Uvas da Moldávia - altos rendimentos, uvas para todo o inverno

Pin
Send
Share
Send

Existem muitas variedades de uvas, incluindo aquelas criadas especificamente para as difíceis condições climáticas da Rússia. No entanto, nem todas as variedades combinam vantagens como boa resistência ao inverno, alta produtividade e vida útil longa. Se você estiver interessado nessas qualidades, preste atenção nas uvas de mesa tardias da Moldávia, que, com os devidos cuidados, produzirão uma enorme safra de bagas grandes e suculentas, embora um pouco azedas.

História do cultivo na Moldávia

A variedade de uva da Moldávia surgiu através dos esforços de cientistas do Instituto de Pesquisa Moldavo de Viticultura e Vinificação por algum tempo - em 1974. Os "pais" da Moldávia são as variedades Guzal Kara e Save Saillar 12-375. Desde 1975, a nova variedade passou em testes estaduais. Em 1986, as uvas da Moldávia foram incluídas no registro estadual e recomendadas para cultivo nas regiões do norte do Cáucaso e do Baixo Volga. Atualmente, ela é amplamente cultivada na Rússia e na Ucrânia. A variedade tem um nome alternativo - Kodryanka tardio.

Descrição da nota

A Moldávia pertence às variedades de mesa tardias. 160-165 dias decorridos a partir do momento em que os botões se abrem para amadurecer a colheita, então as uvas às vezes não têm tempo para amadurecer completamente em regiões frias. Os arbustos são caracterizados por um crescimento intensivo. As videiras são cobertas com folhas grandes, quase não dissecadas, cuja superfície inferior é coberta por pubescência fraca e eriçada. A Moldávia floresce com flores bissexuais, portanto não são necessárias variedades polinizadoras.

As uvas são cobertas com um revestimento de cera denso.

Os cachos são formados mais intensamente em 5-6 nós, contados a partir da base da videira. Os cachos grandes (em média 400-600 g, até um máximo de 1 kg) crescem em caules de 4-5 cm de comprimento e têm formato cilíndrico, às vezes com "asas". A estrutura das escovas está solta. Bagas ovais grandes (até 6 g) são cobertas com uma pele grossa de púrpura escura (às vezes quase preta) com um revestimento ceroso denso. Dentro de cada baga está escondido 2-3, ocasionalmente 4 sementes. A polpa possui uma estrutura densa e levemente cartilaginosa. O sabor não tem características, na fase de amadurecimento técnico é bastante azedo. O conteúdo de ácido ascórbico no suco é bastante alto (8-9 g / l), enquanto os açúcares têm 18-19%. Durante o armazenamento, a acidez diminui gradualmente, a palatabilidade melhora.

Variedade Moldova - vídeo

Características da variedade

As uvas da Moldávia têm várias vantagens que explicam sua popularidade entre os jardineiros:

  • entrada rápida na frutificação (2-3 anos após o plantio);
  • alta produtividade (até 4 kg a partir de 1 m2 vinha, até 150 kg de 1 arbusto com 8 a 10 anos, até 165 kg por 1 ha);
  • boa transportabilidade e durabilidade;
  • resistência média à derrota por mofo e podridão cinzenta, raramente afetada por filoxera;
  • resistência média do inverno (suporta geadas até -22 sobreC)
  • boa capacidade de regenerar.

As desvantagens da variedade:

  • facilmente afetado pelo ótimo;
  • uma redução significativa no armazenamento e na transportabilidade em caso de colheita prematura;
  • diminuição da qualidade da colheita com subcarga ou sobrecarga do mato.

Características do plantio e do cultivo de uvas na Moldova

Para obter arbustos bem desenvolvidos, você precisa escolher o solo certo. As uvas não gostam de solo excessivamente úmido, pioram e são mais freqüentemente afetadas por doenças fúngicas. Se a água subterrânea estiver próxima da superfície da sua área, deverá ser fornecida drenagem.

Os arbustos requerem boa iluminação e muito calor, por isso é aconselhável colocá-los no lado sul do jardim. A estagnação do ar frio e ventos fortes afetam negativamente o desenvolvimento da planta. Isso deve ser levado em consideração ao escolher um local e fornecer à bucha a proteção necessária.

Regras de desembarque

Como as árvores frutíferas, as uvas são plantadas na primavera e no outono. Você pode plantar a uma temperatura do ar de pelo menos +15 sobreC, e solos + 10 ... +11 sobreC.

Ao plantar no outono, lembre-se de que pelo menos um mês deve permanecer antes da geada, e um arbusto jovem precisa ser coberto adequadamente para o inverno.

