A estufa é indispensável no país, pois protege as plantações do clima e ajuda as mudas a se desenvolverem mais ativamente. Garrafas de plástico são uma ótima alternativa para componentes caros que são igualmente confiáveis.
Prós e contras de garrafas de plástico como material para estufas
Como espaço em branco para a construção de uma estufa, as garrafas de plástico têm várias vantagens em relação a outras matérias-primas: filme, vidro ou madeira.
- Durabilidade. Fornece um alto nível de confiabilidade para a estrutura da estufa. Esta substância leve que não rasga e não queima ao sol brilhante não se quebra sob o peso da neve. Ao contrário de uma camada de vidro, uma garrafa é muito mais forte, não quebra e não explode em fortes geadas.
- Com a ajuda de várias cores, torna-se possível controlar os locais de apagão. Por exemplo, usando verde ou marrom, você pode criar condições confortáveis para brotos com sombra. Incolor transparente - fornece luz brilhante, dispersando os raios ultravioletas, protegendo as plantas de seus efeitos nocivos.
- Excelente isolamento térmico. Em sua estrutura, o plástico é capaz de reter o calor sem bloquear o acesso ao oxigênio e, graças ao espaço de ar na garrafa, a conservação de calor atinge o nível mais alto. Em áreas com clima frio, 2 fileiras de contêineres são projetadas para proteger as mudas de geadas e correntes de ar.
- Barata. Comparado a outros materiais utilizados na construção de estufas, as garrafas de plástico custam significativamente menos. Não é necessário comprar, basta ter paciência e começar a colher no outono. O plástico não agride as plantas e o solo, é um material relativamente ecológico que pode substituir o metal e a madeira revestidos com filme plástico. A estufa feita com esse material não apodrece e enferruja, servindo como previsto por um longo tempo.
- O processamento de recipientes de plástico é muito simples e não apresenta riscos. Esse trabalho pode ser confiado até a uma criança. Habilidades especiais não são necessárias para isso, apenas entusiasmo e desejo próprio. Além disso, o plástico não é pesado, portanto a construção não exigirá muito esforço.
No entanto, há uma desvantagem, por causa da qual os jardineiros recusam essa idéia. Para construir uma estufa forte e estável, ociosa por muitos anos, é necessário ter de 600 a 2000 garrafas de plástico. É verdade que é uma questão de tempo e paciência, tendo acumulado a quantidade certa de material de compras, o resto da montagem não é difícil.
Ferramentas necessárias
Durante a construção da estufa, começando com as medições no local e terminando com a instalação da estrutura, a montagem da peça principal, ferramentas especiais devem ser preparadas com antecedência:
- furador de construção;
- cortador;
- Serra para madeira e metal;
- um martelo;
- unhas de vários tamanhos;
- fio de capron e fio de cobre;
- fita métrica e fita métrica;
- nível;
- lápis, papel, régua;
- garrafas de plástico;
- barras de madeira;
- trilho de montagem.
Em várias etapas da construção, surgirá a necessidade de certas ferramentas, por isso é importante organizar bem o local de trabalho.
É necessário usar luvas de proteção para não danificar as mãos; também é aconselhável usar macacão e óculos especiais ao trabalhar com madeira, para evitar que a serragem entre em seus olhos e roupas. Além disso, você sempre precisa ter um kit de primeiros socorros à mão, em caso de circunstâncias imprevistas.
Preparação de garrafas de plástico
Antes de prosseguir com a construção da estufa, o material de aquisição deve ser preparado. Para isso, são realizados vários eventos:
- Primeiro, você precisa classificar as garrafas de acordo com certos parâmetros, como cor e deslocamento. Não é necessário dividir o plástico em verde, marrom e transparente; basta selecionar cores ou incolores. A precisão deve ser observada com o volume para que não surjam dificuldades durante a montagem.
- Cada recipiente deve ser limpo: remova as etiquetas e a camada adesiva. Para fazer isso, eles precisam ser colocados na água e deixados por 2-3 dias. Graças a este procedimento, os recipientes são desinfetados e o resíduo de cola pode ser facilmente separado.
- Após a limpeza, eles precisam ser verificados ao ar livre por vários dias. Isso é para garantir que todos os odores desagradáveis e químicos sejam intemperizados.
Esse procedimento é demorado, pois é necessário processar cuidadosamente cada um dos 2000 contêineres, portanto é realizado gradualmente, à medida que os materiais necessários são adquiridos. Depois de concluir a preparação dos espaços em branco de plástico, você pode começar a construção.
Seleção de assento
A melhor localização para uma estufa de garrafas plásticas será a parte sul ou sudoeste da parcela, dependendo do desenvolvimento do território e da localização dos leitos. Áreas sombreadas perto de prédios e cercas devem ser evitadas; é importante que a estufa tenha acesso direto à luz solar.
O plástico dispersa perfeitamente a radiação ultravioleta, portanto não há necessidade de criar escurecimento adicional. Vale a pena prestar atenção na direção do vento, porque devido a uma fundação instável com fortes rajadas e furacões, a estufa pode virar. É desejável que o vento não penetre na estrutura. Se a estufa estiver localizada em um espaço aberto, basta pensar em colocar as camas dentro e fortalecer a fundação com a ajuda de meios improvisados: pneus ou concreto. Em regiões particularmente chuvosas, a escolha do local deve ser abordada com especial prudência. É importante que a fundação não seja lavada e a árvore que serve como moldura não apodreça; caso contrário, a estufa poderá entrar em colapso, destruindo as mudas.
Nesse caso, você precisa colocar a estrutura em uma colina natural ou artificial, sobrepondo a fundação com seixos ou entulho.
