Cultivo de amoreira: métodos de cultivo, cultivo e variedades comuns

Pin
Send
Share
Send

A amoreira (amoreira, aqui, amoreira, tyutina) é uma cultura famosa por sua famosa seda chinesa, feita nos tempos antigos a partir de suas fibras, além de deliciosas frutas que são amplamente usadas na culinária. Por muitos anos, a aparente complexidade de cultivar e cuidar limitou a distribuição de jardineiros de amoreira.

A história do cultivo

A amoreira cresceu originalmente na China, Índia e Japão, mas foi cultivada apenas na China. A cultura foi valorizada por suas fibras, a partir das quais a famosa seda chinesa foi criada posteriormente.

Segundo a lenda, um certo Xi Lungchi, a imperatriz chinesa, foi o primeiro a distinguir fibras de seda que enredavam lagartas de bicho da seda. Depois de desenrolá-las, a dama real fez uma roupa para si mesma.

A pátria da amoreira - florestas de folhas largas da China

Na Rússia, a primeira plantação de amoreira apareceu sob o czar Alexei Mikhailovich, pai de Peter I. O filho continuou a iniciativa: Pedro I proibiu o corte da amoreira e criou propositadamente plantações de amoreira. Atualmente, a amoreira também é cultivada para a indústria da seda, mas nos chalés de verão é plantada para deliciosas bagas de cura.

Amoreira - não apenas saborosa, mas também saudável baga

Amoras masculinas e femininas

A amoreira é uma cultura cujos representantes podem ser monóicos e dióicos. As espécies dióicas são representadas por plantas masculinas e femininas e, para obter uma colheita, ambas as amostras devem estar presentes no local.

As inflorescências femininas de amoreira são densas "amentilhos"

Como distinguir uma planta masculina de uma fêmea:

  1. Frutificação. Este método de determinação implica uma longa expectativa de frutificação (4-5 anos), que é uma de suas desvantagens. As frutas estão ligadas apenas às fêmeas. Obviamente, o método não é confiável, porque pode faltar pólen para uma planta feminina dar frutos.
  2. A estrutura das inflorescências. O método é muito mais confiável, mas requer conhecimento ou observação botânica mínima. As inflorescências femininas são "amentilhos" tipo espigão, onde em cada flor há um pilão de duas folhas e um perianto de quatro folhas. As inflorescências masculinas são levemente caídas e mais soltas.

As inflorescências da cópia masculina da amoreira estão frouxas, ligeiramente caídas.

Nas plantas bissexuais, pode-se notar as inflorescências masculinas e femininas.

Para acelerar o processo de reconhecimento do "gênero" das amoras, recomenda-se a compra de mudas de três anos de idade, nas quais já houve a primeira prole.

Teor de amoreira com outras plantas

A amoreira "tolera" o bairro apenas com parentes. Assim, apenas outras espécies ou variedades podem ser plantadas próximas à amoreira, a fim de impedir a inibição de outras plantas.

Alguns jardineiros afirmam que a amoreira é incompatível com nozes e nozes da Manchúria, mas se dá bem com as uvas.

Tipos e variedades de amoreira

Os tipos mais famosos de amoreira são preto, branco e vermelho.

Amoreira preta

A árvore originalmente cresceu no Irã e no Afeganistão. A altura da planta atinge 15 m, a coroa está alastrando. As folhas são ovóides largas, assimétricas, com até 20 cm de comprimento e até 15 cm de largura, sendo a parte superior da folha áspera e, no fundo, há uma leve pubescência sentida. As frutas são pretas, agridoces, brilhantes, com até 3 cm de comprimento. Esta espécie é resistente à seca, mas é altamente amante do calor, ao contrário da amoreira branca ou vermelha.

As bagas da amoreira preta são grandes, pintadas na cor escura.

