Métodos de propagação de mirtilo: os mais populares e promissores

Pin
Send
Share
Send

Hoje, as mudas são muito caras e os mirtilos em muitas regiões também são muito raros. Além disso, os arbustos adquiridos criam raízes com grande dificuldade. Portanto, você precisa comprar 1-2 raízes e, em seguida, cultivá-las cuidadosamente, propagar, às vezes até sementes, para obter uma baga que possa fornecer vitaminas à família inteira. Além disso, cultivar mudas e mirtilos é uma ótima ideia de negócio.

Propagação de mirtilo por estacas

O melhor momento para cortar estacas é a última década de junho até o início de julho, inclusive, quando os crescimentos anuais ainda não foram lignificados. O evento pode ser combinado com o desbaste de um arbusto de mirtilos. Corte galhos jovens e espessos da coroa.

Galhos meio lignificados vão para estacas

Em cada sessão, remova os topos verdes. Divida o restante em estacas com 2-3 entrenós. Corte as folhas inferiores como um todo, deixe apenas as duas primeiras e corte-as ao meio. O corte inferior da alça deve ser afiado, com um chanfro na direção oposta ao crescimento da folha inferior.

A - para estacas, pegue a parte do meio do ramo lateral. O corte B é feito em ângulo agudo e não paralelo ao crescimento da folha inferior. B - trate as estacas com um agente de enraizamento. G - as hastes de mirtilo são plantadas em um substrato solto e ácido

O solo dos mirtilos deve ter um pH ácido de 4 a 5. Esta cultura é contra-indicada: húmus, composto, adubo e até solo comum de jardim, pois apresentam uma reação levemente ácida e neutra. O substrato pode ser composto de turfa, areia de rio, lixo de coníferas e serragem podre em qualquer proporção.

Antes de plantar, segure cada caule no estimulador de formação de raízes (Kornevin, Heterouxin, Epin, Ecogel e outros). Plante em caixas em fileiras (5x10 cm) ou em vasos separados, aprofundando o caule pela metade. O enraizamento deve ocorrer em alta umidade e temperatura elevada. Organize uma mini-estufa ou estufa. Quando as folhas jovens começam a crescer nas estacas, a estufa pode ser arejada e depois de uma semana completamente removida. No outono, um mês antes das geadas, transplantou as mudas para um local permanente.

Vídeo: colheita de mudas e plantio

Propagação por camadas horizontais

Na primavera, no início do verão, escolha galhos fortes e flexíveis que possam ser colocados no chão. Se for possível dobrá-las apenas com um arco, as mudas se tornarão uma com as raízes no local de contato com o solo e, se você puder cavar a maioria dos galhos, haverá vários arbustos. A maneira mais fácil e confiável é propagar mirtilos com camadas horizontais:

  1. Experimente um galho no local em que deseja cavá-lo e faça um sulco raso (5-7 cm) no chão.
  2. Arranhe o lado com o qual o ramo estará em contato com o solo, pelo menos com a unha e umedeça com uma preparação que melhore a formação das raízes.
  3. Prenda o galho no chão com pregos de arame e polvilhe com terra. Se o galho não couber, ele é dobrado por um arco e entra em contato com o solo em apenas um lugar; você pode prendê-lo e esmagá-lo com um tijolo ou pedra. De qualquer forma, a parte superior do ramo enraizado deve estar fora, acima do solo.
  4. Mantenha o solo úmido durante todo o verão.
  5. Na próxima primavera, você pode desenterrar nosso galho, cortá-lo do arbusto uterino e dividi-lo em mudas. Mas, de acordo com a experiência dos jardineiros, sabe-se que os ramos de mirtilos que precisam de raízes precisam esperar 2-3 anos.

Vídeo: enraizamento por escavação e camadas aéreas

Propagação de mirtilos com brotos de raiz

Algumas variedades de mirtilos, como framboesas, dão brotos de raiz. É formado a uma distância de pelo menos 30 cm do arbusto principal. É melhor separar essas mudas na primavera, para que elas tenham tempo de enraizar-se bem no novo local antes do outono. O mais difícil é cortar ou cortar cuidadosamente a raiz principal que liga o arbusto-mãe e os rebentos. Em nenhum caso, não estique a foto. Cavar, procurar a junção e cortá-la. Transfira as mudas para um local permanente ou em um recipiente para cultivo.

