Príncipe Negro - um damasco com uma cor incomum

Pin
Send
Share
Send

Todo mundo sabe que o damasco é uma cultura de calor do sul. Eles tentaram cultivá-lo na Rússia Central por um longo tempo, mas essa planta não teve ampla distribuição lá. O damasco floresce cedo e as geadas de retorno garantem a privação da colheita. A baixa resistência do inverno não permitia tolerar invernos frios, e era mais fácil para os jardineiros cultivar ameixa e ameixa do que gastar tempo e esforço em um sulista caprichoso. Mas mesmo I.V. Michurin começou a trabalhar no cultivo de variedades de damasco que podiam crescer e dar frutos com sucesso nas condições da Faixa do Meio e da Região de Moscou. Como costuma acontecer, o caso ajudou. A polinização do damasco ameixa produziu frutos com uma cor incomum. O híbrido resultante foi estudado e finalizado. Como resultado, agora temos uma excelente variedade que cresce e dá frutos de forma estável nas condições da Faixa do Meio.

Descrição do híbrido Black Prince

O híbrido cresce na forma de uma árvore, com até 3-4 metros de altura. Isso simplifica muito o cuidado da planta. Crohn não engrossa. As folhas são pequenas com uma borda serrilhada. Existem espinhos perceptíveis nos galhos esqueléticos, mas são raros e aparecem no sexto ano de vida da árvore. Pequenas flores rosa e branco florescem tarde, portanto as geadas de retorno praticamente não são afetadas. O tom da casca é verde escuro. A alta resistência ao gelo e boa resistência a doenças tornam essa variedade promissora para o cultivo em regiões muito ao norte da tradicional para damasco. A gosto, as frutas podem competir com as nectarinas.

A variedade Black Prince tem um ótimo sabor

Seu agradável sabor agridoce é complementado por acidez picante. Aroma pronunciado de damasco combina com sucesso com notas de ameixa e pêssego. A pele é bordô escura, quando totalmente madura, torna-se acastanhada. A polpa é laranja-avermelhada, muito suculenta. O tamanho da fruta é de 60 a 80 gr. A pedra é pequena e não se separa completamente. Transportando melhor que o damasco. Para fazer isso, deixe-os um pouco imaturos. Dependendo da região, amadurece da segunda quinzena de julho a meados de agosto. Frutos maduros podem desmoronar.

Frutas maduras têm sabor a damasco e frutas verdes - ameixa cereja

A maioria das variedades de damasco com frutos pretos é adequada apenas para processamento. Jam deles é incrível no sabor. Os frutos do Príncipe Negro se comparam favoravelmente a outras variedades, pois são bons tanto na forma fresca quanto nos preparados (compotas, compotas, marshmallows).

Em diferentes fontes, os dados sobre a necessidade de polinizador para o Príncipe Negro são diferentes. Alguns dizem que é uma cultura auto-fértil, enquanto em outros é auto-fértil. De qualquer forma, muitas culturas de frutas de caroço são cultivadas em pomares, e a ameixa, a vez, a ameixa, o damasco comum ou suas variedades de frutos pretos podem se tornar polinizadores.

Plantio de árvores

Para que a planta o agrade com frutificação abundante, é importante escolher o local certo para o plantio. É melhor se estiver ensolarado, protegido dos ventos do norte, em uma colina onde não há água subterrânea nas proximidades. Os solos podem ser quaisquer, mas deve-se lembrar que em solos argilosos pesados ​​o rendimento será muito menor. Ao plantar várias mudas, a distância entre elas deve ser de pelo menos 2-2,5 metros. Além disso, é necessário lembrar a compatibilidade das plantas. Como o Príncipe Negro é obtido através do cruzamento de culturas como damasco e ameixa, sua vizinhança, bem como ameixas ou espinhos, não oprimem a planta. A proximidade de maçã e pêra é indesejável, bem como arbustos de bagas. E uma noz que cresce nas proximidades sobrecarrega qualquer um de seus vizinhos, seja fruta de caroço ou fruta de pomóidea. Não plante vegetais por perto. Eles precisam de rega mais frequente, e isso afeta negativamente a resistência do inverno da árvore.