Variedades de amoreira preta

A seguir, são consideradas as variedades de amoreira preta mais populares:

  • Remontante - uma forma anã de amoreira, que pode ser cultivada em recipientes;
  • Shelley nº 150 - amoreira de frutos grandes, frutos com 5,5 cm de comprimento, folhas que podem atingir 50 cm de comprimento e são utilizadas na floricultura;
  • Royal é uma variedade de tamanho médio cujos frutos atingem 3 cm e tolera bem a moldagem. É altamente resistente a pragas e doenças;
  • O Príncipe Negro é uma forma de frutos grandes, frutos de 4-5 cm de comprimento. A variedade é notável por sua alta resistência ao gelo;
  • Pérola negra - uma variedade auto-fértil e com frutos grandes (frutos de até 5,5 cm). Os primeiros frutos amadurecem em junho, mas são pouco preservados nos galhos, caindo rapidamente;
  • Fruit-4 - variedade compacta (até 5 m) de frutos grandes. Difere na frutificação longa;
  • Esperança - a variedade é notável por sua rápida frutificação (para o 2º ano de cultivo), além de produtividade abundante.

Amoreira branca

A árvore é originária da China, de 13 a 18 m de altura, com uma copa esférica densa. A casca dos brotos é verde-acinzentada ou marrom-avermelhada. As folhas são diversas em forma e tamanho. Os frutos da amoreira branca são considerados os mais doces. A cor da fruta pode ser creme amarelado, rosado, preto. O nome da espécie foi devido à casca clara. A amoreira branca é resistente a condições adversas (por exemplo, cresce bem na cidade), resistência ao gelo e baixa manutenção.

A espécie recebeu o nome de casca clara, e os frutos da amoreira branca podem ser pintados em amarelado, rosa delicado ou quase preto.

Variedades de amoreira branca

A amoreira branca é representada pelo maior sortimento, uma vez que foi importada da Ásia antes das amoreiras vermelhas e pretas. Variedades decorativas de amoreira branca:

  • Chorando - forma subdimensionada (até 5 m), a coroa consiste em galhos finos e caídos;
  • Piramidal - caracterizado por uma coroa piramidal estreita com até 8 m de altura e folhas lobadas;
  • Esférica - uma forma de baixo padrão, cuja coroa é de forma esférica, densa;
  • Em forma de colher - a forma se desenvolve na forma de uma árvore de caule múltiplo com até 5 m de altura, cujos frutos amadurecem mais cedo. Recebeu o nome de folhas dobradas dobradas ao longo do meio diafragma;
  • Folhas grandes - as folhas de amoreira, juntamente com o pecíolo, atingem 22 cm de comprimento;
  • Forma dissecada de folhas e subdimensionadas, cujas folhas são divididas em lobos, algumas ligeiramente côncavas;
  • Dourado - folhas e brotos jovens têm um tom dourado característico;
  • Tártaro - uma amoreira subdimensionada de crescimento lento, com maior resistência ao inverno e folhas pequenas com vários lobos.

Variedades de frutas de amoreira branca:

  • Mel branco - árvore alta, frutas brancas, com até 3 cm de comprimento;
  • Menina de pele escura - a variedade é caracterizada por alta resistência ao gelo, além de uma colheita abundante, frutos pretos com 3,5 cm de comprimento;
  • Ternura branca - uma variedade de alto rendimento, as culturas de frutas têm uma cor clara, comprimento dos frutos 5 cm;
  • Luganochka - uma variedade caracterizada por alta produtividade, frutas de cor creme com até 5,5 cm de comprimento;
  • A Baronesa Negra é uma variedade madura precoce, com frutos doces, cujo comprimento atinge 3,5 cm e é altamente resistente a baixas temperaturas de congelamento;
  • Staromoskovskaya - amoreira com uma forma esférica da coroa e bagas quase pretas;
  • Ukrainskaya-6 é uma variedade madura de alto rendimento, cujos frutos são de cor preta com 4 cm ou mais de comprimento.

Amoreira vermelha

A planta foi importada da América do Norte. A espécie é caracterizada por alta resistência à seca, resistência ao frio e baixos requisitos para condições de cultivo. A altura da amoreira vermelha atinge 10-20 m, a coroa é de forma esférica, a casca tem um tom marrom-acastanhado. Folhas de até 12 cm de comprimento, em forma de ovo, com um ápice pontiagudo, ligeiramente áspero ao toque. A parte de baixo da folha é coberta com luz de pubescência. Os frutos são vermelho escuro (quase preto), muito suculentos, até 3 cm, com sabor agridoce, lembrando externamente amoras.

