O espinheiro marítimo é cultivado por muitos jardineiros, não apenas na Rússia, mas também nos países da ex-URSS. É apreciado por sua despretensiosidade, boa produtividade, compacidade e decoratividade. Além disso, as bagas são extremamente saudáveis. O mais difícil é não se confundir com a variedade de variedades e escolher a que melhor combina com você. Eles se concentram principalmente na resistência ao gelo, produtividade, presença de imunidade a doenças e pragas, sabor de frutas. Os criadores estão constantemente criando todas as novas variedades de espinheiro, cada um deles tem suas próprias vantagens indiscutíveis e não deixa de ter certas desvantagens.
Buckthorn Buckthorn
O espinheiro marítimo é um gênero de plantas da família Sucker, encontrado em todo o hemisfério norte. Ele tolera um clima temperado e ainda mais severo, sem problemas, o que torna a cultura ideal para o cultivo na Rússia. O mais comum na natureza é o espinheiro, é a base das experiências dos criadores.
Descrição da planta
O espinheiro marítimo é uma planta espessa cujos brotamentos se lignificam na base à medida que envelhecem. Sua altura varia de 1 a 3-5 m. A coroa é larga, arredondada ou elipsóide alongada. As fotos podem ser desagradáveis.
A casca dos galhos jovens é de cor esverdeada ou verde-oliva, coberta por uma "pilha" grossa de cinza prateado. Depois escurece, ficando marrom-preto ou marrom-chocolate. Ao longo de todo o comprimento, os galhos são pontilhados com pontas longas e afiadas densamente dispostas. Eles estão ausentes apenas em alguns híbridos criados por procriação.
O sistema radicular do espinheiro é superficial, mas muito desenvolvido. As raízes fibrosas deslizam para algo semelhante a uma pilha. Nódulos se formam nas raízes enraizadas; nesses tecidos, a planta pode armazenar nitrogênio.
As folhas do espinheiro marítimo são inteiras, estreitas, na forma de uma lanceta. O comprimento médio é de 6-8 cm, a largura não é superior a 0,5 cm. Ambos os lados da placa da folha são densamente pubescentes. Por esse motivo, são lançados ao sol com prata, a principal cor verde clara é quase invisível.
A planta pertence à categoria de dióicos. Para que os frutos ocorram, é necessário ter dois arbustos ao mesmo tempo - feminino e masculino. O segundo, em princípio, não dá frutos, é usado apenas como polinizador. Uma dessas plantas é suficiente para 8 a 10 arbustos femininos. As variedades masculinas mais populares são Alei e Gnome.
É fácil distinguir uma planta masculina de uma planta feminina por botões de frutas. No primeiro, eles são significativamente maiores e cobertos com várias camadas de escamas, e é por isso que se assemelham a um solavanco. Deve-se ter em mente que, pela primeira vez, esses brotos são formados pelo menos dois anos após o arbusto de espinheiro marítimo ser plantado no solo. É, em princípio, impossível entender qual planta você obteve dos brotos de crescimento.
Blooming espinheiro não é muito atraente. As flores são pequenas, com pétalas verde-amareladas. As fêmeas literalmente se apegam aos brotos, "escondendo-se" nas axilas dos espinhos. Homens reunidos em pequenas inflorescências na forma de uma orelha. Os botões abrem no final de abril ou na primeira década de maio.
As flores de espinheiro marítimo são polinizadas pelo vento; o néctar está praticamente ausente nelas. O que é popularmente chamado de "mel de espinheiro marítimo", de fato, é um xarope de frutas.
O espinheiro marítimo é caracterizado pela maturidade precoce: o mato traz a primeira safra já 2-4 anos após o plantio em um local permanente. As bagas são removidas no final do verão ou na primeira quinzena de setembro. A pele é colorida de amarelo pálido a vermelho-laranja. A polpa tem um leve aroma de abacaxi. Seu sabor é muito agradável, agridoce, refrescante. Cada fruta tem uma semente preta brilhante. O arbusto, pontilhado de bagas, parece muito elegante e espetacular.
