Florina é uma variedade francesa de macieiras de inverno que encontrou distribuição nas regiões sul da Rússia, onde é usada para cultivo industrial. Os jardineiros estarão interessados em conhecer suas características, especialmente plantando e crescendo.
Descrição da nota
Grau de consumo no inverno francês. Obtido por vários cruzamentos saturantes de variedades de maçã Jonathan, Rum Beauty, Golden Delishes, Starking na muda Malus floribunda 821.
Cruzamento de saturação - cruzamento múltiplo de híbridos ou formas com uma das formas parentais originais.
Wikipedia
//ru.wikipedia.org/wiki/Batismo
Eles cultivam Florina em áreas com clima quente e temperado, é amplamente distribuído em toda a Ucrânia, onde a partir de meados da década de 1970 estava em testes de produção e, no final da década de 1980, começou a ser cultivado em jardins industriais das zonas estepe e floresta-estepe. No final de 1989, foi apresentado um pedido de admissão e, em 2000, a variedade foi incluída no Registro Estatal da Rússia para a região norte do Cáucaso.
A árvore é de tamanho médio, com até três metros de altura, e em porta-enxertos anões e solo pobre - 1,8 metros. Crohn é amplamente redondo, médio espessado. Ramos esqueléticos fortes se estendem do tronco em um ângulo de 45-80 °. As macieiras jovens têm uma alta capacidade de formação de brotos. Frutificação - na luva e no final das sessões anuais. Floração longa ocorre no meio. A auto-fertilidade é média. Como polinizadores, as variedades de maçã Idared, Gloucester, Golden Delishes, Liberty, Merlouz, Granny Smith, Red e Ruby Dukes são as mais adequadas.
Imaturidade em porta-enxertos anões - 2-3 anos, em estoques de tamanho médio - 4-5 anos. Nos primeiros anos, é possível coletar 5-10 kg de frutas de uma macieira e, em dez anos, o rendimento chega a 60-70 kg. O rendimento médio no cultivo industrial é de 115 kg / ha. Florena é propensa a sobrecarregar as colheitas em alguns anos, após os quais descansa na próxima temporada.
A resistência do inverno da variedade em sua região é média. A tolerância à seca também está em um nível médio. Florina tem uma imunidade estável a crostas, moniliose, oídio e queimaduras bacterianas. Quase não é afetado por pulgões, mas suscetível ao câncer europeu.
Os frutos são unidimensionais, com um peso médio de 140-160 gramas. A forma é arredondada ou arredondada com bordas lisas e amplas. A superfície da maçã é verde-amarela com uma cor tegumentar acentuada em quase toda a superfície na forma de um blush vermelho-azulado. É contínuo, bem como listrado embaçado. A superfície é coberta com revestimento de cera médio. A polpa é branca esverdeada ou amarela clara, suculenta, macia, crocante, de média densidade. O sabor é adocicado e ligeiramente azedo. No final do prazo de validade, as maçãs adquirem o sabor e o aroma do melão. A pontuação da degustação é de 4,8 pontos, embora alguns considerem essa classificação supervalorizada.
A colheita é geralmente iniciada entre o final de setembro e o final de outubro. A vida útil das maçãs é de 200 dias em uma sala fria (até maio) e em geladeiras - até julho. O início do consumo é janeiro. As frutas são destinadas ao consumo fresco, têm alta transportabilidade.
Resumindo, destacamos as principais vantagens e desvantagens da macieira Florin. As vantagens, é claro, são mais:
- Consumo a longo prazo.
- Bom gosto de maçãs.
- Excelente apresentação e transportabilidade.
- Maturidade antecipada.
- Tamanhos compactos de árvores para facilitar o cuidado e a colheita.
- Alta imunidade à maioria das doenças fúngicas.
A lista de desvantagens parece mais modesta:
- Área de cultivo limitada devido à resistência do inverno insuficiente.
- A tendência à doença do câncer comum (europeu).
- Auto-fertilidade insuficiente.
- A tendência de sobrecarregar a colheita e a frequência de frutificação.
Vídeo: revisão da macieira Florin
Plantando macieiras Florin
Para o plantio e o cultivo de macieiras da variedade Florin, como para a maioria dos outros, os mariscos soltos, os arenosos, os chernozems com uma reação neutra ou levemente ácida (pH 6,0-6,5) são mais adequados. A proximidade das águas subterrâneas e o alagamento do solo não são permitidos. É melhor colocar a macieira em uma pequena encosta sul ou sudoeste, onde o derretimento e a água da chuva não se acumularão e o solo não ficará encharcado. O local deve estar ensolarado, bem ventilado, mas sem correntes de ar e ventos frios do norte. É melhor se for protegido do norte ou nordeste por árvores altas e densas, muros de construção, cercas etc. n.
