O pêssego é uma fruta amada por crianças e adultos. É cultivada principalmente em climas quentes, embora a geografia esteja se expandindo gradualmente. Novas variedades aparecem, mas a variedade conhecida há quase um século, o Aniversário de Ouro, não perde sua popularidade. Distingue-se pela alta produtividade e facilidade de atendimento.
Descrição da variedade e suas características
O Peach Golden Anniversary não é adequado para regiões frias, mas na metade sul do nosso país é bastante confortável.
Origem da variedade
O Jubileu de Pêssego Dourado vem da América, Jersey, onde foi criado no início dos anos 1920 com base nas variedades de Elbert e Greensboro. Os criadores tentaram obter uma variedade resistente que produz frutos de muito bom gosto; não se destinava às grandes massas da população, mas acabou por se espalhar. A variedade voou rapidamente para outros continentes e começou a crescer, além da maioria dos estados americanos, também na Europa e na Ásia.
A variedade ainda não recebeu distribuição em jardins industriais, principalmente sendo aplicada em fazendas particulares. A adaptabilidade a várias condições climáticas permite que seja encontrada tanto em clima quente e seco quanto em regiões úmidas tropicais. Isso é apenas para regiões frias, a variedade não é muito adequada. Portanto, quando foi registrado em 1947 no Registro Estadual de nosso país, apenas a região norte do Cáucaso foi determinada como seu habitat. E atualmente, você pode encontrar esse pêssego na latitude de, digamos, Voronezh: ele cresce e dá frutos, mas é muito difícil cobrir árvores adultas no inverno.
Características da planta
O Jubileu de Pêssego Dourado cresce na forma de uma árvore acima do tamanho médio, de até cinco metros, com uma coroa esparsa e espalhada, nos primeiros anos cresce muito rapidamente. As folhas são grandes, verde-amarelado, com bordas serrilhadas.
Floresce em meados de maio com flores abundantes e brilhantes em forma de sino rosa com pétalas côncavas. A configuração das frutas é alta, não são necessários polinizadores. Ao mesmo tempo, os jardineiros observam que quando a polinização cruzada com variedades como, por exemplo, rosa Stavropol, vulcão ou inca, a produtividade aumenta um pouco.
Árvores solitárias produzem frutos instáveis: os anos produtivos podem alternar com os de baixo rendimento.
Os primeiros frutos aparecem no terceiro ano, o rendimento está crescendo rapidamente, atingindo valores muito bons. De uma árvore adulta com cuidados normais, você pode coletar mais de 50 kg de frutas. Variedade de maturação média: os frutos estão prontos para a colheita na primeira quinzena de agosto. Infelizmente, os frutos maduros não duram muito tempo nas árvores e amadurecem quase simultaneamente. Portanto, a colheita deve ser oportuna: atrasar-se por uma semana ameaça a perda da maioria dos frutos.
A resistência do inverno e a resistência a doenças e pragas por fungos são consideradas altas, mas as folhas encaracoladas são frequentemente observadas. São fornecidos dados de que os brotos e brotos podem suportar temperaturas de até -25 sobreC, mas em várias fontes alguns números mais modestos são chamados. Nas condições das regiões estepes sem neve da Crimeia, o inverno é invernal sem aquecimento adicional. É normal para o tempo seco.
Descrição da fruta
Peach Golden Anniversary refere-se a variedades de mesa. Seus frutos são muito grandes, atingem uma massa de 120 ge acima, de forma amplamente oval, crescem em caules curtos. A cor é amarela dourada, querida, em uma parte significativa da fruta há um rubor vermelho brilhante. A pele, aveludada, separa-se bem da polpa. O osso vermelho-acastanhado, de tamanho médio, também é facilmente separado. A polpa é laranja-amarelada, ao redor da pedra - rosa, suculenta, com um aroma forte.