É extremamente raro que a amoreira vermelha seja representada por espécimes monóicos que não requerem um par do sexo oposto para dar frutos.

Os frutos da amoreira vermelha são pintados de marrom, quase preto.

Variedades de amoreira vermelha

As variedades populares de amoreira vermelha são:

  • Vladimirskaya é uma variedade auto-fértil que pode ser cultivada na forma de um arbusto devido à formação ativa de brotações laterais na parte inferior do caule. Quando o condutor central é cortado, ele cresce na forma de uma forma de choro;
  • Feltro - uma forma decorativa cujas folhas na parte inferior são cobertas com forte pubescência de feltro.

Plantação de amoreira

Como qualquer outra safra de frutas, a amoreira pode ser plantada na primavera (em abril) antes de deixar o estado inativo ou no outono (em setembro - outubro) antes do início da geada.

Requisitos para o local de plantio de amoras:

  1. Lugar bem iluminado.
  2. Proteção contra o vento.
  3. Solo moderadamente úmido com uma reação neutra.
  4. A profundidade das águas subterrâneas é de pelo menos 1,5 m.

Um poço de plantio para uma árvore jovem está sendo preparado pelo menos 2 semanas antes da data prevista para o plantio. Dimensões médias: 0,5x0,5x0,5 m. Se for esperado o plantio de primavera, recomenda-se preparar as plantações no outono, preenchendo-as com uma mistura fértil.

Se necessário, fertilize o solo (uma mistura de 5-7 kg de esterco podre e 100 g de superfosfato por muda), as dimensões da cova de plantio aumentam. Os fertilizantes no fundo do poço são cobertos com uma camada de solo para proteger as raízes dos danos. Em solos pesados ​​e propensos a inundações, recomenda-se despejar a drenagem de tijolos quebrados ou cascalho no fundo do poço.

Ao plantar, a fim de aumentar a resistência ao geada da amoreira, recomenda-se aprofundar levemente o pescoço da raiz no chão

Antes do plantio, um suporte é cavado no poço para que a planta possa ser amarrada. Após 2 semanas, a muda é colocada em um poço, distribuindo cuidadosamente as raízes por toda a área do assento. Adormecendo gradualmente, a planta jovem é facilmente sacudida para que não ocorram vazios no solo. Depois que todo o poço é preenchido e compactado, um par de baldes de água é derramado no círculo do tronco e o solo é coberto para evitar que seque.

Transplante de cultura

Na questão do transplante de amoreira, os jardineiros discordam: alguém diz que a planta não tolera transplantes, enquanto outros, pelo contrário, argumentam que a cultura é extremamente despretensiosa. O tempo do transplante também é controverso.

De qualquer forma, é aconselhável transplantar o mais jovem possível. Uma árvore é escavada com um pedaço de terra, tentando salvar a maioria das raízes grandes. O transplante para um novo local é realizado tanto na primavera antes do início do fluxo de seiva, quanto no outono, 2-3 semanas antes das geadas, para que a árvore tenha tempo de criar raízes.

Vídeo: Transplante de amoreira

Métodos de propagação de amoreira

Uma amoreira se propaga tanto por sementes quanto vegetativamente, isto é, estacas lenhosas ou verdes, descendentes de raízes, enxertia e estratificação.

Método de propagação de sementes

Na segunda quinzena de outubro, os frutos da safra do ano atual são descascados de celulose. Mergulhe em uma solução de estimulante de crescimento (por exemplo, zircão) por 1-2 horas.

Pequenas sementes de amoreira devem ser bem descascadas

Com o plantio de primavera proposto, as sementes devem ser estratificadas por 1-2 meses - para isso, as sementes são colocadas no freezer. Se, por algum motivo, a estratificação não for realizada, as sementes devem ser mantidas em água gelada por 24 horas antes da semeadura e, ao mesmo tempo, na água a 50ºC.