Propriedades curativas
O espinheiro marítimo é amplamente utilizado na medicina popular. As frutas são valorizadas pelo alto teor de vitamina A, C, K, E, P, grupo B. Elas também são ricas em ácidos graxos e orgânicos, taninos, oligoelementos (potássio, magnésio, cálcio, fósforo, ferro). Com o tratamento térmico, os benefícios são bastante afetados.
Recomenda-se o consumo de frutas e sucos:
- fortalecer a imunidade,
- para a prevenção de doenças cardiovasculares,
- com problemas no sistema respiratório e músculo-esquelético,
- com deficiência de vitamina, anemia,
- normalizar a microflora intestinal,
- para melhorar a qualidade do sangue,
- para reduzir o risco de coágulos sanguíneos,
- remover toxinas do corpo e toxinas (elas também ajudam a lidar com as consequências do envenenamento, incluindo sais de metais pesados e radioativos).
O óleo de espinheiro marítimo é amplamente utilizado em medicina e cosmetologia. É recomendado para o tratamento da maioria das doenças de pele, acelera a cicatrização de feridas, úlceras, rachaduras, queimaduras e ulcerações, além de melhorar a condição dos cabelos e unhas, ajuda na calvície. O óleo suaviza e nutre a pele, suaviza as rugas finas.
Se você decidir fazer uma máscara de espinheiro em casa, não use óleo não diluído: ele pode manchar a pele manchada de amarelo brilhante.
A alergia ao espinheiro marítimo é extremamente rara, mas ainda é possível. Existem outras contra-indicações para o seu uso - pancreatite, colecistite, outros problemas com a vesícula biliar, especialmente colelitíase na fase aguda.
Vídeo: benefícios para a saúde do espinheiro marítimo
Variedades populares entre os jardineiros da região de Moscou
O clima nos subúrbios é bastante ameno, mas não exclui invernos rigorosos com pouca neve. Portanto, ainda é indesejável plantar variedades européias de espinheiro, pois elas não têm resistência suficiente à geada.
Beleza de Moscou
Esse tipo de espinheiro se parece mais com um arbusto, mas com uma árvore compacta e elegante que não difere na taxa de crescimento. Existem poucos espinhos, principalmente eles estão concentrados perto dos topos dos brotos. O Registro Estadual da Federação Russa, esta variedade é recomendada para o cultivo na região de Moscou.
Bagas pequenas, pesando 0,6-0,7 g, cilíndricas. Descasque açafrão brilhante. Na base de cada fruta, é visível um ponto escarlate brilhante visivelmente arredondado. A colheita amadurece na segunda quinzena de agosto. A polpa é muito suculenta e macia, ácida, com um aroma pronunciado. O gosto dos provadores profissionais é estimado em 4,5 pontos em cinco. Frutos maduros saem do galho sem danificar a pele. A beleza de Moscou é elástica e forte; portanto, as bagas são armazenadas por um longo tempo e são notáveis por uma boa transportabilidade.
Entre as outras vantagens da variedade estão a alta resistência ao gelo e a presença de boa imunidade contra doenças típicas da cultura. Também raramente é atacado por pragas. As bagas são ricas em vitamina C (130 mg por 100 g). O rendimento médio é de cerca de 15 kg de uma planta adulta; a frutificação é regular.
Jardim de presentes
Como muitas outras variedades populares, criadas no Jardim Botânico da Universidade Estadual de Moscou. Os frutos amadurecem na última década de agosto, o rendimento não é ruim - 12-15 kg de uma planta adulta. A variedade foi criada especificamente para o cultivo na região de Moscou; a regionalização foi realizada lá.
O arbusto é bastante compacto, com até 3 m de altura, e os espinhos estão localizados apenas no topo dos galhos. As folhas são grandes - cerca de 10 cm de comprimento e 1-1,5 cm de largura.
O peso médio de uma baga quase redonda de laranja escura é de 0,75 a 0,8 g. Onde o sol cai sobre a pele, aparecem manchas borradas de rubor carmesim. Os caules são bastante longos - cerca de 0,5 cm.O teor de vitamina C é de cerca de 100 mg por 100 g ou um pouco mais. A produtividade é alta - 20 kg ou mais. O sabor das bagas é muito agradável, agridoce. Mas, por alguma razão, provadores, ele é classificado como baixo, apenas 4,3 pontos.