O sabor é agridoce, classificado como excelente. As frutas são consideradas sobremesa: contêm até 9,5% de sólidos e até 7,5% de açúcar. Eles são armazenados por um curto período de tempo, não mais que uma semana; apenas coletados são transportados normalmente, mas todos os dias a transportabilidade diminui. O excesso de frutas é imediatamente permitido para processamento. Eles são adequados tanto para secagem e geléia, quanto para enlatamento total.
Vantagens e desvantagens
Assim, as vantagens mais importantes do pêssego Golden Anniversary são:
- alta produtividade;
- bom gosto;
- universalidade de uso;
- aparência espetacular da fruta;
- boa resistência ao inverno;
- auto-fertilidade;
- resistência a doenças fúngicas.
Vale ressaltar as desvantagens:
- prazo de validade curto da colheita;
- transporte de frutas insuficiente;
- tendência a mostrar frutos maduros.
Plantio de variedades de pêssego
As mudas de pêssego não são necessariamente plantas de raiz: muitas vezes diferentes variedades de pêssego são plantadas em ameixa, amêndoa ou damasco, e você não precisa ter medo disso. É importante que as mudas compradas sejam saudáveis, tenham raízes e já possuam ramos esqueléticos (embora também possa ser plantada uma criança de um ano de idade), e o local da vacinação quase não tenha sido percebido e não represente um influxo desleixado.
Na região norte do Cáucaso, recomendada por documentos oficiais, o pêssego é geralmente plantado no outono, depois que as folhas caem. Se você decidir plantar o Aniversário de Ouro ao norte, é melhor fazer isso no início da primavera, quando as mudas estiverem em repouso. O pêssego cresce bem apenas em mariscos soltos e respiráveis e arenosos, com uma profunda ocorrência de águas subterrâneas. Em geral, é menos provável que o pêssego congele no inverno do que absorve o pescoço da raiz no degelo e no início da primavera. Portanto, não é de forma alguma plantado em terras baixas, e muitas vezes um monte é especialmente arranjado para isso.
O local de pouso deve ser iluminado pelo sol e, do lado dos ventos mais frios, uma estrutura ou cerca fechada. Você não deve plantar um pêssego no próximo ano após os morangos, solanáceos e cabaças: muitas vezes, neste caso, a árvore fica doente e cresce mal. É aconselhável cavar o local com antecedência, especialmente pouco desenvolvido: os rizomas das ervas daninhas perenes devem ser cuidadosamente removidos. Ao cavar, faça um balde de húmus por metro quadrado de terra.
O poço de aterrissagem, bem como sob outras árvores, é cavado com antecedência. Não precisa ser muito grande, apenas meio metro em cada dimensão. No entanto, se o solo for pesado, é melhor cavar um buraco com profundidade de 70 a 80 cm e, no fundo, uma camada de cerca de 20 cm de drenagem: argila expandida, pedra britada ou tijolo quebrado. A parte superior removida do solo (em diferentes casos, a camada fértil é de 20 a 40 cm) é misturada com fertilizantes e retornada ao poço. Para o pêssego, como fertilizantes, tome 2-3 baldes de húmus e um copo de cinza de madeira. Nas regiões chernozem, os fertilizantes são tomados menos. Se o solo estiver seco, despeje 1-2 baldes de água no poço e deixe repousar por pelo menos algumas semanas. No dia do pouso, faça o seguinte.
- Durante o plantio da primavera, as raízes das mudas são embebidas por várias horas na água; durante o outono, esse procedimento geralmente é ignorado. Mergulhe as raízes em uma mistura de argila e verbasco.
- Eles retiram do poço a quantidade de solo necessária para colocar as raízes das mudas e conduzem ao centro uma estaca forte, à qual as mudas são posteriormente amarradas. A estaca deve se projetar 70-100 cm acima do solo, dependendo do tamanho da muda. Às vezes, é conveniente usar duas estacas.
