Damasco Saratov rubi: um achado para a banda do meio

Pin
Send
Share
Send

O damasco Saratov rubi é uma das novas variedades caracterizadas por abundantes safras anuais. A variedade é caracterizada pelo aumento da resistência a doenças e muito alta resistência ao gelo, devido à qual é plantada em jardins amadores e em grandes empresas agrícolas.

Descrição da nota

A variedade de damasco Saratov ruby ​​destina-se ao cultivo no sul do país e na Rússia central. Foi desenvolvido e patenteado pelo criador Saratov A. M. Golubev. Os "pais" do híbrido são as formas de elite da beleza e do faraó. A principal área de trabalho do criador é o cultivo de variedades destinadas ao cultivo em regiões com clima em mudança. A variedade foi publicada em 2012 e está protegida pela patente para realização da seleção nº 7843, de 29 de abril de 2015. De acordo com o artigo 1415 do Código Civil da Federação Russa, "Uma patente para uma conquista de seleção certifica a prioridade de uma conquista de seleção, autoria e o direito exclusivo a uma conquista de seleção".

Segundo dados atuais, o rubi Saratov demonstra o maior rendimento, é claro, nos territórios do Médio e Baixo Volga. Os dados de outros lugares ainda são escassos, o que é bastante natural, e podemos dizer que a variedade ainda está sendo testada por sua relação com várias condições climáticas.

O rubi Saratov pertence à variedade meados do início: a maturação do fruto ocorre em meados de julho. Os frutos são bastante grandes: cerca de 40 g, têm um sabor muito bom e uma aparência deliciosa. O peso máximo registrado de uma fruta é 66,7 g.No estágio de maturidade completa, a cor dos damascos corresponde ao nome: a cor principal é laranja-rubi, muito saturada. Pelo contrário, é assim: uma grande mancha vermelho-rubi, que se espalha pela maior parte da fruta, é aplicada na pele alaranjada.

A cor da fruta é totalmente consistente com o nome: a mancha de rubi ocupa a maior parte da área

A polpa é macia, laranja brilhante, não muito suculenta, doce, com o aroma inerente a muitas variedades de damasco. O gosto dos provadores profissionais é estimado em 4,4-4,5 pontos. A pedra é pequena (peso médio de 1 g), facilmente separada da polpa. O núcleo contém traços de amargura. A resistência ao craqueamento, mesmo em condições de alta umidade, é boa, a durabilidade e a transportabilidade para variedades médias iniciais são bastante altas. As frutas podem ser armazenadas em uma geladeira ou adega, a uma temperatura de cerca de +5 ° C, por até dois meses.

Variedade universal: adequada para consumo fresco, para secagem e para todos os tipos de processamento culinário. A frutificação é anual, de uma árvore em condições climáticas ideais e com os devidos cuidados, o rendimento chega a 120 kg.

Árvores de crescimento forte, com uma coroa redonda, crescem até 4-5 m, não são recomendadas para pequenas cabanas de verão. Como outras variedades, para um bom crescimento e frutificação, elas exigem uma área livre de outras plantações: mais do que a projeção da coroa leva. A variedade tem uma resistência ao gelo muito alta: a madeira perene pode suportar geadas de até -42 sobreC e brotos de frutas até -36 sobreC. A resistência do caule ao aquecimento aumenta: a árvore não tem medo do degelo do inverno até meados de fevereiro, uma vez que a variedade tem um longo período de dormência profunda. O rubi Saratov é famoso por sua alta resistência a várias doenças fúngicas (moniliose, podridão de frutas, etc.).

O rubi Saratov cresce na forma de uma grande árvore, que deve ser considerada pelos proprietários de pequenos jardins

A variedade é caracterizada por seu criador e entusiastas, que a testaram em seus sites, como despretensiosa.

Para uma polinização garantida, o inventor recomenda variedades de sua coleção - Dessert Golubev e Lakomka, e para as regiões mais ao norte - Triumph Northern e Zhigulevsky.

A variedade é destinada ao uso em vários jardins das zonas central e sul da Rússia.