A variedade é apreciada por sua boa resistência ao gelo, alta imunidade e manutenção da qualidade. No processo de colheita, os frutos raramente recebem danos mecânicos.
Moscovita
A variedade é classificada como médio-tardia e amadurece nos últimos dez dias de agosto ou nos primeiros dias de setembro. O arbusto é facilmente identificado pela forma característica da coroa, semelhante a uma pirâmide. As fotos não são muito grossas, caídas. A veia central é desenvolvida nas folhas, por isso são ligeiramente côncavas.
O peso médio das bagas é de 0,7-0,75 g, quase arredondadas ou cônicas. A pele é de cor laranja saturada, manchas mais claras e um "blush" rosado encaixa na norma. O pedúnculo tem mais de 0,5 cm de comprimento e a carne é azeda, com um aroma pronunciado. As frutas são adequadas para consumo fresco, bem como para preparações caseiras. A variedade é notável por sua boa qualidade de manutenção e transportabilidade. Produtividade - 13-15 kg por arbusto. O conteúdo de vitamina C nas bagas é de 140-150 mg por 100 g.
Nivelena
Arbusto de até 2,5 m de altura, extenso. Tiros em fuga, por causa disso, a coroa lembra um pouco um guarda-chuva. A casca é marrom-bege, lisa, fosca. Existem poucos espinhos. As folhas são pequenas e ricas em verde.
O rendimento médio é baixo - 7-8 kg. As bagas são de tamanhos diferentes, na forma de uma bola quase regular. A pele é amarela brilhante com um tom laranja-âmbar. A colheita amadurece no final do verão. A polpa é suculenta, agridoce, o aroma é muito fraco.
As bagas são bem armazenadas, sem danos a si mesmas, transportam por longas distâncias. O arbusto não sofre geadas até -30ºС, raramente é afetado por doenças e pragas.
Amado
A variedade foi criada no Instituto de Pesquisa Siberiano de Horticultura em homenagem a M.A. O Registro Estadual da Federação Russa é recomendado para cultivo na região Central; no entanto, também é cultivado com sucesso nos Urais e na Sibéria. Ele chegou lá há muito tempo, em 1995. Os "pais" da variedade são o espinheiro mar Kurdyg e Shcherbinka.
O arbusto não difere na taxa de crescimento, atinge uma altura de 2,5-3 m. Crohn arredondou, brotou densamente pontilhado de espinhos. A casca dos galhos jovens é acastanhada e gradualmente fica mais acinzentada à medida que cresce. As folhas são finas, verde claro, pubescentes apenas por dentro. A floração ocorre na última década de abril. Os botões florescem mais cedo do que os botões das folhas.
Os frutos são elípticos, pesando cerca de 0,7 g e o pedúnculo é longo. A casca é fina, mas densa, quando separada da sarça, não é danificada. A polpa é "aguada", muito doce, com acidez quase imperceptível e um aroma distinto. A variedade pertence à categoria de sobremesas, as bagas são adequadas para o consumo fresco. Produtividade - cerca de 15 kg.
Entre as desvantagens inerentes à variedade, há uma tendência à formação ativa de brotações basais, a necessidade de rega regular. O espinheiro marítimo Beloved é apreciado pela resistência ao gelo, estabilidade à frutificação e alto teor de vitamina C (cerca de 140 mg por 100 g).
Agostinho
Outra variedade de autoria do Instituto de Pesquisa em Horticultura da Sibéria. Trata-se de um híbrido natural obtido por polinização livre de mudas da variedade Scherbinka-1. Criado no início do século XXI. A variedade é precoce, colhida na primeira quinzena de agosto.
O mato cresce lentamente, a coroa é compacta e não se espalha. Os brotos são finos, as folhas são pequenas "côncavas" ao longo da veia central. Em relação ao ramo, eles estão localizados em ângulo agudo. Espinhos estão ausentes. A casca é quase preta, com pequenos pontos amarelos pálidos.
