Tecnologia holandesa de cultivo de morango para iniciantes

Pin
Send
Share
Send

A tecnologia holandesa envolve o transporte de bagas durante todo o ano. Conhecendo o básico desse método e adaptando-o às suas capacidades, você pode iniciar um negócio lucrativo ou fornecer à sua família deliciosas frutas, mesmo no inverno.

Como cultivar morangos na Holanda

Para o cultivo durante todo o ano em escala industrial, é claro, são usadas estufas. Eles mantêm um microclima favorável aos morangos. Do outono à primavera, a luz do dia é artificialmente prolongada. Um sistema de irrigação por gotejamento é instalado, e soluções nutricionais são fornecidas através dele. Variedades produtivas e precoces com frutos comercializáveis ​​são selecionadas. No entanto, isso não é suficiente.

O principal princípio da tecnologia holandesa são os morangos durante todo o ano

A característica biológica dessa cultura é que ela dá frutos uma vez por temporada, repara variedades - 2-3 vezes. Após a frutificação, os botões da nova safra são depositados e o período de descanso começa. Os agricultores holandeses que ganham dinheiro vendendo morangos não podem esperar pela próxima colheita. Eles precisam de um fluxo contínuo de dinheiro, o que significa bagas. Portanto, a cada 1,5 a 3 meses, um novo material de plantio é plantado, de forma que as plantas começam a produzir culturas quando os últimos frutos já são colhidos dos anteriores. Os arbustos descongelados são removidos sem piedade.

O custo dos morangos fora de época, especialmente nos feriados, aumenta de 8 a 10 vezes. Embora no verão esta baga não seja barata.

Vídeo: estufa para cultivo de morango durante todo o ano

Como implementar a tecnologia holandesa

Agora, conhecendo os aspectos básicos da tecnologia holandesa, tentaremos implementá-los em condições russas comuns. Além do desejo de trabalhar com a terra, mesmo no inverno, você precisará de: uma sala, recipientes para o plantio, mudas das variedades desejadas, solo e fertilizantes. Além disso, suas despesas com eletricidade e água aumentarão.

Sala de cultivo de morango

A primeira pergunta que diz respeito a todos os agricultores iniciantes: onde colocar plantações de inverno ou durante o ano todo. Se não houver estufa aquecida, selecione um canto na sala ou em toda a sala, isole uma varanda ou varanda. Nas casas de campo, subterrâneos, sótãos e galpões geralmente ficam ociosos. Tudo isso, se desejado, pode ser transformado em uma mini fazenda holandesa de morango. Além disso, a ausência de janelas não deve incomodá-lo. Quanto menores, mais quente no inverno e, quanto à luz natural, ainda não é suficiente no inverno, mesmo em um jardim de inverno com janelas do chão ao teto. Portanto, não importa o que você escolher: uma varanda envidraçada ou um porão, em qualquer lugar do outono à primavera, é necessária iluminação artificial.

Os morangos podem ser cultivados não apenas em estufas, mas também em casa, no peitoril da janela

Condições favoráveis ​​para esta cultura

Para que os arbustos cresçam, floresçam e dêem frutos grandes e maduros, é necessário criar condições sob as quais o morango se sinta confortável.

  1. Temperatura: + 18 ... +25 ⁰C, durante a floração deve ser reduzida para + 20 ... +21 ⁰C. Abaixo de +12 ⁰C e acima de +35 ⁰C - temperaturas críticas, o desenvolvimento do morango diminui ou para, o que afetará o rendimento.
  2. Umidade: 70-80%. O ar seco deve ser umedecido com um pulverizador ou colocando recipientes com água. A alta umidade é eliminada pela ventilação. Portanto, a ventilação dos seus morangos é uma obrigação.
  3. O nível de dióxido de carbono é de 0,1% ou 1 mil ppm. Sem essa condição, não haverá fotossíntese normal, ou seja, nutrição. As plantas absorvem dióxido de carbono e água, transformam-nos em compostos orgânicos e oxigênio sob a influência da luz. Existem sensores e detectores de nível de dióxido de carbono. Você pode reduzir o conteúdo de CO2 por ventilação e aumentá-lo fornecendo fumaça, por exemplo, de um queimador de gás, velas, caldeira de aquecimento, etc.
  4. A iluminação deve ser semelhante à solar. Os jardineiros modernos já podem abandonar lâmpadas incandescentes, fluorescentes, luz do dia e comprar phytolamps especiais com um espectro vermelho-azul, que são vendidos livremente em lojas de jardinagem. Ao escolher os phytolamps, considere quanta área eles podem iluminar. Existem modelos para iluminação de fundo e iluminação pontual (um vaso) e, para uma substituição completa da luz solar em toda uma plantação, serão necessários fitopanéis profissionais e grandes lâmpadas quadradas. Para melhor iluminação, use papel alumínio e outras superfícies refletivas.
  5. A longitude do dia em que os morangos florescem e dão frutos é de 12 a 16 horas. Sob condições naturais, os morangos florescem em junho, quando o sol se esconde por apenas 7-8 horas por dia. Quanto mais longo o dia, flores e bagas mais rápidas aparecerão.
  6. A polinização é necessária para qualquer variedade de morango. Cada flor tem um pilão e estames, mas o pólen não passa para o pilão sozinho, alguém precisa transferi-lo. Em uma mini fazenda de vários arbustos, é fácil realizar a polinização manual. Em grandes estufas, colméias são estabelecidas, abelhões são preenchidos. Em um morango de tamanho médio, você pode colocar um ventilador e usá-lo para criar um vento artificial.
  7. Sistema de irrigação. Pode ser regada manualmente; para uma grande plantação, coloque linhas de irrigação por gotejamento.