A distância para árvores ou edifícios vizinhos não deve ser inferior a três metros. Ao plantar em grupo, as macieiras ficam localizadas a uma distância de 3 metros e entre linhas de 3,5 a 4 metros, dependendo das dimensões das máquinas agrícolas utilizadas.
O tempo de plantio é escolhido no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva (quando os brotos ainda não incharam e o solo já se aqueceu para + 5-10 ° C). Na parte sul das regiões de cultivo, também é permitido o plantio de uma macieira no outono. Nesse caso, é iniciado imediatamente após o término do fluxo de seiva antes do início do tempo frio.
As mudas devem ser compradas no outono e, no caso de plantio de primavera, são armazenadas na adega a uma temperatura de 0- + 5 ° C ou escavadas no chão no jardim. Antes do armazenamento, as raízes são mergulhadas em uma mistura de verbasco e argila, que os protegem de secar. A melhor idade das mudas é de 1-2 anos.
Se forem compradas mudas com um sistema radicular fechado, a idade delas poderá ser grande - até 4-5 anos. Além disso, essas plantas podem ser plantadas a qualquer momento durante a estação de crescimento - de abril a outubro.
Instruções de pouso passo a passo
Para não haver problemas no futuro cultivo de macieiras, erros prováveis no plantio devem ser evitados. Para fazer isso, você precisa executar as seguintes etapas em etapas:
- Prepare um poço de aterrissagem com antecedência, no máximo 2-3 semanas depois. No caso de plantio de primavera, um poço é preparado no outono. Para fazer isso:
- É necessário cavar um buraco com um diâmetro de 0,8-1,0 me uma profundidade de 0,6-0,8 M. Regra: quanto mais pobre o solo, maior o volume do buraco. A camada fértil superior (se houver) é dobrada separadamente e usada posteriormente para o plantio.
- Se o solo for pesado e difícil de permear, uma camada de entulho (argila expandida, seixos, tijolos quebrados, etc.) com uma espessura de 10 a 15 centímetros é colocada no fundo do poço para criar drenagem.
- Encha o poço com uma mistura de chernozem (você pode retirar o solo reservado ao cavar o poço), turfa de fundo, húmus, areia grossa do rio, tomada em quantidades iguais. E também adicione a esta mistura para cada balde 30-40 gramas de superfosfato e 300-500 gramas de cinza de madeira.
- Imediatamente antes do plantio, em 3-4 horas, as raízes das mudas são embebidas em água.
- Do poço de aterrissagem, você precisa extrair parte do solo para que as raízes das mudas possam se encaixar livremente no buraco formado.
- Um pequeno monte é derramado no centro do buraco.
- A uma distância de 10 a 15 centímetros do centro, é acionada uma estaca de 0,8 a 1,2 metros acima do solo.
- Uma muda é retirada da água e suas raízes são cobertas com o pó de um estimulante de crescimento e formação de raízes (Heteroauxin, Kornevin).
- Abaixe as mudas no buraco, colocando o pescoço da raiz no topo do monte, e as raízes se espalham uniformemente pelas encostas. Nesta fase, você precisa de um assistente.
- Enquanto uma pessoa segura a planta na posição desejada, a segunda adormece no buraco, compactando cuidadosamente o solo. Nesse caso, é necessário garantir a localização do colo da raiz ao nível do solo.
- Além disso, com a ajuda de um cortador de avião ou um helicóptero, um círculo próximo ao eixo é formado na forma de um rolo de terra localizado ao longo do diâmetro do poço de aterrissagem.
- É regada abundantemente para encaixar firmemente as raízes ao redor do solo e eliminar os seios do ar que inevitavelmente se formam quando aterrados.
- Após a absorção da água, a planta é regada com uma solução de Kornevin a 0,1% para melhor enraizar. Esta operação deve ser repetida após 15 a 20 dias.
- A árvore é amarrada a uma estaca usando uma fita de pano.
- O condutor central da muda é cortado para 0,8-1,1 m, e os rebentos laterais são encurtados em 30-40%.