O peso dos frutos grandes atinge de 1 a 1,5 g, com forma esférica ou ovóide. A pele é laranja-alaranjada, fina, a haste tem mais de 5 mm de comprimento. A polpa é suculenta, agridoce. O sabor é classificado com alta classificação, em 4,8 pontos em cinco. A vitamina C é de 110 mg por 100 g ou um pouco mais. A produtividade é baixa - 5-6 kg. Outras desvantagens são a sensibilidade ao calor e à seca.
Variedades para a Sibéria e os Urais
O espinheiro selvagem do mar é generalizado nos Urais e na Sibéria. Nesse sentido, o clima é adequado para ela. Ao selecionar uma variedade, a principal coisa que você precisa focar é a resistência ao gelo. Se a variedade de espinheiro marítimo for escolhida corretamente, o rendimento nessas condições climáticas é muito alto - 18 a 20 kg de uma planta adulta. Deve-se ter em mente que as variedades resistentes ao frio costumam sofrer descongelamentos precoces e as quedas de temperatura associadas, elas não gostam de muito calor.
O sol
O registro estadual da Federação Russa é recomendado para cultivo nos Urais. A variedade é classificada como média-tardia. O arbusto tem cerca de 3 m de altura, a coroa é compacta e não se espalha. A casca é marrom chocolate, fosca. A bucha tolera geadas de até -35ºС sem muito dano. É raramente afetado por doenças e pragas.
O peso médio da baga é de cerca de 1 G. Produtividade no nível de 12 a 15 kg. As qualidades de sabor merecem a classificação máxima dos provadores profissionais - 5 pontos em cinco. O teor de vitamina C é alto - cerca de 130 mg por 100 g.
Superior
Outra conquista do Instituto de Pesquisa em Horticultura da Sibéria. O Sea Buckthorn Superior foi removido no início dos anos 60 do século passado; entrou no Registro Estadual da Federação Russa em 1987. Eles são recomendados para o cultivo na região do Volga, nos Urais, na Sibéria Ocidental e Oriental. A variedade é amplamente utilizada pelos criadores. Por exemplo, com a sua participação, o espinheiro marinho Dzhamovaya foi criado.
O arbusto tem até 2,5 m de altura, a coroa é amplamente oval, se espalhando. Faltam picos. As folhas são pequenas (5-6 cm de comprimento e 0,7 cm de largura), côncavas, o interior é coberto com uma pequena pilha amarelada. Resistência ao gelo ao nível de -30ºС.
A massa média de bagas na forma de um cilindro é de 0,85 a 0,9 g, e a pele é brilhante e alaranjada. O pedúnculo tem 3-4 mm de comprimento, os frutos não saem do galho com muita facilidade e a pele é frequentemente danificada. A polpa não é particularmente densa, sabor agridoce. A variedade pertence à categoria de sobremesas.
O teor de vitamina C é alto, superior a 130 mg por 100 g, colhido no final de agosto ou início de setembro. Você pode contar com 10-13 kg de frutas de uma planta adulta. A frutificação é anual.
Gigante
Outra variedade cujo "pai" era o espinheiro marinho Shcherbinka-1. Ele entrou no Registro Estadual da Federação Russa no final dos anos 80 do século XX. Recomendado para cultivo na região do Volga, nos Urais, no Extremo Oriente e na Sibéria Ocidental. É um dos "pais" do radiante espinheiro marinho.
O arbusto se assemelha mais a uma árvore, o tiro central é claramente expresso. A altura média da planta é de cerca de 3 M. A coroa é elíptica, não muito espessa. Os galhos jovens na base são verde escuro, gradualmente essa sombra se transforma em salada. À medida que envelhecem, a casca muda de cor para escurecer.A taxa de crescimento do gigante espinheiro marítimo não é diferente, especialmente para mudas jovens. Portanto, a frutificação ocorre mais tarde do que em outras variedades - no 4-5º ano.
As bagas são laranja saturadas na forma de um cilindro. O peso médio é de 0,8-0,85 g, a pele é fina, o caule tem cerca de 0,5 cm de comprimento e as bagas saem do galho com algum esforço. A polpa é densa, com uma leve acidez. O conteúdo de vitamina C é superior a 150 mg por 100 g.
Colhida após 20 de setembro. Você pode contar com 12 a 14 kg de uma planta adulta. A frutificação é anual. Resistência do inverno até -35ºС. A variedade também é valorizada pela presença de imunidade geneticamente integrada contra o Fusarium.