Semeando:

  1. As camas preparadas em um local ensolarado são derramadas com uma solução fertilizante para as culturas de frutas e bagas.
  2. As sementes são semeadas a uma profundidade de 3-5 cm.
  3. O jardim é regado e coberto com uma camada de cobertura morta. Durante o plantio no outono, a camada de cobertura é aumentada para evitar o congelamento das sementes.
  4. Todo o cuidado com as mudas de amoreira consiste em rega oportuna e cobertura, removendo ervas daninhas das cristas.
  5. No outono, quando as mudas são suficientemente fortes, elas estão sentadas a uma distância de 3-5 m ou em seus lugares permanentes.

No 5-6º ano, as mudas entram no período de frutificação.

As plantas cultivadas a partir de sementes geralmente não herdam todos os atributos do licor-mãe

Um dos pontos negativos da propagação de sementes é que as mudas podem não herdar completa ou completamente as características da planta mãe, razão pela qual essas amostras são mais frequentemente usadas como estoque.

Métodos de propagação vegetativa

A reprodução por partes da planta tem uma eficiência mais alta e permite salvar todos os sinais do inicial na planta filha.

Propagação por estacas

A propagação por estacas é um processo demorado. Para ele, é necessário criar um ambiente confortável em estufas: a instalação de nebulizadores. Além disso, dessa maneira, apenas amostras de raiz de amoreira podem ser propagadas. A amoreira cultivada a partir de estacas herda totalmente as características da planta mãe.

  1. Estacas verdes. No período de crescimento intensivo (junho a julho), são cortadas estacas de 15 a 20 cm de comprimento com 2-3 gemas. Recomenda-se deixar 2-3 folhas na alça, cortando-as pela metade. Em casa de vegetação com alta umidade, as mudas são plantadas em solo fértil em um ângulo de 45 °, com um aprofundamento de 3 cm e o plantio em campo aberto é realizado na próxima primavera, quando as mudas adquirem um sistema radicular ramificado e ficam mais fortes.
  2. Os cortes lignificados são cortados no mesmo período que os verdes. A ordem de seu cultivo e plantio também é preservada. A principal diferença das estacas verdes é um processo de enraizamento mais longo.

Propagação por filhos

Muitas plantas têm a capacidade de formar brotos de raiz se o tronco principal estiver danificado - esse processo permite que a planta evite a morte. Uma forte raiz de amoreira permitirá que você crie uma nova cópia em troca do falecido. O excesso de irmãos pode ser cortado e removido ou, escavado junto com o sistema radicular e encurtado em 1/3, plantado como mudas. As amoreiras propagadas dessa maneira herdam os sinais do licor mãe.

Vacinação

Em geral, a amoreira pode ser inoculada com todos os métodos disponíveis, mas a cópula é considerada a mais simples e bem-sucedida - a vacinação em um corte com estacas. O próprio procedimento de cópia é de dois tipos:

  1. Replicação simples. O estoque e o descendente da mesma espessura são fundidos: no enxerto do estoque e do descendente, eles fazem seções oblíquas entre dois botões, iguais a 4 diâmetros do estoque / descendente. Depois disso, as fatias são combinadas e o local da emenda é amarrado com algum material elástico (por exemplo, uma faixa de broto).
  2. Replicação aprimorada. Nas seções do material e do descendente, as palhetas são cortadas: recuando 1/3 da borda da seção e fazendo o corte no meio da seção no porta-enxerto para cima e para baixo no descendente. Então essas línguas são combinadas e também bem amarradas com uma fita.

    A cópula aprimorada exige que o jardineiro tenha algumas habilidades de enxerto de árvores

Cuidados com amoreira

A chave para uma planta forte e uma colheita abundante não é apenas a técnica correta de plantio ou vacinação, mas também o cuidado adequado.

Rega e alimentação

A amoreira precisa ser regada do início da primavera a julho, em clima especialmente seco, após o qual a rega termina. Em uma primavera chuvosa, a amoreira não é regada, porque a cultura não tolera o solo alagado. Na primavera, a planta é alimentada principalmente com fertilizantes nitrogenados e no verão - potássio e fosfato.

