouro Negro.

De Barao Black é chamado de "duplo" do Black Moor

Agora, várias dezenas de variedades de tomates aronia são cultivadas e algumas são muito boas. Por exemplo, joias de ametista, jarro de vinho, pêra negra, urso preto etc. No entanto, talvez apenas De Barão e Black Moor tenham recebido críticas tão elogiosas dos jardineiros no momento. E a forma dos frutos da grande maioria das outras variedades é muito diferente.

Características do plantio e cultivo de tomate Black Moor

A tecnologia agrícola do tomate Black Moor é absolutamente idêntica à tecnologia agrícola de qualquer outra variedade de tomate de tipo indeterminado de maturidade média. É muito difícil cultivá-lo semeando diretamente no solo, sendo praticado apenas nas regiões sul. Em outras áreas, o cultivo de mudas é obrigatório, pois o cuidado começa dois meses antes do plantio das plantas no jardim. Portanto, o momento da semeadura das mudas coincide com outras variedades semelhantes. Assim, na faixa intermediária do cultivo em estufa, as sementes podem ser semeadas em casa no início de março e para terrenos abertos no meio ou no final do mês.

Aterragem

O cultivo de mudas é um processo bem conhecido de todo jardineiro e consiste nas seguintes operações.

  1. Preparação de sementes (isso inclui calibração, desinfecção e também endurecimento).

    Após alguma germinação, as sementes são geralmente colocadas na geladeira, mas as raízes longas não devem crescer.

  2. Preparação do solo (a mistura do solo deve ser permeável ao ar e à água). O melhor solo é o solo encharcado, misturado com partes iguais de húmus e turfa com a adição de cinzas de madeira (um punhado em um balde da mistura).

    Se possível, o solo para mudas pode ser comprado na loja.

  3. Semear em qualquer pequeno recipiente com uma altura de 5 cm, a uma distância de 2-3 cm de uma semente de uma semente.

    Um tanque de semeadura sempre pode ser encontrado à mão

  4. Manutenção da temperatura necessária: até os primeiros rebentos aparecerem por volta de 25 sobreC, desde a sua aparência (por 4-5 dias) não mais que 18 sobreC e, em seguida, a temperatura ambiente usual. A iluminação durante todo o período de cultivo das mudas deve ser bastante alta.

    Se o apartamento estiver um pouco escuro, são necessárias lâmpadas fluorescentes ou especiais

  5. Coleta de mudas de 10 a 12 dias de idade em vasos separados ou em uma caixa maior, com uma distância de 7 cm entre as plantas.

    Para a colheita, a melhor opção são os potes de turfa.

  6. Rega moderada periódica, bem como 1-2 curativos com fertilizante mineral completo.

    Azofoska - um dos fertilizantes balanceados com aplicação conveniente

  7. Endurecimento, que começa de 7 a 10 dias antes do plantio de mudas no jardim.

Boas mudas, prontas para o plantio no solo, devem ter cerca de 25 cm de altura, com uma haste grossa. Você pode plantá-lo em solo desprotegido quando a terra esquentar pelo menos 14 sobreC, isso é observado nas regiões centrais no final de maio. Se as mudas começarem a crescer, e ainda estiver frio, você terá que construir um abrigo temporário para filmes.

Como outras variedades, o Black Moor é plantado em campo aberto em áreas ensolaradas, protegidas dos ventos frios em uma cama bem fertilizada, principalmente com fertilizantes fosfatados. As mudas são plantadas de acordo com um esquema conveniente para o jardineiro, mas não com muita frequência: com distâncias de 50 cm entre os arbustos, possivelmente em um padrão quadriculado. Em casa de vegetação, é possível um plantio um pouco mais compacto, mas ao mesmo tempo há um risco maior de contrair doenças fúngicas. Dirija imediatamente as apostas para amarrar ou equipar uma treliça.

Ao plantar mudas, devemos tentar manter a integridade da sala de terra

As mudas plantadas são bem regadas, plantadas e não tocam por uma semana e meia. Depois disso, começam as preocupações comuns de jardinagem.