Muitos jardineiros preferem plantar uvas na primavera, de modo que as uvas se enraízem no outono - isso facilitará o inverno.

A Moldávia é adequada para plantar suas próprias raízes, bem como para enxertar em um estoque de arbustos adultos.

Se você deseja vacinar, a parte inferior das estacas é cortada com uma cunha a vários milímetros do olho inferior e imersa em água por 24 horas. O porta-enxerto velho é limpo de sujeira e nivelado com enxertos irregulares, o talo é enxertado em uma fenda e puxado com força por uma tira de tecido forte.

Vacinação de uvas em shtamb - vídeo

Ao comprar uma muda acabada, verifique seu sistema radicular. Não tome material de plantio com raízes secas ou lentas.

Os talheres devem ser colocados na água para que se enraízem

O rebento (chubuk com raízes) pode ser preparado de forma independente. Para isso, o talo cortado é colocado na água e aguardando que as raízes apareçam em branco. Você pode plantar as raízes para plantar o caule em um vaso de flores com solo úmido e nutritivo. Antes do plantio, o caule pode ser mergulhado em uma solução de Humate - isso aumenta a taxa de sobrevivência das mudas.

Você pode preparar mudas bonitas plantando estacas de uva em um recipiente com substrato nutritivo

As mudas preparadas são plantadas em caroços pré-preparados com profundidade de 60 a 70 cm e diâmetro de 90 a 100 cm.O fundo do poço é afrouxado com um forcado, coberto com 2/3 da mistura de nutrientes do húmus ou de outros orgânicos e solo de cavalo. Esta camada é polvilhada com uma fina camada de solo. Com cuidado, as mudas (raízes jovens são muito quebradiças) colocadas em um buraco e adormecem no solo. Após o plantio, a planta precisa ser regada com 2-3 baldes de água e a superfície do solo coberta de turfa. É aconselhável amarrar uma muda a uma estaca.

Ao plantar uvas em solo alagado no fundo do poço, você precisa derramar uma espessa camada de material de drenagem

A distância entre os arbustos adjacentes das uvas deve ser de pelo menos 3,5 - 4 m, espaçamento entre linhas - 5 m.

Cuidados com as uvas

Variedade A Moldávia é propensa a espessamentos, nos quais há um desbotamento das bagas e uma diminuição no rendimento. Portanto, para obter colheitas de alta qualidade, os arbustos devem ser cortados e também regularmente regados e alimentados.

Rega

Embora a Moldávia não goste de alagamento, ela precisa de rega constante para que o solo fique constantemente úmido. Portanto, diferentemente de outras variedades, que são suficientes para regar 2 a 3 vezes por temporada, a Moldávia precisa ser regada pelo menos 1 vez por mês e, ainda mais frequentemente, em caso de calor e seca. A frequência da irrigação é regulada dependendo das condições do solo (quando seca, é necessária outra rega). Para evitar um excesso de umidade, é aconselhável cavar valas de drenagem para drenar o excesso de água.

Top vestir

Fertilizantes orgânicos e um conjunto padrão de minerais - nitrogênio, potássio, fósforo, são ideais para a alimentação de uvas.
Os fertilizantes são aplicados 3-4 vezes por estação, de preferência com água. Na primavera, são introduzidos compostos de nitrogênio; no verão, potássio e fósforo são adicionados. Recomenda-se que os orgânicos sejam introduzidos apenas no final do outono a cada 2-3 anos. Com a aplicação de substâncias orgânicas na primavera, o sabor das bagas pode se deteriorar.

Poda

A poda das uvas é realizada todos os anos na primavera ou no outono. É importante realizar a operação durante o período de dormência - antes que os brotos se abram ou depois que as folhas caem. A poda começa a partir da parte superior. Em cada videira, você precisa deixar 7-9 olhos e, ao formar um arbusto de caule alto, 4-6 olhos. No total, não devem permanecer mais de 70 brotos no mato. Posteriormente, se muitos clusters forem formados, você precisará normalizar a colheita para evitar sobrecarregar o arbusto. Em cada sessão, é aconselhável deixar 1-2 grupos.

Para o inverno, você precisa cortar brotos verdes

Além de podar, é necessário remover brotos secos e muito finos e, no outono, cortar videiras não-lignificadas.

Abrigo para o inverno

A resistência do inverno da Moldávia é muito boa, mas se houver geadas na sua região mais do que -23 sobreC, o inverno exigirá abrigo. Após a poda do outono, as trepadeiras são amarradas, dobradas no chão e cobertas com feno, filme ou geotêxtil.