Openwork
A variedade foi criada no final dos anos 80 do século passado; entrou no Registro Estadual da Federação Russa em 2001. Recomendado para cultivo na Sibéria Ocidental. É apreciado não apenas pela produtividade e frutos grandes, mas também pela atratividade externa de uma árvore graciosa. Está baixo, cresce lentamente, a coroa está se espalhando, os brotos estão murchados. Espinhos estão ausentes. As folhas são fortemente côncavas ao longo da veia central, as pontas são enroladas com um parafuso.
As bagas são alongadas, laranja brilhante. A massa média do feto é de 1 a 1,2 g e o pedúnculo é longo, cerca de 6 mm. O teor médio de vitamina C é de 110 mg por 100 g ou um pouco mais. Produtividade - pelo menos 10 kg por arbusto.
Atolamento
Variedade - resultado da seleção "natural", obtida como resultado da polinização livre de mudas de espinheiro. O arbusto não difere na taxa de crescimento, a coroa é quase esférica, não particularmente espessa. As fotos são marrom-azuladas, finas, sem espinhos.
As bagas são alongadas, laranja-avermelhadas. No topo do feto e sua base, são visíveis manchas de rubor carmesim. O peso médio é de 0,6 a 0,7 g e a colheita amadurece nos últimos dez dias de agosto. Você pode contar com cerca de 8 a 10 kg de bagas do mato. Eles estão localizados muito densamente, literalmente agarrados a brotos.
O gosto é estimado em 4,4-4,5 pontos em cinco. A polpa é densa, suculenta. Para arrancar os frutos da fuga, você precisa fazer algum esforço. O objetivo das bagas é universal, mas na maioria das vezes elas são usadas para conservas domésticas e preparação de sucos.
Chuy
Uma das variedades mais antigas e "merecidas" de espinheiro. O registro estadual da Federação Russa é recomendado para cultivo na região do Volga, na Sibéria, nos Urais e no Extremo Oriente. O arbusto não difere na taxa de crescimento, existem muito poucos espinhos, a coroa é compacta. A altura da planta atinge um máximo de 3 M. Os brotos partem dos troncos em um ângulo de 60 a 90º. A casca é marrom-avermelhada, coberta com uma pilha esbranquiçada. As folhas são côncavas, com uma ponta arredondada.
As bagas são ovóides, laranja claro. O peso médio do feto é de 0,85-0,9 g e o pedúnculo é curto. A colheita amadurece na segunda década de agosto. A polpa é agridoce, suculenta. A vitamina C é de cerca de 140 mg por 100 g. O rendimento é muito alto - a mais de 25 kg do mato, não há estações de "descanso". A variedade pertence à categoria de sobremesas, possui excelente resistência ao gelo.
Vídeo: espinheiro mar Chui
Altai
A variedade foi incluída no Registro Estadual da Federação Russa no final do século XX. Recomendado para cultivo na Sibéria Ocidental. O arbusto tem 3-4 m de altura, a coroa é bastante densa, mas compacta ao mesmo tempo. Atira sem espinhos. A casca é lisa, cinza prateado. A resistência ao gelo é muito alta - até -45ºС, mas a bucha pode sofrer alterações de temperatura durante o degelo.
As bagas são elípticas, laranja saturadas. O peso médio dos frutos é de 0,75-0,9 g, eles saem facilmente do galho. A colheita amadurece na última década de agosto ou início de setembro. O conteúdo de vitamina C é baixo - 80-85 mg por 100 g.O sabor amargo no sabor é quase invisível. Produtividade - até 7 kg de um arbusto adulto.
A variedade raramente sofre de doenças e pragas. Requer rega regular, seca prolongada afeta negativamente o rendimento e o sabor das bagas.
Pérola
Uma das primeiras variedades de espinheiro, a cultura amadurece nos primeiros dez dias de agosto. O registro estadual da Federação Russa é recomendado para cultivo na Sibéria Ocidental. O casquilho é baixo (2-2,5 m), a coroa tem a forma de um oval. Existem muito poucos espinhos. As folhas são pequenas, levemente côncavas, a ponta se abaixa.