Cuidado

Em geral, todas as operações para o cuidado do tomate Black Moor são padrão: rega, afrouxamento, remoção de ervas daninhas, cobertura, formação de um arbusto, amarração e combate a doenças. Eles tentam regar à noite, quando a água já aqueceu nos tanques com raios de sol. Os tomates não devem ser transfundidos, mas não há necessidade de permitir uma secagem forte do solo. Normalmente, rega semanal suficiente, apenas a norma é diferente: especialmente é necessária muita água durante a floração e crescimento da fruta e muito pouco durante o amadurecimento. Enquanto os arbustos não estiverem fechados, solte o solo após a rega e remova as ervas daninhas.

Os tomates são alimentados independentemente da fertilidade do solo: reabastecer com fertilizantes por toda a temporada geralmente não é suficiente. O primeiro curativo é de 2 a 3 semanas após o transplante e depois de 3 a 4 vezes por estação. Você pode usar qualquer formulação, mas na segunda metade do verão é melhor não introduzir nitrogênio, limitado ao superfosfato e cinzas.

O Black Moor, tanto em campo aberto como em estufas, pode ser formado em 1, 2 ou 3 hastes, dependendo das preferências do jardineiro e da frequência do plantio de arbustos. Os enteados restantes se separam sistematicamente, impedindo que cresçam mais que 5-7 cm. O número ideal de inflorescências deixadas no mato é de 7-8 amostras. A amarração das hastes às estacas ou treliça por temporada é realizada 2-3 vezes. À medida que a fruta amadurece, as folhas inferiores são arrancadas, principalmente o amarelado, bem como as que fecham os pincéis da luz solar. Esta operação é especialmente importante no cultivo em estufa.

Existem vários esquemas para formar arbustos, mas não se esqueça da conveniência para o jardineiro e, o mais importante, os arbustos devem ser amarrados a tempo

A pulverização preventiva de tomates de doenças fúngicas é muito útil, mas você pode usar produtos químicos (líquido de Bordeaux, Oksikhom, Ridomil Gold) muito antes de a colheita amadurecer. Após a floração, é melhor usar remédios populares: soluções de sabão e refrigerante, infusões de alho, etc.

Os frutos que amadurecem são removidos 1-2 vezes por semana e, se possível, com mais freqüência: não deixe tomates completamente maduros nos arbustos. Os frutos do Black Moor são armazenados não ruins, mas geralmente são processados ​​rapidamente: eles fazem suco, sal, picles ou cortados em saladas.

Vídeo: arbustos de tomate Black Moor

Opinião sobre a variedade Black Moor

Elogio essa variedade pela produtividade, mas provar não brilhou. O sabor é bastante simples, não é interessante, com a prevalência de ácido. E quando amadurece, exatamente esse sabor é preservado.

Olbia

//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=4469.0

Black Moor - cresce com sucesso e prolificamente em OG. Em uma estufa, uma classe diferente é melhor.

Borracha

//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=2145&st=20

Black Moor - tomates pequenos. Sabor fresco a nenhum. Afetada por doenças, mas muito produtiva. Gostei em lata, os densos não rastejam no banco. Especialmente enlatados em suco de maçã.

Gaume

//zonehobby.com/forum/viewtopic.php?t=1405

A Copa do Mundo é o meu tomate preto favorito pela boca (gosto de tomates com acidez), a fruta tem 4 cm de comprimento, na minha opinião, não é adequada para conservação, mas De Barão não come preto à mão armada, mas é frutífero, ele se ergue como uma macieira de um conto de fadas, todo desligado, com frutos do tamanho de uma maçã e, em conserva, é um grande esperto, jaz em uma jarra, não deixa ninguém nervoso. Demos uma chance ao Black Lamb, mas ele não foi à Copa do Mundo para provar, traiu-o com híbridos de decapagem vermelhos e o mesmo DB, mas vermelho, nada melhor para latas, não é inventado.

Tatusya

//www.forumhouse.ru/threads/266109/page-43

Plantamos regularmente o Black Moor - suculento, de alto sabor e alta produtividade (região de Leningrado - uma zona de agricultura de risco).

Svetlana

//otvet.mail.ru/question/85125310

Black Moor - uma variedade muito interessante de tomates, caracterizada pela coloração original da fruta. Nem todo mundo pode gostar da aparência dos tomates, mas todos apreciarão seu ótimo sabor, tanto fresco quanto em branco. O cultivo deste tomate não é difícil, por isso pode ser cada vez mais encontrado em jardins amadores.

Pin
Send
Share
Send