- Um balde de água é derramado no poço e um broto é colocado em solo úmido, de modo que o colo da raiz fique 3-4 cm acima do nível do solo. Se não der certo, regule a quantidade de solo no poço.
- Gradualmente, as raízes são cobertas com o solo retirado, seguindo a posição da coleira; algum tempo após o plantio, ele afunda no chão, mas até agora deve subir vários centímetros acima dele. Após o preenchimento das raízes e a compactação do solo, a muda é regada com um pé até que a água deixe de ser absorvida rapidamente.
- Faça um rolo nas bordas do poço para rega subseqüente e aplique mulch no círculo do tronco com húmus, migalhas de turfa ou serragem. Em um clima quente, uma camada de 5 cm é suficiente; em uma mais fria, pode ser o dobro.
Durante o plantio do outono, nada mais precisa ser feito, mas antes do início do inverno, o caule deve ser isolado com meias de linho ou nylon, e nas regiões frias pode ser puxado para o inverno. Ao plantar na primavera, você deve primeiro monitorar a umidade do solo e evitar a secagem excessiva.
Recursos crescentes
O Jubileu de Pêssego de Ouro é um representante típico da espécie, com suas imperfeições relativas que deixam sua marca nas características de cuidar dele, mas, em geral, o cuidado é o mesmo de muitas outras variedades. Um pêssego requer 3-4 irrigação por estação em uma dose de 5-6 baldes de água: o solo deve ser ensopado até meio metro de profundidade. Regada de manhã cedo ou, inversamente, à noite, depois do sol. A rega é importante 3-4 semanas antes da fruta amadurecer: afeta seu tamanho e qualidade. Após cada rega, o solo deve ser afrouxado: os pêssegos requerem oxigênio para as raízes. Depois disso, a rega é interrompida por um mês. Em climas frios, a rega no inverno é obrigatória com um aumento da dose de água.
Os pêssegos são alimentados anualmente: em chernozems principalmente apenas com fertilizantes minerais, em solos pobres, eles também fornecem produtos orgânicos. No início da primavera, faça 50-70 g de uréia embaixo da árvore. No verão, eles são alimentados com fertilizantes complexos, de acordo com as instruções da embalagem, e a cobertura foliar dá bons resultados pulverizando as folhas. Durante o período de maturação, é bom pulverizar as árvores com uma solução de sulfato de potássio (30 g por balde de água). No outono, 40 g de sulfato de potássio e superfosfato são adicionados por metro quadrado do círculo do tronco.
Após a colheita, muitos jardineiros plantam adubo verde sob o pêssego.
O Peach Golden Anniversary requer necessariamente a formação de uma coroa nos primeiros quatro anos de vida. Depois disso, apenas a poda sanitária é necessária: o corte de pacientes e brotos quebrados, bem como os que claramente interferem entre si. Corte um pêssego no intervalo entre derramar botões e abrir botões de flores. Todos os locais de corte são necessariamente cobertos com var.
Ao formar um pessegueiro, o Jubileu de Ouro pode não ter necessariamente uma forma de coroa “nativa”: é mais conveniente cuidar e coletar frutas no caso de uma forma de xícara. Se a formação da poda for necessariamente feita na primavera, as condições sanitárias, se necessário, podem ser realizadas tanto no verão, após a colheita quanto no outono, ao preparar uma árvore para o inverno. Mas ainda assim, no verão, sem uma necessidade urgente, é melhor um pêssego adulto não tocar.
O Jubileu de Pêssego Dourado nas regiões sul tolera facilmente os invernos, mas na faixa do meio deve ser seriamente preparado para o inverno. Se o inverno for relativamente ameno, depois de limpar a árvore e irrigar com água, basta amontoar o tronco a meio metro de altura; caso contrário, eles prepararão uma caixa de estacas e embrulharão com material de cobertura, estopa ou papelão. Materiais não tecidos modernos e árvores coníferas são muito úteis. Árvores jovens tentam embrulhar adultos inteiros - pelo menos em galhos esqueléticos. Turfa ou húmus são despejados no círculo do tronco durante o inverno até 15 cm.