As frutas são amarelo-alaranjadas, como se um pouco achatadas. A polpa é densa, doce e suculenta. O sabor é estimado em 4,7 pontos em cinco. O conteúdo de vitamina C é de cerca de 100 mg por 100 g e produz até 10 kg por mato. A variedade é caracterizada por alta resistência à geada, seca e calor no verão, afetando negativamente a quantidade e a qualidade dos frutos. A imunidade contra doenças e pragas típicas da cultura não é ruim, mas não absoluta.
Gengibre
Variedade tardia recomendada pelo Registro Estadual da Federação Russa para cultivo nos Urais. Produzido com base no espinheiro mar Chuiskaya. O arbusto está se espalhando, mas a taxa de crescimento não difere. As fotos são marrom chocolate, fosco, sem franja. Deixa uma cor verde escura profunda. A variedade é valorizada pela resistência ao frio, boa imunidade contra doenças típicas da cultura e pragas perigosas.
O peso médio da baga arredondada de uma cor avermelhada incomum é de 0,7-0,8 g e a produtividade é de 12 a 14 kg por arbusto. O teor de vitamina C é de até 110 mg por 100 g, a polpa é suculenta e doce; o sabor ganhou uma estimativa de 4,7 pontos.
Namorada
Pertencente à categoria de variedades de maturação média, o Registro Estadual da Federação Russa é recomendado para cultivo na Sibéria Ocidental. Colhido nos últimos dias de agosto ou nos dez primeiros dias de setembro. O mato é de crescimento lento, compacto. Os brotos são foscos, de cor azeitona, sem espinhos.
O peso médio de uma baga alaranjada é de cerca de 1 G. A forma é esférica ou ligeiramente alongada. A polpa é densa, aromática, o sabor é muito agradável, refrescante, agridoce. Dos brotos, os frutos são facilmente separados. Produtividade - 10-12 kg por arbusto. A variedade é valorizada por sua resistência à geada no inverno e à seca no verão. Mas o teor de vitamina C é relativamente baixo - 90 mg por 100 g.
Presente de Katun
Uma variedade de maturação média, uma das mais frutíferas dentre as que foram criadas na URSS. A bucha é compacta, até uma altura máxima de 3 m. A coroa é muito densa, dispara sem espinhos. A casca é acastanhada, as folhas são verde-escuras, com um tom cinza-azulado. O arbusto é decorativo, frequentemente usado para formar uma cobertura.
Os frutos são alaranjados pálidos, alongados, pequenos (0,4-0,5 g), com manchas de "blush" vermelho-rosado. A polpa é visivelmente ácida, mas o conteúdo de vitamina C é baixo (60-70 mg por 100 g). A colheita amadurece em meados de agosto, é impossível procrastinar. Bagas maduras são quase impossíveis de coletar do mato sem esmagar. Produtividade - 15-18 kg por arbusto. A variedade é valorizada pela resistência ao gelo e imunidade "inata".
Tocha vermelha
Variedade de amadurecimento tardio, finalidade universal. O arbusto é de tamanho médio, ligeiramente espalhado. Brotos de espessura média, retos. Existem poucos espinhos nos brotos, são curtos, localizados isoladamente. As folhas são médias, verde escuro, fosco, coriácea. As bagas são médias, pesando 0,7 g, ovaladas arredondadas, vermelhas. A pele é grossa. O pedúnculo é curto (0,2-0,3 cm), marrom-verde, carnudo.
A polpa com um sabor agridoce, com aroma denso. Degustação de 3,9 pontos. A separação das bagas é seca. Com a colheita oportuna, as bagas não amassam, sua mobilidade é alta. Os frutos não perdem dureza e retêm um máximo de substâncias biologicamente ativas durante o congelamento e o descongelamento. A variedade é resistente a baixas temperaturas, doenças e pragas.
Árvore de natal
Nesta variedade, uma coroa em forma de cone estreitou-se para cima, semelhante à coroa de um abeto real. A árvore de Natal é muito decorativa, parece ótima como uma cerca viva. Os frutos amadurecem até o final de setembro, são esverdeados, pequenos e azedos. Produtividade é média. A classe é resistente ao gelo.