Galeria de fotos: equipamentos para cultivo durante todo o ano

Material de plantio, tecnologia frigo

Para que os morangos justifiquem os custos de cultivá-los em ambientes fechados, e mesmo no inverno, são necessárias variedades maduras e produtivas precoces. Estes incluem: Alba, Oitava, Sonata, Mel, Darenka, Clery e outros.Quaisquer híbridos holandeses são adequados, porque com um alto grau de probabilidade, eles são cultivados em estufas. Há um problema mais difícil do que escolher uma variedade: onde obtê-la e como armazenar o material de plantio no inverno. Afinal, a cada 2-3 meses você precisa plantar novos arbustos.

Em qualquer época do ano você pode comprar morangos ou morangos frigo

Tendo compreendido a essência da tecnologia holandesa, o objetivo dos morangos frigo fica claro. No início, era usado apenas pelos agricultores para cultivar em estufas. Agora, esse material de plantio apareceu em venda gratuita. Bigode de morango com raízes frigo, colhido no outono, armazená-lo a uma temperatura de 0 ... -2 ⁰C. A qualquer momento, essas mudas podem ser removidas do armazém e despertadas colocando-as em um ambiente favorável.

Vídeo: como fica e o que fazer com morangos frigo (conselhos de um consultor agrícola)

É fácil adivinhar como, tendo seu próprio pedaço de terra, faça seu próprio e livre suprimento de morangos ou frigo de morangos:

  1. Cultive as variedades necessárias no seu site, selecione os arbustos mais produtivos, enraize o bigode.
  2. No outono, quando a temperatura do ar não sobe acima de 0 ° C, os morangos já estão em um estágio adormecido, desenterram estabelecimentos jovens.
  3. Agite cuidadosamente o chão a partir das raízes. Você não pode lavar, secar, cortar as raízes!
  4. Corte as folhas, deixando os pecíolos e pequenas folhas no meio - o coração.
  5. Amarre as mudas em maços de 5, 10 ou 20 peças. Em espaços em branco industriais, eles são conectados em 50-100.
  6. Dobre em sacos plásticos ou caixas forradas com filme.
  7. Armazenar a uma temperatura de 0 ... -2 ⁰C e umidade 90%. Ao menor desvio de temperatura no lado positivo, o morango acorda, a -3 ⁰C morre.

Se você não tiver a oportunidade de adquirir e armazenar frigo, poderá comprá-lo em sua cidade ou encomendá-lo on-line. Claro, você precisa fazer isso no inverno. Na estação quente, os soquetes acordam antes de chegarem ao cliente, as folhas se esticam e secam sem comida. Os soquetes congelados são armazenados por 9 meses, talvez mais, mas sua produtividade é reduzida. Para despertar as mudas, transfira-as para o calor e deixe descongelar sem desenrolar o polietileno. Uma diferença acentuada de temperatura provocará um golpe de calor, levando à morte. Após o degelo, abaixe as mudas por 3 horas com as raízes na água. Você pode adicionar estimulantes de crescimento e formação de raízes.

Recipiente para morangos

É claro que, de acordo com a tecnologia holandesa, cada arbusto não precisa de uma área de 50x50 cm, porque as plantas anuais são cultivadas, ninguém lhes dará 4 anos para crescer e dar frutos. Um torrão de terra com um diâmetro de pelo menos 15 cm e profundidade de 25 a 30 cm é suficiente para tais arbustos.

  • vasos individuais;
  • recipientes, caixas;
  • sacos de plástico com perfuração sob os arbustos, a uma distância de 25 a 30 cm, um orifício do outro;
  • calhas de plástico.

Dê preferência a recipientes que são facilmente libertados do solo, desinfetados e recarregados. Para o uso mais eficiente da área, os contêineres ou outros contêineres são dispostos verticalmente em camadas: são fixados nas paredes, colocados em racks, etc.

Nas estufas industriais, os morangos são plantados em calhas penduradas.

Hidroponia ou cultivo da terra?