Plantio de variedades de damasco rubi Saratov: instruções passo a passo

Não é difícil comprar mudas de damasco prontas para o rubi Saratov, apesar de essa variedade ser bastante jovem. No mínimo, as ofertas de venda estão cheias de páginas da web e publicações em papel. Mudas especialmente persistentemente oferecidas com um sistema radicular fechado, em recipientes. Obviamente, eles custam mais, mas podem ser plantados quase o ano todo. É fácil fabricar a vacina adquirida em algum lugar em um local seguro pela alça. Você pode plantá-lo na copa de uma árvore de damasco resistente ao gelo ou no caule de ameixas, espinhos e ameixas. A técnica de plantio não é diferente do plantio de árvores de outras variedades de damasco.

O rubi Saratov normalmente responde a qualquer tipo de solo, mas, como qualquer outro damasco, cresce melhor em solos leves e respiráveis, com uma reação neutra ou levemente alcalina. O solo argiloso pesado pode ser corrigido adicionando areia, turfa, cal e húmus, além da adição anual de cinzas de madeira.

Ao escolher um local para plantar uma árvore de damasco, você precisa entender que ela crescerá por pelo menos 30 anos.

O momento do plantio de mudas com um sistema de raiz aberta depende do clima da área. No sul, com igual sucesso, você pode plantá-lo na primavera e no outono, se apenas o fluxo de seiva ainda não tiver começado e os botões não tiverem despertado. No entanto, como o rubi Saratov é uma variedade mais valiosa na região central da Rússia (e o clima de Saratov é mais semelhante à região de Moscou do que à região de Astrakhan), consideraremos exatamente essa opção. Aqui, o plantio de outono é bastante arriscado: uma muda que ainda não se enraizou completamente no inverno pode congelar e morrer. Na pista do meio, o plantio deve ser realizado apenas na primavera, e bastante cedo, até que os brotos estejam acordados. Na maioria das áreas, há apenas uma ou duas semanas caindo na última década de abril, enquanto as árvores ainda estão dormindo, e você já pode trabalhar com a terra. Você pode tentar plantar damasco no outono, no final de setembro ou no início de outubro, mas o risco desse plantio é muito alto.

Portanto, consideraremos as principais etapas associadas ao plantio adequado do rubi Saratov de damasco, acreditando que estamos na zona de agricultura de risco com clima instável. O progresso deve ser o seguinte:

  1. Escolha um local no site. Isso é feito no outono da temporada anterior. Saratov o rubi em alguns anos crescerá na forma de uma árvore poderosa, obscurecendo o espaço próximo. Quase nada pode ser plantado ao lado dele, o que também deve ser levado em consideração. Além disso, para uma boa polinização, você terá que plantar próximo a pelo menos mais uma árvore recomendada pelo autor da variedade, plantando-a após 3-4 metros. Mas o damasco deve ser iluminado ao máximo pelos raios do sol e protegido dos ventos, especialmente os do norte. Portanto, o melhor lugar para encontrar onde há proteção contra os ventos: uma casa ou uma cerca em branco. Em nenhum caso, escolha um local onde o ar frio se acumule ou haja estagnação da água.

    É desejável que o damasco seja protegido dos ventos por edifícios ou por uma cerca

  2. Cavando um buraco de pouso. Também de volta no outono. É necessário um poço grande: com dimensões de profundidade não inferior a 70 cm e diâmetro igual. Ao mesmo tempo, colocamos a camada superior e fértil do solo em uma pilha, e a inferior, improdutiva, em outra: depois a retiramos da área ou espalhamos pelas trilhas.

    Cavar um buraco de plantio é fisicamente a coisa mais difícil ao plantar um damasco

  3. Colocamos a drenagem no fundo do poço. Para solos argilosos, a drenagem é obrigatória: 10 a 15 centímetros de cascalho, areia de rio, tijolos quebrados, etc. Em solos arenosos - vice-versa: é melhor colocar argila no fundo do poço, com uma camada de até 15 cm, para reter a água durante a irrigação.