O momento do plantio de mudas depende da região. Na primavera, é melhor fazer isso quando a neve já derreter e o solo ainda não estiver completamente aquecido. Normalmente, esse período cai no final de abril - início de maio. Nas regiões sul, fica mais quente no início de março ou abril. É preferível o plantio de primavera, pois nesse caso a taxa de sobrevivência das plantas é máxima. No outono, o momento mais favorável para isso será o final de setembro a outubro, mas apenas nas regiões sul. A sobrevivência neste caso é menor do que na primavera. Na Rússia Central, nas regiões centrais e na região de Moscou, o plantio no outono é indesejável, pois as mudas não têm tempo para criar raízes antes do início do tempo frio e congelar no inverno. Plantas com sistema radicular fechado podem ser plantadas durante toda a temporada, de abril a outubro. Ao plantar em clima quente, é necessário cobrir o buraco com turfa, agulhas ou grama. Isso reduzirá a evaporação da umidade e evitará o superaquecimento das raízes.

Ao escolher uma muda, preste atenção ao estado de suas raízes. Se eles estiverem mal desenvolvidos, secos ou danificados, é melhor recusar tal aquisição. Em casa, coloque as mudas em um balde de água por 1-2 horas. Você pode adicionar um estimulante de raiz (de acordo com as instruções). Se o plantio não for planejado imediatamente, mergulhe as raízes em um purê de argila e envolva-as com uma estopa úmida. Ou pingar uma muda.

1. Para o plantio, um poço é escavado com uma largura de cerca de 80 a 90 cm e uma profundidade de cerca de 80 cm.Se o solo no local for pesado, argila, então o tamanho pode ser aumentado para um metro, com o dispositivo de drenagem obrigatório. Uma camada de tijolo quebrado é derramada no fundo.

Cavar um buraco do tamanho necessário

2. Terra fértil, turfa e areia são misturadas em quantidades iguais. É adicionada cinza de madeira (aproximadamente 2 kg). É melhor evitar fertilizantes e estrume, pois a planta reage mal ao excesso. No poço, é feita uma colina a partir da mistura preparada. Uma muda é colocada sobre ele e suas raízes são cuidadosamente endireitadas. Ao plantar, monitore a posição do pescoço da raiz. Uma aterrissagem muito alta é tão ruim quanto uma baixa. No primeiro caso, as raízes são expostas e secas; no segundo, a planta cresce pouco e pode morrer. A distância ideal é de 3-5 cm do nível do solo.

Endireitamos as raízes e polvilhe com terra

3. A restante mistura fértil de terra é despejada no poço e compactada para que não haja vazios sob as raízes. Isso é feito com cuidado para não danificá-los.

Compactamos a terra, mas não muito

4. Um rolo do chão é derramado ao longo da borda do poço de plantio para que a planta possa ser regada. Para uma muda, 2-3 baldes de água serão suficientes. Após a rega, o solo no buraco é coberto com uma camada de turfa, lixo de coníferas ou serragem. Isso é feito para reduzir a evaporação da umidade. No tempo quente, a cobertura morta não permite o superaquecimento das raízes.

Cobrir um poço afeta o enraizamento

Recursos de Cuidados

Crescer um príncipe negro não é mais difícil do que qualquer outra árvore. As técnicas agrotécnicas são conhecidas por todos: rega, poda e cobertura. Mas você deve prestar atenção a algumas nuances. Primeiro de tudo, isso se aplica à nutrição das plantas. O Príncipe Negro reage mal à aplicação excessiva de fertilizantes, especialmente contendo nitrogênio. Portanto, a matéria orgânica deve ser introduzida apenas no início da estação de crescimento e a quantidade mínima. Para esse fim, você pode usar composto ou estrume bem podre. Excrementos de pássaros não são absolutamente adequados, pois contêm muito nitrogênio. Os fertilizantes de fósforo e potássio são aplicados minimamente durante o período de formação das culturas.

