Arbustos de amora-preta são extraordinariamente decorativos. A maioria das variedades tem brotos de crescimento rápido e bem ramificado. Para manter uma aparência atraente, bem como obter uma colheita abundante e saborosa, as amoras devem ser aparadas regularmente e sua coroa formada corretamente. A poda de primavera é essencial para cuidar desta planta.
A importância de podar amoras
A amora pertence às plantas do ciclo bienal e cada sessão dura dois anos. No primeiro ano cresce, ganha força e dá brotos de frutas, no segundo ano floresce e dá frutos. No final da frutificação, não há mais o que esperar dos galhos antigos, eles apenas retiram a seiva da planta. Se você não cortá-las, o arbusto crescerá a um estado de floresta intransitável e a colheita gradualmente se tornará em nada. Portanto, os brotos das mudas são cortados, permitindo que a planta efetivamente redistribua forças e nutrientes em favor de novos galhos em crescimento.
Os rebentos frescos crescem cada vez mais, fornecendo frutificação abundante para o próximo ano.
Também é necessário remover o excesso de brotamentos da raiz, que em algumas variedades de amoras crescem uma quantidade muito grande. As aterrissagens diminuem, caso contrário, são carregadas:
- deterioração da qualidade das bagas;
- suscetibilidade aumentada à doença;
- enfraquecimento de todo o arbusto;
- congelamento no inverno (menos filiais são mais fáceis de cobrir qualitativamente).
Quando cortar amoras na primavera
Os procedimentos básicos de poda de amora-preta são geralmente realizados no outono após a frutificação. Mas às vezes isso não é possível e é bem possível realizar as manipulações necessárias na primavera. Recomenda-se fazer isso imediatamente após o desaparecimento da cobertura de neve e a ameaça de geada, mas os brotos ainda não começarão a crescer.
O período em que os botões ainda não estão inchados é o menos traumático para a poda da primavera do arbusto de amora.
Regras de poda de primavera
Antes da poda, o arbusto de amora é inspecionado com cuidado. A primeira coisa que eles fazem é cortar os brotos do ano passado, nos quais havia bagas. Isso é feito se essas ramificações não foram excluídas no outono.
Então você precisa examinar cada sessão ao longo de todo o seu comprimento. Alguns galhos podem congelar, ser atacados por roedores ou simplesmente quebrar durante o inverno. Visualmente, esses cílios diferem dos saudáveis, pois possuem uma cor muito escura, quase preta, são frágeis e ásperos ao toque. Esses espécimes são cortados na raiz, sem cânhamo. Um ramo saudável é resistente, tem uma cor marrom e um brilho característico.
Os cílios restantes devem ser cuidadosamente examinados. Todos os rins devem ser viáveis. Se parte da sessão morreu, ela é cortada no primeiro rim saudável. Áreas onde são encontrados vestígios de danos causados por pragas ou doenças também são removidos.
Cortar amoras na primavera tem um papel sanitário importante.
Vídeo: poda de primavera blackberry
Você também precisa cortar todos os galhos enfraquecidos e enfraquecidos. Recomenda-se remover impiedosamente tudo o que causa alguma suspeita. Mesmo um número não muito grande de galhos absolutamente desenvolvidos trará muito mais benefícios do que uma planta sobrecarregada com brotos quase inviáveis.
Um arbusto é considerado de pleno direito e bem invernal, no qual restam 6-8 cílios saudáveis. Se houver menos de quatro ramos, essa planta será enfraquecida e não haverá boa colheita. Os rebentos podem ser bastante reduzidos, permitindo que a planta sobreviva e ganhe força. Em alguns casos, pode ser melhor se livrar dele.
A poda de primavera de mudas jovens é realizada de maneira um pouco diferente. Isso é feito em várias etapas:
- Em uma amora-preta jovem, os ramos laterais e a própria coroa são cortados na primeira primavera ou imediatamente após o plantio, deixando no máximo 25 a 30 cm de comprimento. A planta cresce mais forte, ganhando força e produz processos laterais.
- Na primavera seguinte, os cílios laterais que cresceram no ano passado foram cortados, cortando 10 a 15 cm do topo. No segundo ano, novos brotos de substituição crescem perto do mato, e os galhos do ano passado dão a primeira colheita de frutas silvestres e são cortados no outono.
- Na primavera do terceiro ano, os galhos do ano passado são encurtados em 30 a 50 cm, portanto, o crescimento dos processos laterais, nos quais se formam os brotos de frutas, é ainda mais estimulado.
A poda desta primavera não termina aí. É repetido depois que os botões se abrem e a folhagem é liberada. Nos arbustos adultos, os ramos são encurtados em 10 a 12 cm a partir do rim saudável superior, o que ajuda a aumentar a produtividade. Normalmente, essa poda estimulante é realizada em conjunto com uma liga.
Uma menção especial merece um reparo blackberry. Não há medidas para podá-lo na primavera, pois os galhos frutíferos no outono são simplesmente cortados completamente. Na primavera, novos brotos aparecem, nos quais haverá frutificação.
Blackberry Garter após aparar
Quase todas as variedades de amoras precisam de apoio e amarração. Os rebentos dessa cultura aumentaram a flexibilidade e a fragilidade. Se não estiverem amarrados, durante uma tempestade ou sob o peso de bagas maduras, os cílios podem quebrar facilmente. Além disso, é extremamente difícil a colheita, especialmente de variedades espinhosas. As plantações de amora-preta espessadas e não grudadas na treliça não recebem luz suficiente e o rendimento será fraco.
Na primavera, a liga é realizada imediatamente após o corte. Ao mesmo tempo, brotos jovens são separados dos antigos. Isso facilita muito o cuidado dos arbustos, a colheita e a subsequente remoção dos galhos frutíferos. Existem vários padrões jarreteira de amora: leque, onda, corda.
- Fan. Brotos frescos permanecem no centro, e os cílios do ano passado são distribuídos igualmente em ambos os lados (direito e esquerdo) e amarrados à treliça. Permitido deixar todos os galhos antigos em uma direção. O principal é separá-los dos jovens. Este método é conveniente para variedades verticais. A formação de coroas em forma de leque é recomendada para iniciantes.
- Wave. Os galhos frutíferos ondulam ao longo das fileiras inferiores da treliça e os jovens, ao longo das fileiras mais altas.
- Teleférico. O crescimento jovem permanece no meio, e os cílios antigos são distribuídos em ambos os lados em cachos (geralmente dois). A tecelagem em vigas dá toda a estrutura mais estabilidade.
Os dois últimos métodos de liga são usados para rastejar variedades de amora.
Vídeo: liga de amora e poda na primavera
Se você seguir o método escolhido para formar arbustos, poderá minimizar os aspectos negativos associados à poda de amoras-pretas. Muitos jardineiros iniciantes têm medo de contatá-la devido à presença de espigas bastante grandes. No entanto, a ciência não pára e os criadores criaram variedades híbridas desprovidas dessa desvantagem. A remoção oportuna de galhos desnecessários e a tecnologia agrícola adequada garantem uma boa colheita dessas bagas magníficas.