    No caso de solo pesado, a drenagem derramada no fundo da cova de plantio protegerá as raízes de damasco da podridão com excesso de água

  4. Cozinhar uma mistura nutritiva. O solo removido das camadas superiores do poço deve ser bem misturado com fertilizantes. O principal fertilizante neste momento é orgânico: húmus, composto. Levamos muito: baldes 5. Dos fertilizantes minerais, os mais convenientes são complexos, por exemplo, azofoska, contendo os principais nutrientes em uma proporção equilibrada. Cerca de 500 g de fertilizante complexo devem ser distribuídos uniformemente no solo escavado. Se o solo do local for altamente ácido, adicione meio balde de limão ou giz à mistura. E não se esqueça do fertilizante mais ecológico - as cinzas da madeira. Seu damasco precisa muito, então despeje pelo menos quatro litros. Tendo adormecido ao topo, partimos para o inverno.

    A cinza de madeira é o melhor fornecedor de potássio para damasco: existe muito, mas é liberado gradualmente

  5. A primavera chegou, estamos comprando uma muda. Ao adquirir uma muda de damasco, nos concentramos em suas raízes. As raízes principais que vão direto da base do caule devem ser pelo menos três: elásticas, sem excesso de secagem. Raízes pequenas fibrosas e animadas devem deixá-las em grandes quantidades. A questão discutível é: quantos anos a plântula deve ter: 1, 2 ou 3? Quaisquer opções são possíveis: crianças de dois anos e crianças de um ano bem desenvolvidas são mais fáceis de criar, crianças de três anos são mais difíceis, mas, no caso de um pouso bem-sucedido, obtemos a primeira colheita mais rapidamente.

    O principal na muda é suas raízes: saudáveis ​​e ramificadas

  6. Preparando as mudas para o plantio. As raízes das mudas trazidas ao local para plantio devem ser mergulhadas em uma conversa preparada com esterco de vaca e argila (cerca de 1: 2), misturada em água até a consistência do creme de leite líquido. Se não estiver lá, colocaremos as raízes na água, onde ficarão até o plantio, serão saturadas com a umidade.

    Depois de mergulhar as raízes em uma mistura de argila e verbasco, as mudas são mais fáceis de criar raízes

  7. Dirija em uma contagem. É necessário martelar firmemente uma estaca forte (tubo de metal, reforço longo, etc.) no poço. Deve projetar-se para fora em quase um metro. Ao lado, você precisa colocar uma muda: diretamente na superfície horizontal, sem cavar um buraco! Esta é uma característica importante do plantio de damasco que distingue o plantio desta árvore da maioria das outras: é plantado em uma colina na maioria dos lugares.

    Às vezes, para uma fixação forte, eles dirigem nem uma, mas 2-3 apostas fortes

  8. Adormecemos raízes, construindo um monte. Obviamente, vale a pena fazer essa operação juntos. Um segura uma muda, colocando-a em uma superfície horizontal e espalha as raízes para que elas assumam uma posição "sem tensão". O segundo derrama gradualmente solo fértil nas raízes (sem fertilizantes!). Condensando o solo, é necessário garantir que uma pequena colina seja formada. Como resultado da colina acima do seu topo deve ser o pescoço da raiz. É melhor se for maior que 2-3 cm, mas é impossível que o colo da raiz fique embaixo da terra.

    O diagrama mostra claramente como a muda deve ficar em um monte artificial

  9. Amarramos um broto. Depois de arrumar a colina, pegamos uma corda forte e amarramos frouxamente o tronco à figura oito.

    Oito encadernações são confiáveis ​​e não traumáticas para as mudas

  10. Nós fazemos um lado. A princípio, os damascos plantados precisam beber muito até que raízes poderosas cresçam. Portanto, não muito longe do tronco, em torno da circunferência da colina, construímos um tipo de rolo para que a água não saia da colina durante a irrigação. A colina pode ser coberta com relva ou semear grama, que deve ser cortada à medida que cresce.

    O objetivo do lado é reter a água de irrigação, para que ela tenha que ser destruída no inverno e reconstruída na primavera

  11. Regue as mudas. Cuidadosamente, sem ter lavado o topo da colina, apresentamos vários baldes de água ao redor do caule. No primeiro ano, é necessário regar sistematicamente: o solo não deve secar por um único dia. Após cada rega, o monte terá que ser afrouxado para que uma quantidade suficiente de oxigênio chegue às raízes.