Regue a planta deve ser moderada, mas com frequência. Falta de umidade O Príncipe Negro não tolera bem, e seu excesso pode levar ao apodrecimento das raízes. Após a colheita, a frequência da rega é reduzida. Isso permite que o crescimento jovem dos galhos amadureça antes do início do tempo frio. Pelo mesmo motivo, é impossível plantar vegetais sob as árvores, que precisam ser regadas com mais frequência do que a árvore exige.

A peculiaridade da variedade é que a copa da árvore fica levemente espessa. Na primavera e no outono, a poda sanitária é realizada quando os galhos congelados, quebrados ou doentes são removidos. A coroa deve ser formada nos primeiros 3-4 anos após o plantio. Então, somente se necessário, quando brotos fracos e em crescimento interno forem removidos.

A formação da poda começa no momento do pouso

Em mudas jovens no final do outono, é melhor aquecer a base do tronco com folhagem, turfa ou ramos de abeto. Isso evitará o congelamento, principalmente se o inverno não estiver nevado. Quando os montes de neve são grandes, no início da primavera é necessário remover parte da neve do tronco, deixando 40-50 centímetros. Uma cobertura de maior espessura afetará adversamente a parte inferior da planta.

Doenças e Pragas

O Príncipe Negro tem uma alta resistência a doenças fúngicas, mas, infelizmente, não é absoluta. Além disso, várias árvores crescem no jardim, o que pode ser mais suscetível a várias infecções. Sob condições favoráveis ​​(alta temperatura e umidade), o risco de propagação para outras plantas aumenta. As infecções no Príncipe Negro são iguais às do damasco comum ou de outras frutas de caroço.

Tabela: Doenças de damasco e seu tratamento

A doença Como isso se manifesta Medidas de controle de doenças
MonilioseBrotos e folhas jovens começam a secar. Os frutos são frequentemente mumificados.Os galhos afetados são cortados e queimados. No outono, todos os detritos das plantas são removidos sob a árvore. A planta e o solo sob ela são tratados com uma solução a 3% do líquido de Bordeaux no outono e antes da abertura dos brotos. Após o aparecimento da folhagem, o tratamento é repetido com uma solução a 1%.
KleasterosporioseManchas avermelhadas aparecem nas folhas, as áreas afetadas ficam secas e caem. As folhas ficam perfuradas.Remova e queime todos os galhos afetados e restos de plantas. O tratamento é realizado da mesma maneira que na moniliose.
Podridão cinza de frutasÉ um tipo de moniliose. Desenvolve-se em clima quente e úmido, pouco antes da colheita. Pequenas manchas marrons claras aparecem nos frutos, que aumentam, transformando-os em uma massa apodrecida.Os frutos afetados são colhidos e queimados. No outono e inverno, as plantas são tratadas 2-3 vezes com 3% de líquido Bordeaux, com um intervalo de duas semanas. Na primavera, eles pulverizam com Nitrafen ou Hórus (de acordo com as instruções).
HomonioseFolhas e frutas são afetadas. Manchas amareladas aparecem nas folhas, que aumentam e escurecem. As folhas secam e caem. Os frutos não se desenvolvem e caem, ou se tornam feios e sem gosto.Remova todos os frutos afetados, galhos doentes e restos de plantas. Eles queimam tudo. O solo sob a árvore é tratado com uma solução a 1% de sulfato de cobre ou Nitrafen (de acordo com as instruções). No final de fevereiro - início de março, pulverizou com uma solução a 3% do fluido Bordeaux.

Galeria de fotos: Doença fúngica do damasco

Pragas que podem aparecer em damascos:

