Transplante de cereja para um novo local

Pin
Send
Share
Send

O cultivo de cerejas não causa problemas específicos, mas em alguns casos existem dificuldades associadas ao local errado para o plantio. Por exemplo, uma planta está muito perto de prédios, outras árvores ou em solo inadequado. Para que a cereja se adapte facilmente às condições do novo local e não fique doente, o transplante deve ser realizado de acordo com todas as regras.

Quando é melhor transplantar cereja

O transplante de cereja é sempre um estresse para uma árvore, e seu crescimento, desenvolvimento e frutificação adicionais dependem amplamente de como será feito e em que período.

O período mais favorável para o transplante é o início da primavera ou outono, cada uma dessas estações tem seus prós e contras. Na maioria das vezes, eles são aconselhados a fazer isso no outono, de meados de setembro a meados de outubro, alguns meses antes das geadas. A essa altura, nenhuma folha deve permanecer na árvore. O transplante de outono mostra melhores resultados que a primavera:

  • neste momento, são observadas altas temperaturas, o que permite que a árvore se adapte mais rapidamente a um novo local;
  • antes do início da geada, a cereja terá tempo para se enraizar e fortalecer um pouco e, com o início da primavera, crescerá imediatamente.

O melhor mês da primavera para mover a árvore é considerado o final de março a abril, até os botões incharem.

Um transplante de cerejas na primavera é feito apenas no estado inativo da planta, antes que o fluxo de seiva comece nela.

Mover-se para um novo local durante esse período tem não apenas suas vantagens, mas também desvantagens:

  • na primavera, a planta tem muito tempo para se adaptar, o que permite ganhar força e sobreviver com segurança ao frio;
  • em novas condições, irá doer e se adaptar por mais tempo;
  • com o advento do calor, são ativadas pragas que podem destruir a cereja.

É melhor transferir a planta para um novo local em um dia ensolarado e calmo a uma temperatura do ar acima de + 10 ℃ e na ausência de geadas noturnas.

Como transplantar uma cereja

Para que a planta tenha raízes bem, primeiro você precisa escolher um local adequado. Para isso, um local iluminado e elevado é o mais adequado. A cereja não gosta de planícies cruas, pois essas condições podem levar à deterioração das raízes e à sua morte.

Todas as variedades são exigentes no solo com acidez neutra. As terras ácidas são calcificadas com limão, giz moído ou farinha de dolomita. A droga é espalhada uniformemente e depois enterrada no chão. O procedimento é melhor realizado no outono, depois de cavar a terra.

A mudança de árvores, em regra, é realizada de duas maneiras:

  • transplante com um pedaço de terra;
  • transplante com raízes nuas.

Para que a planta se adapte rapidamente às novas condições de cultivo e comece a dar frutos mais cedo, é recomendável usar o primeiro método.

Como fazer uma cova ao transplantar cerejas

É melhor preparar um poço de aterrissagem com antecedência. Eles o desenterram no outono, se você planeja transplantar a árvore na primavera. Com o movimento de cerejas no outono, o poço de aterrissagem é preparado na primavera. Sua profundidade e largura devem ser 30-40 cm maiores que o tamanho de um torrão de terra com raízes.

Composto com uma pequena quantidade de fertilizantes fósforo-potássio e cinzas é aplicado no fundo, uma camada de solo fértil com cerca de 5 cm de espessura é colocada no topo.Se a árvore já foi alimentada, a quantidade de fertilizante aplicada é reduzida.

Solo fértil e fertilizantes são introduzidos na cova de plantio para transplante de cereja

Como cavar uma cereja para transplante

Para que a planta transfira o movimento para o novo local da melhor maneira possível, ela é escavada com um pedaço de terra. Para evitar que o solo se desprenda das raízes, o solo ao redor da cereja é umedecido, derramando cerca de 5 baldes de água sob a base do tronco.

Após a rega, a planta começa a cavar ao longo do perímetro da coroa. Dado que as raízes da árvore crescem pelo comprimento dos galhos, isso permitirá preservar seu sistema radicular o máximo possível. A forma da vala pode ser circular ou quadrada, as paredes são estritamente verticais, com uma profundidade de 30 a 60 cm.