Variedades para Ucrânia
O clima na maior parte da Ucrânia é muito mais ameno do que na Rússia. Assim, os jardineiros locais podem escolher variedades de espinheiro marítimo, concentrando-se não no que é possível, mas no que eles querem cultivar. Os sinais decisivos neste caso são produtividade, sabor de frutas, presença de imunidade contra doenças e pragas típicas da cultura.
Elizabeth
Uma variedade bastante antiga, criada nos anos 80 do século passado por mutagênese química. A base do experimento foram as sementes do espinheiro marítimo Panteleevskaya.
O mato é baixo, até 2 m. A coroa é esparsa, quase esférica ou oval, de forma regular. A casca em brotos adultos é marrom-marrom. Existem muito poucos espinhos. As folhas são pequenas, côncavas.
O peso médio da baga oval alongada é de 0,85-1 g e a pele é laranja brilhante, fina. Quando separado do ramo, geralmente é danificado. Os caules são longos. As bagas, que na maioria das variedades de espinheiro marítimo literalmente se apegam aos brotos, são bastante "soltas" nos galhos dos arbustos de Elizabeth. A polpa é agridoce, muito perfumada e suculenta. O conteúdo de vitamina C é baixo - 70-80 mg por 100 g.
Resistência do inverno até -20ºС, produtividade - 15-18 kg por arbusto. As frutas são valorizadas pela versatilidade do destino, podem ser consumidas frescas. A variedade não possui requisitos especiais para a qualidade do solo, raramente sofre de doenças e pragas.
Galerite
A variedade de espinheiro marítimo, que forma um arbusto muito compacto, também não difere na taxa de crescimento. A altura máxima é de até 1,5 M. A coroa está se espalhando, não é densa. Os brotos são finos, curvos.
As bagas são elipsoidais, pesando cerca de 0,8-0,9 g, e a pele é brilhante, laranja pálida, coberta com manchas de um "blush" rosa avermelhado, concentrado principalmente no topo e na base da fruta. A polpa é muito densa, mas macia e suculenta, com um sabor sutil e amargo.
A colheita amadurece no final da segunda década de setembro. A frutificação é estável, anual. O rendimento médio é de 10 a 12 kg de um arbusto adulto.
Essel
Uma das mais recentes conquistas dos criadores. A variedade é classificada como precoce, as bagas amadurecem na primeira década ou mais perto de meados de agosto. Uma planta em forma de árvore com uma coroa de forma oval regular. Quase não há espinhos.
Os frutos são grandes, alongados, na forma de um oval ou um ovo, pesando de 1 a 1,2 g, a pele é laranja pálida e a polpa é ligeiramente mais escura. A polpa é muito suculenta e doce, a acidez no sabor é quase imperceptível. Os frutos se separam extremamente facilmente dos galhos. O rendimento médio é de 10 a 13 kg.
A variedade pertence à categoria de sobremesas, os frutos podem ser consumidos frescos. A resistência do inverno não é ruim, até -25ºС. Bagas são boas para fazer sucos.
Dedos das senhoras
Também um dos mais recentes reprodutores. O arbusto não difere em tamanho e taxa de crescimento. Os frutos são alongados, pesando de 1 a 1,3 g e baixa produtividade - de 6 a 7 kg por arbusto. O sabor ganhou a classificação mais alta possível de provadores profissionais. Variedade de sobremesas, o objetivo da fruta é universal.
As variedades masculinas mais populares
As variedades masculinas são polinizadores das variedades femininas, não produzem colheitas.
- Alei é uma planta vigorosa com uma coroa forte. Os botões das flores são caracterizados por alta resistência ao inverno, floração longa e dão uma grande quantidade de pólen viável (95,4%).
- Gnomo - um arbusto de 2-2,5 m de altura, com uma coroa compacta de tamanho pequeno. Inverno resistente. Resistente a doenças e pragas.
Galeria de fotos: variedades masculinas de espinheiro
- Um polinizador de espinheiro marítimo Alei produz uma grande quantidade de pólen
- A variedade masculina de espinheiro marinho Gnome é capaz de polinizar 8 a 10 plantas femininas
- As flores masculinas de espinheiro são estéreis
Gardeners comentários
Meus clássicos estão crescendo - uma variedade de espinheiro marinho Chuiskaya, uma árvore baixa, bagas com cilindro, em uma perna, frutífera.