Para evitar que os arbustos congelem, é aconselhável abaixá-los no chão e cobrir com um filme em cima

Se os arbustos não se abrigam durante o inverno, é necessário fazer uma cobertura do solo em um raio de 1-1,5 m do tronco com uma lasca ou turfa antes do início do tempo frio. Na primavera, a cobertura morta deve ser removida.

Tratamento contra doenças e pragas

A Moldávia tem boa resistência ao oídio e outras doenças, mas pode ser afetada pelo oidimum. Esta doença afeta muito a qualidade da colheita, por isso é aconselhável realizar tratamentos preventivos com uma mistura de Bordeaux (proporção de 1: 100) ou outras preparações de cobre. O primeiro tratamento é realizado 7-10 dias antes da floração, o segundo - após a formação de escovas. Para o processamento, o líquido Bordeaux é usado com mais frequência.

Das pragas, as uvas só têm medo de vespas, mas isso não se aplica à Moldávia - quando a safra de vespas amadurece, praticamente não acontece.

Colheita, armazenamento e uso de culturas

Normalmente, a Moldávia amadurece em setembro. Colhido pela manhã usando uma tesoura de poda. As escovas são de preferência bem embaladas em caixas. Graças à pele espessa, as uvas são bem armazenadas e toleram o transporte.

Uvas da Moldávia em plena maturação - vídeo

As uvas podem ser armazenadas em local fresco por 2-3 meses ou mais. Os cachos são preferencialmente pendurados em cordas ou treliças; uma batata pequena pode ser colocada no corte de uma perna para reduzir a secagem.

Parte da colheita pode ser deixada no mato até a geada, mas você deve ter em mente que essas uvas são armazenadas piores.

Quando recolhida, a Moldávia é bastante azeda, mas, durante o armazenamento, ganha doces. Pode ser usado fresco para fazer passas e vinho.

Comentários

A Moldávia é em si uma das variedades de uvas mais ácidas. Eles nem o deixam entrar, pois um vinho tão ácido é apenas para um amador. I.e. mesmo que a Moldávia esteja amadurecendo (muito açúcar se acumulou), ainda há muito ácido nele. E após a fermentação, quando todo o açúcar é fermentado, esse ácido permanece.

rondo

//otvet.mail.ru/question/95590818

Eu nunca vou entender o que é bom na Moldávia. Eu tentei com pessoas diferentes, é o mesmo em todo lugar. Por que se apressar, "espere até que amadureça" se você pode plantar variedades que funcionam bem em qualquer ano e que você não precisa esperar? Entendo que se na Moldávia houvesse alguns tons de aroma únicos que podem ser combatidos, que aparecem quando maduros, como a Citron Maragach tem notas de limão ... Mas a Moldávia não tem nada tão legal ...

Vadim de Rostov

//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?p=29284#p29284

Moldávia, um arbusto, vacinação nas raízes antigas de Lydia na divisão, vacinação 4 anos. Eu seguro por dois motivos: os caras vizinhos não estão experimentando muito bagas e para o armazenamento de bagas escuras até agora o melhor.

Evgeny Anatolyevich, Território de Stavropol

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=739

Especialmente no sul, não existem variedades tardias boas o suficiente. Quando todas as uvas já tiverem sido comidas ... Quero ... Então a Moldávia é armazenada e fica bem pendurada no mato. Eles negociam quase até o ano novo! Isso é ótimo.

Andrey Viktorovich

//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?f=61&t=147&start=270

Claro, existem outras variedades tardias, apenas sua eficiência está longe da Moldávia, em 2016, nos mercados, nas lojas, não encontrei nada melhor que a Moldávia, doce com sua acidez (é difícil até chamar acidez)

Vardan, Krasnodar

//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?f=61&t=147&start=270

Nas condições do meu site, a Moldávia é maravilhosa. Mesmo em 2008, um ano adverso para a viticultura, nada foi deixado para armazenamento - eles comeram tudo. Tenho experiência em cultivá-lo tanto na árvore quanto na treliça. Na treliça amadurece mais tarde, onde a força de crescimento é obtida mais. Mesmo para o envelhecimento, deve ser normalizado, porque em uma sessão dá até 4 inflorescências. Deixo a inflorescência mais baixa, retiro o resto - assim por 3-4 brotos e substituindo estéril. Desejo a todos sucesso no cultivo da Moldávia!

Andrew, Yuzhnoukrainsk

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=739

Uvas de mesa A Moldávia é perfeita para o cultivo no clima russo. A variedade é muito fácil de cuidar e produz excelentes rendimentos. Você só precisa aparar regularmente os arbustos, alimentá-los e regá-los regularmente. Não é preciso ter medo do sabor azedo das bagas - durante o armazenamento elas ganham doçura.

Pin
Send
Share
Send