    Ao regar, não desfoque o monte

  12. Cortamos as mudas. Tudo é simples aqui. A primeira poda está diminuindo. Sua tarefa é que as raízes fracas tenham força para alimentar as mudas pela primeira vez. No caso de uma muda anual (galho sem galhos), basta encurtá-la em um terço. Se você plantou uma criança de dois anos, precisa cortar as mudas com mais seriedade. Selecionamos os dois ramos mais poderosos, localizados, se possível, um em frente ao outro, mas em alturas diferentes. Nós os reduzimos pela metade. O resto é cortado "no ringue". Não se esqueça de cobrir todas as seções com variedades de jardim.

    O esquema de cultivo mostra que nos primeiros anos é bastante simples

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

As principais medidas para o tratamento das variedades de damasco rubi Saratov não diferem das da maioria das outras variedades de damasco. Trata-se de rega moderada, cobertura oportuna, destruição de ervas daninhas, pulverização de doenças e insetos nocivos, calção de banho branco e ramos esqueléticos para o inverno.

Rega

Quanto à rega, é necessária principalmente durante o carregamento de frutas. É verdade que as árvores jovens que ainda não cultivaram o sistema radicular devem ser regadas com frequência nos primeiros 2 a 3 anos, mas não antes do alagamento.

Damascos adultos, se o verão não se tornar extremamente seco, a maior parte da estação de crescimento é bastante capaz de encontrar água para eles mesmos.

Nas regiões áridas, a rega é necessária, sendo realizada aproximadamente uma vez por mês, com água suficiente, mas para que não fique estagnada ao redor do tronco. Naturalmente, idealmente, essa água deve ser quente e parada, mas em casos extremos, a rega regular de uma mangueira é adequada apenas se a água não vier de um poço artesiano: geralmente é muito frio.

Top vestir

Damasco precisa de cobertura sistemática. Na primavera, a melhor opção é a cobertura líquida com soluções de verbasco e excremento de aves, que, como primeira aproximação, podem ser substituídas por uréia e nitrato de potássio. Em junho, o adubo foliar é bom - pulverizando a folhagem das árvores com soluções de fertilizantes complexos. Desde meados do verão, as soluções contendo nitrogênio devem ser substituídas por fósforo-potássio, elas contribuem para a formação de ovários de frutas. Após a colheita, a melhor opção é polvilhar metade de um balde de cinza de madeira ao redor da árvore e enterrá-la superficialmente com uma pá ou enxada. A cada poucos anos, na primavera ou no final do outono, pequenos buracos são abertos perto da árvore e são colocados 1-2 baldes de esterco ou composto.

Poda

Damascos são propensos ao crescimento excessivo da coroa, levando ao espessamento excessivo. O rubi Saratov não é exceção, requer modelagem regular e poda anti-envelhecimento sanitária. No processo de formação de sua coroa deve ser dada uma forma arredondada natural para a variedade. Sobre a primeira poda na vida de um damasco foi mencionada na seção dedicada ao seu plantio. Nos próximos anos, até 6-7 ramos esqueléticos são formados na árvore de damasco, na qual são formados garfos de segunda ordem.

Normalmente, árvores como uma macieira ou uma pera são podadas na primavera e no outono. Damasco tem que ser cortado no verão. Na primavera, afine as áreas mais grossas da coroa, corte galhos fracos e sem hibernação. Os galhos de frutas com mais de três anos também são cortados: o rendimento neles já será fraco. O rubi Saratov quase não perde o excesso de frutos, pelo que os galhos não podem suportar o peso da colheita e se romper, portanto, mesmo após a poda, será necessário monitorar cuidadosamente o número de frutos a serem amarrados e, se houver muitos, apoiar os galhos esqueléticos. A poda de primavera deve ser realizada um mês antes do início do período vegetativo, quando as geadas não retornam, mas o fluxo de seiva ainda não começou. Graças a essa poda, a coroa se torna facilmente acessível à luz solar e a uma ventilação razoável.