Poda

A amoreira, como qualquer outra planta, é cortada apenas durante o período de dormência: total ou parcial. A poda menos dolorosa ocorre entre abril e início de maio, até que os brotos se abram e o fluxo ativo de seiva comece. Durante esse período, são realizadas aparas antienvelhecimento e modeladoras. A poda sanitária é realizada no outono, após o final da estação de crescimento, quando a temperatura do ar cai abaixo de -10ºC. Em seguida, remova todos os galhos danificados ou doentes que precisam ser queimados.

Cada tipo de amoreira tem suas próprias características, então você precisa abordar a poda individualmente.Assim, na amoreira decorativa, é necessário manter constantemente uma determinada forma e, em uma variedade de choro, afinar regularmente a coroa e encurtar os brotos.

Vídeo: poda de amoreira

Pragas e doenças de amoreira

A amoreira é bastante resistente a vários tipos de doenças e pragas, mas cuidados inadequados, podas e invernos rigorosos podem enfraquecer a planta, tornando-a vulnerável.

Prevenção de infecções

Para proteger a amoreira na próxima temporada de insetos e doenças, recomenda-se realizar um tratamento preventivo com fungicidas e inseticidas da planta e do solo sob ela. O procedimento é realizado antes da abertura dos botões na primavera (em abril) e após o final da estação de crescimento (em outubro). É utilizada uma solução a 3% de líquido Bordeaux ou Nitrafen. Na primavera, você pode usar uma solução de 7% de uréia, que não só destruirá pragas que invernaram nas rachaduras da casca e folhas caídas, mas também atuará como fertilizante de nitrogênio necessário durante esse período.

Doenças e controles

As seguintes doenças são mais comuns:

  • oídio é uma doença de origem fúngica. Manifesta-se externamente em folhas e brotos sob a forma de um revestimento esbranquiçado. A propagação da doença contribui para o clima úmido e a coroa muito espessa. Como medida preventiva, recomenda-se remover as folhas caídas e cortar os galhos afetados no outono. A planta doente é tratada com uma solução de enxofre coloidal, Fundazol ou líquido de Bordeaux;
  • mancha foliar marrom (cilindrosporiose) - uma doença fúngica que se manifesta nas folhas na forma de manchas lilás-vermelhas com uma borda mais clara, as folhas afetadas secam gradualmente e caem. Quando os primeiros sinais aparecem, a planta é tratada com Silite de acordo com as instruções, o re-tratamento é realizado após 2 semanas. No outono, é necessário coletar e destruir todas as folhas afetadas;
  • a bacteriose se manifesta na forma de manchas irregulares nas folhas jovens e brotos de amoreira, que posteriormente escurecem, enrolam e caem. Em rebentos deformados, gotas de goma aparecem. Para o tratamento, o medicamento Fitoflavina é usado, o que nem sempre é eficaz. Portanto, recomenda-se realizar tratamento preventivo de amoreira;
  • fungo tinder fungo afeta apenas plantas enfraquecidas e danificadas, destruindo sua madeira. O corpo do fungo, juntamente com um pedaço de madeira, é cortado e destruído, e a ferida restante é tratada com uma solução a 5% de sulfato de cobre, após o que o local é coberto com uma mistura de argila, limão e verbasco (1: 1: 2). Como medida preventiva, recomenda-se o processo oportuno e encobrir os danos no tronco.

Galeria de fotos: Doença de Mulberry

Pragas de amoreira

Os seguintes insetos são mais comuns:

  • borboleta branca americana - lagartas marrons esverdeadas com manchas pretas e listras amarelas ao longo do corpo causam mais danos. Os insetos rapidamente comem a folhagem e também formam ninhos de aranha que precisam ser cortados e queimados. Recomenda-se que a coroa seja tratada com clorofos, e cintos de caça devem ser instalados no tronco;
  • as lagartas de mariposa-praga povoam a coroa durante o período de inchaço nos rins e depois se alimentam de folhas. Na primavera, é necessário tratar as plantas com clorofos como profilaxia;
  • ácaro - um pequeno inseto, cujo principal sinal de assentamento é a mais fina teia, emaranhados. O carrapato se alimenta do suco celular das folhas, que gradualmente secam, escurecem e caem. Os medicamentos acaricidas são usados ​​como uma medida de controle de pragas (por exemplo, Kleschevit, Actellik);
  • Comstock Worm - um inseto sugador que se alimenta do suco de brotos e folhas jovens, que posteriormente se deformam, secam e morrem. O tratamento de amoreira com pesticidas ajuda a se livrar da praga.