Na Holanda, o cultivo hidropônico é comum. O solo não carrega nenhum valor nutricional. As plantas se desenvolvem devido a soluções nutricionais de fertilizantes minerais. A fibra de coco é amplamente utilizada, tendo muitos poros e canais em sua estrutura. Esses movimentos são preenchidos com ar, água e comida. As raízes deslizam livremente de um microporo para outro, levando o conteúdo. No entanto, se a hidroponia é algo novo e até elegante para os jardineiros russos, então para a Europa com escassez de terra e água poluída e esgotada, a hidroponia é uma solução ideal e uma necessidade. Afinal, essa tecnologia não requer terra e é sempre acompanhada de irrigação econômica e automatizada.

A fibra de coco é frequentemente usada como substrato no cultivo hidropônico.

Na Rússia, ainda é benéfico usar a terra para cultivo individual. A mistura do solo pode ser feita por você e gratuitamente. Mesmo acabado na loja é mais barato que a fibra de coco. A terra serve como reserva de nutrientes, não precisamos, como no caso da hidroponia, preparar e servir diariamente soluções nas proporções e quantidades certas. É o suficiente para criar um solo nutritivo para o plantio e fazer periodicamente a cobertura. Além disso, soluções especiais para hidroponia ainda raramente são encontradas à venda, são caras e de alto consumo. Obviamente, em estufas industriais, verduras, legumes e frutas são cultivadas sem terra, mas a compra de fertilizantes e substratos é grande, além do lucro de uma grande empresa não ser comparável à renda de um comerciante privado.

Vídeo: fertilizante hidropônico - informações para iniciantes

Para o cultivo em terra, uma mistura de morangos / morangos pode ser comprada em uma loja ou preparada de forma independente, misturando solo turfoso com turfa e húmus bem cozido. Este solo deve ser aquecido de qualquer maneira a +100 ⁰C para se livrar de insetos e fungos patogênicos. Posteriormente, durante o processo de cultivo, substitua o solo após os arbustos por novos ou desinfecte o antigo e reabasteça com fertilizantes.

O solo para morangos também é adequado para morangos, vendidos em diferentes volumes, quase sempre contém turfa, fermento em pó e fertilizantes minerais

A matéria orgânica não é adequada como fertilizante, especialmente se você plantou uma plantação em um apartamento. É improvável que sua família tolere o cheiro de estrume. Ao plantar e para a cobertura, use misturas complexas (Gumi-Omi, BioGumus, Folha pura, Agrícola, etc.). Nas instruções de cada um, há dosagens: quanto colocar debaixo do arbusto ao plantar e alimentar.

Aterragem e cuidados

Quando a sala está preparada, é criado o microclima necessário, há solo e mudas, você pode começar a plantar, o que não difere do habitual. Despeje a drenagem com uma camada de 2-3 cm no fundo das panelas e recipientes, perlita, vermiculita, seixos de rio, etc. Em seguida, coloque as mudas em recipientes, espalhe as raízes, mantenha as plantas a um nível que os corações estejam acima do solo e cubra as raízes com terra , compactando-o periodicamente.

Vídeo: plantando frigo em uma estufa

Cuidar de morangos em ambientes fechados é uma reminiscência da floricultura em ambiente interno, levando em consideração as características de uma determinada colheita.

  1. Mantenha todos os parâmetros vitais para os morangos: temperatura, umidade, iluminação, conteúdo de CO2.
  2. Mantenha o solo úmido.
  3. Alimente os arbustos a cada 10 dias com as misturas prontas adquiridas, criadas especificamente para os morangos. Eles contêm todas as micro e macrocélulas necessárias (Agricola, Fertika, Clean sheet, etc.).
  4. Durante a floração, cuide da polinização.
  5. Pulverize preventivamente contra doenças e pragas. Remova folhas e frutos doentes dos arbustos.

Com uma luz do dia de 16 horas, os morangos florescem 10 dias após o plantio, os frutos amadurecem em 35 dias. A frutificação dura 3-4 semanas. Para um transportador contínuo, as bagas do próximo lote de morangos devem amadurecer quando o anterior terminar de frutificar. Portanto, o intervalo entre os desembarques deve ser de 1 a 1,5 meses. A continuidade pode ser alcançada através do cultivo de variedades com diferentes tempos de maturação.

Mas, no início do desenvolvimento dessa tecnologia, a continuidade não é tão importante quanto a capacidade de obter deliciosas frutas no período de entressafra. Tente cultivar pelo menos uma colheita e decida por si mesmo: vale a pena iniciar um negócio ou basta limitar-se ao cultivo de morangos para seu prazer e hobby pessoal.

A tecnologia de cultivo holandesa permite que você colha continuamente, independentemente da época do ano ou das condições climáticas. Você pode dominá-lo em vários arbustos de morango plantados em vasos comuns. O principal é preparar ou comprar bons materiais de plantio e aprender a criar e manter condições favoráveis ​​à cultura.

Pin
Send
Share
Send