Pulgões - uma das pragas mais comuns em nossos jardins. Um grande número de formigas no local contribui para sua dispersão muito rapidamente, e a fertilidade dos pulgões é tal que dezenas de gerações aparecem durante a estação. Para combater esses insetos sugadores, medicamentos como Karbofos, Fitoverm e outros são usados ​​(de acordo com as instruções). O aparecimento de pulgões durante o período em que a colheita logo precisará ser colhida torna impossível o uso de produtos químicos. Nesse caso, meios alternativos de combater essa praga serão úteis. Você pode tratar a planta com uma solução com sabão (detergente ou sabão em pó), mas é melhor usar sabão doméstico ou alcatrão. Uma peça (100 gr) rala em um ralador grosso e despeje um balde de água. Quando o sabão está molhado, a solução é misturada e tratada com plantas. Um bom efeito é o uso de infusão de cinzas de madeira (1 copo por 5 litros de água). Insista por dia e adicione 1-2 colheres de sopa de detergente (para melhor aderência). Você pode usar pimenta, rábano ou alho. O processamento dessas infusões é seguro para humanos e prejudicial aos pulgões. Raízes e folhas finamente cortadas de raiz-forte são vertidas com água fervente na proporção de 1: 2. Após um dia, coe, adicione 1-2 colheres de sopa de detergente e use. Pimenta malagueta (1-2 vagens) picada e despeje 1 litro de água fervente. Após 10 a 15 horas, coe e adicione uma colher de detergente. Descasque o alho (1 ou 2 cabeças grandes ou médias), passe por um espremedor de alho e despeje um litro de água fervente. Quando a infusão esfriar, coe e adicione detergente.

Gorgulhos, insetos, mariposas e outras pragas podem mudar para damasco das árvores vizinhas. Para destruí-los, use drogas como Decis, Intavir, Actara, etc. (de acordo com as instruções). Se o uso de produtos químicos não for desejável, uma solução de sabão em alho verificada por muitas gerações de jardineiros virá em socorro. O alho é passado através de um espremedor de alho, a roupa ou o sabão de alcatrão é esfregada em um ralador grosso e a água é adicionada na proporção de 1: 1: 3. Após algumas horas, a solução é agitada, filtrada e a planta é pulverizada com ela.

Todo mundo sabe que as doenças são mais fáceis de prevenir do que tratar. Isso também é verdade para as plantas. A remoção oportuna de detritos de plantas, poda sanitária e processamento de jardins no final do outono e no início da primavera reduzirá significativamente o risco de infecções ou pragas.

Comentários sobre este tipo de damasco preto

Eu tinha uma árvore assim. Um delicioso damasco. E a compota é simplesmente super. É fácil cuidar dele, como um damasco comum. Quando as frutas estão meio maduras, o sabor é como uma ameixa e, quando completamente maduras, o sabor do damasco, apenas a carne fica vermelha escura. Na primavera vou plantar uma nova árvore.

Larisa

//otvet.mail.ru/question/31170615

Em nossa região (Volgogrado), o damasco preto Príncipe Negro é mais resistente a doenças e geadas. Floresce tarde, não cai sob geada, ao contrário do damasco. O tamanho da fruta é bastante grande, algumas chegam a 90g, durante vários anos tivemos uma quebra de safra de damascos, e o preto sempre foi. Este ano, a colheita para todos os damascos e ele também não fica para trás. Comprado em 2004. no mercado, por curiosidade, sem saber nada sobre ele. Sorte, não enganado.

zamazkina

//dacha.wcb.ru/lofiversion/index.php?t49525.html

O Príncipe Negro está crescendo no meu jardim. Prove entre damasco e ameixa. As frutas são suculentas e saborosas. A cor é roxa escura. A árvore está doente, subdimensionada. Eu tenho isso pelo terceiro ano. Enquanto algumas frutas e comer tudo.

Alika

//agro-market.net/catalog/item/5763/

As variedades de damasco Aronia ainda não são muito comuns nos jardins da Rússia Central, embora na Criméia, no norte do Cáucaso e no Kuban não sejam mais uma novidade. Alguém interrompe a falta de informação e o risco de comprar um "porco na cutucada" de um vendedor sem escrúpulos. E se você aprender mais sobre essa variedade maravilhosa não é difícil, pode ser difícil comprar uma muda dessa planta em particular. Mas se seus amigos ou vizinhos cultivarem essa árvore, enxertar ameixas, ameixas ou mudas será uma boa maneira de sair dessa situação. Apricot Black Prince será o destaque de sua coleção de jardins e dará a você e seus entes queridos a oportunidade de apreciar o sabor desta maravilhosa fruta.

Pin
Send
Share
Send