No verão, a operação de desbaste pode ser repetida, mas somente se houver umidade suficiente (das chuvas ou da água), encurtando um terço e brotando jovens brotos muito fortes.Se necessário, você pode remover parte da fruta extra ou galhos completamente extras. A poda de verão é benéfica para o damasco: os botões de flores se desenvolvem melhor em brotos novos. A poda no verão é realizada na primeira década de junho. Depois disso, os frutos crescem e se tornam mais doces.

No outono, é necessário remover brotos fracos e doentes, cobrindo grandes seções com variedades de jardins. Jardineiros experientes durante a poda de outono encurtam a maioria dos galhos jovens em 1/3 do comprimento, deixando apenas 6-7 brotos sobre eles. A poda de damasco deve ser realizada regularmente, na sua ausência, as árvores são ameaçadas com frequência de frutificação. A remoção do excesso de ramos rejuvenesce o damasco, aumenta a produtividade e a resistência a doenças. A poda no outono é realizada em meados de outubro.

Vídeo: Poda formativa de damasco

Preparações de inverno

A preparação de uma árvore para o inverno consiste em limpar todos os resíduos de plantas ao seu redor, cavar um tronco de árvore, pulverizar com preparações inseticidas. O rubi Saratov hiberna na idade adulta sem abrigo, mas vale a pena obrigar os tocos de árvores jovens durante o inverno com galhos de abeto e envolvê-los com material não tecido por cima. As disputas entre jardineiros são causadas pelo aterramento de troncos de árvores jovens com terra. Por um lado, este é um bom procedimento de aquecimento. Por outro lado, porém, o degelo do inverno atingirá a raiz do pescoço ainda mais dolorosamente, e seu envelhecimento para o damasco é muito pior que a geada.

Para proteger-se de lebres e camundongos, os galhos e o tronco inferiores dos damascos jovens devem ser cobertos com materiais duráveis, e aqui também os galhos de abetos espinhosos e coníferos são incomparáveis. Com o advento da primavera, antes do início do fluxo de seiva, as hastes de damasco são branqueadas com limão, mas esse procedimento deve ser realizado ainda mais cedo, se possível: o sol mais perigoso já brilha nas árvores em março.

Doenças e pragas, os principais tipos e soluções para problemas

O rubi Saratov é bastante resistente às principais doenças, mas deve ser realizado um tratamento periódico com um objetivo preventivo. Além disso, o derramamento excessivo de frutas no fundo de uma quantidade suficiente de água pode indicar a necessidade de produtos químicos: o derramamento pode ser resultado de uma infecção por podridão cinzenta de frutas que ainda não se manifestou completamente.

Uma das vantagens claras da variedade Saratov Ruby é sua resistência a doenças fúngicas. A moniliose, a podridão de frutas e a cleasterosporiose atacam muito raramente, o que ajuda a minimizar o número de pulverizações com pesticidas.

Entre as principais pragas de damascos, destacam-se especialmente:

  1. Traça de ameixa: vive principalmente na metade sul da parte européia do país. Uma lagarta destrói várias frutas.
  2. Traça de fruta: desenvolve-se da mesma maneira que a traça de maçã, mas as lagartas jovens vivem abertamente. Durante a pupação, os casulos estão localizados não densamente, como numa mariposa, mas aleatoriamente, um por um.
  3. Os pulgões empoeirados com ameixa, além de ameixas, afetam damasco, pêssego e ameixa. Os pulgões são colocados no fundo das folhas, geralmente em várias camadas, e as folhas danificadas não se enrolam.

As principais doenças que afetam o damasco:

  1. A coccomicose de frutas de caroço afeta principalmente a cereja, principalmente nas regiões ocidentais do país, mas também ameixa, ameixa, damasco e outras frutas de caroço. Em junho, pequenas manchas roxas e arredondadas aparecem nas folhas. Aumentando de tamanho, eles se fundem e adquirem uma forma irregular. As folhas afetadas caem, os frutos secam.
  2. A clusterosporiose, ou irregularidade das folhas, é encontrada em todos os frutos de caroço, mas afeta especialmente damascos e pêssegos. Todas as partes acima das árvores são afetadas. Nas folhas, a doença se manifesta na forma de manchas marrons claras e arredondadas, com uma borda avermelhada, primeiro muito pequena e depois aumentando de tamanho. As folhas se tornam como se disparadas. Com uma derrota severa, eles caem prematuramente. Manchas avermelhadas com bordas mais escuras se formam nos brotos. Chiclete se destaca das rachaduras. Com uma derrota severa, os rebentos morrem. Os botões afetados morrem e as flores desmoronam.
  3. Com a moniliose, a casca cresce com uma flor cinza clara, as folhas e os galhos escurecem e secam, o rendimento da árvore diminui acentuadamente: apenas algumas frutas amadurecem, mas a maioria racha, apodrece e seca ainda verde.