A escavação é feita para que um pedaço de terra se forme ao redor das raízes. Isso preservará o ambiente familiar e facilitará a sobrevivência da árvore. O diâmetro da parte superior do coma de terra para plantas jovens deve ser de cerca de 50 a 70 cm. Se a idade da cereja for superior a 5 anos, o diâmetro do coma radicular aumenta idealmente para 150 cm e a altura para 60-70 cm.

A cereja deve ser desenterrada com um pedaço de terra correspondente ao perímetro da coroa, para não danificar as raízes

A vala ao longo do perímetro da coroa é gradualmente aprofundada. Raízes muito longas que interferem na obtenção de um torrão de terra são cortadas com uma lâmina afiada de uma pá, e as seções são untadas com var de jardim. Para facilitar a extração de madeira do poço, uma das paredes da vala pode ser inclinada.

Se a planta for grande, coloque um objeto longo e forte (pé de cabra de ferro ou forcado) sob a base do coma. É usado como uma alavanca para extrair um monólito com raízes.

A planta é colocada em um tecido pré-espalhado ou filme plástico, uma bola de terra é enrolada e amarrada com uma corda sobre o pescoço da raiz.

As raízes de cerejeira protegem da secagem com um filme ou pano

Transplante de cereja para um novo local

Transporte a planta o mais cuidadosamente possível. As árvores grandes são transportadas em um carrinho com serragem para absorver agitações fortes, usando chapas de arrasto de ferro ou pano grosso. Para mover a cereja com sucesso, os seguintes requisitos são atendidos no futuro:

  1. No fundo do poço, a mistura do solo é derramada em uma quantidade tal que o caroço colocado sobre ele se ergue 5 a 10 cm acima da superfície do solo, tentando plantar a árvore na mesma profundidade que tinha antes de movê-la.
  2. O sistema radicular é liberado do filme, regado para que a terra seja melhor mantida nas raízes e depois cuidadosamente colocada em um buraco preparado.
  3. A direção dos ramos em relação aos pontos cardeais após a transferência deve permanecer a mesma do local anterior.
  4. O pescoço da raiz da árvore deve subir 3 cm acima do nível do solo.
  5. Para uma planta frágil, um suporte é gentilmente inserido no buraco, tomando cuidado para não danificar as raízes. A estaca é inclinada na direção do vento; um tronco de cerejeira é amarrado a ela no futuro.

    Após o transplante, a árvore deve ser apoiada para que não se incline após o assentamento

  6. O espaço entre as paredes da cova e o pedaço de terra é coberto com solo fértil misturado com húmus e abarrotado. Ao contrário do plantio, ao transferir cerejas para um novo local, o solo pode ser densamente compactado, porque o caroço de terra esquerdo protege o sistema radicular de danos, enquanto as raízes de uma muda jovem não são protegidas, elas podem ser danificadas.

Depois de transplantar uma árvore no poço preparado, a terra é atingida

Perto da árvore transplantada, forma um círculo de rega com uma altura de 5 a 10 cm, o que impede a propagação da água. A planta é abundantemente regada com 2-3 baldes de água, o círculo do tronco é coberto com folhagem ou serragem. Isso protegerá o solo de secar e rachar e, durante o transplante de outono, protegerá as raízes das primeiras geadas.

Após o transplante para um novo local, a árvore deve ser abundantemente regada e depois plantada

Poda de coroa para transplante de cereja

Antes de mover a árvore ou imediatamente após o procedimento, é realizada a poda dos galhos para comparar o volume da coroa com o tamanho do sistema radicular. Devido a isso, a maior parte dos nutrientes será enviada para a raiz. Os ramos esqueléticos encurtam em cerca de 1/3 do comprimento. Outra opção de poda envolve afinar a coroa removendo 2-3 galhos grandes. Fatias são tratadas com var jardim.

Coroa de cerejeira cortada antes ou após o transplante

Vídeo: como transplantar uma árvore frutífera

Transplante de cereja por anos

A cerejeira é muito sensível às mudanças ambientais, portanto, sem uma boa razão, você não deve movê-la de uma seção para outra. Se isso ainda precisar ser feito, considere cuidadosamente a idade da árvore transplantada, pois é impossível garantir a frutificação de uma planta adulta.