Vídeo: Ramo de uma muda cultivada a partir de uma camada de raiz

Semente de mirtilo

A reprodução por sementes é uma maneira muito interessante, mas também demorada:

  1. As sementes podem ser compradas em uma loja da sua cidade, escritas pela Internet e colhidas de frutas que você possui ou comprou no mercado.
  2. Turfa ácido - solo, pode ser misturada com areia grossa e serragem apodrecida. Os comprimidos de turfa são ótimos.
  3. As datas de semeadura são fáceis de calcular. A estratificação para mirtilos dura até 90 dias; é aconselhável obter mudas em março, quando o sol começa a iluminar bem o peitoril da janela. Portanto, você precisa começar a trabalhar com sementes de mirtilo no início de dezembro.
  4. A semeadura é realizada superficialmente sem aprofundar. As sementes de mirtilo são muito pequenas, as mudas não têm força suficiente para romper, mesmo em solos soltos. Umedeça o substrato antes da semeadura; se você o regar depois, a água puxará as sementes mais fundo. Você pode semear em uma caixa de mudas em fileiras ou individualmente cada semente em uma pastilha ou vidro de turfa.
  5. Cubra as culturas com vidro ou envolva-as em um saco plástico e coloque na prateleira inferior da geladeira por 3 meses. Uma vez por semana, é necessário remover, ventilar e, se necessário, hidratar.
  6. Em março, transfira as culturas para um peitoril da janela leve e quente. Após 1-3 semanas, os brotos devem aparecer. Cultive-os como mudas comuns. Mas não se esqueça de pegar um solo ácido especial da turfa para um mergulho sem adicionar terra, húmus e outros componentes familiares a nós.

Sementes de mirtilo e substrato solto

Vídeo: regras de estratificação na geladeira e no jardim sob a neve

Propagação microclonal de mirtilos

Mudas de tubo de ensaio já estão aparecendo em nossas lojas. Além disso, o exército de jardineiros está crescendo, sabendo o que são meristemas e como as plantas se desenvolvem a partir deles. Propagação microclonal é o cultivo de uma muda a partir de um pedaço de tecido (meristema) da planta mãe. São utilizados principalmente meristemas apicais. Suas células se dividem ativamente e levam ao crescimento contínuo de folhas, caules e flores.

Plantas obtidas pelo método microclonal - a partir de um pedaço de tecido

Se é possível para um proprietário comum cultivar amoras a partir de mudas ou brotos, esse método parece muito ilógico, complicado e caro. Exigirá equipamento de laboratório e uma solução nutritiva, e para esta cultura em particular. E também é necessário garantir condições ideais de temperatura e iluminação adequada. Após o crescimento in vitro, as plantas estão acostumadas a condições normais e não estéreis.

No entanto, essa tecnologia permite que você obtenha milhares de mudas de um galho e seja absolutamente saudável e repita todas as propriedades da planta mãe. O método de propagação artificial está se espalhando ativamente pelo mundo; é interessante para criadores e empresas envolvidas na venda de material de plantio.

Vídeo: as vantagens da propagação microclonal e seus principais estágios

Os mirtilos são considerados uma baga promissora para os negócios. Em muitos países, é cultivado em escala industrial. Por exemplo, na Bielorrússia, a área plantada é de 500 hectares, mais de 100 fazendas estão envolvidas na criação. Os jardineiros bielorrussos podem comprar variedades altas importadas e locais únicas, por exemplo, com frutas brancas.

Vídeo: criação de mirtilos na Bielorrússia

A criação de mirtilo é uma atividade promissora. Depois de comprar 2-3 mudas de variedades diferentes, você pode eventualmente cultivar uma plantação inteira de frutas, que é muito procurada no mercado. Os métodos mais populares de propagação são por estacas e camadas, e as grandes empresas adotam o método microclonal.

Pin
Send
Share
Send