- Depois disso, o círculo do tronco deve ser coberto com material adequado (grama recém cortada, serragem podre, composto, etc.). Espessura da camada - 10-15 centímetros.
Características do cultivo e sutilezas do cuidado
A macieira Florina é bastante despretensiosa ao sair. Como outros, precisa de rega regular, especialmente em uma idade jovem (até quatro a cinco anos). Com o crescimento do sistema radicular, o número de irrigações é reduzido para 3-5 por estação, dependendo das condições climáticas. Acima de tudo, a planta precisa de umidade na primeira metade da estação de crescimento:
- Antes da floração.
- Após a floração.
- Durante a formação de ovários e crescimento de frutos.
- No outono, antes de sair para o inverno (irrigação por carregamento de água).
É impossível impedir a formação de uma crosta na superfície do solo, pois impede o fluxo de oxigênio na zona da raiz. Eles se livram da crosta por afrouxamento regular (principalmente após regar e chover), mas é melhor usar cobertura morta. Florina não gosta de estagnação da água na zona basal - daí suas raízes podem desaparecer. Esse problema pode ocorrer no início da primavera, durante o degelo. Nesse momento, a neve deve ser removida do tronco em tempo hábil e devem ser feitas ranhuras de drenagem.
A macieira de florim é alimentada do quarto ao quinto ano após o plantio. Normalmente, isso ocorre devido ao início da frutificação, quando os alimentos do poço de aterrissagem já começam a escassear. É recomendável adicionar húmus ou composto na quantidade de 5 a 10 kg / m pelo menos uma vez a cada 3-4 anos2. Se isso for possível, isso pode ser feito com mais frequência, enquanto reduz a dosagem de fertilizantes nitrogenados minerais. Uréia, nitrato de amônio ou nitroammophoska são introduzidos anualmente na primavera a uma taxa de 30-40 g / m2. Os fertilizantes à base de potássio são mais bem aplicados na forma líquida, dissolvendo o monofosfato de potássio na água durante a irrigação na taxa de 10-20 g / m2 na temporada. Esta norma é dividida por 2-3 vezes e introduzida durante a formação de ovários e crescimento de frutos com um intervalo de 10 a 15 dias. O superfosfato é tradicionalmente adicionado para escavações de outono a 30-40 g / m2.
Galeria de fotos: Fertilizantes minerais para macieira
- Uréia - uma fonte tradicional de nitrogênio para plantas
- Nitrato de amônio é usado para curativos de primavera
- Potássio na forma de monofosfato - a melhor opção para a macieira
- Nitroammophoska contém nitrogênio e fósforo
Você não deve negligenciar os remédios populares. Uma excelente fonte de potássio e oligoelementos são as cinzas da madeira - que podem ser aplicadas a qualquer momento da estação. Dependendo da disponibilidade, você pode gastar de 0,2 a 0,5 litros por metro quadrado. Também é bom usar cobertura orgânica líquida durante o período de crescimento e maturação das frutas. Para fazer isso, você pode insistir em urtiga, capim (1: 2), verbasco (2: 10), excrementos de pássaros (1: 10) em água por 5 a 10 dias. Depois disso, esse concentrado é diluído com água e rega a árvore. A adubação orgânica líquida pode ser realizada 3-4 vezes com um intervalo de 1-2 semanas, usando um litro de concentrado por metro quadrado.
Como podar macieiras Florin
Antes de tudo, após o plantio, você deve se preocupar com a formação da coroa. Devido à altura média, o florine é mais adequado para o formato de uma xícara. Suas vantagens:
- Iluminação e aquecimento uniformes de toda a superfície da coroa com raios de sol.
- Boa ventilação.
- Facilitar o cuidado das árvores e a colheita.
Para formar tal coroa, nenhum trabalho especial e conhecimento específico são necessários - esse processo é bastante acessível para o jardineiro iniciante. Tudo que você precisa fazer é algumas etapas simples:
- No início da primavera do segundo ano (antes do início do fluxo de seiva), 3-4 brotos fortes são escolhidos no tronco da planta, que será deixado como galhos esqueléticos. Eles devem estar a uma distância de 15 a 20 centímetros um do outro e crescer em direções diferentes.
- Os brotos selecionados são cortados em 20 a 30%, e todos os outros galhos são cortados completamente usando o método "no anel". Para fazer isso, use uma poda de jardim afiada ou uma serra de jardim.
- O condutor central é cortado sobre a base do ramo superior.