Mover cerejas com mais de 10 anos não é recomendado.

A adesão estrita às diretrizes de transplante de árvores ajudará não apenas a preservar a planta, mas também a restaurar rapidamente a frutificação.

Como transplantar uma jovem cereja

Se a cereja cresceu perto da árvore-mãe, recomenda-se plantá-la, pois retira os nutrientes e interfere na frutificação de uma planta adulta. Ao comprar ou replantar uma árvore jovem:

  • é cuidadosamente examinado, galhos secos e danificados são cortados;
  • tente cavar para formar um pedaço de terra nas raízes;
  • para melhorar o contato com o solo, o sistema radicular exposto é baixado para uma solução especial de argila antes do plantio;
  • raízes secas são imersas por várias horas em água para nutri-las com umidade e revitalizar.

Posteriormente, o transplante é realizado de acordo com a tecnologia padrão.

Como transplantar cerejas adultas na primavera

Na primavera, o movimento de cerejas adultas para um novo local é realizado de acordo com as instruções acima. Nesse caso, é necessário levar em consideração todos os prós e contras do transplante de primavera, a fim de garantir boa sobrevivência e frutificação precoce da árvore.

Como transplantar uma cereja velha

Às vezes, é necessário um transplante para uma árvore velha. A tecnologia é muito semelhante à movimentação de uma planta jovem, mas há diferenças importantes:

  • Ao desenterrar, as raízes não devem ser expostas, elas devem estar escondidas em coma de terra.
  • O sistema radicular deve ser desenterrado com muito cuidado, tentando preservar o máximo possível a maioria das raízes sem danos.
  • A poda dos galhos deve ser realizada com mais cuidado do que com as cerejas jovens, a fim de equilibrar o volume da coroa e do sistema radicular. O procedimento para a árvore antiga é realizado imediatamente antes da escavação para facilitar o transporte para um novo local.

O cumprimento dessas recomendações minimizará o estresse ao transferir uma planta de meia idade para outro local.

Características do transplante de cereja, dependendo do tipo

Ao mover uma árvore, antes de tudo, eles prestam atenção ao tipo de cereja, pois em alguns casos a tecnologia precisa ser ajustada:

  • As cerejas comuns toleram bem o movimento, transplantam-no de acordo com as instruções acima no outono ou primavera, escolhendo o período mais favorável.
  • Não se recomenda que as cerejas de Bush (estepe) sejam movidas devido à alta probabilidade de morte das árvores. Se necessário, o procedimento é realizado de acordo com a tecnologia padrão.
  • A cereja de feltro é caracterizada por um sistema radicular subdesenvolvido, pelo qual praticamente não tolera transplantes. Como exceção, é melhor fazer isso na primavera, depois que a neve derrete e apenas em uma idade jovem. A frutificação das cerejas de feltro dura 10 anos. Com um transplante tardio, ele pode não se enraizar ou, se enraizar, não produz frutos.

Galeria de fotos: características do transplante dependendo do tipo de cereja

As principais sutilezas do transplante de cereja em várias regiões

A cerejeira é despretensiosa para o ambiente em crescimento e se sente bem em diferentes regiões. No entanto, dependendo das condições climáticas, seu transplante será um pouco diferente:

  • Zona climática severa, incluindo os Urais. Ao mover uma árvore para um novo local no outono, existe um grande risco de congelamento das raízes, porque antes do início do tempo frio, não haverá tempo para criar raízes. Para esta zona climática, a primavera é o momento mais favorável para um transplante de planta.
  • Áreas quentes do sul. A mudança de cerejas é melhor feita no outono, o mais tardar um mês antes da geada, para que a planta tenha tempo para se adaptar às novas condições.
  • A zona do meio é temperada. A transferência de uma árvore adulta é possível no outono e na primavera; no entanto, as chances de se instalar em um novo local no outono são ainda maiores.

Um momento corretamente selecionado para o transplante de cerejas, bem como seguir todas as recomendações de especialistas, permitirá adaptar com segurança a árvore às novas condições de cultivo e obter uma boa colheita de frutas.

Pin
Send
Share
Send