O tomate Katya é conhecido há pouco tempo, mas já ganhou fama como um dos melhores entre as variedades de salada super-precoces. Amadurece antes da maioria dos outros tomates, produz uma colheita sólida de frutos lisos e bonitos, de excelente sabor, cresce em um pequeno arbusto, é despretensioso ao sair. Quem testou essa variedade em seu jardim concorda que isso pode ser recomendado a qualquer pessoa, mesmo o morador de verão mais inexperiente.
Descrição da variedade de tomate Katya
O tomate Katya F1 é um híbrido da primeira geração, que pode demonstrar indiretamente suas altas qualidades de consumidor: numerosos institutos científicos estão envolvidos na seleção de vegetais, e os híbridos malsucedidos, por via de regra, não são liberados para "ampla circulação". O híbrido foi introduzido no início do século XXI e foi incluído no Registro Estadual da Federação Russa em 2007, após o qual rapidamente ganhou popularidade.
Região e condições de cultivo
Oficialmente, o tomate Katya é recomendado para terrenos abertos na região norte do Cáucaso. No entanto, é cultivada na maior parte da Rússia. Alguns jardineiros o plantam em estufas ou estufas, o que permite aumentar a geografia da distribuição de variedades quase ao norte.
Vídeo: tomate Katya na estufa
Características da planta
O híbrido Katya F1 é um tomate determinante, ou seja, o crescimento das plantas é limitado pela formação de pincéis de flores. No entanto, o arbusto, embora cresça a uma altura de apenas 60 a 80 cm, não é um padrão, o que causa alguns transtornos ao jardineiro: é obrigatório amarrar os caules ou até escovas de frutas individuais, caso contrário, a colheita ficará no chão. As folhas dos arbustos são de cor verde comum, tamanho médio, seu número é pequeno, o que permite que a maioria das frutas seja bem iluminada pela luz solar.
O híbrido é altamente resistente a quase todas as doenças conhecidas do tomate. Quando Phytophthora aparece nos canteiros, toda a colheita de Katya já foi colhida. Alternaria, mosaico, podridão de vértice e outras feridas inerentes à sombra noturna não são terríveis para ele. Conseqüentemente, a colheita deste tomate pode ser comprada com segurança no mercado: provavelmente, o proprietário não processou plantios com nenhuma preparação química. Além disso, o híbrido é tolerante à seca, não tem medo do flagelo oposto - chuvas torrenciais.
A frutificação ocorre muito cedo: os primeiros tomates maduros são colhidos 80 a 85 dias após a emergência. Os tomates são quase redondos, levemente achatados, lisos, quase nunca racham. Eles são coletados em pincéis de 6-8 cópias, a primeira das quais é formada após a 5ª ou a 6ª folha. No estado maduro, a cor da fruta é vermelha brilhante ou escarlate, típica das variedades tradicionais de tomate. O fruto de 80 a 100 g (máximo de 130 g) possui polpa densa, contém 3-4 ninhos de sementes, é caracterizado por excelente sabor e aroma agradável.
Nomeação de frutas, produtividade
A maior parte da colheita de tomate Katya amadurece ao mesmo tempo. Alguns jardineiros consideram isso uma desvantagem, enquanto a maioria acredita que é conveniente colher tomates dessa maneira. A produtividade para a variedade inicial é muito alta: atinge 10 kg / m2, e em estufas podem ser 1,5 vezes maiores.
O híbrido pertence às variedades de saladas. De fato, no início do verão, poucas pessoas pensam em colher para o inverno. No entanto, em tamanho, esses tomates são ideais para conservas inteiras.
A excelente apresentação da fruta, o amadurecimento precoce, a falta de rachaduras, a longa vida útil e a alta transportabilidade da safra tornam a variedade competitiva no mercado, de modo que Katya é respeitada pelos agricultores que cultivam tomates para fins comerciais.
Para aumentar a segurança durante o transporte, os tomates são removidos do mato em um estado um tanto imaturo, depois de alguns dias "atingem" a condição desejada.
Vantagens e desvantagens, características
A maioria dos híbridos de tomate, aparecendo nos últimos anos, supera significativamente as variedades antigas nas propriedades dos consumidores. Isso se aplica totalmente ao tomate Katya, que tem uma massa de vantagens inegáveis:
- amadurecimento muito precoce;
- alta, especialmente para os primeiros tomates, produtividade;
- excelente sabor de tomates maduros;
- alta qualidade comercial da colheita, falta de rachaduras;
- vida útil longa e boa transportabilidade;
- amadurecimento amigável de frutas;
- despretensiosidade às condições de cultivo;
- arbusto de folhas baixas, permitindo que a maioria das frutas seja bem iluminada pelo sol;
- muito boa resistência a doenças;
- resistência a condições climáticas extremas: temperatura e umidade;
- versatilidade do uso das culturas.