DIM1//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=2158
Aconselho que você compre variedades de criação de espinheiro marítimo do Jardim Botânico da Universidade Estadual de Moscou. O melhor deles (na minha opinião) é um presente para o jardim. As variedades Altai em nossa zona tendem a secar. Sim, e outro problema "voou" para nós por causa dos Urais. Esta é uma mosca de espinheiro marítimo. Ela suga o suco das frutas e a colheita pode ser completamente perdida.
Tamara//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=2158
Espinheiro mar Este ano o jardim ficou muito satisfeito com a colheita. Descascar bagas é leve e relativamente seco. Mas ainda tem gosto técnico, você não servirá como sobremesa. As maiores bagas das variedades Chuyskaya, colar de âmbar, radiante, namorada. As bagas mais doces e de sobremesa são Chanterelle, Ayaganga, Nizhny Novgorod Sweet, Elizabeth, Caprice, Golden Cascade. Se falamos de resistência à mosca-espinheiro, precisamos escolher Panteleevskaya, que cresce conosco há muitos anos e ainda não secou, embora em alguns anos as folhas sejam danificadas por um ácaro. Em geral, é melhor plantar várias variedades diferentes de espinheiro para diferentes fins.
Amplex//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=2158
Não existem más variedades de espinheiro (e outras culturas) - existem maus proprietários. A principal garantia de sucesso é o desembarque de um "garoto" e uma "garota" de espinheiro. Em nenhum caso você deve plantar uma árvore, deve haver algumas. É melhor transplantar no início da primavera ou no final do outono.
Apeha-arts//forum.rmnt.ru/threads/oblepixa.93010/page-3
Espinheiro marítimo plantado em 1996, uma variedade de Chuiskaya. Frutado abundantemente. Mas as árvores têm vida curta, a colheita é empurrada para as bordas dos galhos. Por conveniência, era necessário formar, o que não ocorreu. Belas árvores a céu aberto eram a decoração do jardim. O crescimento excessivo não interferiu. Em 2008, os velhos arbustos foram removidos. Um deles foi deixado quase no mesmo lugar devido ao crescimento excessivo; um "camponês" varietal (Alei) foi plantado mais perto dela. Várias árvores crescem sob a cerca. Eu comprei Panteleevskaya, gigante. Não notei muita diferença. Colho bagas manualmente, sem dispositivos. A separação é seca, a baga é grande. Os arbustos são covardes. Se o raminho dá frutos no ano passado, eu podo com bagas. Que são altos, também cortados.
Lyudmila//otvet.mail.ru/question/54090063
O menino-espinheiro-mar tem rins felpudos e fofos e a menina tem botões simples, mas você só entenderá isso quando ela entrar na idade de frutificar (3-4 anos). Eu tenho variedades de Chuiskaya e Gigante, as bagas são saborosas e bem grandes, o "garoto" se chama Alei. Eles crescem sem problemas e se importam com a cerca ... Escolha as variedades que você deseja: pelo menos pela doçura, pelo tamanho e pelo tamanho que você gosta ou recebe, apenas o "garoto" deve ter certeza e não confiar nos vizinhos ...
Choroshaya//otvet.mail.ru/question/54090063
Conheço variedades da seleção Altai. Elizabeth é a maior, com até 1 g de frutas, excelente, Tenga, Altai, com frutas de 0,6 a 0,8 g.Todas as variedades com um pequeno número de espinhos.
Dauria//indasad.ru/forum/2-plodoviy-sad/1816-oblepikha?start=10#4630
O espinheiro marítimo é uma cultura de jardim bastante popular. É valorizada não apenas por sua despretensiosidade geral, falta de mau humor e capacidade de produzir frutos de forma abundante e estável. Bagas são muito saudáveis. Os criadores criaram muitas variedades - sobremesas resistentes ao gelo, com frutos grandes, com imunidade geneticamente integrada. Entre eles, qualquer jardineiro encontrará um que ele goste.