Não é necessário construir uma estufa nas proximidades de canteiros e canteiros, para não danificar o sistema radicular das plantas. Depois que a localização é determinada, é necessário preparar a terra. Para fazer isso, vários trabalhos estão sendo feitos para nivelar o solo e limpar a área de detritos, ervas daninhas e sistemas de raízes residuais. Além disso, as pedras encontradas no solo devem ser removidas, a terra deve estar macia e solta. Depois de preparar o site, você pode começar a marcar o território.
Tipos de estufas e paredes de garrafas
As estufas das garrafas são divididas em apenas 4 tipos, que diferem não apenas nas características externas: forma, tamanho, mas também na maneira de usar o material preparado. Dependendo do tipo escolhido, a construção levará tempo e esforço diferentes, bem como o número de contêineres necessários e a qualidade de seu pré-tratamento. Cada tipo tem suas vantagens, desvantagens e é usado dependendo das necessidades do jardineiro.
De garrafas inteiras
Este método é mais popular devido à sua simplicidade e praticidade. A preparação do material e a execução do trabalho apropriado não levarão muito tempo e esforço. Além disso, a aparência da estufa acabada é bastante original, a estrutura servirá como uma decoração brilhante do local.
Para construí-lo, você deve seguir as instruções passo a passo:
- Primeiro, o fundo das garrafas limpas precisa ser removido para que o corte seja aproximadamente arredondado. Assim, o diâmetro do furo resultante será ligeiramente menor que o diâmetro do recipiente na parte do meio.
- A maior força é alcançada amarrando o material plástico acabado. Pressione cuidadosamente a parte superior de uma garrafa no corte na parte inferior da outra. É importante garantir que os recipientes não escorreguem e se mantenham firmes.
- O quadro precisa ser preparado com antecedência. O melhor material para isso será a madeira, pois é leve e forte. Na armação, é necessário puxar 2 linhas de fios elásticos a uma pequena distância igual à largura aproximada das garrafas.
- Em seguida, coloque cuidadosamente tubos apertados entre as roscas, consistindo em garrafas de plástico conectadas. É necessário garantir que não haja espaços entre eles e que eles fiquem estreitamente adjacentes às paredes da estrutura, caso contrário, o design será instável.
- Para maior confiabilidade após a instalação, os tubos de plástico devem ser cuidadosamente presos com fita adesiva, fita isolante ou embrulhados em papel adesivo espesso. Se tudo for feito corretamente, a estrutura será capaz de suportar qualquer clima, mesmo no inverno: fortes nevascas e tempestades de neve. Desmontar o quadro com o início do tempo frio é opcional.
- Esse tipo de construção funcionará por pelo menos 10 anos, após o qual deve ser atualizado, substituindo a fita adesiva e as garrafas de plástico deterioradas.
Para um projeto deste tipo, são utilizados recipientes sólidos com um deslocamento de 1,5-2 litros. Além disso, todas as garrafas devem ter o mesmo tamanho. A quantidade mínima de material de compras é de 400 peças, não há limite superior. Durante a construção, não é recomendado o uso de ferramentas não confiáveis que reduzam apenas a vida útil da estufa. Por exemplo, você não deve prender os contêineres com a ajuda de um grampeador de escritório; caso contrário, com um vento forte, o plástico rasgará e a estrutura entrará em colapso.
Além disso, a linha de pesca, que se desgastará após 5-6 anos devido à exposição à luz solar, afetará negativamente a estabilidade do quadro. Um fio comum pode apodrecer, o que é perigoso não apenas para a estrutura de longo prazo, mas também para as plantas.
De pratos de garrafa
Esse método é mais complexo e requer mais impacto, mas o resultado vale o esforço. A estufa não é inferior em confiabilidade e estrutura aos edifícios de madeira e metal, e a aparência se assemelha a uma estufa de vidro.
- Primeiro, a garrafa deve ser cortada pelas duas extremidades, removendo o pescoço e o fundo. A peça resultante deve ter uma forma alongada retangular.
- Para que o plástico pare de dobrar, as folhas devem ser cuidadosamente alisadas com ferro de passar, usando papel grosso.
- Os espaços em branco alinhados devem ter 17x32 cm, após o que podem ser costurados com fio de metal.
- As folhas de plástico precisam ser colocadas umas sobre as outras para que não haja espaço entre elas.
- As placas acabadas devem ser fixadas com pregos na estrutura.
Estufa para tomates e pepinos
O princípio principal desse tipo de design é a alternância de garrafas com plástico colorido e transparente, o que resulta no efeito de meia-escurecimento, o que afeta favoravelmente o crescimento de pepinos e tomates.
- Primeiro, você precisa escolher um trilho adequado para que ele corresponda à altura de toda a estrutura.
- Placas de plástico pré-fabricadas a partir de garrafas são presas aos trilhos usando uma arma de móveis. É importante que as peças tenham o mesmo tamanho.
- Por dentro, você também pode colocar um filme para maior confiabilidade e isolamento.
Mini estufas
Fazer uma estufa assim é muito simples: basta remover o fundo da garrafa e cobri-lo com uma planta. O resultado é uma estufa individual. A tampa deve ser aberta conforme necessário para ventilação.
Essa estufa pode ser usada tanto em uma área aberta quanto em um apartamento ao cultivar mudas. Para fazer isso, você precisa dividir a garrafa ao meio e fazer um buraco no fundo para drenagem, encher o solo e cobrir com um segundo fragmento de cima. Recomenda-se a seleção de garrafas com um volume de 3-8 litros, dependendo do tamanho dos brotos.