- Todas as seções com um diâmetro superior a 10 mm são protegidas por uma camada de uma var de jardim. Deve ser escolhido com base em componentes naturais - a presença de petrolato e outros derivados de petróleo é altamente indesejável.
- Nos próximos 2-3 anos, você precisará formar 1 a 2 ramos de segunda ordem em cada um dos ramos esqueléticos, que devem crescer dentro da coroa, preenchendo-a uniformemente.
- Ao longo da vida da árvore, eles garantem que os ramos esqueléticos permaneçam iguais em comprimento e nenhum deles comece a dominar, assumindo o papel de condutor central.
Devido à tendência de Florina de engrossar, sua coroa precisa ser afinada anualmente, se livrando das blusas, cruzando, interferindo entre si, disparando. Essa operação é chamada de poda reguladora e é realizada no início da primavera.
A fim de prevenir doenças, a poda sanitária é realizada anualmente no final do outono. Nesse momento, os galhos secos e danificados são removidos. Se houver tal necessidade, a poda sanitária é repetida no início da primavera.
Normalização da colheita
Como indicado, Florina sofre com a periodicidade da colheita devido à sobrecarga em alguns anos. Para evitar esse problema e garantir que a frutificação anual normalize a safra. Isso é feito removendo o excesso de flores e ovários e afinando os galhos frutíferos. Geralmente eles fazem isso durante o período do início do crescimento dos frutos e da formação ativa de brotos jovens.
Colheita e armazenamento
Não basta cultivar uma rica colheita de maçã. O objetivo final é o consumo a longo prazo sem comprometer a qualidade dos frutos e sua preservação. As regras básicas para a coleta e armazenamento de maçãs Florin:
- As frutas devem estar sempre secas:
- Colete-os exclusivamente em tempo seco.
- Antes de depositar para armazenamento, eles também são secos sob um dossel ou em uma sala seca.
- Não lave maçãs.
- Classifique as frutas, descartando-as danificadas e podres.
- Para transporte e armazenamento, eles são empilhados em caixas ventiladas de papelão ou madeira em três linhas (e melhor ainda em uma linha).
- Alguns jardineiros também polvilham maçãs com palha de centeio, lascas ou envolvem cada maçã em papel.
- Ao guardar entre as gavetas, é necessário instalar juntas de 4 cm de espessura para garantir a ventilação.
- A temperatura de armazenamento deve estar entre -1 ° C e +5 ° C.
- Não é permitido armazenar maçãs na mesma sala com legumes - repolho, batata, beterraba, cenoura, etc.
Características do cultivo em diferentes regiões
Como observado anteriormente, as regiões de cultivo da macieira Florin são limitadas às regiões sul do país. Alguns jardineiros estão tentando cultivá-lo com sucesso variável em certas áreas da Faixa do Meio. As tentativas de plantar Florina em regiões mais ao norte, por exemplo, nos subúrbios, falharam, devido à dureza insuficiente no inverno da variedade.Não há características específicas de cultivo em diferentes regiões da região norte do Cáucaso, onde a variedade é dividida em zonas. A tecnologia agrícola de Florina é a mesma em toda a região; seus principais pontos são divulgados acima.
Doenças e Pragas
A macieira de Florina é uma variedade imune. Sabe-se apenas uma doença à qual pode ser suscetível. Vamos considerar com mais detalhes.
Câncer de maçã comum (europeu)
Esta é uma doença fúngica bastante comum na Europa. Na CEI, é mais frequentemente encontrado na Bielorrússia e nas regiões ocidentais da Ucrânia. Menos comum, no resto da Ucrânia, nas regiões sul da Rússia, na Crimeia. O agente causador - o fungo marsupial Nectria galligena Bres - entra na macieira através de rachaduras, danos durante a poda, congelamento, queimaduras, etc. Afeta principalmente os troncos, garfos de brotos grossos e galhos esqueléticos. Progredindo, a doença causa feridas profundas nos troncos (furos), ao longo das bordas das quais se formam extensas rajadas (o chamado calo). Nos ramos, a doença geralmente ocorre de forma fechada, na qual as bordas do calo crescem juntas e resta apenas um pequeno espaço. No inverno, a flacidez de tecido jovem é destruída pela geada. Como resultado, a ferida não cicatriza e continua a crescer, afetando a madeira.