Diferenças de outras variedades
Existem muitos tomates precoces com uma finalidade semelhante, com forma e cor semelhantes, mas cada uma das variedades tem necessariamente alguma desvantagem que a coloca mais baixa do que Katya. Por exemplo, a variedade Liang amadurece duas semanas depois, o anão mongol é claramente de sabor inferior. Os rendimentos de Yablonka da Rússia ou da Sibéria precoce são cerca de metade inferiores. O enchimento clássico branco não é muito resistente a doenças, e o Betta não possui uma transportabilidade tão alta.
Como desvantagens são observadas:
- fragilidade das hastes, causando a necessidade de amarrar;
- risco atual de fomosis.
Não é difícil prevenir a fomose, para isso é necessário pulverizar os arbustos com oxicloreto de cobre. Com a tecnologia agrícola adequada (moderação na irrigação e cobertura, afrouxamento do solo, ventilação da estufa etc.), a probabilidade de doenças é muito baixa..
Características do cultivo de tomate Katya
Cultivar tomate Katya não é mais complicado que outras variedades e requer conhecimento e habilidades mínimos.
Aterragem
Como para todos os híbridos da primeira geração (F1), as sementes não podem ser retiradas dos frutos da colheita anterior, elas precisam ser compradas. Se você planeja cultivar o tomate Katya em campo aberto, não deve se apressar em plantar sementes para mudas: afinal, plantá-lo no jardim só é possível depois que a ameaça de geada recuar.
Este ano eu pisei em um desagradável ancinho pela segunda vez. A primeira vez que isso aconteceu 10 anos atrás, quando em 10 de junho a geada matou todas as mudas plantadas no jardim na maior parte do território da Rússia. Este ano, isso aconteceu em 12 de junho e, embora a geada fosse mais fraca e as variedades mais resistentes ao frio sobrevivessem, os danos foram enormes. Katya não pertence a variedades resistentes ao frio; portanto, não vale a pena experimentar o plantio precoce de suas mudas em campo aberto.
Em princípio, você pode plantar as sementes de tomate Katya e imediatamente no jardim, sob o filme. Se você fizer isso na faixa do meio no início de maio e manter as mudas pela primeira vez sob um palmo, em um mês poderá remover o abrigo e, na segunda metade do verão, já poderá desfrutar de tomates. Mas as vantagens do amadurecimento precoce serão minimizadas: o objetivo de variedades como a Katya é deliciar os produtores de vegetais com produtos vitamínicos já no início do verão e no sul do país até o final de maio. Portanto, a variedade Katya é quase sempre cultivada através de mudas.
Para avaliar o momento da semeadura do tomate Katya, deve-se lembrar que após 2 meses as mudas precisarão ser plantadas no jardim e após um mês será possível colher. E então tudo depende do clima. Na região norte do Cáucaso, recomendada pelo Registro Estadual, você pode começar a semear com segurança em caixas no final de fevereiro, pois as mudas já podem ser plantadas antes do feriado do primeiro de maio. Mas na faixa do meio, se você não usa estufas e abrigos, plantar mudas em campo aberto é arriscado antes do início do verão, então você pode plantar apenas nos últimos dias de março, pois os tomates amadurecem até o final de junho.
O cultivo de mudas inclui as seguintes etapas:
- Preparação de sementes (calibração, imersão, endurecimento; desinfecção de sementes confiáveis da loja pode ser omitida).
- Preparação do solo (você pode comprá-lo em uma loja especializada).
- Semeando em uma caixa pequena, com uma espessura de 5 cm na camada do solo, a uma distância de 2-3 cm uma da outra.
- Manutenção da temperatura: primeiro em torno de 25sobreC, quando as mudas aparecerem (por 4-5 dias) - não superior a 18sobreC e depois - 20-24sobreC. A luz deve ser suficiente.
- Mergulhe as mudas aos 9-12 dias de idade, de preferência em xícaras individuais.
- Rega rara e moderada, 1-2 curativo com fertilizante mineral complexo.
- Endurecimento: começa uma semana antes de você precisar plantar mudas no jardim, para as quais periodicamente são levadas para a varanda.
Mudas de tomate Katya nunca cresce: 15-20 cm é o tamanho normal. Isso é conveniente: ocupa um pouco de espaço no peitoril da janela. Plantar mudas em campo aberto é possível somente quando houver confiança de que o frio não retornará. Caso contrário, a construção de um abrigo temporário para filmes é obrigatória.