Galeria de fotos: Pragas de amoreira

Características do cultivo de amoras nas regiões

A amoreira pode ser cultivada em qualquer lugar, mas em regiões frias você deve prestar atenção especial, principalmente quando se prepara para o inverno.

  1. Nos subúrbios. Na região de Moscou, a cultura se enraizou devido à sua resistência ao gelo - a amoreira pode suportar quedas de temperatura para -30ºC. No entanto, em um inverno sem neve, a amoreira pode morrer mesmo a uma temperatura de -7 ° C. Devido às horas diurnas insuficientes de amoreira na região de Moscou, dois períodos de vegetação são observados: primavera e outono. Aqui, uma das ferramentas de sobrevivência da planta é a capacidade de formar tecido de cortiça entre as partes amadurecidas e não amadurecidas da parte aérea. Portanto, no outono, além da queda de folhas, perto do tut perto de Moscou, você pode notar a descarga de brotos.
  2. Na Sibéria. Os jardineiros experientes V. Shalamov e G. Kazanin afirmam em seus escritos que é possível cultivar amoreira nas duras condições da Sibéria. No entanto, o aumento da resistência ao gelo na cultura do sul é um processo longo e trabalhoso.
  3. Na ucrânia. Aqui você pode encontrar, além de amoras brancas e pretas, amoras vermelhas, acetinadas e caules múltiplos. O plantio de amoreira na Ucrânia é realizado tanto na primavera quanto no outono - a cultura mostra excelente sobrevivência nas condições locais.
  4. Na Bielorrússia. A amoreira está crescendo ativamente nas condições da Bielorrússia: tanto no sul da região de Brest quanto nas regiões mais ao norte.

Comentários

Minha amoreira cresce ao lado de muitas culturas. Devido à falta de grandes áreas, raramente penso em escolher "vizinhos" para minhas colheitas. Ainda não notei nenhuma incompatibilidade. Então, eles escrevem muito sobre o fato de que próximo à noz Manchu, nada cresce, mas, por baixo dela, muitas culturas diferentes crescem.

Gennady Kazanin

//sadisibiri.ru/tuta-na-sever.html

Amoreira no distrito Istra de Moscou. region., trouxe (sem nota) da Ucrânia, invernos sem abrigo por 7 anos. Árvores com mais de 3 m estão tentando crescer na forma de arbusto, é observado o congelamento anual dos crescimentos de agosto do ano passado (no outono, ele tenta entrar no crescimento secundário dos brotos). Frutos por 4 anos anualmente, mas ramos seletivos - o nível mais baixo. A cor das bagas é preta, as frutas são extremamente pequenas, na minha opinião (eu não vi uma bagunça na Ucrânia depois de morar lá por mais de 10 anos). Colheita pequena, de uma árvore, 2 litros de bagas. O sabor é ligeiramente inferior ao sul - é mais aquoso e fresco, enquanto o sabor do sul é palpável.

Lena

//homeflowers.ru/yabbse/index.php?showtopic=46732

Eu também tenho amora branca, tirei-a há 4 anos de Funtikov. Agora com cerca de 1,7 metros de altura. Somente as pontas dos galhos, de 12 a 15 centímetros, congelaram este ano. Abaixo estão os rins vivos, e pequenos ovários já são visíveis neles. No ano passado, experimentei as primeiras frutas. A cor é branca, açucarada, pequena.

Valery Gor

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=537&start=210

A amoreira, que era exótica, está ganhando popularidade: nos jardins privados, a cultura é cultivada como frutos e bagas, sem levar em conta o seu "passado industrial". O jardineiro que plantou a amoreira vai deliciar a si mesmo e à casa com deliciosas frutas, além de decorar seu jardim por muitos anos - basta fazer um pouco de esforço para isso.

Pin
Send
Share
Send