Prevenção é a detecção oportuna de lesões corticais e seu tratamento, a prevenção de queimaduras solares e cascas de geada. Para fazer isso, no outono, a casca de troncos e galhos grossos é limpa, após o que são embranquecidas com uma solução de cal abatida com a adição de 1% de sulfato de cobre e cola de PVA. Se necessário, os troncos das plantas jovens para o inverno são isolados com fendas, abetos, etc. Ao podar, não se esqueça de proteger as fatias com var.
Se a doença ainda atingir a árvore, limpe cuidadosamente a casca e a madeira mortas em tecidos saudáveis, desinfecte a ferida com uma solução a 1% de sulfato de cobre e aplique uma camada protetora de verniz de jardim.
Tratamentos preventivos contra pragas e doenças
Florina da macieira não está sujeita a invasões significativas de pragas. Para total tranquilidade, basta o jardineiro executar regularmente medidas sanitárias e preventivas. Lembre-se brevemente de sua lista:
- Manutenção da limpeza no jardim - remoção oportuna de ervas daninhas, coleta e descarte de folhas caídas.
- Fim do outono escavação profunda de círculos no tronco.
- Cal branca de calções de banho e ramos esqueléticos.
- Tratamento de árvores no início da primavera (antes do início do fluxo de seiva) com DNOC ou Nitrafen - prevenção de pragas e doenças fúngicas.
- Para evitar danos à macieira pela mariposa, o besouro das flores, a cobertura das folhas, devem ser realizadas três pulverizações preventivas com inseticidas (Decis, Fufanon, Spark) nos seguintes períodos:
- Antes da floração.
- Após a floração.
- 7-10 dias após o segundo tratamento.
- No início da primavera, também não custa instalar cintos de caça nos troncos das macieiras, o que atrasará o rastreamento de vários insetos nocivos.
Galeria de fotos: preparativos para tratamentos preventivos da macieira Florin
- DNOC - pesticida potente
- Nitrafen é usado para tratamentos no início da primavera contra fungos e pragas.
- Decis lida com a mariposa
- Fufanon - um inseticida contra pragas de frutas
- Spark - efeito duplo protege as plantas de 60 espécies de insetos
Comentários de Grade
Florina em 62-396, uma tendência a frutificação periódica está presente. Um ano de sobrecarga, o próximo - poucas frutas. Deve ser padronizado para evitar sobrecarga. Gosto da variedade ... e o sabor é bom e fica bem guardado. Eu não posso dizer nada sobre a crosta ... de alguma forma eu não me deparei com isso. Talvez não tenhamos clima para esta doença.
Alexey Sh, região de Volgogrado
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10019&page=3
Re: Florina
Na última temporada, comprei do agricultor local um pouco mais do que precisava; em julho, permaneci bastante comestível, mas ainda não o comi - tive que enviá-lo para compostagem. Das maçãs que eu experimentei, acabou sendo a mais suave (também no porão de sempre).
Atenciosamente, Ermakov Alexander Nikolaevich.
EAN, Ucrânia
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10019&page=3
Peguei Florina na última temporada, na minha opinião, no final de setembro, com uma dúzia de caixas de boa qualidade, maçãs sem dança ficaram no porão até meados de agosto (sobras para testes, é claro), eram completamente comestíveis, às vezes são vendidas em lojas na alta temporada e é pior em densidade e sabor. Mas é idealmente desejável consumir antes do início de junho, é claro. Super variedade para nós, a mais numerosa entre as árvores plantadas no local. Esta temporada também é muito boa, mas maçãs menores, rega natural bombearam completamente, mas o que acabou sendo dado acabou sendo escasso. Enquanto estivermos comendo outras variedades, chegaremos a Florina após o Ano Novo.
Podvezko Eugene, Sumy, Ucrânia
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10019&page=3
Re: Florina
Variedade maravilhosa. Eu tenho uma árvore enxertada em um estoque de raiz média. Com a poda regular, recebo bons frutos anuais, nunca notei a frequência. Mas é uma pena que a cidade tenha experimentado este ano. Ele bateu um pouco nas maçãs.
Mad Gardener, região de Kiev
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10019&page=6
Florina é uma classe comercial de macieiras. Cuidados despretensiosos, imunidade a doenças e consumo de frutas a longo prazo proporcionam um custo relativamente baixo de cultivá-la. O sabor levemente fresco das maçãs não interfere na sua implementação, especialmente no inverno e na primavera. A variedade pode ser de interesse para os jardineiros nas regiões sul do país.