A cama é preparada em uma área ensolarada, pré-introduzindo a dose habitual de fertilizante. O esquema ideal para plantar mudas é de 50 x 50 cm ou 70 x 30 cm, o que é mais conveniente para o proprietário, mas não mais denso. Uma dose adicional de fertilizante (0,5 colher de sopa. Ash e 1 colher de chá. Nitrophoska) é adicionada a cada poço. Após o plantio, as mudas são bem regadas, cobrem o solo e, se o tempo estiver claro, sombreiam o sol por vários dias.
É aconselhável dirigir imediatamente com estacas baixas (até meio metro): logo elas terão que amarrar hastes frágeis. No entanto, ao cultivar este tomate como suporte, você pode usar uma cerca rara e qualquer outro meio improvisado, e recentemente uma malha de plástico rara é frequentemente usada.
Cuidado
Os tomates não são refrigerados, mas na primeira metade dos arbustos no jardim, eles precisam ser regados semanalmente e com mais calor no tempo quente. A água deve estar quente (pelo menos 20sobreC), portanto, geralmente regada à noite, quando o sol aquece bem os tanques.
Os arbustos respondem positivamente a um pequeno corte. Antes disso, é útil espalhar a cinza de madeira entre as plantas com uma camada fina. Duas semanas após o transplante das mudas, os tomates são alimentados com fertilizante complexo, ou melhor, com infusão de verbasco (0,5 kg de esterco em um balde de água, despeje a infusão em 10 arbustos por dia depois). Durante a segunda alimentação (durante o período de floração em massa), a concentração de verbasco deve ser dobrada; Além disso, é aconselhável adicionar 15-20 g de superfosfato ao balde. Após outras 2-3 semanas, eles já são alimentados sem nitrogênio: somente com infusão de cinzas ou fertilizantes de fósforo e potássio.
Os talos de tomate ficam amarrados quando fica claro que, sem ajuda externa, eles não estão mais muito confiantes. A amarração é realizada com um fio macio da maneira "oito". Com a formação de frutas, quando as mãos ficam pesadas, será útil amarrá-las cuidadosamente.
Alguns jardineiros não intensificam esse tomate, no entanto, a formação correta da sarça aumenta significativamente a qualidade da fruta e a produtividade geral. Mesmo com pouco tempo, vale a pena quebrar periodicamente os enteados e as folhas amareladas e, se "de acordo com as regras", forme um arbusto de duas ou três hastes usando os enteados mais fortes e remova o resto semanalmente.
Vídeo: arbustos de tomates determinantes
A colheita pode ser feita quando os frutos amadurecem completamente, ou um pouco mais cedo: os tomates marrons amadurecem bem durante o armazenamento. O superaquecimento não ameaça esse tomate, portanto, algum atraso na colheita não é fatal.
Depois de passar a onda principal de frutos amadurecidos, Katya continua a dar frutos, mas os tomates subsequentes, em regra, são menores e seu número é pequeno.
Comentários de Grade
A variedade é realmente boa. Eu já planto há 8 anos, todos os anos com uma boa colheita, independentemente do clima.
Tanya 04
//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=4664.0
Este ano ... plantei tomates da variedade Katya, gostei muito. Rua, baixa, frutífera e doce e o sabor é bom, tomate. No próximo ano vou plantá-los necessariamente.
Verochka
//sib-sad.rf/viewtopic.php?p=32710
Estou plantando Katya de Semko pelo quarto ano. Tomate maravilhoso! Varinha mágica. Despretensioso, não doente, muito produtivo. Os tomates são todos iguais, não há desajeitado, nem ombros, etc. Aqui agora na estufa, ele era o único que não deixava cair flores no calor, amarrava tudo. Eu pensei que não havia certeza sobre a colheita do tomate, mas Katya certamente não iria decepcioná-lo.
Irusya
//38mama.ru/forum/index.php?topic=382018.925
Stepson necessariamente e constantemente. Katya é um híbrido determinante. Deixo de 4 a 6 pincéis no mato. Depende do clima. Em meados de agosto, o topo (removo os topos) de todos os arbustos. E retiro o tomate vermelho para que os outros ganhem peso.
Lyudmila 62
//irecommend.ru/content/ultraskorospelyi-nadezhnyi-urozhainyi-v-lyuboe-leto-nakhodka-dlya-dachnikov
O tomate Katya é um dos representantes das variedades de ultra-amadurecimento, mas a maturação super-precoce praticamente não afeta o sabor da fruta. A maioria dos especialistas classifica como excelente. A apresentação atraente e a simplicidade do cultivo permitem que o híbrido seja procurado por agricultores profissionais e jardineiros amadores.