Durante o curto período em que o rubi Saratov conquistou seu lugar nos jardins, o algoritmo de sua pulverização preventiva já foi elaborado. Ao determinar o tempo de processamento específico para as árvores, o clima da região e o clima atual devem ser levados em consideração. Além disso, você precisa prestar atenção ao estado de uma árvore específica. O primeiro processamento obrigatório é realizado no início da primavera, o último - no outono, imediatamente após o final da queda das folhas.

Durante o tratamento na primavera, antes que os brotos comecem a florescer, o sulfato de cobre ou o líquido de Bordeaux são os mais populares, o que é muito eficaz contra doenças como moniliose, manchas, coccomicose e ctereasporiose. Ao mesmo tempo, o barril e a coroa são pulverizados com uma solução de uréia. Paralelamente ao tratamento preventivo no início da primavera, é útil borrifar damasco com um dos medicamentos que aumentam a imunidade (por exemplo, o zircão).

O fluido de Bordeaux ainda é um dos produtos químicos mais populares e relativamente inofensivos para o jardim.

Antes da floração, a pulverização preventiva é realizada a partir de parasitas no inverno e insetos que comem folhas, usando Kinmix e preparações de enxofre coloidal. O seguinte tratamento é realizado durante a floração ou imediatamente após: são recomendadas misturas combinadas ou o medicamento Ridomil.

Durante o crescimento e o amadurecimento das frutas, os damascos são tratados com preparações de Hórus e enxofre do oídio e da coccommica. Mas nenhum processamento é permitido depois de 2-3 semanas antes da colheita! Depois que as folhas caem, as árvores são pulverizadas com uréia.

Comentários de Grade

Hoje, apesar da novidade da variedade de rubis Saratov, muitas críticas de jardineiros sobre esse damasco já se acumularam.

Grande variedade para minhas condições. Aterrou em Voronezh. Uma das poucas variedades que secou perfeitamente sem uma pitada de podridão. O sabor é muito alto (Golubev é muito crítico para isso). Tamanho (peso) 40-50 gr. A cor é apenas uma bomba !!! Você não pode encontrar nada parecido com isso para minha zona. Eu tenho quatro híbridos de elite de Golubev.

Místico 69

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11023

Meu rubi Saratov ainda não amadureceu. Um damasco verme caiu verde, mas já comestível. Até isso é bom, o osso é pequeno e achatado.

"Nicola"

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=7076&start=330

Como dizer, o sabor é doce, levemente azedo, levemente perfumado, específico, um pouco semelhante ao pêssego de figo, diferente do nosso gosto (o nosso tem um sabor e cheiro mais damasco), a carne é macia. no início do amadurecimento, um pouco de borracha, 1-2 dias em casa amacia, amadurece, a pele não é mais densa e aveludada que a nossa, mastiga como algo, mastiga, a polpa é suculenta, carnuda, laranja-avermelhada escura. Em casa, os frutos colhidos não são armazenados por muito tempo, eles amadurecem. Parte da fruta foi colocada na geladeira para o experimento. Eu acho que não é adequado secar carne tão suculenta. O osso sai facilmente, um pouco de um lado, o osso ainda segura, quando removido, permanece um pouco de carne.

"Radik M."

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=7076&start=315

Vídeo: criador sobre seu damasco

O rubi damasco Saratov, apesar de jovem, já conquistou o coração de muitos fãs entre jardineiros e agricultores amadores. É valorizado por sua resistência ao gelo, aparência bonita e comercialização de frutas, seu excelente sabor.

Pin
Send
Share
Send