Doenças e pragas, a luta contra eles
De todas as doenças conhecidas pelo pêssego, o Jubileu de Ouro está realmente assustado apenas com folhas encaracoladas, o resto é extremamente raro. Curiness é uma doença fúngica muito perigosa. Na primavera, como resultado da ação do fungo, aparecem bolhas nas folhas jovens e o corte das gengivas começa com as feridas nos brotos. O inchaço logo se torna marrom avermelhado, um revestimento de cera aparece sobre eles. As folhas secam e caem prematuramente. Morrendo de fungos e botões.
Principalmente brotos jovens, 1-2 anos de idade, são afetados. Depois das folhas, chega a vez dos galhos: eles ficam amarelos, dobram e secam. A derrota pode ser tão severa que levará à morte de toda a árvore. Portanto, imediatamente quando uma doença é detectada, os brotos afetados são cortados e queimados. A árvore inteira é tratada com 1% de Bordeaux líquido ou cloróxido de cobre (solução a 2%). Serão necessários no mínimo quatro tratamentos, duas vezes por mês.
A pulverização preventiva no início da primavera com líquido de Bordeaux ou sulfato de cobre reduz significativamente o risco de infecção.
Os pessegueiros saudáveis do Jubileu de Ouro são resistentes a pragas, mas às vezes pulgões, gorgulhos, mariposas ou a mariposa oriental pode se estabelecer neles. Pulgões - uma praga conhecida para jardineiros - suga sucos de brotos jovens. Em pequenas quantidades, é facilmente destruído à mão ou por remédios populares. Os gorgulhos que lutam com botões e flores são combatidos através da imposição de cintos de caça e limpeza oportuna das árvores da casca morta. A mariposa também pode ser parcialmente destruída com a ajuda de cintos de caça. Os brotos da mariposa afetados são cortados e queimados, e uma parte significativa das lagartas também é destruída.
Se o número de pragas for grande, você precisará usar agentes de controle químico. A maioria das pragas é destruída usando inseticidas universais (Fitoverm, Fufanon, Iskra, etc.), mas deve ser usada muito antes da colheita, usando equipamento de proteção individual e estritamente de acordo com as instruções da droga.
Comentários de Grade
Variedade para a alma. Um sabor muito peculiar com amargura (eu pessoalmente gosto muito), a pele é facilmente removida e o osso é separado. Seu melhor uso é arrancado e imediatamente consumido. Mas é muito terno: trazer para o mercado é um problema. Manchado imediatamente.
Nikolay
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9432
Este ano, o Jubileu de Ouro conseguiu amadurecer em 12 de julho, ao contrário dos anos anteriores (após 20 de julho). Na primavera, os botões foram congelados e a própria árvore fez o racionamento da colheita para mim.
Lataring
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9432
O pêssego é de bom gosto, deixou 1 árvore, mas possui desvantagens muito grandes, baixa resistência ao geada da flor e da madeira, resistência a doenças é abaixo da média, a floração precoce geralmente cai sob as geadas da primavera e a última ondula o vento mais leve do mundo é necessário sentar-se na "calma" e sentir constantemente os frutos no momento do amadurecimento.
Açafrão
//lozavrn.ru/index.php?topic=815.180
O aniversário de ouro após um inverno rigoroso agrada a colheita.
Andrey, Sebastopol
//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?p=409558
Aniversário de ouro "- com amargura, eu pessoalmente gosto muito, mas minha mãe não. É um amador.
O.K.
//forum.sevastopol.info/viewtopic.php?t=127288&start=22250
O Jubileu de Pêssego de Ouro é a variedade de pêssego mais antiga e provavelmente a mais famosa. No entanto, satisfaz tão bem os requisitos básicos dos jardineiros que ainda é muito popular nas regiões sul do nosso país.